sexta-feira, 29 de maio de 2015

Feirinha noturna de produtos orgânicos é opção de alimentos sem agrotóxicos em São Miguel do Gostoso



Por Emanuel Neri
Para aqueles que gostam de alimentos saudáveis, São Miguel do Gostoso já tem uma ótima alternativa. Trata-se da Feira Agroecológica que acontece a cada quinze dias, todas as quintas-feiras, sempre à noite, na rua Bagre de Caia Coco, próxima à Pousada Casa de Taipa, no bairro do Maceió. Antes do final do ano, esta feirinha passa a ser semanal.
Na feira, que acontece sempre entre 18 e 22h, você vai encontrar grande variedade de legumes e hortaliças, todos orgânicos – ou seja, produzidos sem  agrotóxico ou defensivos agrícolas. Os participantes da feira são integrantes de assentamentos agrários em São Miguel do Gostoso e municípios vizinhos.
O primeiro dia da feira foi nesta quinta-feira (28/5). A próxima será realizada na quinta-feira, dia 11 de junho. Além de verduras e legumes, você também pode encontrar grande variedade de produtos agrícolas, como frutas, feijão verde, batata doce, cocos, jerimum, macaxeira e milho.
Vejam os assentamentos rurais que já estão participando da feirinha orgânica: Antônio Conselheiro, Santa Fé, Boa Esperança e Canto da Ilha, de São Miguel do Gostoso; São Sebastião, Retiro, Quilombo dos Palmares, Colorados e Chico Mendes, de Touros; e Bom Sucesso, de Pedra Grande.
A feirinha orgânica é perfeita para o abastecimento de final de semana de residências, restaurantes e pousadas. E o melhor é que os produtos têm o mesmo preço da feira tradicional da cidade, que acontece às segundas-feiras. Apesar de estar na sua primeira versão, a feirinha orgânica já é um sucesso.
Muita gente circulava na noite da quinta-feira entre as barracas da feira. Foi tão grande a procura que alguns produtos, como feijão verde e rúcula, acabaram rapidamente. A feirinha também vende doces caseiros e bolachas típicas da região. Um sonzinho animava as pessoas que circulavam pela feira.
Os moradores da região também colaboram com a feira. No alpendre da casa de João e Meridinha, tradicionais vendedores de peixe e camarão da cidade, havia farta distribuição de milho assado na hora. Uma delícia. Outros moradores também colaboravam para o êxito da feira, que contou com 14 feirantes.
A feira é organizada pelo Idec (Instituto Potiguar de Desenvolvimento de Comunidades), que está ligado aos assentamentos da reforma agrária. Raquel Nogueira, agrônoma, que trabalha para o Idec, diz que este órgão cuida de toda a logística da feira, inclusive com o transporte dos participantes.
Mas há uma diferença entre o que se chama produtos orgânicos e produtos agroecológicos. Raquel explicou que os orgânicos são aqueles que não têm agrotóxicos. Já os agroecológicos, além de não terem agrotóxicos, são cultivados sem que haja degradação do meio ambiente e exploração da mão de obra.
Ou seja, além de não usarem agrotóxicos, os produtos agroecológicos são ecologicamente e socialmente responsáveis por não agredirem a natureza em seu cultivo nem explorarem a mão de obra na sua produção. A diferença é que os produtos orgânicos contam com certificado de qualidade.
Segundo Raquel, os produtos agroecológicos, como os que são vendidos na feirinha de São Miguel do Gostoso, tem absoluto controle de qualidade do Idec e dos agricultores de assentamentos rurais em que são produzidos. O fato é que produtos orgânicos – ou agroecológicos – são uma realidade no Brasil e no mundo.
È muito melhor você consumir um produto que não está contaminado por  agrotóxicos, que podem causar seríssimos problemas futuros para a sua saúde, inclusive câncer. Bom para São Miguel do Gostoso contar, a partir de agora, com a oferta de produtos agrícolas limpos, de qualidade, e sem riscos para a saúde.

Um comentário:

  1. maravilhosa ideia essa feira no meio da semana principalmente pelos produtos de qualidade que ela oferece parabens a todos que fazem parte desse evento

    ResponderExcluir