quarta-feira, 13 de maio de 2015

Maus hábitos de parte dos moradores de São Miguel do Gostoso pioram serviço de limpeza e coleta do lixo



Por Emanuel Neri
São Miguel do Gostoso cresceu muito nos últimos anos.
E isso ocorre em várias frentes. Na infra-estrutura turística, no setor de serviços,  na criação de empregos, no nível de organização social e político e em muitos outros aspectos. Mas ainda precisa crescer em outras áreas. Uma delas é o hábito da população de como tratar do seu lixo.
E este é um problema sério. Muitos habitantes da cidade ainda não se disciplinaram para colocarem o lixo diante de suas residências antes da passagem da passagem do caminhão da coleta. Muitas vezes o caminhão – em algumas ruas a coleta é feita por tratores – passa e só depois os moradores põem o lixo na porta.
Como àquela altura o caminhão já passou, o lixo só vai poder ser recolhido no dia seguinte. Aí entram em ação cachorros e outros animais que viram os tambores de lixo, rasgam sacos plásticos e espalham lixo nas ruas da cidade. Em algumas ruas onde isso ocorre, parece até que a cidade não tem coleta de lixo.
Há coleta de lixo em todas as ruas de São Miguel do Gostoso. Em algumas delas há coleta até aos domingos. A partir das 8h, caminhões e tratores começam a fazer a coleta nas ruas. A frota de veículos que recolhe lixo inclui um caminhão, dois tratores, uma caçamba e, em alguns casos, uma retroescavadeira.
Quarenta homens e mulheres trabalham na coleta de lixo da cidade. Três equipes de  mulheres fazem regularmente varrições de ruas. A coleta e limpeza também é feita nas praias.
É importantíssimo que a população se habitue a pôr o lixo em suas portas antes das 8 horas da manhã, quando caminhões e tratores começam a fazer a coleta.
Além do lixo que alguns moradores põem em suas portas depois da passagem do caminhão, há outro problema que afeta este serviço. É que alguns moradores que estão fazendo reforma em suas casas põem metralha (restos de demolição e de construção) nos tambores de coleta.
Isso aumenta muito o peso dos tambores de coleta e os garis não conseguem coloca-los nos caminhões. E muitas vezes esta sobra de demolição está misturada a resíduos orgânicos e outros tipos de lixo doméstico, o que provoca mau cheiro. Para retirar estes tambores, só com a utilização de uma retroescavadeira.
Outro problema na coleta de lixo de São Miguel do Gostoso são galhos de árvores que resultam de podas em ruas e jardins. A Prefeitura pede que as pessoas ponham restos de poda na porta de suas casas apenas nas quartas-feiras, quando a coleta deste material é feita. Mas muita gente não obedece esta orientação.
 “Ainda há muita falta de educação em relação à coleta do lixo na cidade”, diz a vereadora Francisca Pinheiro, a “Nenen de Lala” (na foto, à esquerda, com a prefeita Fátima Dantas), que também é responsável pelo serviço de coleta de lixo na cidade. “Se estes moradores não se conscientizarem é praticamente impossível manter a nossa cidade limpa, como queremos”, afirma.
Nas próximas semanas, a Prefeitura vai começar a substituir tambores de lixo por caixotes, que ficarão em canteiros centrais de ruas. A rua das Ostras será a primeira a fazer esta experiência. Com os caixotes, é mais difícil os cachorros revirarem o lixo. Mas o bom mesmo é a população respeitar a hora da coleta.
A disciplina da população em relação à coleta de lixo é uma mudança de comportamento que a população da cidade – ou pelo menos parte dela – precisa fazer. A limpeza do lixo das ruas e residências é fundamental para a saúde dos moradores. Mas parte da população não tem contribuído para isso.
São Miguel do Gostoso é conhecida por sua limpeza. O turista que vem à cidade comprova este fato, principalmente quando compara com outros municípios do Rio Grande do Norte. Mas ainda tem muito a ser feito. E esta mudança tem que partir da população que não respeita os horários da coleta do lixo.
Ainda há tempo para mudar. Contribua para que o lixo da sua casa seja colocado na sua porta antes da passagem dos caminhões. E se o seu vizinho não faz isso tente convencê-lo a respeitar os horários  da coleta do lixo, contribuindo para que a cidade seja cada vez mais limpa e mais agradável para moradores e turistas.

17 comentários:

  1. É verdade Emanuel as pessoas ainda não aprenderam a colocar o lixo na hora certa eu moro perto de um senhor que todo dia ele faz poda nas plantas do quintal dele e faz questão de colocar o lixo na rua ao lado da biblioteca nazinha se voce passar por lá vai ver que todo dia tem lixo de poda de arvore parece que esse cidadão faz questão de manter a cidade suja eu até já tentei falar com ele mas ele é muito ignorante por isso não falei mas acho que as pessoas responsáveis pela limpeza pública deveria falar acho que tambem deveria haver uma palestra nas escolas com alguém que pudesse explicar a importancia do destino do lixo e tambem fazer uma parceria com alguns professores de ciência e geografia par que fosse mostrado em vídeos os problemas que ocorre se o lixo não for bem tratado tanto os problemas pra saúde como pra o nosso solo aqui precisa haver um trabalho educativo pra essa nova geração

    ResponderExcluir
  2. Quero aproveitar a foto dessas ilustres senhoras representantes do povo de São Miguel do Gostoso e avisar aos que interessam que eu, agente Coutinho não mais trabalho na delegacia de polícia civil, pois as pessoas que ainda não sabem e ligam para mim procurando saber quando estarei trabalhando, mas que fique bem claro que fui tirado da delegacia, não por pedido meu, pois gostava muito de trabalhar numa cidade tão linda e pacata de um povo tão hospitaleiro e amigo. Segundo me foi dito pelo delegalado marCUse, que é titular da delegacia de Touros e responde por: São Miguel do Gostoso, Caiçara do Norte, São Bento, Parazinho e galinhos, que eu não teria o perfil para ser chefe de investigação, eu com 18 anos de polícia, 12 anos na área de touros e São Miguel do Gostoso e 02 anos só em São Miguel do Gostoso, mas como o sistema brasileiro funciona assim, tenho que acatar a vontade pessoal de uma pessoa com apenas 03 meses na área, pois sei que tudo está no controle de Deus e que a luz não se mistura com as trevas. Que fique bem claro que sempre estarei a disposição desse povo maravilhoso e se não fiz o que devia, pelo menos fiz o que podia dentro das condições que me foram ofertadas. O motivo pelo qual piorou o atendimento na delegacia foi simples e claro: eu que moro em Natal, trafegava 110 Km do posto de abastecimento para a porta da delegacia e o que já não era tão eficiente piorou, pois eu, por oredem do grande delegado tinha que pegar dois ou mais policiais em suas casas em Natal, deixar em Touros e só depois me dirigir para meu local de trabalho onde estava legalmente lotado e isso gerou maior consumo de tempo o que aumentou as reclamações e como a corda só parte do lado mais fraco, eu fui o bode expiatório e o culpado da situação. Só pra lembrar aos mais esquecidos e esquecidas: Eu trabalhei na greve da polícia civil 60 dias mesmo contra meus próprios colegas, ganhei 20 dias pela prisão do famoso Valdenis e não gozei, pois não tinha me substituísse e sobre minha conduta e ética profissional, tenho certeza que não deixei a desejar, pois atendi a todos com igualdade e respeito. Deixo um forte abraço a todos cidadãos dessa linda cidade.

    ResponderExcluir
  3. então vamos em vestir nas campanhas educativas e nos segmentos sociais
    querem ficar só no denigrido o povo da cidade.
    quando chegar a campanha todo mundo é perfeito nnn

    ResponderExcluir
  4. Isso de colocarem o lixo após a passagem do carro é visto as claras em vários pontos de nossa cidade, existe pessoas que fazem por propósito, parece que não querem o melhor para nossa cidade, imaginem se ainda fosse como na administração passada que só tinha um trator fazendo a coleta do lixo, acho que estaríamos morando em cima de lixo, hoje tem vários carros fazendo a coleta e ainda tem gente que fala e que não procura colaborar.

    ResponderExcluir
  5. Somente investindo em educação será possível mudar esta realidade. Ouvi pessoas dizerem que jogam o lixo na rua para prejudicar a administração atual, que mentalidade medíocre. Sem multa também não tem como mudar esta realidade.

    ResponderExcluir
  6. Poderiam aumentar o número de "tambores de lixo" na cidade, pq os que temos são poucos e existem ruas que nem isso tem.. Outra coisa que seria interessante é incentivar as pessoas a separar os lixos; secos e orgânicos para facilitar a coleta e reciclagem, mas precisa do auxilio da prefeitura e orientação. O lixo orgânico pode ser utilizado como forma de abudo. Falta infra-estrutura na cidade tanto na coleta como na conscientização da população. Não vejo NENHUMA ação da Prefeitura para os projetos sociais e de infra-estrutura. Se alguém sabe de algum, por favor me informem.
    Segue link com algumas informações básicas sobre o lixo: http://revistaescola.abril.com.br/fundamental-1/qual-diferenca-lixo-organico-inorganico-732750.shtml

    ResponderExcluir
  7. Emanuel, use este espaço para informar a todos os moradores, quais são os dias de coleta de lixo e quais dias são os de coleta de poda de árvores. Pelo que sei, não são todos os dias e do jeito que você escreveu, dá a impressão de que este serviço é feito diariamente em todos os Bairros de Gostoso. Desta forma, você estará contribuindo muito mais, do que informar que "Maus hábitos de parte dos moradores... Me parece que este teu post é para colocar a culpa na população, enquanto que ao meu ver, a população precisa primeiro ser informada dos horários. Esta sugestão é para a Prefeitura, que é a responsável por este Serviço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Talvez o leitor não tenha lido direito o texto acima. O texto deixa claro que os caminhões de coleta de lixo passam diariamente pelas ruas, sempre a partir das 8h. No caso da coleta de galhos de árvores, resultados de podas e cortes de árvores, a coleta é feita apenas às quartas-feiras.

      Excluir
    2. Realmente eu não li direito o seu texto, mas pude notar pela sua resposta que você não fica satisfeito quando alguém te interpela. O meu objetivo foi o de fazer com que você cuide melhor do que escreve. Veja, a informação de que o carro do lixo passa diariamente, não é a informação mais correta. Talvez, seja em frente à sua casa, ou à sua Pousada, mas a realidade não é esta, pois o lixo não é recolhido diariamente em toda a cidade, como você menciona em sua resposta ( me pareceu um pouco afetada ). Preste um melhor serviço para a sua cidade, escreva melhor, oriente melhor os leitores seu blog. Você já morou em São Paulo e a Prefeitura de lá tem lei e orienta os cidadãos sobre a colocação de lixo algumas horas antes do caminhão passar para a recolha do lixo. Por quê você não usa este seu espaço para contribuir de uma maneira mais cidadã. Dê sugestões para a sua cunhada sobre como se fazer uma recolha de lixo mais eficiente em Gostoso, elaborando uma lei definindo o papel da Prefeitura, punição para quem não cumprir a lei. Informe melhor a população para não colocar lixo na rua todo o dia, pois o caminhão não passa todo os dias, o lixo precisa ser colocado nas lixeiras externas algumas horas antes de ser recolhido pela Prefeitura. O mesmo acontece com as podas de árvores. Enfim, ao invés de fazer uma resposta medíocre como esta que você fez, dê o sua contribuição de forma mais eficiente.
      Saudações para você e também para os seus leitores.

      Excluir
  8. muito bom os novos caixotes de lixo mas eu acho que ficaria melhor se fossem mais alto porque ainda temos muito jumentos solto durante a noite e eles resgam e tiram o lixo do caixote mas ficou muito bom parabens pela iniciativa

    ResponderExcluir
  9. O assunto agora é outro os motoristas sem cnh e que estão a desfilar por ai em carros publicados ou seja nossos pois bem vamos dar nomes aos bois antonio professor (carro 🚗 educação) dado e josa (faz lotação) vandinho vai e vem (carro 🚗 bolsa família 👪)na saúde tem um com a cnh provisória Matheus filho do vice prefeito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. VC anonimo ta muito desinformado, não fale o que não sabe, Antonio tem CNH e Matheus tem CNH e não é provisória. Deixa a vida dos outros e vá se preocupar com a sua.

      Excluir
  10. Se o lixo fosse sempre ensacado seria melhor. Não adianta virar o lixo solto seja lá onde for. Separar vidro, lata e papelão do lixo orgânico também ajudaria. Poderia se levantar um fundo para fazer as placas das ruas com a venda do lixo reciclado. E penso que os tambores podem ser um foco de dengue já que não tem tampa. Melhor os caixotes fofinhos azuis mesmo. Cuidando da cidade com amor!

    ResponderExcluir
  11. alem desses motorista sem habilitação temos os menores dirigindo carro e moto atenção policia militar façam a coisa certa proibam esses garotos dirigirem em nossa cidade e proibam moto circulando com cano furado porque nossos ouvidos não aguentam tanto barulho e quanta aos funcionários da prefeitura vamos ficar de olho porque a lei é pra todos e não é aceitável que só funcione pra o uns e outros não se a prefeitura exige e eu como cidadão tambem exijo que seja respeitado a lei de transito então vamos fazer a coisa certa só pode dirigir quem é habilidade doa a quem doer

    ResponderExcluir
  12. Essa pessoa que fala dos motoristas sem habilitação vai procurar o que fazer, está bem com inveja, vai enxugar gelo só assim encontras o que fazer kkkkkkkkkkkkkkkkkk,
    .

    ResponderExcluir
  13. quem vai encontrar o que fazer é quem anda fora da lei logo que for pego pela policia de transito vai procurar uma auto escola e fazer a carteira de habilitação pra poder dirigir eu já tenho a minha nãp estou nem preocupado tenho pena de quem pensa que aqui vai ser sempre assim sem lei pois vá logo se preparando porque agora a coisa vai valer e eu estou dando os parabens a dona Fátima prefeita que tem mesmo que fazer valer lei de transito quem tiver achando ruim se mude

    ResponderExcluir
  14. O carro q recolhe o lixo não passa diariamente, informação errada do blog, pois na minha rua passa 2ou 3 dias p recolher.

    ResponderExcluir