quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Banco de Gostoso abre agência na cidade e incentiva circulação de moeda própria no comércio e turismo



Por Emanuel Neri
Está de volta o que é bom e que já é uma marca positiva de São Miguel do Gostoso e da sua forma própria e criativa de fazer economia.
Desde o último dia 30, voltou a funcionar o Banco Solidário de Gostoso. O Banco Popular, como também é conhecido, é o gestor da moeda Gostoso, sucesso de público e mídia. Quem vem a São Miguel do Gostoso troca reais por Gostosos para usar no comércio ou levar como lembrança da cidade.
Os Gostosos têm o mesmo valor do real. Cada Gostoso vale um real.  E eles estão disponíveis em cédulas de 50 centavos, 1, 2, 5 e 10 reais. O comércio da cidade, em especial os supermercados Venâncio, Vital, José e Teixeira já estão com a moeda disponível para comercialização ou para troco.
Os Gostosos são um orgulho da cidade.
Para os turistas que visitam a cidade (foto), todos ficam entusiasmados com a possibilidade de fazer compras com Gostosos. A moeda Gostoso tem apelo. É importante que mais estabelecimentos comerciais passem a ter a moeda.
Outros locais em que você pode adquirir ou trocar reais por Gostosos: Willy Ferragens e Farmácias Santa Isabel e Nossa Senhora Aparecida. O Empório Balica e a creperia Madame Chita vão adquirir Gostosos para trocar por reais. Pousadas da cidade, como a Ponteiros, também vão trabalhar com a moeda local.
Além de ser uma marca positiva de São Miguel do Gostoso, os Gostosos também são seguros do ponto de vista de assaltos. Como é uma moeda que só circula na cidade, ladrão nenhum vai querer ficar com este dinheiro na mão. Isso porque não se pode tentar trocar ou comprar com Gostosos em nenhuma outra cidade.
O Banco Solidário de Gostoso faz parte da Rede Brasileira de Bancos Comunitários, que tem o apoio da Secretaria Nacional da Economia Solidária. Criada durante o governo Lula (2003-2010), este tipo de banco tem como objetivo fortalecer a economia popular. Por isso eles também fazem pequenos empréstimos.
Qualquer pessoa – especialmente de baixa renda – pode procurar o Banco de Gostoso para fazer pequenos empréstimos de no máximo 150 Gostosos. Para quem pede 150 Gostosos emprestados, deixa três no banco como taxa de abertura de crédito. O restante é pago em três parcelas mensais de 50 Gostosos.
Para quem pede emprestados 100 Gostosos, paga dois de taxa de crédito e terá que saldar sua dívida em duas prestações mensais de 50 Gostosos. Vale o mesmo critério para quem pede emprestados 50 Gostosos – paga 1 Gostoso de taxa e uma prestação única de 50 Gostosos, um mês depois.
No Rio Grande do Norte, São Miguel do Gostoso é o único município que conta com  moeda própria. Em todo o Brasil, apenas 105 municípios contam com este tipo de banco. O banco Central dá respaldo para a moeda, que é confeccionada pela Casa da Moeda. Então mais um motivo de orgulho para a cidade.
O Banco de Gostoso foi criado pela Associação de Produtores da Tabua no dia 21 de dezembro de 2012. Mas no início ele funcionava no distrito da Tabua, a mais de 10 km da sede do município. Por isso havia dificuldade na sua circulação. Agora a Prefeitura local cedeu prédio para que o banco possa funcionar na cidade.
O Banco de Gostoso está aberto diariamente, inclusive aos sábados, entre 8 e 12h e 14 e 18h. Ele está localizado na rua dos Búzios, ao lado da Biblioteca Nazinha Ferreira e da Secretaria de Agricultura.
Agora o Banco de Gostoso está funcionando com uma novidade. Conta com uma lojinha de produtos regionais, como doces, mel e artesanatos. Aceita também pedidos para fornecimento de verduras, legumes e frutas orgânicas. Quem quiser estes produtos, é só se dirigir ao banco e fazer suas encomendas.
É importante que a população de São Miguel do Gostoso –e os turistas que visitam a cidade – juntem-se a esta ideia. Ter e moeda Gostoso no bolso – e você pode utilizá-la em praticamente toda a cidade – é prova de que você apoia as iniciativas importantes do município – e ajuda a dar visibilidade à cidade.
Vejam, abaixo, links de posts anteriores do noBalacobaco sobre a moeda Gostoso, bem como reportagens de veículos nacionais, inclusive destaque dado pelo Bom Dia Brasil, da TV Globo, para esta moeda própria de São Miguel do Gostoso.

14 comentários:

  1. Parabéns a todos pelo belo trabalho

    ResponderExcluir
  2. Quero ver pagar processo com essa moeda chinfrin.

    ResponderExcluir
  3. "Os Gostosos são um orgulho da cidade." Faça-me Rir KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    ResponderExcluir
  4. GOSTARIA DE SABER MAIS, SOBRE O PROCESSO SELETIVO QUE HOUVE NO MUNICÍPIO?? VAI SER ANULADO??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. processo seletivo chama isso de processo de incompetência dessa secretaria num é.

      Excluir
  5. Vai ser anulado por VC anonimo

    ResponderExcluir
  6. Viva São Miguel do Gostoso cidade maravilhosa, temos até moeda própria isso é inédito gente, pois andando em outras cidades as pessoas perguntam se é verdade, pois ficam anciosas querendo saber como isso aconteceu e como funciona, belas praias, comercio está bem servido em tudo, bons restaurantes e tudo mais, só existe uma coisa de ruim que são os pessimistas que reclamam de tudo acham que existe algum lugar sem problemas, está bem pertinho de encontrarem algum.kkkkkkkkkkkkk.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. precisamos de bancos que ajude os nativos e turistas da nossa cidade
      para realizar operações bancarias.
      mais parabéns moeda gostoso.

      Excluir
  7. gente, a moeda social é uma ideia interessante e merece todo o nosso apoio e respeito eu compartilho...

    ResponderExcluir
  8. As reportagens petistas e a idolatria da Dilma andam meio sumidas... Por que? Os nordestinos não estão felizes com o precinho da luz e da gasolina??? Ou seria a perda do seguro desemprego? Kkkkkk! Sou petista até que a vaca tussa!!!!

    ResponderExcluir
  9. Este comentário chegou ao noBalacobaco, mas teve partes excluídas por conter insinuações contra policiais da cidade. "Emanuel Neri..ja essa semana aqui no centro da cidade as 11;30 da noite,chegou um tal de Marcos Gesso..la de Touros,ligou o seu som de sua hilux,.muito alto,.ligamos pra policia, mas não se fez nada. O rapaz continuou com seu som ligado. Liigamos outras vezes, mas a policia veio e de novo naõ fez nada. Só pediu pra baixar o som e o Marco Gesso naõ baixou. Justiça deve ser pra todos. Vem um cara lá de outra cidade,querendo bagunçar aqui e nada é feito".

    ResponderExcluir