terça-feira, 28 de julho de 2015

Voluntários criam grupo, o Canis & Felis, para cuidar de animais abandonados de São Miguel do Gostoso


Por Emanuel Neri
Esta é uma ação que merece o apoio de todos, principalmente de pessoas que gostam e querem proteger animais em São Miguel do Gostoso.
Canis & Felis – este é o nome de uma associação, formada por voluntários de São Miguel do Gostoso, para cuidar de cães e gatos abandonados e doentes. A prioridade são animais de ruas ou aqueles pertencentes a pessoas que não têm condições de pagar o tratamento de seus animais.
É comum você ver nas ruas de São Miguel do Gostoso cães feridos, alguns com fraturas expostas ou membros decepados, provocado por atropelamentos. Outro grande problema da cidade é a proliferação de cães e gatos. A Canis & Felis tem como objetivo o atendimento a estes animais, inclusive com castração para evitar proliferação.
Embora tenha sido criada há pouco tempo, a Canis e Felis já tem muito serviço para mostrar. Já castrou mais de 100 animais, tratou outros 40 que tinham doenças como mal do carrapato, sarna e até doenças contagiosas. Também foram feitas duas cirurgias ortopédicas de alta complexidade.
A associação conseguiu importante apoio de um grupo de veterinários voluntários de Natal. Estes profissionais vêm regularmente a São Miguel do Gostoso para tratar dos animais. Uma veterinária argentina que mora em Pipa, chamada Moira, é uma grande entusiasta e apoiadora do projeto.
Mas há muitas despesas, como cirurgias e tratamentos especiais – alguns com colocação de próteses em animais mutilados – que necessitam de dinheiro. Só para conhecimento, duas cirurgias feitas em cães custaram em torno de R$ 3 mil cada uma. A Canis & Feliz precisa, portanto, do apoio da população local.
Isso é muito importante. A Canis & Felis precisa urgentemente de um espaço onde possam ser tratados animais resgatados na rua. O mesmo espaço pode servir para guardar medicamentos e vacinas e também ser usado para que veterinários possam realizar as castrações dos animais. Quem pode ajudar? Antes o mesmo grupo fez uma feijoada (foto) para arrecadar dinheiro.
Para isso o grupo lançou uma campanha de arrecadação de fundos. Pousadas, restaurantes, comércio ou moradores da cidade podem ajudar com uma contribuição única que pode ser de R$ 50, 100 ou 150. Quem der esta ajuda terá o nome do estabelecimento estampado nos banners da associação.
Estes banners serão usados em todos os eventos da associação até o final deste ano. Redes sociais usadas pela entidade e por integrantes do grupo também divulgarão a ajuda de estabelecimentos ou de moradores que colaborarem com este projeto.
O Fest Bossa & Jazz, festival de música que será realizado entre 22 e 23 de agosto, também está apoiando a causa. A direção do evento cedeu espaço para que a associação monte uma barraca para divulgar seu trabalho, durante o festival, inclusive com exposição de banners com nomes de apoiadores.
Para reforçar ainda mais seu caixa, a Canis & Felis vai realizar festa no próximo dia 31 de julho, uma sexta-feira de lua cheia, no bar Jack Sparrows, na praia do Santo Cristo. Haverá música ao vivo e barraquinhas para diversão de quem for à festa. O grupo está recebendo brindes que serão leiloados ou vendidos na festa.
Só um empresário de Jericoacoara (CE) doou 120 pares de sandálias havaianas para serem vendidos por preços baixos durante a festa do dia 31.
A Canis & Felis faz um ótimo trabalho para cuidar dos animais abandonados da cidade – e por isso deve receber o apoio de estabelecimentos locais e da população. Veja, abaixo, e-mails para quem você pode enviar mensagens, se comprometer a trabalhar com voluntário e fazer doações para a causa.
Caucauzinha1@gmail.com
Lorenalmammons71@gmail.com
Danidanicravo@hotmail.com
Fabifabysymon@hotmail.com

3 comentários:

  1. Além das doações e de um lugar apropriado para cuidados pós tratamento, temos alguns animais para adoção...todos devidamente tratados e saudáveis esperando por um lar com muito amor.
    Fabi Simon

    ResponderExcluir
  2. Se nunca gostei da cidade de Touros, agora que não gosto mesmo e digo ao senhor prefeito daquela cidade que ele vá prestar atenção ao seu Município que está abandonado com sua péssima administração, porque Gostoso está crescendo a cada dia enquanto Touros parou no tempo.

    ResponderExcluir
  3. Alguns animais em nossa cidade precisam fazer cirurgia, gostaria de saber dos voluntários do grupo Canis e Felis se é possível a possibilidade deles trazerem um veterinário para fazer esse trabalho em nossa cidade, com os proprietários do animais pagando pelos serviços.
    Luiz.

    ResponderExcluir