quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Mutirão nesta sexta-feira para limpar praias urbanas de São Miguel do Gostoso. Limpeza é dever de todos



Por Emanuel Neri
Não faz muito tempo, São Miguel do Gostoso era considerada uma das cidades mais limpas do Rio Grande do Norte. A limpeza de praias e ruas era referência para turistas que chegavam à cidade. A população tinha orgulho desta situação. Até um slogan foi criado para festejar isso.
“Como é gostoso Gostoso limpo. Lixo no lixo”, dizia o lema espalhado em placas e cartazes em alguns pontos da cidade.
De um tempo para cá, devido ao aumento do número de turistas – principalmente de pessoas de cidades próximas que vêm passar um dia de final de semana na cidade – o lixo voltou a aumentar. Quem tem boa memória, vai lembrar que, no final da administração passada, houve descuido com o lixo.
No final de 2012, antes do início da atual administração, o lixo se acumulava nas ruas da cidade. Caminhões de lixo passavam mais de uma semana sem recolher o lixo. Isso enfeiava a cidade, envergonhava a população e causava estragos na imagem turística de São Miguel do Gostoso.
A coisa começou a mudar a partir de janeiro de 2013. Mas aqui e acolá – principalmente nas praias – ainda se encontra lixo, principalmente garrafas pet e latas de cerveja e de refrigerante.
São Miguel do Gostoso tem feito esforço para melhorar esta situação.
Nesta sexta-feira (27/2), um mutirão vai percorrer as praias urbanas da cidade recolhendo todo o tipo de lixo. Este esforço para deixar as praias – da Ponta do Santo Cristo ao Maceió (foto) – mais limpas começa às 7h30.
O mutirão será feito pela Prefeitura, com participação de secretarias municipais, além de ONGs, grupo de escoteiros, Vigilância Sanitária, Serviço de Endemias, escolinhas de futebol, guarderias de kit e windsurfe e Conselho de Segurança. A coordenação geral é da vereadora Francisca Pinheiro.
É ótima esta iniciativa da Prefeitura e da sociedade civil de São Miguel do Gostoso de limpar a cidade.
Durante o ano, vários mutirões deste tipo são realizados. O último foi em novembro. É uma excelente iniciativa porque, além de limpar a cidade, o mutirão conscientiza o cidadão de São Miguel do Gostoso – especialmente os jovens – a manterem sua cidade limpa.
E manter São Miguel do Gostoso limpo é obrigação da Prefeitura, mas também é dever do morador da cidade. Cada um pode contribuir com esta tarefa. E a primeira iniciativa é não jogar qualquer tipo de lixo, por menor que seja, nas ruas e nas praias. Se todos fizerem isso, tudo ficará mais limpo.
Chegou a hora então de todos aderirem e colaborarem com esta boa iniciativa.
São Miguel do Gostoso limpo é referência de cidade que cuida do seu lixo e, por consequência, da sua saúde. E é também sinal de que a população da cidade é suficientemente responsável por não sujar ruas e praias.
É hora de recuperar o velho lema da cidade. “Como é gostoso Gostoso limpo. Lixo no lixo”.

6 comentários:

  1. ótima iniciativa principalmente agora que começaram as chuva é nosso dever manter nosso quintais limpos e não deixar recipientes com água

    ResponderExcluir
  2. Mais do que os carros nas praias, o lixo mata uma infinidade de espécies marinhas, incluindo as tartarugas. É preciso que cada um se conscientize para a importância de mantermos o meio ambiente livre o lixo. A conta é simples: se você leva um isopor com latinhas de cerveja para a praia, certamente ele estará pesado. Mas ao final, quando consumidas as cervejas, o peso será muito menor, pois as latas agora estarão vazias. Ou seja, o trabalho que se tem para recolher as latas vazias e jogá-las na lixeira é bem menor do que no começo, quando elas estavam cheias e pesadas. Ah, "mas jogando lixo na rua você garante o emprego do gari", né? Então morra e vá garantir o emprego do coveiro!

    ResponderExcluir
  3. A iniciativa é perfeita e deve ser repetida regularmente. O assunto lixo deve fazer parte da grade curricular do ensino, só assim teremos um cidadão consciente. SMG precisa implantar coleta seletiva, a cidade está crescendo, o turismo também, precisamos dar um destino adequado aos resíduos.

    ResponderExcluir
  4. Depois que nene de Lalá e ninho da tabua ficaram responsável pela limpeza da cidade nota-se q a cidade esta limpa de verdade

    ResponderExcluir
  5. Olá! Tenho 37 anos, solteiro e sem filhos. Era comerciante em SP e devido à problemas familiares e a crise hídrica não consegui sobreviver no ramo onde atuava, o de limpeza automotiva. Juntando tudo, o fechamento da minha empresa, crise d´água, violência e qualidade de vida, vou me mudar para outra cidade e gostei muito de São Miguel do Gostoso onde pretendo ir já agora em Abril pois aqui ficou insustentável. Gostaria q alguém desse dicas ou dissesse como consigo alugar um quarto e arrumar um emprego. Vou me mudar e precisarei arrumar um emprego para sobreviver. Quem puder me ajudar, dar dicas ou indicar algum local que precise serei eternamente grato. Procuro trabalho, qualquer coisa e em qualquer dia e horário. Só quero sobreviver com qualidade de vida e o mínimo de dignidade. Desde já meu muito obrigado. Meu email é ragufelr@hotmail.com

    ResponderExcluir
  6. O PROGRAMA ECOPRAIAS é um novo modelo de limpeza e saneamento de praias, disponivel para todo o Brasil.
    Sucesso no Estado do Paraná, o ECOPRAIAS é a maior ação socio ambiental já feita em toda a a America Latina, com mais de 150 milhões de metros de praias limpas e saneadas.
    https://www.youtube.com/watch?v=_DWYq8_i58A

    ResponderExcluir