quarta-feira, 3 de junho de 2015

ONU cita importante vitória do Brasil no combate à fome. 82,1% a menos de subalimentados em 12 anos



Por Emanuel Neri
Todos sabem que o Brasil vive uma grande crise econômica e política.
Mas há fatos positivos que aconteceram nos últimos anos no país para os quais não podemos fechar os olhos. E talvez o mais importante deles seja a redução da pobreza e,  consequentemente, o número de pessoas que viviam subalimentadas – ou seja, que passavam fome.
Relatório divulgado na semana passada, por um órgão das Organizações das Nações Unidas que acompanha pessoas nesta situação de risco, afirma que, entre os grandes países, o Brasil foi o que mais reduziu o número de pessoas em situação de fome: 82,1% a menos de subalimentados entre 2002 e 2014.
Esta é uma grande vitória do país. Não se pode aceitar que, com os recursos naturais que tem, o Brasil continue com parte de sua população passando fome. Não há dúvidas de que o Bolsa Família – criado no primeiro governo Lula e que teve continuidade no governo Dilma – foi o grande divisor de águas desta batalha.
Mesmo com muita gente ainda no Brasil condenando o Bolsa Família – programa do governo federal que complementa renda de pessoas mais pobres (foto acima) -, este é um fato da maior importância. O relatório chama-se "O Estado da Insegurança Alimentar no Mundo 2015", e foi divulgado pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO).
Divulgado na última quarta-feira (27/5), o relatório da ONU reconhece e elogia os avanços brasileiros na redução do número de pessoas em situação de fome nos últimos anos. Segundo a ONU, no mesmo período em que o Brasil reduziu sua pobreza em 82,1%, a América Latina conseguiu diminuir em  43,1% - O Brasil puxou para baixo o índice da região.
Como a população do Brasil é muito grande – mais de 200 milhões de habitantes – ainda há 3,4 milhões de pessoas subalimentadas. Só para efeito de comparação, este total de pessoas ainda em situação de fome no país representa pouco menos de 10% da quantidade total da América Latina, que é de 34,3 milhões.
“O Brasil, ao contrário de outros países do mundo, sempre foi um grande produtor de alimentos. E, mesmo assim, a população passava fome. O nosso problema não era a disponibilidade de alimentos. O nosso problema era acesso aos alimentos e à renda. E isso conseguimos alcançar com políticas públicas”, disse a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello.
O relatório informa ainda que o Brasil alcançou todas as metas da ONU em relação à fome. O Objetivo de Desenvolvimento do Milênio (ODM) era de reduzir pela metade a fome. Já o da Cúpula Mundial de Alimentação era de reduzir pela metade os números absolutos de subalimentados.
Vejam que importante. O Brasil é um dos 29 países que conseguiram alcançar essas duas metas. O objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que está em processo de formatação, tem como meta reduzir a fome em até menos de 5% até 2030. Pois o Brasil alcançou esta meta desde 2014.
Pontos para o Brasil e para suas políticas públicas de combate à fome. Felizmente o Brasil vai deixando para trás aquela triste estatística em que era apontado como um dos países que, embora rico e possuidor de muitos recursos naturais, tinha grande parte da sua população passando fome.
Depois do Brasil, a Indonésia foi o país que mais reduziu sua fome, com 49,3%, seguido da China (36,6%). Em todo o mundo, a redução foi de 14,5%.  Mas em alguns países, como Índia, Nigéria e Paquistão, a fome aumentou. No caso da Índia, a fome cresceu em 4,9%, a Nigéria em 15,2% e o Paquistão, o país em que a fome mais aumentou, este índice foi de 20,3%.

5 comentários:

  1. Daqui há 200 (duzentos) anos ainda haverá fome, com certeza jamais acabará.

    ResponderExcluir
  2. o contador podia fazer uma materia sobre a divida da gestão passada na receita federal... rsss....seria otimo se a explicassem...

    ResponderExcluir
  3. Não foi só a gestão passada que deixou dívidas, foram as gestões passadas.

    ResponderExcluir
  4. E principalmente a passada que deixou, porque até obras inacabadas ficaram as claras para todo mundo ver, todo eles quando são prefeitos se dizem bons, depois que entregam seus mandatos começa a aparecer com contas reprovadas e tudo mais, como a administração passada.


    mundo quando é prefeito se diz bom, depois que entregam seus mandatos começa a aparecer os

    ResponderExcluir
  5. Acabou a fome, Não temos mais escândalos kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir