terça-feira, 1 de setembro de 2015

Intolerância e prepotência. Grupo em quadriciclos ameaça pessoas em bar de São Miguel do Gostoso



Por Emanuel Neri
Cenas explícitas de intolerância e prepotência em São Miguel do Gostoso.
Na noite do último sábado (29/8), um grupo que andava de quadriciclos e que estava hospedado em pousadas da cidade, estacionou seus veículos próximo a um bar da praia do Maceió. Inicialmente ligaram o som alto em um dos veículos. Depois, acionaram o motor de um dos quadriciclos para carregar a bateria do veículo que estava com o som.
Alguém reclamou do barulho e um dos condutores desligou o veiculo. O grupo que estava no bar aplaudiu, com ironia, a iniciativa. Mas isso foi recebido como uma ofensa por parte dos pilotos dos quadriciclos. O que se viu a seguir foi terrível. Palavrões, xingamentos xenófobos e ameaças a quem estava no bar.
“Nós estamos no Nordeste. E aqui quem manda somos nós”, disse um dos pilotos de quadriciclo. “Se não estão satisfeitos, voltem para suas cidades”, acrescentou. Depois de palavrões e xingamentos, um dos integrantes do grupo acelerou o quadriciclo e passou rente às pessoas que estavam sentadas nas mesas do bar.
A cena foi assustadora. Os frequentadores do bar temeram por sua integridade física. O mais incrível é que, no local, não havia só turistas estrangeiros ou de outras regiões do país. Havia turistas do Nordeste, inclusive de Natal, que ficaram indignados com o que ouviram. Alguns manifestaram constrangimento e pediram desculpas aos demais.
E é claro que este tipo de estupidez não é a marca do Nordeste. O povo nordestino é atencioso e educado, especialmente com quem é de fora. Este tipo de comportamento é típico de gente ignorante que acha que pode levar tudo no grito e que tem que prevalecer suas vontades e gostos sobre as demais pessoas.  
Antes deste incidente na praia do Maceió, este mesmo grupo foi visto barbarizando nas ruas e nas praias locais. Trafegavam sempre em alta velocidade, sem respeitar pessoas que estavam nas ruas. Na praia, faziam manobras arriscadas, pondo em risco a vida de banhistas e de pessoas que estavam ali passeando ou curtindo o por do sol.
São cenas como esta que São Miguel do Gostoso precisa evitar. Se isso não ocorrer, o turismo local sofrerá sérias consequências. Ninguém vai querer frequentar uma cidade para ser humilhado por xingamentos, palavrões grosseiros e ameaças de agressões físicas. Este é um sério risco para o turismo local.
Importante dizer que esta cultura agressiva não faz parte do perfil do morador de São Miguel do Gostoso. Os moradores locais, em sua grande maioria, são simpáticos e atenciosos com os turistas. Mas a cidade tem recebido gente que vem de fora, felizmente uma minoria, que manifesta sua estupidez sempre que é reclamado por incomodar outras pessoas.
A polícia da cidade e as autoridades locais – incluindo a prefeita – tem que se preocupar com este tipo de ameaça. Proprietários de pousadas e de restaurantes também devem fazer um tipo de triagem para evitar que gente deste tipo continue a frequentar a cidade. Eles não são turistas bem-vindos até porque poem em risco o turismo local.
Cenas semelhantes também têm ocorrido em outros pontos das praias, por pessoas que desrespeitam as regras de proibição de tráfego na orla urbana. A cidade está cheia de placas dizendo ser proibido trafegar nas praias. Mas muita gente desrespeita estas normas e circulam ali com seus carrões, pondo em risco a vida de quem está por ali.
Uma senhora que tem casa na cidade contou que, na semana passada, estava na praia do Cardeiro vendo o por do sol. Pois estacionou próximo a ela uma caminhonete, com um casal, e deixou o motor ligado. Primeiro ela lembrou ao motorista que era proibido trafegar na praia. Depois pediu para que pelo menos o motor do veículo fosse desligado.
A exemplo dos pilotos de quadriciclos do bar da praia do Maceió, este motorista da praia do Cardeiro também xingou a senhora e igualmente pediu para ela voltar para a “sua cidade”. Infelizmente este motorista confessou que era morador de São Miguel do Gostoso e que aqui a população “manda na cidade e anda de carro por onde quer”.
São estes sinais de intolerância que São Miguel do Gostoso precisa a combater urgentemente sob o risco de por a perder tudo o que foi feito até aqui para fazer da cidade um importante destino turístico do Nordeste.

12 comentários:

  1. acho,que a prefeitura,,deveria impedir ops alugueis desse quadriclicos,pois o mesmo nao pagam nem um imposto,ao municipio,pq se naõ estive se,quadriclico pra alugar,em saõ m.gostoso,nao tinha turista,se achando querendo ser dono da verdade,e colocando a vida dos outros,na orla da praia...

    ResponderExcluir
  2. Deus é maravilhoso O povo ta de saco cheio de acolher os turistas estrangeiros e olha o que ganhou em troca a exclusão do nossa e jazz foi maior ato de preconceito já visto em São Miguel do Gostoso fique ciente Emanoel que as coisas agora só piora quem quer respeito respeita

    ResponderExcluir
  3. A lei foi sancionada e aprovada por nossas autoridades e aí ficou só no papel, é preciso que se tomem as devidas providências para combater esse transito no nossa praia, sem guardas para fazerem a fiscalização nada é feito.

    ResponderExcluir
  4. o transito na praia é proibido porem não existe fiscalização por esse motivo ocorre esses incidentes na orla é preciso que haja fiscalização para que haja respeito a prefeitura aceita a lei porem não fiscaliza esses incidentes continuarão a acontecer e pode ser coisa ainda pior do tipo atropelamento ,brigas e até o mais grave mortes acho que isso é de pura responsabilidade da prefeitura

    ResponderExcluir
  5. O Brasil é terra sem Lei. O Nordeste é o pedaço mais sem lei. Como barbarizaram pela cidade? Não tem polícia? Por isso o turismo para o exterior vem crescendo, mesmo com dollar alto.

    ResponderExcluir
  6. Isso mesmo! Espantem o turismo e voltem a ralar mandioca e beber pinga com a bolsa família , enquanto ela ainda existe!!!!

    ResponderExcluir
  7. A raiz do problema , na minha opinião , esta no fato que as pessoas pensam que podem escolher as leis a serem respeitadas. Escuto muito isso por ai : " Eu sou daqui...eu faço assim.... e nao vou mudar " .Todas as leis no nosso país foram feitas para manter a ordem e a civilidade . Antigamente Gostoso tinha poucos habitantes e vc via um carro ou outro na praia . O número de infratoes cresceu e foi necessário adotar uma lei para impedir o trânsito e ninguém pode escolher se ou nao respeita-la. Tem que ser respeitada e pronto.
    Achar que pode-se fazer o que bem entende em Sao Miguel do Gostoso e' erradissimo.
    Sao Miguel do Gostoso pertence ao estado do Rio Grande do Norte que por sua vez pertence juntamente com outros estados ao Brasil . Fazemos todos parte de um pais. Somos brasileiros. As leis foram feitas para todos e São Miguel do Gostoso tem que obedece - las.
    Agora se alguém fez um investimento baseando-se no fato que em Gostoso faz-se o que quer esra errado. Não vai prosperar.
    Fora carros, motos , quadriciclos da praia .
    Respeitem as leis se quiserem ser respeitados.
    Fora os turistas mal educados de Natal que vem só para fazerem baderna na praia alheia.

    ResponderExcluir
  8. NESTE SÁBADO DIA 5 DE SETEMBRO NA PRAIA DA XÊPA QUAUSE TIVEMOS UM ATROPELAMENTO DE UMA CRIANÇA NA ORLA VÁRIAS PESSOAS QUE ESTAVAM PRESENTE FICARAM CHOCADOS COM A CENA UM TURISTA QUE DIRIGIA UM BUGUE VERMELHO TEVE QUE DESVIAR DE UM GAROTO DE APROXIMADAMENTE 2 ANOS A CENA CHOCOU A TODOS QUE ALI ESTAVAM INCLUSIVE UM VEREADOR DESSE MUNICIPIO FICOU HORRORIZADO COM A CENA ISSO SO ACONTECE PORQUE NÃO EXISTE FISCALIZAÇÃO POR PARTE DA POLICIA E A PREFEITURA FECHA OS OLHOS PRA LEI QUE FOI CRIADA E APROVADA NÓS NORADORES EXIGIMOS PROVIDÊNCIA POR PARTE DAS AUTORIDADES

    ResponderExcluir
  9. Esperar somente pela ajuda da policia nao vai resolver nossa situaçao pois existem poucos policias em Gostoso . E nos sabemo disso .
    Somente se a populaçao realmente se reunir contra isso e' que as coisas podem melhorar.
    O problema e' que na verdade estas pessoas passeiam de carro na praia e ninguem fala nada para elas . Niguem para um motorista destes e avisa que e' proibido trafegar .
    E' claro que a grande maioria deles o faz porque e' mal educado e se acha acima da lei mas uma populaçao atuante e com a ajuda da policia conseguiria reverter a situaçao.
    Ficar somente horrorizado nao serve para nada .
    Continuamos correndo perigo de sermos atropelados e eles continuam fazendo rally e apostando corrida e assistindo o por do sol de dentro do carro numa boa .
    Vamos nos unir ?

    ResponderExcluir
  10. O tiro saiu pela culatra, a prefeitura convocou varios funcionários para esclarecer supostos acumulos de cargos, mas os mesmos estão verificando que os dados enviados pelo tribunal de contas do estado não condizem com a verdade dos vencimentos recebidos da prefeitura de São Miguel e a carga horária está alterada para mais, indicando irregularidades, varios funcionários estão indo ao ministerio publico em touros e em natal denunciar essas irregularidades em represalia a administração atual.
    Colaborador

    ResponderExcluir
  11. Infelizmente havia mais carros na praia do que na av dos arrecifes,quero saber com quem reclamo,se for falar com os motoristas ignorantes posso ate arrumar uma briga .A quem devo recorrer ? ,talvez ao promotor publico de Touros.
    O sonho deses pobres de espirito e financiar uma pickap 120 meses e sair monstrando o estatus que nao tem ,depredando a praia,e aterrorizando os banhistas sem ter a minima noçao que esta praia e area de desova de tartarugas,habitat de muitas outras especies da vida marinha como a maria-farinha ,que ja nao se ve mais por aqui
    .Nao podemos tirar a responsabilidade de alguns dos moradores de Gostoso que sao donos de quadriciclos e bugues para aluguel e e nao tem o minimo preparo para isso nao exigindo no minimo um capacete para o cliente de quadriciclo,e tambem nao avisam para seu cliente ,que nao deve trafegar no minimo na orla da cidade. este pseudo empreededor nao percebe que esta colaborando muito pra que um dia esta cidade seja uma das piores pra se viver.Qualquer pessoa que se arriscar ficar a beira mar distraido pode ser atropelado,e ate morto por esses verdadeiros seres irracionais .

    ResponderExcluir
  12. Sobre o acumulo de cargos... para o anonimo acima refere a varias empregos, varias matriculas, pode ser todos de um salario minimo ...... o tribunal nao aceita é gente que tem 3 ou 4 vinculos....kkkkkk

    ResponderExcluir