segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Alguns médicos do Posto de Saúde de São Miguel do Gostoso tratam pacientes com descaso e arrogância



Por Emanuel Neri
Não há dúvidas de que o serviço de saúde de São Miguel do Gostoso melhorou na atual administração. No final da gestão anterior, o Posto de Saúde estava em frangalhos, com obras inacabadas, e o atendimento funcionava em uma prédio precário, na rua dos Dourados.
A atual administração concluiu as obras e equipou o Posto de Saúde, contratou novos médicos e entrou no programa Mais Médicos, que trouxe bons profissionais cubanos  para atender pelo Programa de Saúde da Família. O sistema de atendimento de saúde também se expandiu para dois bairros da cidade e distritos do município.
Mas ainda há problemas graves no atendimento à saúde em São Miguel do Gostoso. Tais falhas devem-se principalmente pela arrogância de alguns médicos – diga-se médicos brasileiros – que destratam moradores que procuram o Posto de Saúde para atendimento. Vejam o que aconteceu neste domingo (25/1).
Eram 17h do domingo quando um morador foi ao principal Posto de Saúde da cidade com febre alta, garganta inflamada e gânglios. A médica de plantão estava sentada na porta do Posto de Saúde. Ao ser atendido pela médica, o paciente foi surpreendido pela arrogância da médica.
“Aqui eu só atendo emergência. Vou atender você porque hoje está calmo por aqui e eu estou boazinha’, disse a médica.
É um absurdo que um profissional de saúde, pago com o dinheiro público, trate um paciente desta forma. A população de São Miguel do Gostoso – e isso vale para moradores de qualquer cidade brasileira – tem que reagir a este tipo de abuso.
Os médicos brasileiros são conhecidos pela ganância e arrogância com que tratam órgãos públicos e pacientes, principalmente quem é de baixa renda. Foi este um dos motivos que levou o governo federal a criar o programa Mais Médicos, que hoje conta 15 mil profissionais, a maioria estrangeiros – só cubanos são 11.500.
Os médicos brasileiros se recusavam a atender municípios distantes dos grandes centros urbanos. Preferiam ficar em seus escritórios de grandes cidades e, quando aceitavam ir para cidades do interior, exigiam salários altíssimos. E o pior é que estes municípios distantes são exatamente os mais pobres.
E por serem pobres estes municípios não tinham condições de pagar os altos salários exigidos pelos médicos. Com isso, a saúde em municípios pobres, em especial os do Nordeste e o de comunidades indígenas, ficavam sem médicos. Quando o governo criou o Mais Médicos houve uma gritaria dos médicos brasileiros.
Conselhos de Medicina e associações médicas do país se levantaram em pé de guerra contra o governo brasileiro pelo fato de querer suprir a escassez médica principalmente com profissionais de outros países. Um comportamento sem dúvida egoísta e mercenário por parte dos médicos brasileiros.
Além da reação infeliz das entidades médicas do país, houve cenas explícitas de preconceito e racismo contra profissionais cubanos pelo fato de parte deles serem negros. “Voltem para o seu país, escravos”, gritaram médicas brasileiras, em Fortaleza, na chegada de médicos cubanos (foto) do programa Mais Médicos.
Apesar disso, alguns médicos ainda aceitam  - e para isso são muito bem pagos – trabalhar em cidades como São Miguel do Gostoso. Mas tratam os pacientes com enorme prepotência, como foi o caso que aconteceu na cidade no último domingo. Espera-se que a Prefeitura local tome providências contra estes abusos.
Veja, abaixo, links para a reação com que médicos brasileiros receberam seus colegas cubanos do Mais Médicos, além de outras informações sobre este programa do governo federal.

28 comentários:

  1. E os cubanos aqui estão dando um show de competência e acerto nos diagnósticos mas ainda estão sujeitos a normas do governo como não poder fazer cirurgias e coisas mais sérias que um deles me explicou uma vez.Parabéns para estes guerreiros que mesmo sem saber o idioma estão tratando as pessoas dignamente.

    Terezinha Lopes

    ResponderExcluir
  2. Viva os médicos Cubanos que atendem na nossa cidade, são competentes a pacientes com as pessoas que dão entrada no Centro de saúde, enquanto alguns Brasileiros que tratam o povo mal e que só pensam no dinheiro, que vergonha.

    ResponderExcluir
  3. Domingo? Eu estive no domingo lá, passei mal e fui muito bem tratado, a médica era excelente, me medicou, como todo médico que vou, até me admirei com tamanha sensibilidade e bem trato, por ser médica de plantão. O senhor quer promover quem? Ou o que? Com esse seu sensacionalismo xulo, apelativo e ridículo? Tão conhecido o seu blog, só pode estar querendo usar pessoas e desagradar alguém, que até agora não entendi. Se quer médicos cubanos, vá pra cuba. O meu Brasil é de brasileiros! Eu, sendo vc teria vergonha de tamanha apelação, queria eu, ser advogado pra defender na justiça essa médica! Se quer promover Cubanos, não precisa apelar pra desfazer os trabalhos dos outros! Seja etico!

    Seu blog pra mim, perdeu muita credibilidade! Absurdo!

    João Silva

    ResponderExcluir
  4. Cabe a Senhora Teresa chamar a tenção desses médicos que vem atender na unidade de saúde de Gostoso é preciso lembrar a esses médicos que nós nativos somos gente apesar de não termos a mesmo grau de condição social mas merecemos respeito porque somos seres humanos e eu concordo quando dizem que médico brasileiro gosta de status mas isso tem que acabar e vamos começar por aqui denunciando todo tipo descriminação que houver deve-se comunicar a dona Teresa Neri para ela tomar providencias

    ResponderExcluir
  5. Mas por quê o senhor não cancelou o seu plano de saúde, e quando adoeceu foi procurar um médico brasileiro nas capitais? Deve ser porque os comunistas são assim, médicos cubanos para os pobres, médicos de qualidade para os ricos

    ResponderExcluir
  6. isso é velho duas vezes que fui no posto aqui de são miguel com muita dor o medico não veio me atender mandou que a técnica de enfermagem perguntace o que eu estava sentindo depois a mesma levou o recado para o medico que estava em seu repouso e novamente ela trouxe outro recado perguntando se eu tinha elegia a algum medicamento resumindo fui medicada por recado o medico não veio me ver

    ResponderExcluir
  7. Os proficionais da saúde que vem de outros paises, sempre trataram bem os pacientes dessa cidade.exemplo Ana Rabut.

    ResponderExcluir
  8. Creio que este relato deve ter sido um grande problema de comunicação, pois sou uma testemunha da qualidade de atendimento da dra Talita e de toda a equipe, que em muito superam a qualidade de atendimento de muitos serviços públicos de saúde aqui de natal. Esse sábado, dia 24/1, fui atendida muito gentilmente e de modo muito ágil por ela e para minha grata surpresa percebi que todos os medicamentos que necessitava estavam disponíveis. Fiquei impressionada com a qualidade do serviço, da simpatia e eficiência, tanto da medica, dra Talita, qto da enfermeira, assim como da limpeza do posto. Eu fiz questão de ligar para a secretaria de saúde e parabenizá-la, assim como fiz parabenizando a médica e a enfermeira. O atendimento que recebi no posto me deixou satisfeita e feliz que nossa cidade está melhorando. Parabens e obrigada Tia Teresa, dra talita e a enfermeira (desculpe não ter memorizado seu nome). Abraços,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No mínimo você foi atendida assim por carregar o sobrenome 'Neri'. A saúde da nossa cidade está entregue a profissionais que pouco se importam com a sociedade.

      Excluir
  9. acredito em você Eloisa mais esse ótimo atendimento e porque foi pra você, e não precisa eu falar porque.

    ResponderExcluir
  10. Na saúde tudo mudou para melhor nos atendimentos do centro de saúde da nossa cidade, porque na administração passada faltava de tudo até médicos não tinha para atender o povo, medicamentos nem se fala pois não tinha, e deixou a obra do centro de saúde inacabada por mais de 70% para a atual gestão fazer, causando assim um prejuízo enorme a a atual administração, isso todo mundo sabe que foi um fato verídico, como também a obra da entrada da nossa cidade e o lixo que tomava conta das nossas ruas que serviam de lixão pois só tinha um trator assim meno alugado para fazer toda limpeza da nossa cidade.

    ResponderExcluir
  11. Sou funcionário da unidade e em pouco tempo que vejo dra. Talita atendendo ali ainda não vi ela com esse tipo de atendimento não, por ser nova é bastante experiente na área é uma pessoa super gente boa.

    ResponderExcluir
  12. O atendimento no posto é feito da seguinte forma:se o cidadão mostrar que é rico será bem atendido porem se mostrar que é pobre será mal atendido essa é a realidade local

    ResponderExcluir
  13. As Prefeituras do nosso país estão enfrentando um problema enorme quando se trata de seu quadro de funcionários, pois a maioria de seus funcionários não cumprem com suas obrigações no trabalho, isso está se tornando um problema crônico onde é preciso que as autoridades tomem as devidas providências, o dinheiro é Público mas é para ser valorizado por todos.

    ResponderExcluir
  14. Pedimos a secretária de obras que faça uma fiscalização na rua dos dourados proximo ao supermercado venancio lá bem na entrada da rua das ostras tem uma calçada com um buraco grande e que pode provocar um acidente a pedestre esse buraco é de responsabilidade da familia canaã que por sinal é dono de um material de construção é uma vergonha que o dono desse estabelecimento não tenha mando fazer o fechamento desse buraco acho que só vai fazer quando alguem cair e tiver que ser indenizado aí ele vai gastar muito mais fica a dica

    ResponderExcluir
  15. Acho que as pessoas que falam mal do hospital é porque nunca saiu de Gostoso Hoje existe um trabalho intenso na qualidade do serviço, para melhor atender a população Vcs que só serve par falar mal do serviço, de um volto na nas cidades vizinhas e veja a real situação Sempre fui muito bem atendida e hoje temos um hospital com um aparência de dar gosto aos nossos visitantes e nativos

    ResponderExcluir
  16. Espero que a informação tenha sido checada antes. Muitas pessoas vão em busca se atestados e, se não são atendidos, saem falando mal. Vejo muitos comentários no Blog sem identificação, o que configura interesses que não com a verdade dos fatos.

    ResponderExcluir
  17. O maior problema no posto de saúde e em relação a marcação de exames principalmente os de raio X ,ressonância, tomorgrafia cirurgias se um paciente que não tem condição de pagar esses exames tiver que fazer pra descobrir alguma doença até os exames serem marcados pelo posto o paciente já estará enterrado no cemitério porque tem alguns desses exames que só é marcado depois de 2 ou 3 anos então se for uma doença que nao dar pra esperar o paciente já morre

    ResponderExcluir
  18. O Ministério Público Federal denunciou o Ex-Prefeito Miguel Teixeira, por improbidade administrativa e dispensa indevida de licitação, a Controladoria Geral da União (CGU) detectou a realização de despesas sem os devidos procedimentos licitatórios, durante o período de Janeiro de 2008 a Abril de 2009, para quem dizia que suas contas eram organizadas é uma coisa, outra é se seriam aprovadas ou não, que é totalmente diferente, pois o TCE (tribunal de Contas do Estado) já antes já havia julgado suas contas irregulares, uma coisa é certa pois na maioria das vezes os orgãos fiscalizadores só divulgam resultados das prestações de contas depois de algum tempo fazendo com que certos políticos sejam desmentidos e a nossa sociedade tome conhecimento dos fatos.

    ResponderExcluir
  19. http://www.prrn.mpf.mp.br/grupo-asscom/noticias-internet/mpf-denuncia-ex-prefeito-de-sao-miguel-do-gostoso-por-dispensa-indevida-de-licitacoes

    ResponderExcluir
  20. Eu já sabia que um dia o nome dele seria divulgado pelos orgãos fiscalizadores do nosso Estado por algum motivo, dizer que o trabalho está sendo bem feito é muito fácil, o difícil é executa-lo.

    ResponderExcluir
  21. Chego a ficar assustado com o recalque deste blogueiro e o ódio aos médicos. Teria ele tentado um vestibular de medicina e não teria obtido sucesso ? Ou teria inveja de uma classe que ganha bem porque trabalha muito? Realmente os comunistas tentam esconder os problemas reais do país crucificando algumas classes. A saúde no Brasil continua uma vergonha. São Miguel continua uma terra sem lei. E os verdadeiros culpados continuam a se exibir em Brasília

    ResponderExcluir
  22. kkkkkkkkkkkk..https://ocontadordecausos.wordpress.com/page/2/

    O CRIADOR DO CONTADOR DE CAUSOS PODERIA FAZER UMA MATERIA SOBRE O LINK ACIMA,......

    ResponderExcluir
  23. Podem criticarem senhores anônimos mas São Miguel do Gostoso é uma cidade muito boa de se viver, problemas temos, mas eu pergunto, qual cidade que não tem problemas?, aqui ainda temos o mínimo e tem gente que reclama demais, os insatisfeitos que se mudem, afinal existem muitas cidades sem problema nenhum. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  24. cabe á secretaria de obras e meio ambiente tapar os buracos das rua. não significa que porque tenho comercio em frente, que tenho que tapar buracos. O buraco, era um sumidouro. E de responsabilidade dos engenheiros da prefeitura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Era um sumidouro mas o caminhão do comercio de Luis Canaã subiu a calçada e quebrou o sumidouro portanto a responsabilidade é do dono do caminhão e quem deve fechar o buraco é o dono do veículo que quebrou a calçada mas vejo que está havendo um grande impasse por parte do culpado e quem está sendo ameaçado de cair nesse buraco são os pedestres espero que as partes se entendam e resolvam esse problema que já virou uma vergonha

      Excluir
  25. Cadê o ex-Prefeito que teve suas contas rejeitadas pelo TCE, e que o Ministério pediu sua cassação por improbidade administrativa, ssumiu foi?, kkkkkkkkkkkkk gostaria de ver sua cara homem que se dizia fazer tudo certo, e agora? contas reprovadas diga alguma coisa homem, se pronuncie kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  26. A cada dia vejo que as pessoas vão caindo mas ainda em suas palavras achando que suas críticas de alguma maneira iram mudar algo. Sabe qual é o maior problema do ser humano? orgulho, ambição, ódio, porque digo isso? pelo fato de muitos ficarem felizes pelo fracasso do outro, de ver o erro e não chegar e dizer : olhe isso não é assim, mas tem prazer de falar pra o mundo inteiro querendo que todos fiquem contra , sabe porque ocorre muitas vezes a falta de respeito um com o outro, porque nenhum dos dois , ou um só, não dar o respeito, e digo ainda , que se acham que comentando aqui vai mudar uma cidade, uma pais , lhe digo que pode ate mover-se algo, mas só uma tempestade passageira. Quer mudança, corra atrás, não procure direito aonde não tem, não é com críticas aqui ou ali, que vai mudar, revolucione. Esta errado? chegue na pessoa que fez o erro e diga-o, se não resolver vai atrás e reclame a pessoa responsável por esta, pessoas que gritam o erro da outra sem chegar primeiramente na pessoa que cometeu o erro, é querer que a pessoa se prejudique, mas um coisa lhe digo, uma realidade que todos sabem que acontecem, o que vai volta, lei da ação e reação, lei da vida, Deus nos ensino a amar, querer o bem, já olhou pra você e encontrou um ser sem erro? é isso mesmo, só isso basta.

    ResponderExcluir