segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Trânsito de São Miguel do Gostoso está cada vez pior. Falta ação da Prefeitura para pôr ordem na desordem



Por Emanuel Neri
Não faz muito tempo, dizia-se, numa previsão catastrófica, que um dia o trânsito ia entrar em colapso e travar megalópoles como São Paulo.
A previsão era de que, com mais de três milhões de carros na cidade, São Paulo entraria em parafuso.  O cidadão ia tentar sair com seu carro da garagem e não ia poder. O carro ficaria entalado num imenso congestionamento que entupiria todas as ruas da cidade.
Felizmente isso não aconteceu.
Mas a previsão, com algum viés alarmista, pode ocorrer em cidades pequenas, como São Miguel do Gostoso, caso não sejam tomadas providências imediatas para controlar o trânsito caótico da cidade.
Nada no trânsito de São Miguel do Gostoso funciona.
As motos, muitas dirigidas por menores, trafegam enlouquecidas pela cidade, fazendo "piruetas" e com canos de escape “estourados”, causando enorme barulho. Carros param no meio da rua e estacionam sobre as calçadas e aonde bem entendem. Caminhões de eólicas (foto) parados nas vias de acesso à cidade e nas ruas ajudam a aumentar o caos do trânsito.
E tem ainda os “paredões de som”, que param no meio das ruas com suas caixas de som em volume altíssimo, estourando os ouvidos dos moradores.
É fato que, nos últimos dias, ações da PM têm apreendido algumas motos e diminuído um pouco a ação irresponsável de motoqueiros que põem constantemente  em risco a vida de pedestres e de moradores da cidade. Alguns acidentes gravíssimos já ocorreram, todos gerados por motos em alta velocidade.
Mas ainda falta muito para pôr ordem na desordem do trânsito de São Miguel do Gostoso. Em novembro, a Prefeitura anunciou que adotaria ações para melhorar o trânsito. Estacionamentos de veículos só seriam permitidos em um lado da avenida dos Arrecifes, principal via da cidade.
Outras medidas seriam a adoção de mão única na Arrecifes – só permitida para trânsito no sentido de quem está chegando à cidade -, enquanto o trânsito inverso (no sentido de quem está saindo da cidade) seria feito pela rua dos Dourados e rua Lírios do Mar (do colégio Olímpia Teixeira).
Este fluxo de veículos que estivesse trafegando no sentido de quem sai da cidade voltaria a pegar a avenida dos Arrecifes pela rua Lírios do Mar, desaguando na Arrecifes na altura do Supermercado Vital. A partir dali, seguiria para os bairros e praias do Cardeiro e Santo Cristo e em direção ao pórtico da cidade.
Para que isso ocorresse, a feira da cidade – que ocorre às segundas-feiras, na rua Lírios do Mar – teria que ser transferida para a rua dos Dourados, na altura da Câmara Municipal. O pior é que, dois meses depois de anunciadas estas medidas, absolutamente nada aconteceu.
Nos finais de semana, também devido ao aumento do fluxo turístico, o caos se instala nas ruas de São Miguel do Gostoso. A avenida dos Arrecifes passa longos períodos totalmente parada e a rua que dá acesso à praia da Xepa, bastante estreita, é obstruída por carros que estacionam dos dois lados da via. Assim é impossível viver e ter mobilidade na cidade.
Um dos agravantes desta situação é o tráfego de caminhões das empresas de energia eólica. Estes veículos tiram as carrocerias dos caminhões e costumam parar, com aquilo que se chama “cavalo mecânico”, dos dois lados da Arrecifes, obstruindo totalmente o trânsito.
E agora chegam ônibus de turismo que contribuem, e muito, para obstruir o trânsito.
Algumas perguntas.  Por que a Prefeitura não põem ordem nesta desordem? Por que não impõe restrições para os caminhões de eólicas e não cria estacionamentos especiais, afastados da área central, para ônibus e caminhões?
Outro grande problema do trânsito da cidade é o tráfego de veículos na beira da praia – mas isso já foi objeto de outro post deste blog (veja abaixo).
A Prefeitura de São Miguel do Gostoso precisa agir rápido para evitar o colapso do trânsito.  Caso contrário, a cidade, com pouco mais de seis mil habitante, vai viver o drama que se imaginava que um dia aconteceria em cidades como São Paulo, cuja região metropolitana tem mais de 15 milhões de pessoas.
Veja, abaixo, outros links deste blog sobre o caótico trânsito de São Miguel do Gostoso.

14 comentários:

  1. A falta de organização no transito é culpa dessa gestão que não tem respeito como povo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oh prefeitura fraca,sem atitude..de trabalhar

      Excluir
  2. Vou deixar aqui uma solução para evitar que esses carros pesados passem nas ruas da nossa cidade, é só construir um viaduto no trecho do Santo Cristo ao Maceió, quem sabe não fosse uma boa kkkkkkkkkkkkkkkkk.

    ResponderExcluir
  3. Aqui não se faz mudança no transito porque não querem falta interesse da prefeita Fátima que não tem agradado na gestão esse assunto já foi falado várias vezes nesse blog e nada foi resolvido acho que não há interesse em melhorar o transito nem proibir transito na orla todo fim de semana é comum carros com tração circulando na areia da praia tirando o sossego das crianças que brincam na areia

    ResponderExcluir
  4. Emanuel neri renuncie esse blog, resolvendo nada.

    ResponderExcluir
  5. Emanuel faça uma reportagem sobre arrombamentos de carro na praia de tourinhos só nessa temporada ja forão mais de cinco isso é muito ruim pro turismo de são miguel do gostoso .

    ResponderExcluir
  6. Infelizmente nossa cidade está, ou melhor, continua entregue às baratas! Até hoje não tivemos uma gestão efetivamente comprometida com a melhoria da qualidade de vida da população. E olhe que até aqui só tivemos três "gestores" à frente da municipalidade. Os dois prefeitos anteriores deixaram marcas negativas em suas passagens, ficando ambos marcados por obras inacabadas e dívidas não pagas. Agora não está sendo diferente, já que a prefeita Fafá vem metendo os pés pelas mãos há muito tempo. Se nada for feito urgentemente termos muito a perder.

    ResponderExcluir
  7. Os ladroes estão aí as soltas e fica difícil de prende-los porque quase todos são de menor idade, querem culpar quem pelo arrombamentos desses carros, os donos de veículos que não facilitem em deixar seus carros bem afastados deles.

    ResponderExcluir
  8. Obras inacabadas e um Município entregue as baratas quem deixou foi a administração passada, e assim mesmo ainda pensa que vai ser Prefeito Novamente, vem de lá pra cá Miguel Teixeira, que o povo já te esperar para te dá uma tremenda surra nas Urnas da próxima eleição.

    ResponderExcluir
  9. Emanuel Neri, quero saber porquê você não publicou meu comentário. Agora eu pergunto: Será que foi pelo fato que eu comentei sobre a família Neri que está no poder e não faz nada de bom na cidade? Porque essa é a verdade! Cara, se você fez um blog para falar sobre o que acontece na cidade, então publica meu comentário. Eu sei que vivemos em um país com pouca liberdade de expressão, mas isso ai já é demais cara.

    ResponderExcluir
  10. Familia Neri foi uma familia que ajudou muita gente aqui em Gostoso e contribuiu muito com a emancipação de Gostoso mas a Fafá está fazendo tanta bobagem na gestão que a familia Neri perdeu a credibilidade do povo Gostosense tenho certeza que ela não ganha nem pra vereadora por ser uma pessoa sem atitude e que vai na conversa de terceiros e perde o rumo da situação um bom administrador tem que ter coragem e ser decidido e isso ela não sabe ser. ainda tem um lado provinciano e isso atrapalha qualquer gestão

    ResponderExcluir
  11. Alguém me disse que esse blog era sério; acreditei e mandei duas críticas, especialmente às autoridades executivas e legislativas de São Miguel e do RN. Nada foi publicado. Passo a acreditar que o blogueiro tem muitos interesses inconfessos e outros tantos telhados de vidro. Pena. Pobre paraíso de São Miguel do Gostoso, fadado à destruição e entregue à sua própria malfadada sorte. É provável que o que escrevo agora seja publicado; mera cortina de fumaça para tentar encobrir a não publicação das críticas aos políticos. Noto que o blogueiro publica as críticas a ele mesmo, mas protege os políticos; muito engraçadinho. Carlos Fernando Moreira e Silva

    ResponderExcluir
  12. O Ex - Prefeito Miguel Teixeira desce o cassete na atual administração, e vejam que ele apoiou a atual administração, a gora uma coisa o povo sabe, hoje apesar das coisas não estarem boas, mas estão muito melhor do que quando ele foi o Prefeito que deixou a nossa cidade abandonada sem a saúde funcionar, o lixo tomava conta das ruas da nossa cidade, e na segurança só tinha dois policiais, as estradas em péssimas condições e as obras do início da nossa cidade e do centro de saúde inacabadas, e mais suas contas foram rejeitadas pelo TCE (Tribunal de Contas do Estado), agora ele pensa que o povo é besta e que já esqueceu de tudo pois o mesmo já começa a da as caras em nossa cidade se achando o máximo, quem te viu quem te ver, é muito bom querer voltar ao poder novamente. sai fora Migué.

    ResponderExcluir
  13. A atual administração também já conseguiu varias máquinas para o nosso Município, hoje é uma das Prefeituras do nosso Estado que não tem atrasado o pagamentos dos funcionários, a limpeza está boa, saúde funcionando muito bem como também a educação, a segurança melhorou, porque antes na administração passada só tinha dois policiais, enquanto isso a maioria das Prefeitura do nosso Estado estão com os funcionários atrasados de dois a três meses, fornecedores e tudo mais, gente não votei na atual Prefeita, agora também é preciso dizer a verdade e que aqui em Gostoso é uma das cidades do nosso Estado onde pelo menos as coisas andam com mais firmeza e competência.

    ResponderExcluir