sábado, 3 de janeiro de 2015

Prefeitura fecha os olhos para bloqueios derrubados em acessos de carros à orla de São Miguel do Gostoso



Por Emanuel Neri
Entra ano e sai ano e São Miguel do Gostoso continua enfrentando um sério problema. Trata-se do trânsito na orla urbana, um problema que põe em risco a vida da população, a preservação de tartarugas marinhas e causa enormes estragos na imagem do turismo local.
Neste final de ano, com o aumento do fluxo de turistas na cidade, aumentou também o volume de trânsito na orla urbana da cidade. E o pior é que este desrespeito às normas do trânsito local parte principalmente de turistas da região, inclusive Natal, que fazem questão de exibir seus carros na beira da praia.
É claro que parte da população local também tem sua culpa. É comum ver moradores da cidade trafegando de bugues e outros carros na orla urbana. Tão grave quanto isso é o abuso de motos que trafegam pelas praias em altíssima velocidade, sem a menor preocupação com a presença de pessoas na orla.
Há duas semanas, um instrutor de uma guarderia da praia do Santo Cristo atropelou cachorro de uma família que estava na praia do Maceió. Ele trafegava em alta velocidade e poderia ter atropelado uma criança - ou qualquer pessoa. Até quando vai este descuido com a vida de pessoas e de animais?
O pior é que a Prefeitura, a quem cabe pôr ordem no trânsito das praias, tem cruzado os braços em momentos como este. Antes do final do ano, este blog alertou à Prefeitura que muitos dos bloqueios de acesso às praias tinham sido derrubados por motoristas, para poder acessar facilmente as praias.
Até hoje, terceiro dia do ano de 2015, a prefeitura não tomou uma única providência. Os bloqueios que haviam sido derrubados continuam abertos – e por ali passam dezenas de veículos, que invadem a orla urbana, não têm o menor respeito por que quem está na praia e põe em risco a vida da população.
Ressalte-se que São Miguel do Gostoso tem lei específica, aprovada pela Câmara Municipal local, que proíbe o trânsito na orla urbana. Cabe à Prefeitura cumprir a lei e criar condições para que os veículos não acessem às praias. E cabe à polícia, com o apoio da Prefeitura, apreender veículos que estão nas praias.
No ano passado, a Prefeitura pôs placas na cidade, sinalizando que o trânsito na orla urbana estava proibido. Também bloqueou passagens, dificultando o acesso de carros às praias. Pela lei, apenas um acesso, o último da Ponta do Santo Cristo, deve ficar aberto para facilitar a passagem de veículos com equipamentos do kitsurf. Todos os demais acessos urbanos devem permanecer fechados.
Mas, depois disso, a Prefeitura se descuidou muito com o trânsito na orla urbana. Alguns dos bloqueios derrubados por motoristas irresponsáveis, que queriam ter acesso fácil às praias, ficaram por isso mesmo. Há bloqueios derrubados nas praias do Maceió, Cardeiro, Xepa e Santo Cristo.
Sem que os bloqueios sejam reconstruídos – e para isso basta enterrar troncos de coqueiros nos acessos – carros continuam chegando às praias. São motoristas irresponsáveis que se fazem de doido ou de cego, ignoram e desrespeitam as placas proibitivas ao trânsito - e elas estão por todo canto da cidade -, dirigindo irresponsavelmente seus carros nas praias, para a aflição da população local.
Além do risco à vida das pessoas, estes carrões e motos também causam um enorme estrago à vida animal. A orla urbana de São Miguel do Gostoso está cheia de ninhos de desova de tartarugas. Pois estes veículos passam por cima destes ninhos e esmagam os ovos, prejudicando a reprodução desta rara espécie animal.
É necessário que Prefeitura e população tomem providências imediatas para resolver este grave problema. É altíssimo o risco de atropelamento. E quando alguém morrer sob as rodas de um veículo, como já aconteceu em praias vizinhas? O que a Prefeitura vai dizer? Vai pedir desculpa à família e ficar por isso mesmo?
São Miguel do Gostoso não pode mais conviver com este tipo de abuso em suas praias. Este blog está à disposição de seus leitores para que reclamem da Prefeitura e de pessoas que desrespeitam a vida, humana e animal, exibindo e trafegando seus carrões em altíssima velocidade na orla urbana.
Escreva para este blog, dê sua opinião e participe desta campanha pela vida.

17 comentários:

  1. Indignada! Não entendi o evento q ocorreu no mês passado com a presença de policiais e bombeiros no município era pra q mesmo?

    ResponderExcluir
  2. O novo secretário de turismo do RN foi atuado dirigindo em local proíbido na praia. Comerçou mal a administração de Robson e Fátima Bezerra

    ResponderExcluir
  3. Sao Miguel do Gostoso fora da Operação Orla Segura!

    ResponderExcluir
  4. Emanuel parabens pela reportagem vejo que alguem ligado a prefeita tem uma enorme preocupação com o transito na orla mas como voce mesmo está sentindo a sua cunhada não tem nenhum comando de poder nessa cidade como pode ter uma lei municipal e essa lei não ser respeitada? a falta de fechamento das entradas da praia facilita a entrada de veículos eu sei que a prefeita sabe disso porem não faz nada e acha ruim quando o povo reclama da mal administração dela as pessoas querem ir a praia e se sentirem segura com seus filhos mas a gestão não está contribuindo pra isso eu só tenho a lamentar que nosso veraneio tem tantos problemas e esse é grave porque tem vidas em jogo tanto humana como animal eu como moradora peço a senhora Fátima que tenha coragem pra determinar que o transito na praia é proibido e coloque a policia na praia faça alguma coisa pelo povo de Gostoso seja firme em sua gestão não deixe que as pessoas falem mal da senhora aja! saia do armário vá as ruas veja os problemas locais e resolva é assim que se conquista o povo com resoluções não se feche pra os problemas afinal a prefeita é voce quem tem que dá ordens é voce aprenda a ser decidida um bom administrador tem que ter coragem,decisão e responsabilidade e isso a senhora ainda não provou que tem faça valer seu nome não espero pra amanha faça hoje é isso que nós queremos uma prefeita decidida e não apagada como estamos vendo entre 2015 com força e poder de mudança .boa sorte

    ResponderExcluir
  5. Vejam abaixo notícia sobre deflagração da Operação Orla Segura no litoral do Rio Grande do Norte. O objetivo é proibir trânsito de veículos automotivos em beira de praia, em todo o Estado. No primeiro dia da operação, o novo secretário de Turismo do RN foi autuado por dirigir na beira da praia, em Maxaranguape. Esta operação tem que chegar a São Miguel do Gostoso rapidamente para punir o trânsito abusivo na orla da cidade. Vejam, abaixo, a notícia:
    "O secretário estadual de Turismo, Ruy Gaspar, foi autuado pela Polícia Militar neste sábado (3) por dirigir na beira da praia de Barra de Maxaranguape, uma área proibida para o tráfego de veículos. Ele também foi autuado por estar sem a carteira de habilitação. A Operação Orla Segura autuou outras 30 pessoas por dirigirem na orla das praias. Uma pessoa ainda foi autuada por embriaguez e teve a CNH recolhida.


    saiba mais
    Operação Orla Segura fiscaliza tráfego pelas areias das praias do RN

    O G1 tentou falar com o secretário de Turismo, Ruy Gaspar, mas o celular estava desligado.

    Até o início da tarde deste sábado foram fiscalizadas as praias de Jacumã, Pitangui, Porto-Mirim, Barra de Maxaranguape, Muriú e Zumbi. Quatro equipes da PM e Detran, coordenadas pelo tenente Styvenson Valentim, atuaram na operação.

    A Operação Orla Segura tem como objetivo dar segurança a banhistas e coibir embriaguez ao volante, começou em dezembro e segue até o carnaval.

    Neste sábado (3), 31 pessoas foram autuadas (Foto: Anderson Barbosa/G1)
    Neste sábado (3), 31 pessoas foram autuadas
    (Foto: Anderson Barbosa/G1)

    O artigo 187 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) é usado pelo Detran do Rio Grande do Norte para autuar motoristas que transitam em locais proibidos. Considerada uma infração média, a penalidade para quem for autuado é de multa no valor de R$ 83. O condutor ainda perde quatro pontos na carteira de habilitação. Os veículos autuados não são apreendidos. Os agentes de trânsito pedem aos motoristas para que retirem os veículos do local não permitido e estacionem ou trafeguem em via apropriada. Se a orientação for desobedecida, o veículo é apreendido.

    Abaixo, veja quais são as praias onde o trânsito de veículos é proibido, e quais os trechos permitidos (apenas para veículos credenciados e/ou devidamente autorizados pelo Detran) nos quais o condutor não pode ultrapassar o limite de 50 quilômetros por hora.

    Litoral Norte - Praias com acesso de veículos PROIBIDO

    ResponderExcluir
  6. É verdade, apenas para esclarecer, o município não tem nenhuma lei que proíba o transito na praia este projeto de lei foi derrubado pelo juridico da prefeitura sua assessoria e a câmara municipal por sua vez mais uma x omissa. Para não ter replica deste comentario vão a câmara municipal na volta do seu recesso ou procurem a prefeitura ok

    ResponderExcluir
  7. Emanuel faça uma matéria sobre a criminalidade aqui no município.

    ResponderExcluir
  8. São Miguel é um retrato do Brasil: pessoas iludidas, alienadas, dizendo que o Brasil está melhorando porque ouviram algum idiota dizer isso na TV. Não tem esgoto, não tem água , não tem polícia, não tem saúde , não tem educação

    ResponderExcluir
  9. Pela ação da prefeita Fátima dantas interditou a rua em pleno réveillon pra conserta buracos en frente a sua casa e o restante das ruas que se danen. Antes da entrada da só alegria ta horrível sera que ela ta cega que não ver histo. Ela tava jantando num restaurante que tem en frente acho que da pra ver aqueles buracos

    ResponderExcluir
  10. Emanoel me fale da dispensa que sua irmã fez na saúde, o pessoal do interior não vai mas ficar doente pois ela demitiu todo mundo do PSF enfermeiros, dentistas, técnicos de enfermagem, auxiliar de dentista, agentes de saúdes contratados e os motoristas ficando só os medico do do programa mais médicos e esse outro pessoal também não é de um programa do governo federal em que o dinheiro vem especificamente para isso. Como Explicar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo que se sabe, a Secretaria de Saúde está fazendo um processo seletivo, com orientação do Ministério Público, para selecionar servidores e evitar "apadrinhamento" de pessoas contratadas por interesse político. Parece ser uma medida séria e elogiável. Já há comentários de leitores deste blog elogiando esta iniciativa. Mas o fato é que tem gente que ver escândalo em tudo, até mesmo em medidas que têm como objetivo selecionar, com critério técnicos, a contratação de servidores do município.

      Excluir
  11. todas as ruas de Gostoso tem buraco e precisa ser consertado a prefeita agiu de forma egoista quando fez conserto só enfrente a sua casa isso prova o despreparo dessa senhora que o povo elegeu

    ResponderExcluir
  12. Um comentario sobre barulho, no final de semana o SAUL com sua camionete, deixou seu carro estacionado na av. Dos Arrecifes proxímo ao Bradesco com o SOM em uma altura que tremia o chão, paredão ensurdecedor ali por perto moram pessoas de idade e doentes ele têm comhecimento, mas a ignorância do individuo não permite respeitar pessoas, varias ligaçoēs para a policia comparecer ao local, mas infelizmete não foi dada devida importância, nâo compareceram.

    ResponderExcluir
  13. A policia tem estado ausente em alguns casos aqui em gostoso tenho visto vários motoqueiros em alta velocidade pelas ruas e a policia não faz nada nem pede pra que seja diminuída a velocidade outros até empinam suas motos e a policia não faz nada que é isso?lugar sem lei?ou ninguem tá vendo esses absurdos acontecerem?

    ResponderExcluir
  14. Para que a polícia trabalhe é necessário que não acha interferência dos famosos "favorzinho" pra fulano. É necessário haver uma sintonia entre polícia/sec turismo/conselho tutelar, e que se comece a agir e punir os responsáveis, só assim esse problema absurdo de veículos na praia, menores com suas motos infernais tenham uma redução considerada.

    ResponderExcluir
  15. Sr prefeita, faça de 2015 um exemplo para os demais políticos da nossas cidade, não se preocupe em perder votos na próxima eleição. Mostre que vc é capaz e cale a boca de muitos. cobre dos seus secretários, ponha ordem na casa. veja esses problemas de trânsito na praia, menores em motos, uso abusivo de som, resolva os problemas de nossas cidade, faça de Gostoso um exemplo para outras cidades.
    Desejo boa sorte.

    ResponderExcluir
  16. O mal do Gostoso: Preservação zero!
    De um lado, são as eólicas devastando as dunas - e enchendo as burras de políticos e de comerciantes com a visão estreita, imediatista, do dinheiro ocasional; de outro, são os bípedes que, quadrúpedes, montam em quatro rodas (4x4, bugres de agências de turismo, quadriciclos, esses últimos invariavelmente pilotados por obesos, que melhor fariam para a própria saúde exercitando-se em caminhadas nas areias das praias ao invés de devastarem o meio ambiente com o tal brinquedinho infantil) para destruir o que de mais belo existe no Gostoso - a beleza e a tranquilidade das praias e os recantos de desova de tartarugas. É o turismo predatório que também contaria, ouvi dizer, com o exibicionismo do marido da prefeita, que desfilaria com o seu 4x4 pelas areias. Mente curta! Onde está a Secretaria de Meio Ambiente do RN? Existe ou vem também passear de bugre nas praias do Gostoso? Existirão vereadores em SMG? Onde estão? Também divertindo-se na folia da depredação? Esse tipo de gente não se importa; depois de depredarem Gostoso, partirão para destruir outro lugar, deixando os nativos e os que escolheram o local para viver entregues à destruição ecológica e à inviabilidade econômica; os restos. Muitos dos próprios praticantes de kitesurf e windsurf - supostamente amantes da natureza - contribuem para sua destruição, também sob a vista grossa das autoridades que só enxergam o incremento ao turismo, sem importarem-se com a sua regulação. "Complacência e burrice", deveria ser o lema oficial. Usufruir sem cuidar! O hábito e a permissividade fazem com que essas agressões passem a parecer naturais, ingenuamente como se "fizessem parte dos hábitos culturais e do folclore da região"; puro engodo! Criam-se regras como uma catarse, como se bastassem por si próprias; sem fiscalização e punição jamais terão eficácia, eles bem o sabem. Abaixo o lixo deixado nas areias (e a falta de lixeiras)! Abaixo a irresponsabilidade! Abaixo o crime ambiental! Abaixo o turismo predatório! Abaixo a inconsequência! Prisão para os políticos que permitem e colaboram com a devastação! Todo apoio à educação - a única possibilidade de preservação futura! Que tal pesquisarem como outros lugarejos conseguiram preservar o meio ambiente sem prejuízo da atividade econômica? Viva São Miguel do Gostoso!

    ResponderExcluir