sexta-feira, 19 de junho de 2015

Prefeitura faz proposta para recuperar Tourinhos; Ministério Público,Idema e SPU darão palavra final



Por Emanuel Neri
Se você é daqueles que apoiam a recuperação da praia do Tourinhos (foto), mais bonito cartão postal de São Miguel do Gostoso, alie-se ao trabalho que vem sendo feito pela Prefeitura local e o Comitê Orla para elaborar projeto que contemple interesses da comunidade e de órgãos responsáveis pelo meio ambiente.
Na última quinta-feira (18/6), mais uma etapa desta tarefa foi cumprida. Prefeitura e Comitê Orla, junto com Ministério Público, Secretaria do Patrimônio da União (SPU) e Idema, órgão responsável pelo meio ambiente no RN, fizeram uma visita técnica a Tourinhos, para analisar projeto da Prefeitura para recuperar aquela praia.
O projeto elaborado pela Prefeitura é um primeiro passo para a recuperação daquela praia. Este estudo faz propostas para readequar a praia a exigências de leis ambientais. O segundo passo do projeto foi sua apresentação a órgãos como Ministério Público, SPU e Idema. Cabe a estes órgãos dar a palavra final.
Pelo projeto da Prefeitura, haverá um desvio da estrada que leva aos distritos dos Morros. Uma via passará em terreno da União, por trás de uma fazenda que existe no local, e encontrará a antiga estrada mais adiante. Este novo trecho, para evitar áreas de desovas de tartarugas, terá aproximadamente quatro quilômetros.
Outra proposta do projeto é que apenas veículos de abastecimento e de emergência, como ambulância e polícia,acessem a praia. Os demais veículo, incluindo motos, ficarão retidos em um estacionamento que ficará a 500 metros da praia. O acesso à praia pode ser feito a pé, de bicicletas ou charretes.
Está previsto no projeto da Prefeitura a construção de cinco novos quiósques para abrigar vendedores que, dependendo de processo licitatório, explorarão a venda de alimentos e bebidas no local. Haverá rígidas normas de higiene para os quiosques. Ali também haverá água e banheiros públicos.
A Prefeitura está no caminho certo para recuperar Tourinhos. Embora o projeto apresentado ainda vá sofrer alterações, Ministério Público, Idema e SPU elogiaram a iniciativa do executivo. A conclusão destes órgãos é que o estudo será analisado tecnicamente para se chegar a um acordo para o projeto final.
“Nós vamos ter a melhor solução para esta praia. Vamos adequar o uso da praia às exigências da lei”, afirmou a promotora federal Clarisier Morais. “Usem o meio ambiente para atrair mais riquezas”, disse a promotora aos barraqueiros que já trabalham naquela praia. “Aqui vai ficar tudo mais bonito”, afirmou.
Idema e SPU seguiram o mesmo raciocínio da representante do Ministério Público. Do jeito que aquela praia está, segundo estes órgãos, não pode continuar. Além da falta de higiene em parte dos barracos atuais, outro grande ofensor ambiental do local são veículos que trafegam na praia, destruindo ninhos de tartarugas.
Em determinadas épocas do ano, como ano novo e Carnaval, 200 veículos trafegam pelo local, muitos deles por cima das dunas e na beira da praia, destruindo ninhos de tartarugas e pondo em risco a vida de pessoas que estão na praia. Muita gente também deixa lixo no local, contribuindo para a degradação da natureza.
Decidiu-se ali que o projeto de recuperação do Tourinhos terá, a partir de agora, três etapas. O primeiro é o levantamento, a ser feito pelo Idema, para verificar o recuo em que os novos quiosques devem ser instalados. Segundo Ministério Publico e Idema, é provável que a fazenda existente ali também terá que recuar sua cerca. 
A segunda fase será a elaboração de um novo projeto, de acordo com orientação destes três órgãos públicos. Por último, o novo projeto passará por nova audiência do Comitê Orla, na Câmara Municipal, quando vereadores, população e os barraqueiros que já atuam no Tourinhos poderão se manifestar sobre estas mudanças.
“A lei vale para todos”, disse a promotora Clarisier. Segundo ela, toda a área da praia será medida pelo Idema para ver se edificações já existentes no local, incluindo o restaurante “Tartuga”, do dono da fazenda existente ali, está de acordo com as exigência da lei – 50 metros a partir da preamar.
A Prefeitura deu o primeiro passo par recuperar a praia do Tourinhos , mas este projeto só vai sair com apoio destes três órgãos – Ministério Público, Idema e SPU. É muito importante que a população de São Miguel do Gostoso também contribua para que o mais bonito cartão postal do município seja recuperado.

14 comentários:

  1. muito saber que vão cuidar do tourinho porque estão invadindo de forma destruitiva por isso que o morador que havia lá não aceitava que fizessem a estrada porque ele já tinha essa visão o povo ainda não tem noção de cuidados com nossas praias e querem sujar destruir matar ninho de tartaruga o povo continua irracional quando o assunto é preservação da natureza

    ResponderExcluir
  2. Esta praia merece atenção especial e a proposta parece caminhar neste sentido. Mas o problema que presenciamos hoje é fruto da falta de fiscalização, algo que não existe em São Miguel.

    ResponderExcluir
  3. É importante ressaltar que o Comitê Orla, que se reúne regularmente na Câmara Municipal, é coordenado por Rubens Eduardo, que trabalha na Prefeitura. Além da âmara, fazem parte do Comitê Orla o Idema, a Secretaria do Patrimônio da União e ONGs da cidade. Fiquem atento para participar da próxima reunião deste comitê, que deve ser realizada em julho, e dê sua colaboração para a recuperação da Praia do Tourinhos.

    ResponderExcluir
  4. estou de acordo com essa iniciativa isso é muito importante para a nossa linda praia do tourinho o turismo é uma coisa boa pra comunidade mas deve-se ter muito cuidado pra não haver destruição parabens a todos que fazem parte desse projeto

    ResponderExcluir
  5. GOSTARIA DE AVISAR A POLICIA MILITAR QUE ALGUNS MOTOQUEIROS CONTINUAM FAZENDO BARULHOS NAS RUAS É BOM FICAR DE OLHO

    ResponderExcluir
  6. É uma ótima iniciativa ou seria outra proposta,to esperando pra ver se de fato acontecer merece o reconhecimento dá população com certeza!

    ResponderExcluir
  7. Que recuperar o Tourinho, que quem destruiu foi a natureza, é só fazer o básico que é manter a limpeza e pronto.

    ResponderExcluir
  8. parabens a policia militar que está coibindo os motoqueiros infratores nas ruas de Gostoso espero que esse trabalho continue e que seja intenso porque presenciei na noite de sábado um garoto pinando a moto enfrente ao posto de saúde esse garoto é filho de Melque de Luis dodô e se chama alex ele tem uma moto com cano furado e continua circulando pelas ruas sem ser pego peço a policia que faça uma averiguação sobre ese fato

    ResponderExcluir
  9. Boa tarde Emanuel Neri conheço você pouco mas já percebi que você é uma pessoa que gosta das coisa corretas acho que é por isso que é um jornalista e empresário bem sucedido desde de já meus parabens .o motivo da minha passagem pelo seu blog é notificá-lo que na administração da sua cunhada existe algo que eu considero ilegal ;é o caso de um monitor do programa "MAIS EDUCAÇÃO que dá aulas de percussão porem esse rapar só tem 15 anos e isso todos nós sabemos que não pode esse programa é do governo federal uma espécie de segundo tempo nas escolas e só pode ser ministrado por um indivíduo que tenha idade superior a 18 anos tenho uma filha que participa desse programa e quando ela me informou que o professor era esse rapaz fiquei horrorizada porque ele é um menino e não tem maturidade pra ensinar as essas crianças até comentei sobre ele com outras mães e elas tambem ficaram questionando estou usado seu espaço porque sei que é um espaço democrático e tenho certeza que assim como eu você tambem não acha correto esse tipo de contrato que foge da leis da educação .pensei em comunicar a promotoria mas gostaria de primeiro ouviu sua opinião sobre esse erro que eu considero grave acho que esse rapaz tem esse tipo de privilégio porque a tia dele é vice-diretora da escola da qual ele faz esse trabalho (escola zuza)aguardo providencias obg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O noBalacobaco falou com a Prefeitura de São Miguel do Gostoso a respeito do menor que atua no programa Mais Educação, do governo federal. Segundo a Prefeitura, o jovem atua no "Mais Educação" como voluntário, ou seja, sem nenhum tipo de remuneração.

      Excluir
  10. Concordo com o cidadão do comentário referente ao programa "mais educação", realmente não é aceitável, sabemos que para lecionar é necessário possuir qualificação profissional, ainda mais se tratando de crianças onde envolve toda uma metodologia direcionada ao estágio de desenvolvimento em que se encontram. Com uma dessa me sinto até injustiçado, pois já faz por várias vezes procurei a secretaria de educação para conseguir uma vaga para lecionar nesse programa e nada. Quando me deparo com uma notícia dessa fico revoltado, sinceramente procurarei saber disso e se for verdade então procurarei o ministério público pra denunciar.

    ResponderExcluir
  11. Quanto ao comentário de um cidadão que falou que a natureza é quem estar destruindo a praia do tourinho, o que tenho a dizer é que o senhor estar equivocado, a erosão é um fenômeno natural isso sabemos, porém a intervenção humana é notória na praia do tourinho, vejamos por exemplo o fato de que os veículos estarem trafegando no topo da falésia, isso estar causando a morte da vegetação que mantem a areia presa, e sem a vegetação o vento estar tirando a areia, basta você observar como estar baixo o nível da terra em relação aos locais que tem vegetação ou o fato da estrada ter modificado totalmente o aspecto da areia que antes era branca e agora é avermelhada devido o piçarro. Sem falarmos do aspecto visual horrível das barracas.
    José Costa

    ResponderExcluir
  12. Tudo isso quem fez foi a Administração do Ex-Prefeito Miguel Teixeira, porque o dono da terra queria que a estrada passa-se pelo outro lado, onde ficaria distante dos veículos causar esses danos como por exemplo a vegetação e a desova das tartarugas, mas como ele tentou de todas as maneiras fazer onde está, taí mais um prejuízo deixado pela administração anterior, que deixou obras inacabadas e depois teve as contas rejeitadas pelo TCE (tribunal de Contas do Estado).

    ResponderExcluir
  13. Esperamos que desta vez seja pra valer, pois sabemos que em 2009/2010 esteve aqui uma Sra. do IDEMA e juntamente com o então Sr. prefeito MIGUEL TEIXEIRA e um grupo de pessoas interessadas no assunto (bugueiros, ambientalistas, curiosos) fizeram um levantamento da área do Stº Cristo a praia do marco, para a implantação de um projeto piloto de proteção a área de desova de tartarugas, que incluia também a revitalização da praia do tourinho (recuperar a vegetação de restinga que foi totalmente desmatada por ordem do então prefeito) e a retirada da estrada, que por sinal, foi uma pena imposta ao IDEMA e a PREFEITURA MUNICIPAL por serem RÉUS de processo judicial de crime ambiental pela destruição da vegetação de restinga e pela construção da estrada em local indevido. Dizem que na época o projeto saio R$R$R$R$. Esperamos que com a atua administração seja diferente e realmente a coisa funcione, Nós acreditamos na pessoa da prefeita e sabemos que fará o que for possível para que seja realizado.
    Ass
    Defensores da Natureza

    ResponderExcluir