quarta-feira, 27 de maio de 2015

São Miguel do Gostoso tem plano sustentável para recuperar Praia de Tourinhos. Comitê Orla aprova



Por Emanuel Neri
Tourinhos é a praia mais linda de São Miguel do Gostoso e é considerada uma das 10 mais bonitas do Brasil.
De uns tempos para cá, Tourinhos tem sofrido sério processo de degradação. Carros e motos desrespeitam as leis do município e trafegam livremente pela praia. Barracas de venda de bebidas e alimentos, algumas delas sem a menor condição de higiene, proliferam na praia. Há lixo e resto de comida por todos os cantos.
Para evitar este rápido processo de deterioração, a Prefeitura de São Miguel do Gostoso apresentou nesta quarta-feira (27/5), durante reunião do Comitê Orla, na Câmara Municipal da cidade, o Projeto de Readequação e de Sustentabilidade da Praia de Tourinhos. Com um ou outro reparo, o projeto agradou.
Estavam presentes pousadeiros e donos de restaurantes, representados pela AEGostoso (Associação de Empreendedores de São Miguel do Gostoso), autoridades locais e representantes de ONGs. Yeda Cunha, superintendente da Secretaria do Patrimônio da União no RN, também compareceu.
Foi a primeira apresentação oficial do projeto. No próximo dia 18 de junho, haverá uma reunião mais ampla com a participação do Ministério Público, Idema (órgão de defesa do meio ambiente do RN) e Secretaria do Patrimônio da União. O objetivo é obter apoio destes órgãos para que o projeto possa ser implantado.
Sem o aval destes órgãos, fica inviável a implantação do projeto.
O Projeto de Readequação e de Sustentabilidade da Praia do Tourinhos é bom e merece ter o apoio também da população de São Miguel do Gostoso.
Muita coisa vai mudar com o projeto. A principal delas é a proibição de acesso de carros à praia. Todos os veículos que forem a Tourinhos serão obrigados a parar em um estacionamento localizado a 500 metros da praia. A partir dali, haverá uma alameda com árvores, calçada e ciclovia para se chegar à praia.
Somente ambulâncias, viaturas policiais e carros com mercadoria e de abastecimento terão acesso à praia. Os demais veículos, incluindo motos, serão bloqueados no estacionamento. Pensa-se na possibilidade de ter charretes puxada a animais para transportar pranchas e equipamentos esportivos mais pesados.
Na beira da praia, no local onde hoje existem quatro barracos de palha para venda de alimentos, a Prefeitura construirá novos quiosques de madeira, caixa d’água e banheiros. Haverá licitação para que comerciantes explorem estes quiosques. Pessoas que hoje exploram as barracas de palha que já existem ali poderão participar deste processo de concorrência e continuar no local.
Para que este projeto possa ser executado, a estrada que passa por aquela praia e que dá acesso às praias dos Morros e do Marco serão desviadas, passando por trás de uma fazenda que existe no Tourinhos. A ideia é que sejam retiradas até mesmo as pedras de piçarra da estrada que passa atualmente na praia.
Com uma ou outra sugestão de mudança para a melhoria do plano apresentado pelos arquitetos da Prefeitura, todas as pessoas presentes à reunião do Comitê Orla elogiaram o projeto. A representante do Patrimônio da União propôs uma moção de apoio do Comitê Orla ao projeto, que foi apoiada por todos.
É obrigação da Prefeitura de São Miguel do Gostoso tomar iniciativas para salvar a praia do Tourinhos – principal cartão postal do município. Mas a população também tem um papel importante nesta tarefa. Primeiro, não jogando lixo na praia e evitando andar de carro ou moto por aquela orla.
Se todos ajudarem, ainda há tempo para salvar a praia do Tourinhos. Sem a aprovação e execução do projeto apresentado pela prefeitura, a tendência é aquela belíssima praia se deteriorar ainda mais. 
E se isso acontecer, será o fim do orgulho que se tem hoje de apresentar Tourinhos como uma das praias mais bonitas do Brasil. E o turismo e a população de São Miguel do Gostoso vão perder muito com isso.

10 comentários:

  1. Este plano contempla melhoria do acesso ao Reduto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nao esqueça amigo enquanto mais projeto mais dinheiro gosta de dinheiro voce sabe né todoskkkkkk

      Excluir
  2. Muita gente criticou os que foram contra a construção da estrada de acesso a Tourinhos, mas a verdade é que todos esse problemas foram intensificados após a implantação da estrada. Antes, Tourinhos era uma praia praticamente deserta, servindo a dificuldade de acesso como principal meio para preservação do local. Hoje, o local se transforma é um verdadeiro "piscinão" aos sábados e domingos. Quem vai de carro tem que parar muitas vezes na areia da praia com medo de ter seu veículo arrombado, casos que vem aumentando assustadoramente.

    ResponderExcluir
  3. muito boa essa atitude por parte da prefeitura acho de fundamental importancia essa preservação da praia do tourinho essa é uma forma de manter uma praia linda em boas condiçoes de preservação e o que mais me preocupa são os carros passando em cima dos ninhos de tartarugas esses motorista não respeitam as bandeiras amarelas que são colocadas nos pontos de ninho isso precisa ser respeitado estou de pleno acordo em cuidarem dessa praia

    ResponderExcluir
  4. Mas não foi esse blogueiro que tanto criticou quando o italiano não queria que abrissem a estrada? Apoiou a destruição , agora quer recuperação ???

    ResponderExcluir
  5. deverião envestir no asfaltamento da Estrada que Liga S.M.DO GOSTOSO a Parazinho ai sim iria melhorar o turismo entre esas duas cidades.

    ResponderExcluir
  6. Um fato a lamentar na reunião do Comitê Orla, que discutiu não apenas o plano da Prefeitura para a recuperação da Praia do Tourinhos, como outros assuntos ambientais de interesse de São Miguel do Gostoso. Não havia um único vereador presente. Havia representantes da Prefeitura, de Ongs, pessoas da comunidade e de orgãos como a Secretaria de Patrimônio da União. Mas nenhum vereador compareceu para acompanhar este importante debate sobre projetos que têm o interesse da comunidade, como é o caso do plano de readequação do Tourinhos. Espera-se que a Câmara se faça representar na reunião do próximo dia 18 de junho, quando Idema, Ministério Público, além da Secretaria de Patrimônio da União, vão debater o futuro deste projeto.

    ResponderExcluir
  7. Quem ler o artigo fica com a ideia de que tudo é/foi maravilhoso. E a noticia que o tribunal mandou retirar a estrada que o Património fez sem autorização? Era bom o blogueiro publicar a decisão do Tribunal e os comentários à loucura que foi essa tomada de posição do Património da União. E a desova de tartarugas que foi exterminada pela construção dessa estrada?
    E já agora o blogueiro não comenta a ocupação selvagem da propriedade na estrada SMG / reduto ,já com construção de lombadas, destruição de carnaúbas.
    Se fosse para loas ao PT eram páginas e páginas.

    ResponderExcluir
  8. Espero que não seja mais um. Sem falar que o que ocorre hoje na praia do tourinho foi com o consentimento de gestões passadas e que no dia que foram abrir essa maldita estrada, até várias viaturas da polícia foram deslocadas de Natal para cá com o intuito de conter o Sr Italiano que tentava defender o que deveria ser um patrimônio natural do nosso município. Porém os que estavam no poder e querendo mostrar que mandavam comenteram esse crime ambiental. Lembro-me certa vez que o Sr. Italiano falou para minha pessoal que chegou a sugerir a ideia de se fazer um estacionamento a uns 200 metros de distância da praia e o acesso a orla seria a pé, estacionamento esse que ele próprio doaria o terreno. Porém fecharam os olhos e usaram da força para mostrar quem mandava. Espero que realmente se faça algo dessa vez.
    José Costa

    ResponderExcluir
  9. e quanto a ocupação irregular nesta favela se formando na estrada SMG-Reduto é uma vergonha que iremos assistir crescendo cada vez mais ,ja tem mais de 30 barracos e ninguém vai tirar eles dái???/Socorro Prefeitura!!!

    Vitorino Macedo

    ResponderExcluir