quinta-feira, 19 de março de 2015

Idema deve fazer inspeção em terreno que derrubou árvores na praia do Maceió, São Miguel do Gostoso



Por Emanuel Neri
Um crime ambiental de grandes proporções está acontecendo em São Miguel do Gostoso.
Um terreno no início da praia do Maceió – vizinho ao condomínio Vila Isabel e próximo à Pousada Só Alegria – está derrubando árvores centenárias, entre elas coqueiros que integram a grande cortina verde que caracteriza o litoral da cidade. Segundo informações, até motosserra está sendo usada para derrubar estas árvores.
Ainda não se sabe o que será feito ali. É um terreno grande que começa na avenida dos Arrecifes e vai até a praia. Agora imagine o que pode ser feito no local. Se o primeiro passo de uma futuro empreendimento é a derrubada indiscriminada das árvores, dá para imaginar o que pode surgir ali.
O Idema, órgão estadual de defesa do meio ambiente, já está informado sobre a destruição. Na tarde desta quinta-feira (19/3), o Setor de Fiscalização estava sem carro disponível para enviar seus fiscais a São Miguel do Gostoso. O órgão tentava acionar a policial local e promete vir à cidade nesta sexta-feira.
A derrubada de árvores, em qualquer lugar do RN, tem que ter a autorização do Idema ou pelo menos ser comunicado à Prefeitura. Neste caso, o responsável pela obra tem que justificar a retirada de árvores e se tiver que derrubá-las - por estarem velhas - tem que substituir por outras da mesma espécie.
Não se sabe se há qualquer tipo de autorização ou licença para a derrubada de árvores neste terreno de São Miguel do Gostoso. Se não tiver licença, a derrubada de árvores é ilegal e, dependendo da extensão da derrubada, pode ser considerada crime ambiental. Por isso é importante que o Idema faça uma inspeção ao local.
O Ministério Público também deve ser acionado em casos como este. Por isto é importante que algum órgão da cidade – pode ser a Prefeitura ou até mesmo moradores – denunciem ao Ministério Público, que abrirá inquérito para apurar as responsabilidades pela derrubada indiscriminada de árvores.
A prefeitura também não autorizou – e nem tem poderes para isso - nenhuma ação para que os proprietários deste terreno derrubassem árvores. O que se sabe na prefeitura é que o dono do terreno, um “senhor de Brasília”, contratou pessoas da cidade para limparem o terreno, incluindo a derrubada de árvores.
Praticar crime ambiental é duramente punido pela legislação atual. Dependendo da gravidade do crime, pode haver pesadas multas contra os responsáveis.  Não é a primeira vez que crimes ambientais deste tipo ocorrem em São Miguel do Gostoso e região.
Há menos de dez anos, um ressort que ia ser construído em Monte Alegre foi flagrado derrubando coqueiros e mangueiras centenárias sem autorização legal. Ibama e Idema embargaram a obra e puniram seus responsáveis. O terreno mais tarde foi vendido e até agora o projeto não conseguiu sair do papel.
São Miguel do Gostoso precisa cuidar melhor de seu meio ambiente. Os coqueiros gigantes que ornamentam a orla da cidade são um patrimônio ambiental que não pode ser derrubado. Além disso, a derrubada destas árvores vai descaracterizar um dos mais belos cenários da cidade, que é o seu belo coqueiral (foto).
Se você gosta de São Miguel do Gostoso, seja um vigilante da preservação do meio ambiente local. Denuncie ao Idema e ao Ministério Público qualquer atividade que destrua a natureza, como a derrubada de árvores que está acontecendo atualmente. Se isso não for feito, a cidade será destruída por pessoas que não tem maiores preocupações com a preservação da natureza.
Abaixo, links que ajudarão você a fazer denúncias – ao Idema, Ibama e Ministério Público – sobre crimes ambientais em São Miguel do Gostoso.

31 comentários:

  1. Emanuel antes de postar comentários sobre derrubada de arvores primeiro procure saber se há autorização por parte do idema e será que quando voce foi fazer sua pousada voce tambem não derrubou arvores?e dunas? porque ali no lugar da pousada havia muitas dunas que até criava agua da chuva e agora e vejo que as dunas acabaram e cadê as dunas ?

    ResponderExcluir
  2. Sr. Emanuel Neri, quando você e sua família construíram o condomínio Vila Isabel derrubaram coqueiros e árvores centenárias, Como você afirma, sendo assim o mesmo tipo de vegetação vizinho ao condomínio da sua família. Quando você construiu a sua pousada dos ponteiros você usou um trator da prefeitura para derrubar uma das dunas mais bonita de São Miguel e que tinha vários Coqueiros em cima da duna e a sua casa do Maceió é construída em cima de uma duna. Seu Cunhado em Janeiro de 2013 pegou um trator da Prefeitura e planou uma duna que tinha em frente a casa dele. Onde você estava em todos esses momentos... SENHOR EMANUEL? A sua família em São Miguel pode tudo e os outros não? A pousada Porto Trapiá, que também é sua por sinal, foi construída em cima também de uma duna, sua irmã está construindo no condomínio e a areia usada para aterrar o baldrame foi retirada de uma duna em frente ao condomínio, Por que você não denunciou todos esses abusos seu e de sua família ao IDEMA? FAÇA UM EXAME DE CONSCIÊNCIA, SE É QUE VOCÊ TEM.

    ResponderExcluir
  3. senhor Emanuel espero que você poste se não vou postar em outro blog

    ResponderExcluir
  4. Você sabe com quem tá mexendo.

    ResponderExcluir
  5. Vejam o tom ameaçador dos comentários ai de cima. Dá para perceber que foi a mesma pessoa que escreveu e postou os referidos comentários. Provavelmente deve ter sido um dos responsáveis pela derrubada das árvores e que agora teme a fiscalização que será feita pelo Idema. Vejam que, além de alguns outros comentários sobre o post deste blog, o sujeito pergunta: "Você sabe com quem está mexendo". Respondo: não sei e não quero saber. Só sei que qualquer crime ao meio ambiente deve ser denunciado, para que as autoridades ambientais tomem imediatas providências. Alguns esclarecimentos sobre as questões citadas acima pelo anônimo - ah, e ele não teve nem coragem de se identificar. Em primeiro lugar, não foi este blog que fez qualquer tipo de denúncia ao Idema. Segundo informações do próprio Idema, o órgão de defesa ambiental do RN já vinha acompanhando há alguns dias a derrubada de árvores no referido terreno. Em segundo lugar, a Pousada dos Ponteiros - nem a Trapiá - derrubaram um só coqueiro para serem construídas. Pelo contrário. Muitos coqueiros foram plantados na Ponteiros depois da construção, inclusive os que estão do lado de fora da cerca da pousada. E Ponteiros e Trapiá também não derrubaram dunas alguma. Se o anônimo for mais esperto - e honesto -, vai ver que tem dunas enormes na frente da Ponteiros, o mesmo ocorrendo com a Trapiá. E mais. Não há uma única restrição, seja do Idema ou da Secretaria do Patrimônio da União, em relação às duas pousadas. Isso significa que não houve nenhuma agressão à natureza para a construção destas pousadas. Da mesma forma, o condomínio Vila Isabel também não destruiu coqueiros nem dunas para ser construído. Todos os coqueiros que já existiam no terreno continuaram lá, intactos. Vejam também como são estas coisas. Um sujeito derruba árvores e coqueiros centenários, com uso de motoserra, e ainda acha que está com a razão. E também acha que não deve ser denunciado ao Idema ou ao Ibama. Nem nas regiões mais distantes da Amazônia este desrespeito às meio ambiente é mais permitido. O governo gasta milhões de reais para controlar e reprimir a derrubada e queimada de matas em parques e florestas de todo o país. Pois vejam que ainda tem gente que acha que pode chegar a São Miguel do Gostoso, ligar a motoserra, e sair derrubando árvores e coqueiros que são patrimônios da natureza local. E o pior é que ele não quer que ninguém fique indignado com esta terrível destruição e não denuncie esta criminosa derrubada de árvores ao Idema. Repetindo. Não foi este blog que denunciou a destruição de árvores deste terreno da praia do Maceió ao Idema. Mas este blog repudia qualquer tipo de agressão à natureza que seja praticada em São Miguel do Gostoso ou em qualquer outro canto do Brasil. E também repudia qualquer tipo de ameaça a este blog - e ao autor deste blog - simplesmente pelo fato de ter divulgado e dado visibilidade para este terrível crime ambiental que está ocorrendo na cidade.

    ResponderExcluir
  6. Não tem pq ninguém denunciou. Agora VC fofoqueiro do jeito que é. O terreno é dele e ele precisa tirar aquele monte de coqueiro velho quase caindo por cima do povo. BC não sabe a quantidade de reclamações que a prefeitura recebeu por causa do risco da queda dos coqueiros. Então vá procurar o que fazer que é melhor.

    ResponderExcluir
  7. Emanoel meu amigo bom dia!
    Eu acredito que quando vcs foram construir o condomínio Isabel neri, vcs não derrubaram uma árvore?
    O seu mal Téo Pereira é se preoculpa demais com os outros.
    VC gosta de ver cliques a maioria das árvores são nativas que cresce rápido e quanto aos coqueiros, tenha ums que estava caindo sozinho, inclusive ameaçando cair encima do murro da sua mãe.
    Mas como sempre vcs acham que razão em tudo.

    ResponderExcluir
  8. Vá voltar a cuidar dos jumentos carentes que é melhor

    ResponderExcluir
  9. quero fazer uma pergunta ao sr. Emanoel neri,
    amigo quando o sr. foi fazer a pousada dos ponteiros, lá tinha passagem de água, ainda
    tem hoje?
    aquele terreno estava precisando de uma limpeza urgente inclusive os vizinhos já tinha ido a prefeitura diversas vezes reclamar, de ratos e insetos, gente que trabalha lá me falou,.
    eu tenho certeza que se fosse você ou alguém de sua família, não estava acontecido nada disso.
    eu defendo a derrubada das arvores, mas também defendo a suade dos próximos,
    e todos nos sabemos que aqueles coqueiros tem dezenas de anos, mas também convenhamos que eles estavam preste a cair a qualquer momento, inclusive tem um lá que caiu sozinho, segundo o comentário acima.
    se caso esses coqueiros caísse, no murro de sua mãe, a primeiro coisa que vc ia fazer era querer indenização. o mas rápido possível.
    e o sr. Emanoel neri nomeado pela população como, téo pereira,
    procurou saber se o proprietário desse imóvel, não vai plantar novos coqueiros,
    o mal do sr. sempre foi esse atirar primeiro e perguntar depois.
    ou o sr. está com medo de vir mas um investimento, que venha passar o seu pra traz, por que essa sua pousada está ultrapassada, tem que se rustico, agora velho não.
    quando uma impressa ou pessoa física, tem um projeto imobiliário para executar, na cidade, nem iniciou, apenas segundo eu soube mandou limpar já encontra um empecilho desse,
    sr. Emanoel pergunte ou procure saber se não vai ser plantados coqueiros novos.
    que deus te ilumine, para antes de atirar procure saber realmente os fatos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É incrível como uma notícia do bem, como é o caso da denúncia do post deste blog sobre a derrubada de árvores em um terreno da Praia do Maceió, causa reações radicais em certas pessoas. E em muitos casos esta indignação vira agressões verbais da pior espécie. Desde que o noBalacobaco publicou informação sobre a derrubada de árvores em terreno da Praia do Maceió, este blog não para de receber ameaças, dirigidas ao autor do blog, além de uma série de ofensas. Isso mostra muito bem o tipo de gente que ficou incomodada com a notícia. Este blog não vai se intimidar com estas ameaças e ofensas. E vai continuar publicando o que acha que é justo e correto para São Miguel do Gostoso. E derrubar árvores não é justo nem correto - e ainda por cima é crime ambiental, passível de punição pelas leis do país. Vejam que o anônimo aí de cima diz explicitamente a seguinte frase: "Eu defendo a derrubada de árvores". É como se ele dissesse que é favorável ao assassinato de pessoas - sim, porque derrubar árvores é um ato criminoso tanto quanto, mesmo guardando as devidas proporções e consequências, ao assassinato de uma pessoa ou à prática de assalto a mão armada. E o pior é que, para justificar seus atos, ele continua a tentar jogar propriedades minhas, como a Pousada dos Ponteiros, na mesma vala de irregularidades da derrubada de árvores que ocorreu no terreno da Praia do Maceió. A Pousada dos Ponteiros não derrubou coqueiros nem qualquer outro tipo de árvores, não destruiu dunas e nem interrompeu leito de córregos, como ele afirma. Tanto é assim que não existe um único processo nos órgãos ambientalistas do RN e do país contra a Pousada dos Ponteiros nem contra qualquer outra propriedade do autor deste blog.

      Excluir
  10. "Somente após a última árvore ser cortada.
    Somente após o último rio ser envenenado.
    Somente após o último peixe ser pescado.
    Somente então o homem descobrirá que dinheiro não pode ser comido"

    Provérbio Indígena!

    ResponderExcluir
  11. Kkk, esse blog e uma baixaria.. Esse jornalista não passa de um formador de opiniões..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esses comentários me matam! KKKKKKKKKKKKKKKKKKK. Mas se for preciso derrubar, tem que ser derrubado contanto que Plante outros ao redor daquele lugar.. Mas poderia ser centenário, milenar e o que fosse, se tiver precisando ser derrubada que derrubem, IDEMA que se ******. Muitas estão caindo. E isso que O Sr. Emanuel faz é muito falso moralismo Pq eles negam que derrubaram mas burro quem acredita. Então não venham com essas baixarias que já deu. Sim, e aquela em frente a o Mercado de Luiz Teixeira ta toda esculhambada.

      Excluir
  12. Sr Emanuel, está sendo hipócrita nessa matéria sinto muito meu caro.

    ResponderExcluir
  13. Lamento que nada tenha sido relatado quando mudaram o traçado da estrada para o Reduto e nem contra os oportunistas sem terra, também instalados no mesmo trecho.

    ResponderExcluir
  14. Obrigado Emanuel por ter postado esse comentário sobre esse crime ambiental ele vai ficar marcado para sempre por este crime cometido contra Gostoso. Não conheço o senhor pessoalmente mas o admiro muito pela coragem de enfrentar e divulgar o que acontece em nossa cidade. Muito obrigada.
    Lidyane Moreira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha senhora, qual crime ambiental? Limpar o terreno é crime? deitar abaixo coqueiros velhos é crime? E plantar novos coqueiros também é crime. O problema da internet é que , com boas ou más intenções, tudo se pode dizer.O Sr Emanuel é especialista em fazer grandes dramas de algumas coisas sobre as quais nem conhecimento tem.
      Crime é os " sem terra" mas com casas e carros, ocuparem um terreno do qual já foram retirados pela policia por 3 vezes, e do qual não podem estar a menos de uma certa distancia determinada pelo Sr Juiz, nem podem ocupar pq 1º é terreno inserido na zona urbana da cidade e 2º não tem a área necessária para ocupação. O Sr. Emanuel ou a Sra. alguma vez falaram do crime ambiental que esses " sem terra fizeram nessa propriedade ao queimarem dezenas de carnaúbas e outras arvores para fazerem carvão?
      O silêncio como se pode constatar,muitas vezes é de ouro.

      Excluir
  15. Aquela arvore em frente a casa da prefeita e perto da sua fundaçao foi estropiada e vai morrer pelo ex prefeito com escavadeira da prefeitura. vai la falar com ele, porque fez isso?

    ResponderExcluir
  16. Olhe na frente de sua pousada tem praticamente um lago, com aproximadamente uns 50 cm de aguá

    Agora me responda se o leito de córrego não estivesse sido enterrompido aquela água estava empossada ali.

    Segundo o sr. Falou que o leito de córrego não teria sido enterropido na sua resposta, pelos o que vemos hoje na frente de sua pousada não condiz com a sua resposta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O anônimo aí de cima está mais uma vez equivocado. A lagoa que fica na lateral da Pousada dos Ponteiros, próximo ao portão de entrada do estabelecimento, na verdade é provocada pela água da chuva que desce da avenida dos Arrecifes pela rua que dá acesso à praia do Maceió. Antes, esta água, quando chovia, escoava para o terreno da casa ao lado, que é mais baixo do que o leito da rua. Mas depois o proprietário desta casa fechou a comporta pela qual a água descia para o seu terreno, abastecendo uma lagoa que existe ali, devido ao fato de água estar contaminada por óleo de carros que são lavados no lava-jato que existe no início da rua que dá acesso à praia do Maceió. Como não tem para onde escorrer - e ali é o ponto mais baixo da rua - forma-se uma lagoa ali próximo à pousada, quando chove na cidade. Esta água, como vocês podem ver, é da chuva e não tem nada a ver com um córrego que o anônimo diz que existia ali e que foi interrompido. Seria muito bom se as pessoas se preocupassem em falar a verdade e não ficar inventando histórias para tentar jogar todas as pessoas - aquelas que desrespeitam a natureza, cortando árvores e destruindo dunas, e as que respeitam o meio ambiente - num mesmo balaio. É como se todos tivessem que ser iguais na sujeira e nas práticas irregulares, como são os crimes ambientais causados pela destruição da natureza. Em meus empreendimentos, sempre tive muito cuidado e respeito pelo meio ambiente e pela preservação de árvores e dunas. O resto é intriga de gente que quer nivelar as pessoas por baixo. Esta na hora de parar com estas acusações ridículas e insinuações que não são procedentes. Seria bem melhor que todos falassem a verdade.

      Excluir
  17. Até quando esses ''sem terra'' vão ficar em frente ao futuro resort no Reduto?ninguém fala a respeito disso!!!! e do traçado novo da estrada onde foram derrubando árvores e cercas ,isso não é crime?

    Cezar Viriato





    ResponderExcluir
  18. Dos males, o menor. Este blog foi informado que os responsáveis pelo terreno da praia do Maceió, que derrubou coqueiros e outras árvores naquela área, se comprometeu a substituir os coqueiros que foram derrubados por coqueiros novos. Esta é uma boa notícia, mas que precisa ser acompanhada pela população para saber se estes novos coqueiros vão ser mesmo plantados. A Prefeitura de São Miguel do Gostoso tem uma regra para coqueiros que são derrubados, mesmo aqueles que estão velhos, com risco de cair, e que por isso precisam ser removidos. Neste caso, o responsável pela derrubada de cada coqueiro tem a obrigação de plantar dois coqueiros novos. Por exemplo: se um terreno derrubou dez coqueiros, seus responsáveis vão ter a obrigação de substituí-los por 20 coqueiros novos. Esta é uma forma de preservar o coqueiral de São Miguel do Gostoso, especialmente os localizados na orla, que fazem parte do principal cartão postal da cidade.

    ResponderExcluir
  19. obra do calcamento da rua das ostras está parada a dias e causa transtornos para os motoristas porque ao final da rua só tem uma mão e a noite fica complicado passar porque alem de ser escuro tem pedras espalhadas será que a prefeitura não tem conciencia do problema e termina logo essa obra?

    ResponderExcluir
  20. Quanto problema na cidade e o Sr Emanuel neri, vem se preoculpar com coqueiro aff, que podem muito bem ser plantados outra vez. Atenciosamente

    ResponderExcluir
  21. Isso é obra inacabada da administração passada, a atual administração não tem nada a ver com isso, a não ser que consiga verba para executar o restante do calçamento da rua das ostras.

    ResponderExcluir
  22. Cadê o Comentário sobre os Onibus? Porque Você não postou? De cara só porque falei do seu irmão (O PREFEITO). Mas ta bom, Cê leu! Cuidado Emanuel!

    ResponderExcluir
  23. Um monte de cachorro solto no meio da cidade, já que o PROJEGUE não deu certo, lança o PRODOG, sr Emanuel neri e tira os cachorrinhos do meio da rua.

    ResponderExcluir
  24. quantos problemas tem nossa cidade, precisamos de alguem de pulso para gonvernar.

    ResponderExcluir
  25. Hoje temos Ônibus para o transporte de estudantes em Natal, temos uma Prefeitura pagando seus funcionários em dias dentro do próprio mês, na saúde tudo melhorou, o lixo não toma mais conta das ruas da nossa cidade, e na segurança e na Educação também, agora sobre os cachorros que andam soltos pelas ruas da nossa cidade a culpa são dos seus donos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pra quem anda de carro ou pedestre ta uma maravilha, mais pra quem anda de MOTO ou BIKE e aí!? MUITO CACHORRO SOLTO NA RUA! Mais no dia em q cair, pego de um em um e solto bem longe de SMG, pode ser de raça ou vira-lata, seja la qual for, dai aparece dono rapidinho. por que não fazer o recolhimento ?

      Excluir