terça-feira, 8 de setembro de 2015

Secretária de Saúde deixa cargo e pede para prestar contas sobre iniciativas feitas à frente da sua gestão



Por Emanuel Neri
Sê você precisou, nos últimos tempos, de algum tipo de atendimento de saúde em São Miguel do Gostoso, vai saber que este setor melhorou muito.
O Posto de Saúde Central, na avenida dos Arrecifes, ao lado da Igreja Católica, tem mantido médicos para atendimento de urgência 24 horas por dia. Hoje existem em torno de dez médicos trabalhando ao longo da semana no atendimento de urgência. Há outros quatro médicos atendendo pelo Programa de Saúde da Família, na cidade e distritos.
Tudo isso – e muitas outras melhorias que você pode ver abaixo – se deveu à gestão da enfermeira Teresa Neri à frente da Secretaria da Saúde. Na semana passada, Teresa pediu seu afastamento do cargo e foi substituída por Erivan Felix. Teresa procurou este blog para fazer uma espécie de prestação de contas de sua gestão na saúde local.
Teresa deixou a secretaria por motivos pessoais. Quer ficar mais com a família, cuidar da sua filha e da sua mãe. E também se dedicar a outro emprego que tem no Estado. A seguir, dados sobre avanços na área de saúde de São Miguel do Gostoso, segundo a prestação de contas de Teresa:
1)Contratos para expansão de equipe multiprofissional, com especialistas nas áreas de psicologia, nutrição, assistência social, fisioterapia, educação física, psiquiatria, pediatria e ginecologia.
2)Contratação de laboratório para exames de saúde. São 30 tipos de exames laboratoriais, desde hemogramas até exames com maior grau de complexidade. São centenas de exames laboratoriais por mês – alguns pacientes chegam a fazer mais de dez tipos de exames.
3)Conclusão da reforma, iniciada na gestão anterior, da Unidade Mista de Saúde,  o Posto de Saúde Central, que foi ampliada e hoje tem 480m2. Toda a unidade recebeu   equipamentos e salas especiais para diversos tipos de atendimentos hospitalares. Atende a mais de 50 pacientes por dia – em época de virose, este número chega a 100 por dia.
4)Reforma e instalação de quatro postos de atenção básica de saúde – uma no Maceió, outra próxima ao ginásio de esportes e duas nos distritos dos Morros e Serra Verde. Todas estas unidades têm médicos do Programa de Saúde da Família.  
5)Melhoria dos índices de saúde no município. Diminuição da mortalidade infantil – em 2015, não houve uma única morte de criança menor de cinco anos. Em 2014, houve uma morte. Em 2015 não houve mortes por causa da gestação materna. Uma gestante chega a fazer sete consultas no pré-natal - índice da Unicef, órgão da ONU.
6)Melhoria do serviço de vacinas para crianças e idosos.
7)Medicamentos para hipertensos, diabéticos e outras enfermidades.
8)Encaminhamento para exames de maior complexidade em Natal. Em 2015, já foram feitas 58 tomografias computadorizadas e 48 ressonâncias magnéticas. Ultrasonografias  chegam a ser feitas em média 50 por mês.
9)Ampliação do sistema de vigilância sanitária e do trabalho de endemias, em especial no combate à dengue. Criação de programa especial de fisioterapia e atividade física para pessoas obesas e com dores crônicas.
10)Compra com recursos próprios (do município) de uma ambulância e dois caros menores (Dobló). Iniciada construção de mais uma unidade de saúde em uma transversal da rua das Ostras.
11)Obtenção, em 2015, da nota máxima (100 pontos) no PMAQ (Programa de Melhoria de Qualidade de Atenção Básica), do Ministério da Saúde, bem acima da média nacional, que foi de 70 pontos.
12)Campanhas especiais para prevenção do câncer de mama e de próstata. Implantação do Programa Mais Médicos no município e programa de atendimento a usuários de drogas.
Há vários outros dados positivos citados por Teresa e que foram implantados em sua gestão á frente da Secretaria da Saúde. Mas os dados acima, por si só, já confirmam a melhoria no atendimento à saúde no município. Teresa também prestou contas de sua gestão na Câmara Municipal.
Este blog considera importante ceder espaço para que Teresa preste contas de sua gestão à população de São Miguel do Gostoso.
O leitor do noBalacobaco também poderá opinar, neste espaço, sobre a gestão de Teresa.

26 comentários:

  1. Tereza esta de parabens, pena que ela teve que sair, e todos nos sabemos o real motivo, que foi a denuncia feita por um funcionario, infelizmente o povo nao pensa e nunca pensou na nossa cidade, e sim em politica, picuinhas ...e mais... o posto de saude nunca esteve tão bem equipado e organizado ai vem um politico do contra.. e denuncia so porque ela tem outro emprega.... espero que publique pois todos ja sabemos o motivo de secretaria ter que sair...infelizmente.....

    ResponderExcluir
  2. A realidade da saúde de São Miguel do Gostoso e outra.

    ResponderExcluir
  3. É uma perda enorme na área da saúde do nosso Município, conheço Tereza Neri e de sua responsabilidade e profissinalismo com todos os cargos que até hoje exerceu, Tereza como Secretaria Municipal de Saúde pegou uma saúde no abandono deixada pela adminiustração passada, até poucos dias na área da saúde aqui em Gostoso funcionou muito berm, como jamais tem acontecidos em outras cidades vizinhas, esperamos que o próximo secretário dê continuidade ao trabalho exercido pela ex-Secretária, isso faz pena e é revoltante gente, quando existe alguém que procurar fazer um bom trabalho a frente de uma secretaria do nosso Município, é simplesmente vista com maus olhos por muitos que por motivo de políticagem sem fundamentos procuram atrapalhar não só a senhora Tereza Neri, mas todo o nosso Município, que perdeu uma pessoa muito capacitada a frente da saúde do nosso Município,

    ResponderExcluir
  4. A saúde não estava tão Boa quanto o caro blogueiro escreveu existem várias falhas

    ResponderExcluir
  5. A saúde está tão boa quanto a economia brasileira.... Acordem petistas cegos fanáticos!!!

    ResponderExcluir
  6. Aonde não existe falhas, principalmente quando se trabalha com pessoas que uns são contra e outros a favor, só que quem disser que na área da saúde não melhorou e muito está totalmente equivocado, pois ficou muito bem as vistas que a ex-secretária fez com que a nossa saúde melhorasse e muito, coisa rara de se ver em outras cidades.

    ResponderExcluir
  7. Gente Gostoso é assim mesmo, ninguém agrada ninguém, só porque Tereza moralizou a Secretaria de saúde era vista com maus olhos por vários funcionários de dentro do Centro de Saúde, digo aqueles que queriam só ganha o seu dinheiro e não terem responsabilidade com o seu trabalho, vamos esperar que o novo secretário dê continuidade, caso contrário será um prejuízo a todos que necessitam dos atendimentos do Centro de saúde do nosso Município.
    Marcos.

    ResponderExcluir
  8. E lamentável a saída de Tereza. Espero que Erivan coloque no seu lugar um enfermeiro como ele e que ele veja que lá no posto tem funcionários com 03 empregos como a filha do garpar vamos denunciar pq os covardes denunciaram a Tereza vamos na ponta do lápis e olhe tbm os erros que estão lá dentro deixa de ser burra Tereza denúnci tbm!

    ResponderExcluir
  9. as pessoas estavam acostumadas a não trabalharem na outra gestão e ficaram com raiva quando Teresa exigiu que trabalhassem esse foi o problema mas perderam uma ótima profissional

    ResponderExcluir
  10. Dizer que a Tereza Neri sempre fez uma boa administração a frente a Secretaria Municipal de Saúde é uma verdade, só que aqui em nossa cidade existe gente que fica torcendo para que as coisas não deem certo, eu não votei na atual administração, só que o lado político vamos deixar de lado gente, apesar quem perde com isso somos todos nós, quando se presencia um certo funcionário do Município executar um bom trabalho precisamos elogiar, e não procurar atrapalhar o que está sendo feito, foi isso o que aconteceu agora recentemente.

    ResponderExcluir
  11. É preciso denunciar mesmo quem tem mais de um emprego, lápis e papel na mão, o Ministério Público está de portas abertas a esse tipo de denúncia.

    ResponderExcluir
  12. os que denunciam são os invejosos que não tem capacidade de ter mais de um emprego porque são incapazes de passar em vários concursos so tem vários empregos quem é inteligente quem não é fica denunciando vão pagar no inferno por isso

    ResponderExcluir
  13. Teresa tem vários emprego porque estudou e se formou passou nos concursos é inteligente e esses invejosos que estão denunciando ela e alguns professores são um bando de burros que vivem nas costa dos politicos babando pra ter cargo comissionados bando de imbecis vão arder no fogo do inferno pra pagar o mal que estão fazendo ao povo trabalhador morram de inveja bando de recalcados

    ResponderExcluir
  14. esses que denunciaram vão arder no fogo do inferno

    ResponderExcluir
  15. Numa administração existem erros e acertos. Me parece que na saúde prevaleceu o acerto.
    Uma pena ela ter saído por causa de inveja da turma do PT de Gostoso

    ResponderExcluir
  16. Clara a melhora da saúde de São Miguel do Gostoso quando da gestão de Teresa. Espero que Erivan dê continuidade à gestão exitosa, levando sempre em consideração o que é melhor pra população!

    ResponderExcluir
  17. Viva!! Alguém trabalhando com a prefeita

    ResponderExcluir
  18. A educação também tem pessoas com 03 empregos, e não foram denunciadas.

    ResponderExcluir
  19. pois aproveite e denuncie se tem que sair um por causa de acúmulo de cargo que saia todos e quem ficar eu serei a primeira a denunciar pode ser quem for eu vou denunciar

    ResponderExcluir
  20. Hoje o teto do predio do PETI caiu, apesar de esta interditado o mesmo veio abaixo, so pra lembrar que essa obra de reforma do PETI foi nova, na gestão passado, com um engenheiro que o sr. prefeito confiava muito, essa e outras foram do mesmo, é bom ficar de olho e dar uma revisada nas demais.... serviço meia boca....da gestao passada..rsss

    ResponderExcluir
  21. Por isso também deixou o nosso Município com obras inacabadas como a da entrada da cidade e do Centro de Saúde por mais de 70% a serem executadas, segurança não existia, cidade ficou um lixão na época e a Saúde e Educação em péssimas condições, foi o que ficou de bom deixado pela administração passada.

    ResponderExcluir
  22. verdade o que o anonimo acima falouuu...pior que os alucinados ficam calados, fora a divida milionaria que a prefeitura paga da gestão passada.... da receita federal ..... isso os alucinados sabem e ficam calados....ficam falando..reclamando... ate paressem que nao axistem tv, reclamam da agua..de tudo..gente acorda...aqui em gostoso ainda não se ver crise..imagina ai as nossas cidades do rnn....sem agua nem pra beber.... o caminhão pipa a na praça...e os moradores com o carrinho de mao..indo pegar... dilma quebrou o brasil...é geral.....e o povo ainda ta reclamando em gostoso....escolas...com professores..onibus para levar universitarios pra natal..sem o municipio ter obrigação...pois o governo do estado num ta pagando nem as dividas deles...imagina manda uma verba pra municipios....agua nao sobe na caixa...maiss tem nas torneiras...melhor que ir pegar no caminhão pipa na rua dos arrecifes ne....posto de saude 100%.... mais os alucinados nao enxergam...so criticam...pior que tem pessoas que sabem que a gestao com toda a crise esta fazendo o maximo mais insiste em reclamar.... do jeito que ta.... gostoso ta de parabens...é so olhar as prefeituras ao nosso redor..... a situação ...

    ResponderExcluir
  23. Esses alucinados são o tipo de gente que torce contra a atual administração, hoje podemos comparar Gostoso com outras cidades do nosso Estado, e digo sem medo de errar, aqui está uma maravilha, pelo menos as coisas funcionam e se vê o dinheiro público sendo gasto de maneira correta.

    ResponderExcluir
  24. Ótima a saúde em sua cidade... Fui ao posto de saúde com uma queimadura provocada por água-viva. Fui diagnosticado com crise viral. Doutor pediu exames para HIV. Eu sabia ser queimadura por água-viva, mas no dia seguinte para meu espanto, A CIDADE INTEIRA DIZIA QUE EU ERA AIDÉTICO. Tenho até hoje a receita pedindo o exame. SURPRESA: a enfermeira era do alto escalão da câmara de vereadores, usando SÓRDIDOS ESTRATAGEMAS, se identificando apenas como enfermeira. VC CONHECE E PRATICOU ATOS SEMELHANTES e IGUALMENTE CRIMES.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grave isso. Caso tenha realmente ocorrido, aconselho a ver no posto quem era a enfermeira de plantão no dia, e denunciar no conselho regional de enfermagem, alem de prestar queixa por injuria.

      Excluir