sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Matança de tartarugas por veículos nas praias de São Miguel do Gostoso é crime ambiental "muito grave"



Por Emanuel Neri
São Miguel do Gostoso está diante de uma luta desigual.
De um lado, está um grupo de jovens sonhadores (foto), liderados pela Amjus - Ong que atua com meio ambiente no município -, monitorando a presença de ninhos de tartarugas que procuram o litoral do município para desovar e dar continuidade à reprodução da espécie. A maioria da população apoia esta iniciativa destes jovens ambientalistas.
Do outro lado, há um grupo de motoristas e motoqueiros irresponsáveis, gente estúpida, que anda com carros, motos e quadriciclos pelas praias, destruindo os ovos das tartarugas e interrompendo o processo de reprodução da espécie. Embora seja minoria, parte da população fecha os olhos para esta insanidade.
Nos últimos dias, devido ao aumento de veículos nas praias gerado pela alta temporada de verão, ambientalistas da Amjus têm percebido ninhos de tartarugas destruídos por carros, motos e quadriciclos. Tartarugas, que chegam a viver bem mais mais de cem anos, também estão sendo atropeladas e mortas. Este blog tem recebido inúmeras denúncias sobre este crime ambiental. 
O litoral de São Miguel do Gostoso, incluindo a orla urbana, é considerado um santuário para a desova de tartarugas. Durante todo o ano, centenas de tartarugas saem do mar e sobem as dunas para escolherem o local onde fazem a desova. Os ambientalistas da Amjus demarcam o local do ninho e acompanham todo o processo de reprodução desta espeécie.
Na data certa da desova, os jovens da Amjus afastam parte da areia que cobre o ninho e ajudam centenas de filhotes de tartarugas a caminharem em direção ao mar. É o espetáculo da vida. Adultos e crianças, entre os quais turistas, acompanham este belo processo do nascimento de tartarugas.
Mas este espetáculo da vida é quebrado por esta gente estúpida que trafega com motos, carros e quadriciclos pelas praias. Ovos são esmagados sob os pneus destes veículos e, cúmulo da maldade, muitas vezes estes motoristas retiram faixas e bandeirolas que demarcam os ninhos, dificultando o monitoramento da Amjus.
Sem as bandeirolas e faixas que demarcam os ninhos, a Amjus não consegue localizar o trecho exato em que ocorreu a desova. Com isso, apenas alguns filhotes conseguem sair dos ninhos e, sem o acompanhamento de especialistas da Amjus, são devorados por outros animais e aves antes de chegarem ao mar.
Com a ajuda de biólogos, A Amjus fez relatório sobre esta situação. A conclusão é de que é “muito grave” o que está ocorrendo em São Miguel do Gostoso. O relatório, que foi enviado ao Idema e outros órgãos ambientais, como o Conselho Regional de Biologia, diz que, além das tartarugas, o trânsito irresponsável na orla também põe em risco a vida de pessoas que circulam na orla.
“Estes veículos não só atropelam as tartarugas marinhas, como também destroem seus ovos ao passar por cima dos ninhos. Isso é muito grave porque todas as espécies que ocorrem na orla de São Miguel do Gostoso são consideradas ameaçadas de extinção pela União Internacional da Conservação da Natureza e Recursos Naturais”, diz relatório da Amjus.
Nos últimos tempos, esta situação se agravou com o descuido da Prefeitura com os acessos da cidade que permitem a entrada às praias por carros, motos e quadriciclos.  São os próprios motoristas que retiram os troncos de madeira para que possam entrar nas praias e praticar este assassinato contra a natureza.
A Prefeitura diz que vai fechar novamente os acessos às praias. Mas até agora ainda não fez nada, a não ser verificar os bloqueios derrubados. Enquanto isso, as tartarugas e seus ninhos, além das pessoas, pagam pela estupidez de motoristas irresponsáveis que teimam em trafegar pela orla da cidade.

17 comentários:

  1. as agências que alugam esses quadriciclos é que deviam ser multadas!!!!,na praia do maceió eu vi um pessoal avisando a um destes babacas de quadriciclo e ele nem olhava para as pessoas reclamando e quando o dono do quadriciclo chegou falaram para ele também da proibição mas eles só pensam no seu bolso e dane-se as tartarugas ,cachorros e o o que estiver na frente deles!!!E também esses babacas nativos com suas motos barulhentas zanzando na areia deveriam ser presos e olha que são amiguinhos do pessoal da Amjus pois cresceram juntos,até quando vamos com esta atrocidade???
    Isso tudo que a gente vê à luz do sol,imagina de noite que eu vi carros zanzando na areia também??


    Rosilda Magalhães

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é ressultado do descaso da prefeitura que em vez de trabalhar pela causa da cidade trabalha pela causa da própria família. Cadê a ação da secretaria de turismo? Cadê a ação da secretaria de obras? Absurdo

      Excluir
  2. Não acho que essa exigência de proibição seja da ong. Um dia vi uma apresentação deles na Câmara de vereadores de Gostoso e o que eles sugeriram era a regulamentação e credenciamento de veículos de passeio que poderia até ajudar no trabalho de ecologia e de preservação também. Problema é que virou bagunça. kkkkk

    Eugênio

    ResponderExcluir
  3. Numa cidade que o secretário de administração só paaaaaaassa pela cidade, a secretária de turismo só paaaaaaassa pela cidade, a secretária de meio ambiente só paaaaaaassa pela cidade, vai se esperar o quê?

    ResponderExcluir
  4. Eu sou contra a trazeres secretários de fora pra assumirem cargos aqui em Gostoso o certo é todo o secretariado ser moradores da cidade porque assim ficam mais informados das necessidades e dos problemas do municipio mas a maioria dos secretários são de fora por isso essa falta de organização na cidade aqui por enquanto só vai bem a secretaria de saúde e de educação mas as outras estão mal e quem sofre é o povo tá na hora de mudanças vamos valorizar o povo de Gostoso e trocar esse secretariado que nada tem feito pelo municipio

    ResponderExcluir
  5. Se vocês votam, por que reclamam? Sabem que os políticos são todos iguais. A diferença é só quem vai se beneficiar do poder em cada mandato . E aproveitem para comemorar mais um aumento da gasolina!
    Kkkkkkkk!

    ResponderExcluir
  6. Se a cidade de São Miguel do Gostoso entendesse o que significa ser área de conservação de espécies em risco de extinção iria perceber também como isso é importante para o próprio turismo da cidade. Quem não acha lindo ver o nascimento de tartaruguinhas!

    ResponderExcluir
  7. Estive lendo a matéria e vendo seu Blog pela primeira e achei muito boa a matéria. Deveria se preocupar um pouco mais com as palavras que usa em seu próprio Blog. O uso de palavras pejorativas é inaceitável para um Blogger que lida com meios sociais.

    ResponderExcluir
  8. O voto foi direito conquistado pelo povo e uma pessoa bem informada jamais deixa de votar quem conhece a história do voto sabe disso e muita gente confunde acha que senão votar vai mudar o comportamento dos políticos brasileiros isso é pura ilusão o que muda o comportamento dos políticos é a fiscalização que devemos ter com quem governa tanto uma cidade como um país nós devemos ser conscientes na hora de votar se aquela pessoa que voce confiava não está lhe agradando é simples na próxima escolha outra pessoa até dá certo mas deixar de votar nunca isso não é atitude de uma pessoa que quer mudar um país

    ResponderExcluir
  9. Oi Emanuel tenho lido suas matérias sobre a preservação das tartarugas e vejo que sua luta não está sendo reconhecida pelas autoridades locais e eu acho tudo isso um absurdo mas, só existe uma solução vá a promotoria e denuncie o descaso que estão tendo com nossa natureza essas pessoas não estão dando nenhuma importancia para seu apelo são todos uns ignorantes que não sabem a importancia do nascimento dessas tartarugas vá denuncia porque o que estão fazendo é crime ambiental e a culpa é das autoridades locais prefeitura,secretaria de turismo e meio ambiente que permitem o transito de carros ,motos na praia se a prefeitura fechar as entradas e colocar fiscalização tudo se resolverá mas vejo que ninguem da prefeitura está interessado em resolver vejo que os participantes da ong estão muito preocupados porem não sabem mais a quem apelar enquanto isso muitos ninhos estão sendo destruidos acho que fazer matéria em seu blog não irá adiantar o jeito é agir perante a justiça

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E ele vai fazer isso ? Hahaha... O que ele quer é escrever, não sabe o quê, mas quer escrever, fazer fofoca, afinal é da família né ?!?

      Excluir
  10. Se já tentaram resolver esse problema do transito na praia com as autoridades locais e não conseguiram então deve-se procurar a justiça pra ver quem tem razão porque escrever as matérias sobre esse assunto já escreveu muitas e a prefeitura não está nem aí só rindo da cara do preservadores da natureza

    ResponderExcluir
  11. Quem é que se importa com a justiça? Nunca que Emanuel vai querer justiça nesa cidade, alem disso ele é da família Neri. Eu acho que as atitudes devem vir da população. SÓ ACHO!

    ResponderExcluir
  12. Q pena q toda a população de Gostoso n pode ser sobrinha da minha Tia Tereza, super secretária de saúde, para ser bem atendida pela dra barbie no posto de saúde 5 estrelas ķķkķkkkkkkkkkk. Isso tá parecendo mais com conto da carochinha

    ResponderExcluir
  13. Olha anônimo acima, a Sra. Tereza Neri pode ter seus defeitos, mas como Secretaria Municipal de Saúde tem desenvolvido um trabalho muito eficiente e capacitado em nosso Município, tanto na primeira gestão como nessa agora também, agora que não tem agradado a todos principalmente alguns funcionários da sua secretaria, agora dizer que ela é competente é uma absoluta verdade.

    ResponderExcluir
  14. Concordo com os comentários anteriores que sugere que vc procure o ministério público para resolver esse problema que parece não ter fim, pois já faz tempo que se discute a respeito, pra não dizer anos. Que tal vc sugerir a quem de direito que procure o ministério público já com o nome das respectivas locadoras de buggyes e quadricíclos em mãos e formule uma denúncia. do que estar ocorrendo, denúncia essa que pode ter como anexo fotos comprobatórias que pode ser adquirida com a ONG que realiza o trabalho de preservação. e fotos dos locais onde populares arrancaram os bloqueios das entradas das praias. Sabemos que para resolver esse problema não necessariamente tenha que proibir passeios de buggy nem aluguel de quadricíclo, mas que essas atividades possam ser realizadas de forma sustentável, O que vejo é que realmente existe falta de interesse em resolver o problema, ou falta de iniciativa. Já estar na hora de começarmos a desenvolver um turismo sustentável, estar na hora de agir antes que acabe com o que faz de S Miguel do Gostoso uma cidade turística que é nossas riquezas naturais.
    Fica aí a sugestão
    José Costa










    ResponderExcluir
  15. Comece a congelar as tartarugas atropeladas... vcs vão precisar...

    ResponderExcluir