terça-feira, 14 de abril de 2015

São Miguel do Gostoso precisa colaborar mais com a polícia. Quarta-feira, plantão da Polícia Civil na cidade



Por Emanuel Neri
É fato que São Miguel do Gostoso começa a contar com uma estrutura melhor da Polícia Civil. Todas as quartas-feiras, o delegado Marcuse Cabral desloca-se para a cidade, com toda sua equipe, para abrir e atualizar inquéritos investigativos, cumprir mandados de prisão e ouvir a população sobre a segurança local.
Este tipo de ação, com esta espécie de força-tarefa que ocorre regularmente todas as semanas, jamais aconteceu na cidade.
Mas também é fato que qualquer tipo de trabalho policial no combate à criminalidade só alcançará êxito se contar com o apoio da população. Se a polícia não receber informações sobre focos e casos de criminalidade, o trabalho da polícia renderá muito pouco. É isto que precisa melhorar no município.
Ainda é muito baixa a procura do plantão das quartas-feiras da Polícia Civil em São Miguel do Gostoso. A população local precisa procurar mais a Polícia Civil, se aliar a ela e municiá-la com informações e dados importantes, pois só assim a estrutura policial terá condições de agir com mais eficiência.
O delegado Marcuse foi nomeado para dirigir ações da Polícia Civil em Touros e São Miguel do Gostoso. E desde que chegou à região, há mais de dois meses, tem mostrado serviço. Junto com o destacamento local da Polícia Milita, já efetuou uma série de prisões, incluindo assaltantes e estupradores.
Em uma se duas últimas ações, prendeu um assaltante de motos que agia em São Miguel do Gostoso, Touros e Parazinho. Antes, um outro integrante da mesma quadrilha já havia sido preso. De lá para cá, não houve mais furtos de motos. No início desta semana, Marcuse prendeu traficantes de drogas em Cajueiro.
Em São Miguel do Gostoso também ocorreram outras prisões e pode haver novas detenções nos próximos dias. Somente nos primeiros meses de 2015 já houve três tentativas de homicídio no município, duas prisões por porte de armas, um roubo, um furto e dois casos de violência doméstica.
Em 2014, houve 16 casos de violência em São Miguel do Gostoso: um homicídio, uma tentativa de homicídio, dois estupros, além de sete casos de roubos e furtos, um de receptação de objetos roubados, um caso de ameaça de estupro, outro de violência doméstica e um por porte ilegal de armas.
Mas estas ocorrências podem estar subestimadas. Com mais de 10 mil habitantes, é possível que haja mais casos de violência que não chegam à polícia. Além da estrutura da Polícia Militar na cidade, que poderá receber estas denúncias, São Miguel do Gostoso também conta diariamente com um agente civil.
Este agente civil, Val Coutinho, se encarrega da abertura de boletins de ocorrência. Em 2014, foram abertos 218 boletins de ocorrência, enquanto em 2015 já foram registrados 79 BOs. Muitos destes registros policiais foram feitos na Delegacia de  Touros, que também atende à população de São Miguel do Gostoso.
Apesar destes números, a população local precisa ser mais colaborativa com a polícia. E o plantão que o delegado Marcuse dá todas as quartas-feiras na cidade é uma ótima oportunidade para que casos de violência e criminalidade cheguem à polícia. Sem isso, não pode haver investigação e prisões.
A população também pode fazer denúncias anônimas via o serviço de disque-denúncia 181, da Polícia Civil. Qualquer pessoa poderá ligar, gratuitamente, sem que seja preciso se identificar. Em casos de emergência, a PM de São Miguel do Gostoso pode ser acionada pelos celulares 91907020 (Claro) e 81548383 (Vivo).
Então é isso. Além do plantão das quartas-feiras, o delegado Marcuse – junto com o tenente Frank Wolczack – participam das reuniões do Conselho de Segurança. Mas São Miguel do Gostoso só vai ser efetivamente mais seguro quando a população colaborar com o trabalho da polícia – e também com o Conselho de Segurança, onde são discutidos todos os casos de segurança do município.

12 comentários:

  1. A única coisa certa é os pais desses garotos irresponsáveis com as motos com canos furados denunciarem à polícia.Será que esses policiais não podiam prender esses garotos que ficam em gangues(no minimo 5 deles) atrás da caixa dágua ameaçando a população numa velocidade absurda nessas ruas de terra esburacadas?Será que vai acontecer uma desgraça para os policiais acordarem e verem os estrago que está prestes a acontecer fazendo motocross nas nossas péssimas ruas?.
    Esses infelizes sem educação parecem querer mostrar o seu potencial de hombridade com o barulho que fazem e isso a qualquer hora do dia ou da noite ou madrugada.
    Está na hora da população acordar para os bons costumes e educação pois quando ligamos para a polícia por causa de um barulho ensurdecedor que o vizinho mal educado está nos ''brindando'',a polícia fala que eu,cidadão do bem,idoso e incomodado é que tenho que ir me confrontar e pedir para baixar o som,pelo amor de Deus!!Onde já se viu tamanha falta de responsabilidade do poder público,está na hora dessas pessoas entenderem que a lei serve no Brasil inteiro e se estou incomodado eles terão que ser punidos com a forma da lei.
    Sr. Emanoel,nos ajude a colocar esses garotos no seu lugar ou acontecerá mais um atropelamento e quem será culpado são os governantes que nada fazem e só se preocupam com o seu conforto e eles já estão errados sem capacete e sem carteira de habilitação,devo esperar sentado a polícia dar um jeito nesses bandidos????



    Aldeildo Coimbra

    ResponderExcluir
  2. Os motoqueiros baderneiros tambem fazem muito barulho na rua da creche peço a policia militar que façam uma apreensão as essas motos com canos furados e mostrem a esses garotos que aqui em Gostoso quem manda é as autoridades porque eles falam que a rua é deles e quem tiver achando ruim o barulho feche os ouvidos nós não podemos aceitar um absurdo desses a policia tem que tomar uma atitude com urgencia

    ResponderExcluir
  3. alem das bocas de fumo a policia tem que ficar de olho nos chamados aviaõzinhos tem um que anda em uma bicicleta azul com um mochila nas costas ele passa o dia entregando droga nos pontos e a usuários e só fiscalizar e fazer baculejo mais uma dica agora é so agir

    ResponderExcluir
  4. A mesma fala de gente incompetente e mal educada mas de onde eles iriam tirar a educação se ela não existe?
    Socorro autoridades ,precisamos intervenção urgente da Polícia meste badermeiros,por favor Polícia ,vamos sair em campo e apreender estes malandrinhos metidos a playboys cafonas e mal educados,se levarem a sério a a intervenção,quero ver se se atrevem a a arriscar as nossas vidas de novo!


    Luiza Cavalcante

    ResponderExcluir
  5. Vão Ter Que Aguentar Caladinhos, Pianinhos.

    ResponderExcluir
  6. A mesma fala de gente incompetente e mal educada mas de onde eles iriam tirar a educação se ela não existe?
    Socorro autoridades ,precisamos intervenção urgente da Polícia meste badermeiros,por favor Polícia ,vamos sair em campo e apreender estes malandrinhos metidos a playboys cafonas e mal educados,se levarem a sério a a intervenção,quero ver se se atrevem a a arriscar as nossas vidas de novo!


    Luiza Cavalcante

    ResponderExcluir
  7. Se a policia ficar só olhando esses motoqueiros fazendo das ruas de Gostoso uma pista de corrida e aterrorizando os ouvidos da população eu vou acreditar que aqui é terra sem lei como muitas pessoas dizem .Eu gostaria sinceramente que a prefeitura tomasse uma atitude severa em relação a essas motos barulhentas aqui em Gostoso por que não dá mais pra suportar tanto barulho vamos proibir porque isso já virou bagunça

    ResponderExcluir
  8. não é só o barulho das motos que perturba,é o perigo de acidentes,a gente não sabe onde eles vão parar!!!!!!!SOCORRO POLÍCIA ,PREFEITURA ,alguém pode nos ajudar???
    Quanto ao garoto da mochila na bicicleta azul,vamos vamos fazer baculejo!!!Vamos botar mais cameras e vão ver logo onde isso vai levar


    Helena Pereira

    ResponderExcluir
  9. Alem de todos esses problemas não resolvido temos tambem o transito na praia que continua motos e carros passeiam livremente pela orla e ninguem faz nada cadê o poder publico da nossa cidade? autoridades onde estão que não estão vendo esses absurdos senhores vereadores que foram eleitos pelo nosso voto porque não criam uma lei que proíbam motos com cano furado circular pelas ruas da cidade será que vão continuar de olhos e ouvidos fechados?senhor Jubenik voce é um vereador bastante atuante mas está me faltando com esse compromisso vamos acabar com esses garotos infratores vamos evitar acidentes

    ResponderExcluir
  10. Sem dúvidas é um problema que já passou dos limites, e o pior é que todos sabem quais são as figurinhas que andam fazendo essa baderna nas motos, porém sabemos que muitas pessoas, principalmente dos distritos possuem motos velhas e atrasadas que são a salvação deles para se locomoverem para gostoso, as vezes para comprar um remédio, conduzir uma criança doente p o posto de saúde, fazer a feira, etc. então quando o CPRE vem eles não querem saber quem é quem, não tiro a razão deles, estão cumprindo a lei, porém a realidade econômica de muitos não permite possuir uma moto nova e em dia. Essa fiscalização poderia ser feita pelo efetivo local mesmo, onde o foco seria esses baderneiros com suas motos com escapes livres e motores adulterados, e os condutores das 50 cc em direção perigosa, poderia ser feito como estar sendo feito em Touros pelo efetivo da PM local, a moto e recolhida, é lavrado um TCO pelo comandante da guarnição e o Comandante do pelotão envia para o fórum, sendo só liberado a moto que estiver em dia e condutor habilitadoe após ser sanada a alteração sem prejuízo do procedimento TCO. Não fazemos blitz, no deslocamento normal quando visualizamos uma moto com o cano irregular, abordamos e conduzimos para o pelotão, simples.
    José de Anchieta

    ResponderExcluir
  11. Na realidade podemos afirmar que estar havendo um descaso por parte da prefeitura, dos vereadores e da polícia militar, pois se quiserem, não acabar, mas diminuir em muito esse problema basta arregaçar as mangas e cada um fazer o que tem de ser feito dentro de suas incubências, agora se ficar só nesse disse me disse, continuaremos com esse problema absurdo.
    Anchieta

    ResponderExcluir
  12. Parabéns Anchieta VC falou tudo, e isso que tem de ser feito.

    ResponderExcluir