segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

São Miguel do Gostoso bloqueia ruas, põe ordem na cidade e faz um Carnaval organizado e muito animado



Por Emanuel Neri
E o Carnaval de São Miguel do Gostoso está indo muito bem. A organização do evento está perfeita – talvez nunca a cidade tenha tido uma festa deste porte tão organizada. E a segurança policial também está funcionando com muita eficiência.
É importante que se ressalte esta organização e que se parabenize a Prefeitura pela eficiência com que a cidade se organizou para fazer seu Carnaval.
Vamos aos pontos positivos do Carnaval de São Miguel do Gostoso.
A partir das 16h, a via principal da cidade fica bloqueada em quatro pontos: na altura do supermercado Vital, no cruzamento da avenida dos Arrecifes com a rua dos Dourados, na rua ao lado do Correio e na entrada da rua da Xepa.
A rua da Xepa é livre para todos os foliões. Mas para que os blocos entrem para a praia da Xepa têm que estar inscritos na Prefeitura. Só entram carros de moradores da Xepa ou de comerciantes que têm negócios na região. Os chamados “paredões de som” também não entram na Xepa.
A polícia está presente em todos os bloqueios de trânsito da cidade. E também montou esquema de segurança na praia da Xepa, onde são realizados os bailes de Carnaval. No pórtico da entrada da cidade, há bloqueios para orientar motoristas sobre a cidade e informar que não é permitido o trânsito na orla urbana.
O Detran e o CPRE (Comando do Policiamento de Rodovias Estaduais) desenvolveu operação para evitar o trânsito de carros e motos na orla de São Miguel do Gostoso. No sábado, foram parados veículos e motos. A operação flagrou tartarugas mortas nas praias – ainda não se sabe se atropelada por carros.
Os shows de bandas na praia da Xepa têm parado precisamente às 3h da manhã, como estava previsto. E o som das bandas, ao contrário de outros anos, não está muito alto, o que tem causado menos problemas a residências e pousadas localizadas nas imediações da praia da Xepa.
Está perfeita a organização das barracas de bebidas na praia da Xepa. As barracas são padronizadas – todas no mesmo tamanho e cor - e estão instaladas em um grande quadrado em volta do palco onde os shows são realizados. Também há barraquinhas menores com grande quantidade de comidas e bebidas.
A iluminação das barracas e de toda a área da festa também está funcionando bem. Quadriciclos usados por policiais circulam por toda a extensão das praias, em especial próximo à Xepa, para evitar uso de drogas e outras ocorrências.
Até agora o carnaval está bem tranquilo, sem ocorrências graves. O único fato de maior destaque foi a prisão de um cidadão, bastante conhecido da cidade, por desacato à autoridade. Este senhor foi levado para Touros e deve ter pago fiança para em seguida ser liberado.
Na tarde do domingo, a grande animação ficou por conta do bloco “As Descoladas da Madame Chita”. O bloco (foto) completou dez anos e já é uma tradição no Carnaval local. Este ano o tema do do bloco foi a libertação dos escravos – muitos foliões estavam com o corpo pintado de preto e usavam perucas afro.
A única ressalva feita pelo tenente Frank Wolczack, que comanda a PM na cidade, é a venda de bebidas em garrafas na praia da Xepa. A polícia entende que o melhor seria vender bebidas apenas em latas ou em copos plásticos. É que garrafas de bebidas podem ser usadas para agredir pessoas em caso de brigas.
Está tudo funcionando tão bem na praia da Xepa e seus arredores que muitos comerciantes e moradores da região querem que a prefeitura monte a mesma operação todos os finais de semana. Com a operação, a rua da Xepa virou uma  espécie de calçadão, livre do amontoado de carros que ocupa a área.

28 comentários:

  1. Que coisa boa! A polícia já tem até quadriciclo? Já é ação do novo governador?

    ResponderExcluir
  2. Ontem a noite por volta das 21:00h passei um bom tempo para cruzar o trexo entre o supermercado Teixeira e o supermercado vital. Hoje por volta de 13:00 o que mais se via na praia erra quadriciclo e carros passando na praia. Então me tenha paciência e não venha com essa de organização e tranzito na praia controlado

    ResponderExcluir
  3. Respostas
    1. Vc. Acha nota 1000 com facadas, gente furada, farrafadas na cabeça, somente uma ambulância na cidade pra tantas ocorrências, transito caotico que so funcionou no primeiro dia, foi o carnaval mais violento que a cidade já teve, as bandas sem futuro todas nao valiam por uma, todas tocavam as mesmas musicas.....

      Excluir
    2. Fio o carnaval mais violento que já vi daqui por dinte o bicho vai pegar meus caros

      Excluir
    3. Na minha opinião foi nota 1000 Sim.
      Briga sempre tem, infelizmente em qualquer carnaval. Onde tem muita gente bebendo sempre sai briga.
      Quanto as garrafadas... Fica a sugestão de vender so bebida em latinha no ano que vem.
      Agora as barracas estavam bem organizadas.
      Não vi tanto carro de som particular como nos outros anos.
      Os blocos estavam bem divertidos e organizados.
      Não fiquei sabendo de nenhum assalto também e nenhuma ocorrência grave com drogas.

      Júlia Lopes de Almeida.

      Excluir
  4. Ação da policia, prefeitura, conselho de segurança, ONGS e empresários e não de governador.

    ResponderExcluir
  5. Kkkkk É Só, né isso? Só sendo uma tremenda piada mesmo, essa Prefeitura por ordem? Kkkkkkkkkk! Não consigo parar de rir com essa Gestão estapafúrdia!!!

    ResponderExcluir
  6. Qual o balanço que vc. Faz do carnaval 2015 em SMG após o término do evento, será o mesmo postado em 16 de Fevereiro?

    ResponderExcluir
  7. O GOVERNADOR PAGOU AS DIÁRIAS OPERACIONAIS AOS POLICIAIS ADIANTADAS PARA TRABALHAREM NO CARNAVAL DE GOSTOSO E RN!

    ResponderExcluir
  8. Alunos do IFRN são prejudicados por falta de transporte essa é a realidade local só este semestre nós alunos tivemos que faltar as aulas por irresponsabilidade da prefeitura acho uma hipocrisia colocar fachas parabenizando os novos alunos se na verdade não há respeito a esses alunos do Instituto federal sempre há um motivo pra faltar transporte algumas vezes por falta de combustível outras vezes por não haver ordem pra abastecer outras vezes por que o ônibus está quebrado e agora por falta de emplacamento tudo isso gera um desconforto a nós alunos principalmente quem faz curso superior pedimos a senhora prefeita que por muitas vezes disse que nós alunos do IFRN somos o orgulho de Gostoso que tenha respeito conosco e não permita que falte transporte para assim não sermos prejudicados em nossa jornada educacional pedimos tambem a senhora Izabel de Matos que como educadora e atual secretária de educação que seja mais presente conosco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Segue resposta da prefeita Fátima Dantas à crítica de aluno (acima) sobre transporte de alunos que estudam no IFRN:
      "A Prefeitura Municipal de São Miguel do Gostoso é historicamente uma tenaz apoiadora dos estudantes universitários. Não é fato desconhecido que o transporte para estudantes universitários e de ensino técnico não faz parte da matriz de responsabilidades intrínsecas ao município. Ao município compete o dever constitucional de prover o transporte escolar no ensino fundamental. Há convênio com o Governo do Estado do Rio Grande do Norte para financiar o transporte da rede estadual, mas, o repasse do Governo por vezes atrasa, recaindo sobre o município toda a responsabilidade de arcar com a despesa durante o período de atraso. O transporte universitário é carente de financiamento – o município não recebe verba para o mesmo -, desta forma para que possamos atender a todos os alunos, fazemos todo um ajuste financeiro, economizando em todas as áreas de ação do município e investindo fortemente nessa política de apoio educacional. Atendemos alunos do IFRN nos turnos matutino e vespertino, com viagens diárias para João Câmara/RN. Todos os dias, atendemos alunos de várias universidades, com viagens para Natal/RN. Há ainda o atendimento dos estudantes da Plataforma Freire, às sextas e sábados e da Universidade do Vale do Acaraú, esta com 06 (seis) a 07 (sete) viagens por mês, além de atendermos diariamente os alunos da UERN com destino a Touros/RN. Além de tudo o que já demonstramos, atendemos estudantes dos distritos para que venham de suas comunidades até a sede para terem acesso aos ônibus escolares. Com esta carga de trabalho, não há tempo sequer para fazer a manutenção preventiva necessária, ocasionando muitas vezes, defeitos mecânicos que impossibilitam os veículos de realizarem estas viagens. Somado a isto, todos os municípios – sem exceção - passam por grandes dificuldades financeiras. Se em algum momento, houve o corte no abastecimento, logo que foi possível a dificuldade foi superada. Houve dias que o fornecedor do combustível não tinha o óleo diesel adequado. Problemas não nos faltam, mas assim como todos os estudantes que fazem o sacrifício de irem todos os dias para Universidade, não baixamos a cabeça e mesmo diante das críticas procuramos fazer o máximo possível para atender com qualidade a todos. Não vou aqui pintar uma realidade diferente. As dificuldades continuarão a existir, mas nunca faltou e nem faltará esforços para que às superemos. Assim como tudo o que estiver ao meu alcance para que um filho de Gostoso, possa pela educação atingir um melhor padrão de vida.

      Maria de Fátima Tertulino Dantas Neri - Prefeita Municipal

      Excluir
    2. francamente!!! uma prefeita municipal que mal atende as pessoas na prefeitura, vem responder uma critica de aluno em blog. parece piada mas isso acontece em São Miguel do Gostoso

      Excluir
    3. Vejam que absurdo o anônimo aí de cima está falando. Quer dizer que a prefeita não pode se manifestar e esclarecer queixas feitas por um leitor deste blog? O argumento deste anônimo é fruto do autoritarismo que ainda contagia muita gente no Brasil. Quer dizer então que um suposto estudante do IFRN (e foi assim que ele se identificou, mas não teve a coragem de revelar seu nome) ataca a prefeita e ela não pode se defender? Nem na ditadura militar isso acontecia. Este blog está aberto tanto a críticas contra autoridades, incluindo a prefeita da cidade, mas também está à disposição da prefeita, para que ela possa se defender e manifestar sua opinião. Este blog não tem lados. E por isso se sente muito feliz quando a prefeita ocupa este espaço para fazer esclarecimentos e se defender de críticas feitas à sua administração. É assim que se faz administração pública. Qualquer cidadão tem direito de criticar autoridades, mas também tem o dever de ouvir a resposta desta mesma autoridade.

      Excluir
  9. foi o carnaval mais violento de São Miguel sim. tinha tudo para dar certo e ser um carnaval tranquilho calmo, mais não foi uma verdadeira bagunça. São Miguel e conhecido por ter um carnaval tranquilho a onde famílias com filhos podem estar presente. Dessa vez não teve condições com a quantidade de brigas, facadas, garrafadas até policias se desentendo entre eles mesmo. E uma pena que tenha chegado a esse ponto.

    ResponderExcluir
  10. Kkkkkk
    Pão e circo para o povo! Muita festa, para todos esquecerem do preço da gasolina, da inflação fora do controle!
    Depois do carnaval tudo volta ao que era! São Miguel sem esgoto, sem água, sem segurança , sem saúde ! Parabéns eleitores de Dilma!

    ResponderExcluir
  11. O Carnaval Foi Ótimo.. Parabéns a Organização. PararaTibum PararaTibum

    ResponderExcluir
  12. Uma dica para os gestores, caso ainda não sabem, uma boa oportunidade para a divulgação do destino turístico Gostoso.http://blogdobg.com.br/municipios-rn-com-vocacao-turistica-participam-de-feira-de-oportunidades-no-mes-de-marco-em-natal/

    ResponderExcluir
  13. O carnaval foi muito bom, a organização foi muito boa, muita segurança e na maior tranquilidade, pois é uma praia que tem muito espaço e oferece a todos nós um carnaval diferenciado das outras cidades que falta tudo isso, gostei e espero retornar no próximo ano, parabéns a todos.

    ResponderExcluir
  14. Poderia ter sido mais tranquilo se as pessoas tivessem bebido menos tinha muita gente bêbada e drogada isso contribuiu para alguns atos de violência policia militar agia rápido porem não dava conta de tanto bêbado e tanta confusão principalmente no último dia houve várias brigas

    ResponderExcluir
  15. Quando a Prefeitura faz a coisa certa, a população reconhece e aplaude. E foi isso o que aconteceu durante o Carnaval de São Miguel do Gostoso. A Prefeitura preparou a cidade para que tivesse um ótimo Carnaval. Tudo funcionou muito bem na cidade. Méritos da Prefeitura e, principalmente, da prefeita Fátima Dantas. Os bloqueios de trechos da avenida dos Arrecifes e da rua de acesso à praia da Xepa deram outra cara à cidade. Palmas também para o bloqueio dos acessos de carros às praias urbanas, o que dificultou o trânsito de veículos na orla.Durante o Carnaval, a cidade também recebeu a Operação Orla Segura, que apreendeu motos sem documentos e multou motoristas que trafegavam nas praias. As autoridades de segurança pública do Estado atenderam aos apelos da Prefeitura e do Conselho de Segurança de São Miguel do Gostoso para que o Orla Segura chegasse às nossas praias, pondo ordem na enorme desordem do tráfego na orla. O esquema de segurança montado pela polícia também funcionou muito bem. Houve alguns casos de violência, mas a polícia agiu rapidamente para evitar que os conflitos tivessem consequências mais sérias. Policiais em quadriciclos trafegavam nas imediações da praia da Xepa, onde as bandas se apresentavam, apreendendo drogas e fazendo revistas para confiscar armas. Seria ótimo que este nível de organização continuasse na cidade, pelo menos nos finais de semana. Se a prefeita Fátima Dantas fizer isso, com certeza ela vai ser reconhecida como a maior administradora que já passou pela cidade. São Miguel do Gostoso precisa de um choque de ordem como o que aconteceu no último Carnaval. E quando isso ocorre, a população aprova. Prova disso são os inúmeros comentários (vejam acima) enviados por leitores deste blog, elogiando a organização e a ordem do último Carnaval.

    ResponderExcluir
  16. ficaria perfeito se as fiscalizações continuassem isso iria trazer paz no transito e sossego para nós moradores que já não estamos aguentando os barulhos das motos com cano furado e crianças dirigindo em alta velocidade tudo isso precisa ter um fim eu iria aplaudir de pé se a prefeita tomasse essa atitude proibir crianças e menores dirigindo pelas ruas de Gostoso eu já vi criança de 11 anos pilotando moto e fiquei horrorizada peço a senhora Fátima que mude essa realidade com urgencia porque isso é um absurdo

    ResponderExcluir
  17. os policias andavam se exibindo no quadeiciclo Fazendo Zig zag eo Famoso "Ò"

    ResponderExcluir
  18. Emanuel pq o Sr nao publicou meu comentario sobre os policiais que estavam andando de moto sem capacetes?... ainda por cima da Cptran

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pq ele não quis! Simples, Nem precisava perguntar.

      Excluir
    2. perguntas bestas em gente a policia é para botar ordem e pode trabalhar a vontade, o importante é fazer o seu trabalho.

      Excluir