quarta-feira, 4 de março de 2015

Como Natal e Pipa, São Miguel do Gostoso terá o Fest Bossa & Jazz, atração musical de primeira qualidade



Por Emanuel Neri
Além de ótima mostra de cinema, São Miguel do Gostoso vai ter também música de excelente qualidade.
Nos dias 2 e 23 de agosto deste ano, a cidade vai ser sede da primeira etapa do Fest Bossa&Jazz. É a primeira vez que São Miguel do Gostoso vai receber um festival desta importância, com a participação de excelentes músicos nacionais e internacionais.
Este festival já existe em Natal desde 2010. Em 2012, ele chegou a Pipa (foto) e este ano desembarca em São Miguel do Gostoso. Depois das apresentações dos dias 22 e 23 de agosto na cidade, o Fest Bossa & Jazz será realizado, no meio da semana, em Natal. No final da semana seguinte, será a vez de Pipa.
Na manhã desta quarta-feira (4/3), o Fest Bossa & Jazz foi apresentado para São Miguel do Gostoso. A reunião foi no Iasnin e contou com a participação da prefeita local, Fátima Dantas, além de pousadeiros e donos de bares e restaurantes. A programação de artistas deste ano ainda não está definida.
O nome destes artistas nacionais e internacionais que se apresentarão na cidade só serão conhecidos a partir de maio. Mas em anos anteriores o Fest Bossa & Jazz troxue excelentes nomes para Natal e Pipa. São nomes de primeiríssima qualidade, nacionais e internacionais, da bossa nova e do jazz.
Só para se ter uma idéia da qualidade dos músicos que se apresentaram em outras versões do festival. No caso de artistas brasileiros, se apresentaram Edd Motta, Ivan Lins, Marcos Vale e Yamandu Costa, Leo Gandelman e Robertinho Silva. Entre os internacionais, atrações do porte do jazzista Stanley Jordan.
A direção do festival – que é coordenado pela empresária Juuçara Figueiredo – promete que este ano o nível de artistas será também de primeiríssima linha.
É bem provável que o Fest Bossa & Jazz seja realizado na praia da Xepa. Além do palco para apresentação de artistas, o evento também terá atividades sócio-ambientais e oficinas para que jovens sejam iniciados na música e aprendam a produzir seus próprios instrumentos.
A exemplo da Mostra de Cinema de Gostoso, o Fest Bossa & Jazz será incorporado ao calendário turístico e cultural da cidade. Ele também atrairá muita gente de Natal e de outras cidades brasileiras para acompanharem o festival. São Miguel do Gostoso precisa deste tipo de evento para movimentar seu turismo.
Este tipo de evento também atrai mídia e dá grande visibilidade para a cidade. Nas versões de Pipa e Natal, há farta cobertura de TV,rádio e jornal. Em Pipa, grande número de pessoas lota pousadas e movimenta restaurantes. Pipa conta com cerca de oito mil leitos – São Miguel do Gostoso tem mais de mil.
O Fest Bossa & Jazz tem incentivos culturais do governo federal (Lei Rouanet), estadual (Lei Câmara Cascudo) e do município de Natal (Lei Djalma Maranhão). Em São Miguel do Gostoso, é bem provável que o evento conte com o apoio de empresas de energia eólica, entre elas a Serveng.
A versão do Fest Bossa & Jazz em São Miguel do Gostoso ainda está dependendo de alguns apoios e patrocínios. Mas sua realização está praticamente definida. A Prefeitura local prometeu colaborar para a sua realização. Após a reunião no Iasnin, houve reunião da prefeita com a direção do festival.
Agora é torcer para que o Fest Bossa & Jazz se concretize. Com certeza este evento será um grande diferencial para a cultura musical e o turismo de São Miguel do Gostoso.

5 comentários:

  1. Ótima noticia. É um excelente evento, não só para a divulgação de Gostoso, mas principalmente por ser uma grande oportunidade de opção cultural para os nativos. Apenas alerto para a necessidade de muita atenção para a estrutura do evento, principalmente a estrutura e qualidade do som, equipamento e acústica. Parabéns aos responsáveis. Ass. Fabiano

    ResponderExcluir
  2. Muito bom para nossa cidade e Município, pois Gostoso está na mídia e esse evento só estava funcionando em Pipa e em Natal, com certeza isso só vem engrandecer ainda mais a nossa terra na qual já está acima de muitas cidades do nosso Estado.

    ResponderExcluir
  3. Enquanto alguns se preocupam com festa eu me preocupo com a educação do alunos de Gostoso aqui temos uma salada na escolha de professores para darem aula aos nossos filhos temos por ex:professor de lingua portuguesa dando aula de historia e geografia temos professor de matematica dando aula de historia e temos tambem vice-diretora de creche sem nenhum conhecimento em pedagogia por só ter o ensino médio e muito mais absurdos isso chama-se falta de respeito aos nossos filhos tenho vergonha da educação dessa cidade que vive constantemente em uma politicagem prejudicando essas crianças e adolescente que coisa inaceitável

    ResponderExcluir
  4. Pura verdade tem professor que é formado em uma disciplina e dar aula em outra totalmente diferente isso prejudica muito o aprendizado do aluno por isso que a educação tem baixo índice aqui na cidade tem aluno que termina o fundamental sem saber ler porque não tem professores qualificado e quando tem são excluídos por problemas politicos essa é a realidade de Gostoso vice-diretora de creche sem ensino superior só porque é irmã do vice prefeito que coisa absurda acho que a promotoria deve ser informada dessa bagunça que está acontecendo na educacão da nossa cidade

    ResponderExcluir
  5. O fim do veraneio chegou e as pousadas estão com pouco movimento comercio com poucas vendas e mais um festival chegando acho tudo isso bacana mas estou preocupado com a falta de segurança em nossa cidade sou a favor da diversão da cultura da musica de tudo que é bom pra nossa cidade mas peço as autoridades que não deixem que a população fique com medo de sair nas ruas porque isso afastaria o turista que vem pra Gostoso pensando que aqui ainda se pode dormir de portas abertas e caminhar na praia sem ser assaltado na minha opinião tem que haver um trabalho sério da policia militar e civil pra acabar primeiramente com as bocas de fumo e com a onda de assalto aos nossos moradores e visitantes quero aproveitar para parabenizar a senhoraTeresa neri pela atuação na secretaria de saúde e pedir a senhora prefeita que não deixe que os bandidos tomem conta da nossa cidade

    ResponderExcluir