sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Dono de pousada solta balões em São Miguel do Gostoso sem se preocupar com risco de incêndios



Por Emanuel Neri
Já passou o tempo em que soltar balões coloridos era uma imagem romântica. Estes balões, movidos a combustível, passaram a representar um grande risco de incêndio em residências e propriedades. Muitos acidentes ocorreram no Brasil – inclusive com vítimas fatais – e por isso os balões foram proibidos.
Mas ao que tudo indica esta proibição ainda não chegou a São Miguel do Gostoso. Há uma semana, uma pousada localizada na praia do Maceió resolveu soltar balões à noite para comemorar o aniversário de seu proprietário. Cristiano Bromberg, paulista que tem casa e empresa na cidade, tentou alertar sobre o risco.
Cristiano, que estava em um bar nas proximidades, procurou o proprietário da pousada e o alertou que os balões poderiam provocar incêndios na cidade, principalmente pelo fato de haver casas de madeira e palhas e folhas secas por todos os cantos. A reação do proprietário da pousada foi a pior possível.
Na presença de outras pessoas que também estavam no bar, Cristiano foi agredido fisicamente pelo responsável pela soltura dos balões. “Está querendo estragar nossa festa?”, perguntou o dono da pousada, um italiano que mora há algum tempo na cidade.
São Miguel do Gostoso não tem nada contra estrangeiros que moram na cidade. Mas é dever de todo cidadão, brasileiros ou estrangeiros, respeitar as leis do país. E a legislação do Brasil não permite que se lance balões (foto) no ar, pondo em risco à vida da população. É altíssima a possibilidade de provocar incêndios.
Outro grande risco com a soltura de balões é a possibilidade de incêndios em florestas e matas. O Brasil está cheio de casos em que balões provocaram incêndios em parques e reservas florestais, com enormes danos ao meio ambiente e à natureza.  Incêndios deste tipo também provocam a morte de animais selvagens. Por isso é que se proibe soltar balões.
No caso dos balões soltos na praia do Maceió, houve também reações contra pessoas que tentaram defender Cristiano. Até uma mulher foi empurrada. A mulher do dono da pousada estava bastante exaltada. “Se fosse em São Paulo, tudo bem. Mas soltar balão aqui não tem o menor problema”, afirmou.
“A gente fez um teste com o vento e sabe que os balões vão cair no mar, sem risco de incêndio”, afirmava a mulher do dono da pousada. Isso não é verdade. Os ventos em São Miguel do Gostoso mudam de direção rapidamente e há grande risco de um balão destes cair sobre residências da cidade, provocando incêndios.
Cristiano informou que vai prestar queixa na polícia sobre a ocorrência. A polícia precisa tomar providências contra este tipo de atividade. Não dá para permitir que, de forma irresponsável, alguém queira festejar seu aniversário soltando balões sem se preocupar com as consequências que isso possa causar.
“É lamentável que alguém solte balões sem se preocupar com os estragos que isso possa provocar na cidade”, disse Cristiano. “E o pior é que quando alguém faz um alerta do risco que isso representa acabe sendo agredido fisicamente”, afirmou.

Um comentário:

  1. Sou contra a soltura de balões e acho que esse Sr agressor devia ser punido mas então vamos punir também a quem toca fogo no mato e nos galhos das árvores que eles tiram nessa época nos privando da sombra linda dessas especies para botar fogo mais fácil nessa época pois os galhos estão mais secos(explicação de um nativo acostumado a fazer sempre isto) e se o fogo se espalha?o que fazemos sem bombeiros?,Esses irresponsáveis deveriam ser punidos também já que essa fumaça é tóxica e cancerígena e tem gente alérgica também,,,aló Prefeitura !!!vamos punir as queimadas irresponsáveis também!!!

    ResponderExcluir