domingo, 27 de setembro de 2015

Em ato violento, homem mata com pedra garça que vivia na lagoa do Cardeiro, em São Miguel do Gostoso


Por Emanuel Neri

Tem gente que vê as aves – ou qualquer outro tipo de animal – com carinho e proteção. Outras pessoas são agressivas e violentas, como se as aves (ou qualquer animal, por mais mansos que sejam) apresentassem algum risco para elas. E é por isso que estas pessoas sentem necessidade de eliminá-las, ou seja, matá-las.

Infelizmente foi esta segunda alternativa que aconteceu há menos de duas semanas com uma linda e indefesa garça branca grande que habitava a lagoa do Cardeiro (foto), em São Miguel do Gostoso. A garça era conhecida dos frequentadores da praia e da lagoa do Cardeiro. Ali ela já vivia há algum tempo e tinha inclusive reproduzido filhotes.

Pois no último dia 19/9, um homem que trabalhava em uma obra da praia do Cardeiro não gostou da presença da garça, que dava vôos rasantes com suas enormes asas sobre a lagoa. Esperou que ela pousasse sobre uma estaca fincada na beira da lagoa e, num gesto selvagem de extrema violência, atirou uma pedra na garça, atingindo-a no pescoço.

A morte da garça foi quase instantânea.

Várias pessoas que estavam próximas à lagoa do Cardeiro, principalmente crianças que brincavam ali, presenciaram o ataque e a morte da garça.

Virna Vianello Schimidt, que passeava com seus cães na praia, chegou ao local logo em seguida, quando a garça acabava de morrer. “Foi uma violência terrível. Meu olho não presenciou a ação. Mas eu vi a garça que acabava de morrer, ainda com o corpo molinho”, disse Virna, que tem um café em São Miguel do Gostoso.

Virna pensa em procurar o dono da obra onde o homem que matou a garça trabalha. Ela quer pedir para que pelo menos esta pessoa seja duramente alertada, para que jamais repita seu brutal gesto contra aves ou animais que vivem em harmonia com a natureza. E que integram a paisagem e fazem parte da vida em São Miguel do Gostoso.

O que leva uma pessoa a praticar um gesto de extrema violência contra uma ave tão linda e que não apresenta nenhum risco para quem pratica este tipo de ato? A resposta mais imediata é a de que falta conscientização ambiental e uma melhor educação sobre a importância de se proteger os animais. No fundo, trata-se mesmo é de profunda ignorância.

As leis do país punem severamente quem maltrata animais. O caso da morte desta garça, se alguém levasse à polícia ou ao Ministério Público, o responsável por este crime seria punido severamente.

O Brasil é um país civilizado e, por isso, não pode permitir que crimes ambientais, como este cometido contra a garça da lagoa do Cardeiro, continuem existindo ou que sejam esquecidos por quem tem obrigação de cuidar das leis de proteção aos animais. Há penas, inclusive com prisão, para quem pratica qualquer ato de violência contra animais.

A pedra que acertou em cheio o pescoço da garça da lagoa do Cardeiro, provocando sua morte imediata, causou forte repercussão em parte da população de São Miguel do Gostoso. Pessoas ficaram indignadas com aquele gesto e manifestaram, nas redes sociais, sua indignação com aquele ato de extrema violência.

Estas pessoas que se indignaram com a morte da garça são aquelas que têm consciência ambiental e sabem que os animais, assim como os seres humanos, tem que ser protegidos e jamais serem submetidos a tratamentos cruéis, que os levem à morte, como foi o caso da garça.

É importante que esta discussão chegue à rede escolar de São Miguel do Gostoso. Este debate tem que ser feito nas salas de aula, junto a estudantes. É claro que não foram estudantes que atacaram mortalmente a garça. Mas são eles que são capazes de propagar, junto a parentes e pessoas da sua convivência, que os animais, como os seres humanos, precisam ser protegidos.

Quem sabe esta conscientização abra a cabeça do homem que atirou a pedra certeira no pescoço da garça, matando-a. E ele jamais repita este gesto contra uma garça, -como de resto contra todas as aves e animais -, pois eles têm o mesmo direito de viver quanto um ser humano.

Abaixo, links com mais informações sobre a espécie de garça (branca gigante,  conhecia cientificamente por Ardea Alba), que foi brutalmente assassinada na lagoa do Cardeiro.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Gar%C3%A7a-branca-grande

http://www.wikiaves.com.br/garca-branca-grande

9 comentários:

  1. Mais que indignação, quem presenciou esse crime tem a obrigação moral e cidadã de denunciar e testemunhar o crime a polícia. Trata-se de um crime ambiental, e deve ser exemplarmente punido. Não basta se revoltar e ficar reclamando em rodas de conversa e redes sociais. É preciso atitude. Uma condenação por crime ambiental seria mais eficaz e exemplar que campanhas de concientização. Sendo culpado, esse homem deve ter a punição devida, independente de ser nativo, amigo ou conhecido.

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente existe pessoas com essa índole, e mais lamentável ainda é saber que os outros que estavam trabalhando com esse idiota, não tomaram nenhuma atitude ao perceberem que esse lixo pretendia fazer o que fez. Cabe a quem viu o fato de procurar as autoridades para que o criminoso seja enquadrado na lei de crime ambientais.

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de aproveitar esse espaço, para chamar atenção da administração do município quanto a "feira". Toda semana e a mesma coisa, o pessoal das bancas poe as mesmas no Domingo pela manhã, e só retiram na segunda á noite, ou até mesmo na terça... Sou moradora da ria Lírios do mar, e não estou aqui incomoda com á feira em si, mas com o pessoal que faz a retirada das bancas. Toda semana, e uma bagunça, com muitos xingamentos, palavrões, até agressões. Na maioria das vezes há muita arruaça e bagunça por partes desse moleques. fico muito apreensiva, pois a maioria deles tem envolvimento com Drogas, Álcool e até pequenos furtos na cidade. Gostaria do apoio desse blog, para um olhar especial com relação a essa estrutura da nossa feira.
    grata!! Maria Horacio

    ResponderExcluir
  4. Gostaria de aproveitar esse espaço, para chamar atenção da administração do município quanto a "feira". Toda semana e a mesma coisa, o pessoal das bancas poe as mesmas no Domingo pela manhã, e só retiram na segunda á noite, ou até mesmo na terça... Sou moradora da ria Lírios do mar, e não estou aqui incomoda com á feira em si, mas com o pessoal que faz a retirada das bancas. Toda semana, e uma bagunça, com muitos xingamentos, palavrões, até agressões. Na maioria das vezes há muita arruaça e bagunça por partes desse moleques. fico muito apreensiva, pois a maioria deles tem envolvimento com Drogas, Álcool e até pequenos furtos na cidade. Gostaria do apoio desse blog, para um olhar especial com relação a essa estrutura da nossa feira.
    grata!! Maria Horacio

    ResponderExcluir
  5. Corrigindo o texto, este não é um país civilizado, pois também seres humanos são executados diariamente no Brasil, que tem o maior número de homicídios do mundo . E ninguém toma providências , apoiados pelos direitos humanos, que são somente para os bandidos

    ResponderExcluir
  6. Deve-se orientar certas pessoas que ainda tem essa extrema violência contra os animais, pois antes isso era muito visto em nossa região como um ato normal, melhor que criticar ou denunciar certos pais de família que muitas vezes por falta de conhecimentos fazem um crime ambiental, melhor seria informa-los o que é certo e o que é errado, pois toda população deveria mesmo era denunicar as bocas de intorpercentes proibidos que temos em nossa cidade, isso sim causar um grande prejuizo, principalmente a nossa juventude.

    ResponderExcluir
  7. Atenção gestão por favor traga segurança pra nossa cidade pois estamos tendo assalto diariamente na cidade e tambem nas estrada que luga touros a Sao miguel do Gostoso

    ResponderExcluir
  8. alguns bandidos estão circulando a cidade peço a policia militar que faço baculejo nos suspeitos e comece a invadir as bocas de fumo porque é grande o número de bocas aqui em Gostoso e a alta estação está chegando e a cidade precisa está preparada para receber turista e não queremos que esses bandidos assaltem nossos visitantes

    ResponderExcluir
  9. Durante a festa de sábado dia 4 de outubro era oferecido na praia cocaína à vontade,sugiro aos policiais irem até a beira da água e fazer o baculejo lá mesmo que está ficando feia a coisa. .Policia socorro!!!

    ResponderExcluir