domingo, 29 de março de 2015

Beijo de duas mulheres em novela provoca reação e mostra lado atrasado do conservadorismo brasileiro



Desta vez, sem que ninguém esperasse, um beijo (foto) entre duas mulheres com 85 anos, que têm um relacionamento há mais de 40, aconteceu logo no primeiro capítulo de uma novela. Babilônia, a novela das 21h da TV Globo, surpreendeu e provocou a ira de setores conservadores brasileiros, em especial de parlamentares evangélicos.
E as duas mulheres gays da novela são protagonizados por duas excepcionais atrizes que fazem parte da primeiríssima linha do teatro e do cinema brasileiros: Fernanda Montenegro e Nathalia Timberg. E a novela promete “chocar” muito mais, porque as duas – Teresa e Estela, seus personagens – pretendem se casar durante a novela.
E tem muito mais para arrepiar os cabelos dos conservadores. O autor da novela, Gilberto Braga, promete abordar também aborto, racismo e uso de drogas. O preconceito contra gays também vai aparecer quando os pais da namorada do rapaz que é criado pelo casal de lésbicas se levantarem contra o namoro.
E o motivo da reação dos pais é exatamente o fato de o rapaz ser criado por duas mulheres que vivem juntas. Tudo isso também passa pela cabeça de muita gente no Brasil. Não faz muito tempo um rapaz foi espancado e morto, por colegas de escola, pelo simples fato de ser criado por um casal de gays masculinos.
A TV Globo comete muitos pecados. É manipuladora de informação, só divulga em seus telejornais aquilo que é do interesse dos donos da emissora, tenta “fazer a cabeça” da população contra políticos com os quais sua direção quer ver longe do poder, como a presidenta Dilma Rousseff e o ex-presidente Lula.
Mas em questão de comportamento a TV Globo desempenha papel que se contrapõe ao seu ativismo político. Temas tratados em suas novelas vão, de alguma forma, sintonizando o brasileiro com tempos mais modernos. Já foram mostrados beijos entre homens, adoção de crianças por casais gays, racismo e muitas outras questões polêmicas. Uma forma de purgar os pecados da Globo?
E é por abordar temas espinhosos que as novelas da Globo geram reação raivosa dos conservadores. O beijo das mulheres em Babilônia provocou uma nota de repúdio no Congresso Nacional propondo boicote à TV e ao patrocinador da novela, a marca Natura. Deputados do PSDB, DEM e PSC encabeçam o protesto.
O texto do protesto dos deputados diz haver uma “clara intenção na novela de confrontar os cristãos”. Protestam também, como diz o deputado João Campos (PSDB-GO), pelo fato de a Globo usar estrelas de primeira grandeza, como Fernanda Montenegro e Nathalia Timberg, como o casal gay da novela.
Fernanda Montenegro não se abalou nem um pouco com a enxurrada dos ataques em discursos na Câmara e em mensagens condenando sua atuação em Babilônia nas redes sociais. “Não pertenço aos exércitos (conservadores) que estão se formando por aí. É uma caça às bruxas o que estão propondo”, disse.
Mas o tiroteio dos “exércitos” conservadores, como diz Fernanda Montenegro, também enfrenta reações contrárias de setores progressistas nas redes sociais. Na semana passada, o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, que é evangélico e comanda iniciativas conservadoras no Congresso, foi vaiado durante evento que participava em São Paulo. Quase não consegue falar.
Diretores da novela dizem que parlamentares que se levantam contra a novela são “congressistas medíocres que nunca fizeram nada para o progresso do país”.
Seja como for, Babilônia também não vai bem das pernas e tem apresentado, até agora, baixos índices de audiência. Será que é a trama da novela que é ruim ou o boicote dos conservadores está funcionando?
De qualquer jeito, o beijo entre duas atrizes famosíssimas, cada uma com muitos anos de excelente trabalho no teatro, cinema e TV, mexeu com a cabeça de muita gente. Tanto aquelas que estão do lado dos que são contra o relacionamento de duas mulheres ou daqueles que apoiam o comportamento das duas e gostaram do beijo entre elas – ou de qualquer situação semelhante.
Afinal, existem milhares de casos como estes no Brasil, seja entre duas mulheres ou entre dois homens. E não há nada de mal em mostrar isso na TV.
Nos links abaixo, repercussões sobre o beijo das duas mulheres em Babilônia, incluindo o caso do jovem que foi espancado e morto por colegas pelo fato de ser criado por um casal de gays.

29 comentários:

  1. Se ser contra esse tipo de cena a nível nacional é ser medíocre eu sou com muito orgulho, se elas são deixa de ser tanto faz, mais um escritor querer empurrar na mente das pessoas que duas pessoas do mesmo sexo é normal estarem se beijando pra que as crianças de hj passei a praticar os mesmos atos isso sim é um crime a nação, sou evangélico tb. Mais acredito que não seja so a população evangélica que esteja sendo "conservadora" mais tb a população católica, pois temos a convicção que Deus não criou adao e ivo e nem eva e adonis, em criou maxi e femea pra se reproduzir, kra acho vc uma pessoa altamente profissional em seus trabalhos e quem sou eu pra falar de uma pessoa conhecida nacionalmente como vc Emanuel, mais qrer dizer que uma novela como essa estar correta?

    ResponderExcluir
  2. Na minha casa não tem espaço para a porcaria dessa novela. Essa novela está ai pra destruir a família brasileira, É isso que a globo quer! Novela satânica, Não devemos aceitar isso em nosso lar. Essa cena foi uma falta de respeito, uma cena sem vergonha, Tomara que a audiência continue baixa pois assim acaba logo isso. #RedeBostaDeTelevisão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pois bem sr emanoel q se diz comunicador, mas q não esta muito bem imformado dos fatos ainda assim divilga sem apurar bem os fatos. Quanto ao garoto que não morreu na escola e sim no hospital 6 dias apois ter passado mau na escola,. O motivo da morte ja foi esclarecido como causa natural ou seje ele era portador de um tipo de doença no coração (crescido) q o levou a morte prematuramente, sem q niguem o tem espancado como foi citado pelo sr emanoel pelo fato de ser filho adotivo de casau de amosexual fato esse comfimado pelos propios pais apurados e esclarecido pelas autoridades competentes e esibido hontem em rede nacional. OU SEJA E MELHOR O SR SE INFORMAR MELHOR ANTES DE SAIR DIVULGANDO ESSAS COISAS PARA JUSTIFICAR UMA OUTRA COISA.

      Excluir
  3. Que falta de respeito as pessoas, pois essa novela é uma safadeza, a família Brasileira não deve assistir uma porcaria como é essa novela, se no passado as novelas eram boas pois não tinha esse tipo de sena, hoje está aí as claras, homens beijando homens, e mulheres beijando mulheres, e vejam que são duas senhoras já de grande idade, uma emissora que é considerada a maior do nosso país não podia chegar a esse nível tão baixo, se hoje acontece isso, mas que fique as escondidas e não levando a público, afinal a que ponto estamos chegando?.

    ResponderExcluir
  4. Lado atrasado, KKKKKKKKK (risos). A favor da família sempre,(homem e mulher) nunca viu dois homens terem um filho, eles reproduzem? ou mulher com mulher terem filhos elas reproduzem? Homem com mulher sim reproduzem. Somos filhos de um homem e uma mulher ou vc sr Emanuel neri acha q nasceu de uma chocadeira? Claro que não né, medita ser humano! O cérebro foi feito pra usar. (Quero ter uma família igual meu pai e minha mãe) essa é a maneira mais feliz de se viver. Exemplo: temos 3 planetas cada planeta com 100 pessoas certo... 1 só homens, 1 só mulher 1 só homens e mulheres, com 100 anos vamos nos três planetas ver qual vai estar lindo, com só homens vão ficar tudo velho e morre, o com só mulher vai ficar tudo velho e morrer, agora o que tem homem e mulher vai estar a coisa mais linda do mundo e com mais gente, a real é essa Sr Emanuel medita.

    ResponderExcluir
  5. Julia Lopes de Almeida30 de março de 2015 às 20:36

    Nossa quanta gente preconceituosa.
    É uma pena.
    Uma hora as pessoas vão acabar aceitando e achando normal.
    Tenho certeza que os comentarios foram bem parecidos quando rolou o primeiro beijo hetero na televisão brasileira.
    Muito me adimira as pessoas ficarem indignadas com um beijo gay e acharem normal pessoas que iniciam suas vidas sexuais com animais, crianças que se divertem brincando de atirar de "baladeira" nos passarinho e micos pela cidade e pais que permitem seus filhos menores de idade pilotarem motos.
    Fica a dica pessoal: novela da globo não é coisa para criança.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente suas comparações tem tudo haver com o assunto ne? Kkk a pessoa ver cada coisa que dar. Mil, vc querer comparar uma criança que na sua infância brinca de estilingue um negoci que com o temo ele cresce e deixa ou o pai tb consegue corrigir uma pessoa pilotar moto sendo menor que também pode ser corrigido, pra crianças que vendo esse tipo de porcarias que esta sendo oferecido em nossas casas, toda noite. A criança em sua faixa etária ate os sete anos ele estar absorvendo todo tipo de informações, e principalmente as copar mentais sobre sexualidade e depois que se memoriza certo tipos de informações como essas que a globo estar oferecendo. Eu sou a favor da família tradicional. Maxo e femea

      Excluir
    2. julia lopes de Almeida31 de março de 2015 às 12:25

      Tira o seu filho da frente da televisão se vc acha que ele vai "virar gay" por ver duas mulheres se beijando na televisão. Garanto que isso não acontece por este motivo.
      Quanto a "coisas fáceis de serem corrigidas pelos pais" como vc cita, o problema é que elas não são corrigidas por alguns pais.
      Eu também não gosto e ver crianças rebolando no carnaval como mulheres adultas, acho vulgar e mal exemplo mas nem por isso fico achando que alguém deve proibir .
      Da próxima vez que quiser postar alguma resposta para meus comentários peço que seja corajoso (a) e assine o seu nome. Acho bem importante a pessoa se responsabilizar pelo que fala sem se esconder por trás da palavra ANONIMO.

      Excluir
    3. Sua Júlia Lopes, Acontece sim pois um beijo lésbico ou gay,pode muito bem influenciar uma criança, ou vc acha q não? põe um filme PORNÔ (Lésbicas e gays) na sua casa e deixa as crianças assistirem. OK!

      Excluir
  6. Se não é coisa para criança para adulto também, porque isso é uma falta de respeito a todos nós, se certas pessoas iniciaram suas vidas sexuais com animais mas pelo menos não foi com pessoas do mesmo sexo, se também crianças se divertem com baladeiras atirando em passarinhos e micos ou andam em motos pela cidade isso é uma outra coisa, você anônimo acima está fugindo do assunto abordado, quando deus fez o homem ele logo fez a mulher, para que a espécie humana crescesse e multiplica-se, isso através do sexo entre um macho e uma fêmea, cada um que viva a sua vida da forma que quiser, o certo é que muitos são contra os princípios da lei que deus nos deixou.

    ResponderExcluir
  7. Na minha casa o botão de DESLIGAR funciona bem no horário dessa tal de babilônia, que NÃO EDIFICA em nada o povo brasileiro,os autores perderão o foco das novelas do Brasil. Não é preconceito é a verdade a ser dita, um beijo lesbico esse pode muito bem influenciar uma criança,a ser o que não é pra ser só isso, quase todos acham normal mais pra quem é a favor da família(homem e mulher), NÃO É NORMAL.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. já que é normal um ser humano ter relações com animais, tenta se imaginar um jegue tendo relações sexuais com você.

      Excluir
    2. Morri KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

      Excluir
    3. Alguém falou Jegue? Não era o blogueiro que tinha uma ONG para acolher Jegues?

      Excluir
    4. Aprova os comentários

      Excluir
    5. julia lopes de Almeida2 de abril de 2015 às 15:44

      O que tem haver a ong do blogueiro com o fato das pessoas fazerem sexo com animais?
      O mais triste é que ninguém contestou a minha afirmativa e ainda acham normal sexo com animais.

      Excluir
    6. FAMÍLIA VERDADEIRA >HOMEM COM MULHER ! Deus formou assim.

      Excluir
  8. Os comentários preconceituosos acima seriam risíveis, se não fossem preocupantes. Primeiro, é direito de cada um assistir ou não assistir o que bem gostar e lhe agradar. Pessoalmente não gosto de qualquer novela. Contudo, são preocupantes por escancarar um ranço de estupidez, intolerância e absurda ignorância. Ao contrario dos temores irracionais, a sexualidade não é adquirida. Ninguém escolhe ser hétero ou homossexual, o individuo já nasce assim. Outra coisa, pessoas homossexuais não querem destruir suas famílias, ou a de quem quer que seja, apenas querem construir a deles, da forma que também sejam felizes com nós, que somos heterossexuais. Se não podem ter filhos, podem adotar, assim como casais heterossexuais que são estereis. e nem por isso deixam de ser família. O conceito de família não se restringe a consanguinidade, mas sim a amor e afinidade. Por fim, beijos ou demonstração de relacionamentos homossexuais não fazem crianças "virarem" homossexuais. Por favor, parem com essa estupidez. Se o comportamento sexual dos pais ou de terceiros determinassem a sexualidade das crianças, não teríamos nenhum homossexual no mundo, afinal essas pessoas nascem de pais heterossexuais, e convivem com ambientes de pessoas dessa mensa sexualidade, ou estou errado? O importante é, mesmo que não concordem ou entendam, devemos respeitar a natureza dos outros.

    ResponderExcluir
  9. Que coisa horrível gente você fazer sexo com um ser humano que tem a mesma sexualidade sua, acima de tudo isso está o pecado, pois é contra o princípio da lei de Deus.


    ResponderExcluir
  10. É repugnante duas pessoas com a sexualidade igual ficar se pegando, fazendo sexo e tal. Dá até nojo! Que devemos respeitar, devemos. Mas que não faça essas sem sem-vergonhices na frente das pessoas. Ridículo isso.

    ResponderExcluir
  11. Nao gosto e quem quiser falar que sou cafona pode falar mas acho uma falta de vergonha duas mulheres ou dois homens praticando esse tipo de coisa na televisao prefiro que façam em lugares reservados longe dos olhos das crianças e dos idosos

    ResponderExcluir
  12. Os Prefeitos das cidades de Maxaranguape, Touros, São Miguel do Gostoso, Taipú, Poço Branco, São Gonçalo do Amarante e Ielmo Marinho estiveram reunidos com presidente da Assembleia Legislativa Deputado Ezequiel Ferreira, pedindo a não construção de um presídio que seria construído em Ceará Mirim, gente tem coisas que não dá para entender, afinal que mal nos faz que esse presídio fosse construído nessa região do Mato Grande , mais uma vez esses Prefeitos deixam muito a desejar, sinceramente seria muito importante que fosse construído nessa região, assim fica difícil ou pelo contrário aprovem que fossem construído na lua ou em outro planeta, burrice de todos eles, Prefeitos que só tem o nome.

    ResponderExcluir
  13. É verdade não tem nada a ver que esse presídio não seja construído nessa região do mato grande, isso é coisa de quem não tem o que fazer e querer aparecer, se todas as cidades não permitissem que presídios fossem construídos nas suas proximidades não se construía mais presídios em nosso país e consequentemente os manifestos e rebeliões só iriam aumentar muito mais ainda.

    ResponderExcluir
  14. Que sena desagradável gente, duas senhoras de grande idade se beijando.

    ResponderExcluir
  15. Se Deus tivesse feito um homem pra casar com outro não seria Adão e Eva tinha feito Adão e Ivo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que argumento pobre e inconsistente. Se for defender seu ponto de vista use razões fundamentadas. Outra coisa, vc acredita em adão e Eva? Tenhamos senso. Basear sua vida e visão de mundo em um conjunto de lendas e estórias hebraicas, que não passa de uma compilação de lendas e crenças mesopotâmica (persas, assírios, etc). Poderiamos dar a mesma credibilidade a outras lendas e divindades que existiram e ainda existem as centenas. Um pouco de estudo e conhecimento ajuda a expandir seus horizontes.

      Excluir
  16. E você com sua intelectualidade desprovida de sabedoria acha certo pessoas do mesmo sexo viverem uma vida de casal, quanta falta de conhecimento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabedoria segundo o dicionário Michaelis:
      "sf (sabedor+ia1) 1 Qualidade de sabedor; erudição. 2 Grande soma de conhecimentos. 3 Conhecimentos filosóficos e científicos. 4 Totalidade dos conhecimentos adquiridos. 5 Aplicação inteligente dos conhecimentos. 6 Caráter do que é dito ou pensado sabiamente. 7 Conduta orientada de acordo com o conhecimento daquilo que é verdadeiro e justo. 8 Grande circunspeção e prudência; juízo, bom senso, razão, retidão. 9 Discernimento adquirido pelas experiências de uma longa vida:"
      Não sei pq minha suposta intelectualidade (segundo vc msmo me atribui) seria desprovida de sabedoria.
      Não confunda julgamento com conhecimento. Julgamento é uma opinião subjetiva de um fato, que o individuo avalia de acordo com as crenças, padrões morais e éticos impostos pelo ambiente em que vive. É portanto variável conforme a época e o lugar. Conhecimento, por sua vez é a analise objetiva do fato, suas razões históricas, culturais, biológicas e físicas; para a partir daí entendê-lo, e não mais temê-lo de forma irracional. Conheço, por exemplo, que o raio é um fenômeno da natureza, não preciso teme-lo por crer ser um ato divino que desconheço. Viu, é simples a diferença.
      Não acho certo nem errado. Não vejo prejuizo ou mal que o fato de 2 pessoas do msmo sexo viverem juntas causar mal ou prejuízo a quem quer que seja. Por outro lado, se faz bem as pessoas envolvidas, não vejo razão para reprovar tal comportamento ou condição. Veja, uma conduta só é reprovável se causa mal a alguém ou ao próprio agente. Ao menos, a mim, nenhum mal ou prejuízo me causa o fato de saber ou ver um casal homossexual. A vc, causa algum incomodo? Se sim, pq, se não diz respeito a vc ou sua vida? Aliás, não vejo o fato de 2 pessoas do msmo sexo viverem juntas dizer respeito a ninguém, a não ser a elas msmas. Bem, ncerro minha participação por aqui.

      Excluir