domingo, 22 de março de 2015

Corrupção no Brasil é "senhora idosa", que sobrevive em todos os governos, mas que precisa ser combatida



Por Emanuel Neri
Talvez a melhor definição sobre a série de denúncias de corrupção na Petrobrás tenha sido dada pela presidenta Dilma Rousseff.
“A corrupção no Brasil é uma senhora idosa e não poupa ninguém”, disse Dilma, um dia depois das manifestações de 15 de março, que levaram milhares de pessoas às ruas para protestar contra a corrupção na Petrobrás e a crise no governo.
O que Dilma quis dizer é que a corrupção em órgãos estatais, entre os quais a Petrobrás, não começou durante os governos do PT, que está há 12 anos no poder. A corrupção é mesmo uma “senhora idosa” que vive há muito tempo no Brasil, sobrevivendo a todos os últimos governos.
Mas também é fato que a corrupção está aparecendo muito mais agora do que antes. Sabem por quê?
No governo, o PT cometeu uma grande virtude e uma grande falha. A virtude é o fato de o PT ter dado condições à Polícia Federal para investigar crimes que atingem o patrimônio público. Antes, em governos anteriores – inclusive no de Fernando Henrique Cardoso, do PSDB - a PF se limitava a apreender carregamento de drogas e fazer outras ações menores. Combate quase zero à corrupção.
Hoje a PF tem o que se chama de “missão republicana” – ou seja, investiga a tudo e a todos, inclusive autoridades que estão no poder. E esta autonomia da PF ocorreu exatamente nos anos governados pelo PT – Lula e depois Dilma (foto).
A Constituição do Brasil de 1988 também contribuiu muito para ampliar este campo de investigação ao dar mais poderes ao Ministério Público. Então ações da PF, junto com o Ministério Público, têm contribuído muito para desmascarar a corrupção. Com isso, é claro, os casos de corrupção têm muito mais visibilidade.
Também contribuem para isso outros fatores. Um deles é o fato de a imprensa brasileira ter muito mais interesse em divulgar as mazelas do PT e esconder – ou dar um tratamento muito mais discreto – para casos de corrupção igualmente gravíssimos que são praticados em governos da oposição, como o PSDB.
Outro fato é a independência com que age hoje a Procuradoria Geral da República. Antes, no governo FHC, um procurador-geral tornou-se conhecido no país por ser chamado de “Engavetador-Geral da República”. É que todas as denúncias daquele governo o procurador fazia questão de esconder na gaveta.
Agora vamos à grande falha cometida pelos governos do PT.
O principal equivoco dos governos petistas foi não ter criado uma blindagem para que atos de corrupção continuassem existindo. Ou seja, estes governos tinham a obrigação de fechar as portas para que não houvesse corrupção, até porque uma das principais bandeiras do PT sempre foi o combate à corrupção.
Pelo que se vê hoje, isso não foi feito. Grande falha dos governos do PT. Não importa se isso ocorreu em virtude da chamada "governabilidade", aliança com outros partidos - como PMDB e PP, também envolvidos no escândalo Petrobrás - para que o governo forme maioria e possa governar, com apoio do Congresso.
Mas também é importante que se saiba. Embora a grande mídia não dê nenhum destaque, é fato que foi a presidenta Dilma Rousseff quem demitiu todos os corruptos da Petrobrás – e isso ocorreu muito antes de estourar o escândalo daquela estatal. Dilma denunciou até mesmo a compra de uma refinaria nos Estados Unidos pela Petrobrás – pivô do escândalo atual.
Mais: não há uma única denúncia que envolva diretamente Dilma, nem seu antecessor, Lula.
Os próprios agentes da corrupção na Petrobrás informaram à polícia que as irregularidades da estatal começaram bem antes e que continuaram existindo no governo FHC (veja abaixo). Outra coisa: um dos grandes escândalos atuais é o da compra de trens com sobrepreços pelos governos do PSDB de São Paulo.
Mas este escândalo, que beneficiou muita gente com pagamento de propinas, a grande imprensa não noticia com o mesmo peso que dá à corrupção na Petrobrás. Então até parece que a corrupção é um “bebê”, como diz Fernando Henrique, e que nasceu nos governos do PT. Não é verdade. A corrupção é sim “uma senhora idosa”, com diz Dilma.
Veja, abaixo, links para vários casos de corrupção que envolvem também partidos de governo que hoje estão na oposição.

8 comentários:

  1. Assim quem vai pra panela é você.

    ResponderExcluir
  2. Ela estava era bem caladinha, pois sabia de tudo que estava acontecendo dentro da petrobás, essa de querer culpar as administrações passadas faz parte do jogo de todos que estão no poder, o que falta aos nossos políticos é vergonha na cara pois são tantos escândalos que até já perdemos a conta de quantos.

    ResponderExcluir
  3. senhora Prefeita mande cortar a terra dos agricultores do nosso Município, pois muitos não tem as mínimas condições de mandar fazer.

    ResponderExcluir
  4. O povo tem que ter vergonha na cara e não votar em ninguem porque todos que estão no poder tem rabo preso e são desonesto com o dinheiro publico vamos acabar com esses corruptos

    ResponderExcluir
  5. Ora, é claro que a corrupção não começou com o governo do PT. A corrupção existe desde que o mundo é mundo. A questão é outra. O PT, que pregava ser o paladino da moralidade política, mostrou que não passa de "só mais um". Infelizmente o PT cavou a própria cova ao aliar-se com os mesmos políticos corruptos que tanto criticava, poderia ter feito diferente e teve amplas possibilidades para isso. Hoje o PT está perdido vendo o PMDB dar as cartas em todos os assuntos importantes. O problema do PT nunca foi a oposição, mas, sim, seus próprios aliados que querem minar o governo e abocanhar uma fatia cada vez maior de cargos. E para tentar frear esse ataque dos aliados o PT teve que entrar na dança, permitindo uma corrupção cada vez mais institucionalizada, deixando sua própria cova cada vez mais funda.

    ResponderExcluir
  6. Seria bom mesmo, fazer o voto do protesto não votando em ninguém, pois estamos envergonhados com os políticos do nosso país.

    ResponderExcluir
  7. Corrupção palavra conhecidíssima em nossa linguagem, pois ela vive presente desde o passado, presente e consequentemente no futuro, pois essa classe política do nosso pais só pensa em se beneficiarem do dinheiro Público e nada mais.

    ResponderExcluir
  8. Não votar é manter no poder quem governa. Cobrar de quem foi eleito, ir para as ruas e protestar é que resolve.

    ResponderExcluir