segunda-feira, 31 de março de 2014

Golpe militar de 1964 completa 50 anos neste 31 de março; veja as consequências da ditadura no Brasil



Por Emanuel Neri
Hoje, dia 31 de março, é dia de reflexão. Há cinquenta anos, o Brasil sofreu um golpe militar que derrubou uma democracia e um governo legitimamente eleito. A partir dali, o Brasil mergulhou, durante 21 anos – entre 1964 e 1985 – na mais profunda escuridão de toda a história política do país.
O noBalacobaco não pode deixar passar esta data sem fazer sua reflexão sobre esta intervenção militar que impôs um regime de força, atropelou direitos e liberdades, prendeu, torturou e assassinou milhares de brasileiros.  Durante este período, imperou no Brasil o poder dos fuzis.
Os mais jovens têm pouco conhecimento dos efeitos nefastos que a ditadura militar causou ao país. Mas é muito importante que eles leiam sobre este período sombrio vivido pelo Brasil. Esta é a história do país. Não havia liberdade para nada. Tudo era proibido: filmes, livros, músicas, shows, peças teatrais.
O aniversário de 50 anos do golpe militar de 1964 ocupa muitas páginas de jornais brasileiros. Canais de TV – uns mais, outro menos – fizeram reportagens especiais sobre o período. Professores indicaram dez livros para que os mais jovens entendam o que foi o período da ditadura milita no Brasil.
O golpe militar de 1964 derrubou o governo do presidente João Goulart, democraticamente eleito. Na sequência, o Brasil foi presidido por cinco generais – Castelo Branco, Costa e Silva, Garrastazu Médici, Ernesto Geisel e João Figueiredo. Foram todos governos autoritários, de linha dura.
A ditadura militar deixou profundas sequelas no Brasil. Até hoje milhares de famílias brasileiras não sabem o paradeiro de pais e filhos que foram presos, torturados e mortos nos porões da ditadura. Muitos deles tiveram mãos e arcadas dentárias arrancadas para nao serem identificados.
Depoimentos recentes de militares que participaram de sessões de torturaras (veja abaixo) contaram que, além de mãos e arcadas dentárias arrancadas, os corpos eram abertos, as visceras retiradas, e pedras colocadas no estômago das vítimas e jogadas nos rios, para que o corpo não voltasse à superfície.
Muita gente no Brasil ainda tem sequelas de torturas sofridas nos porões da ditadura militar. A presidenta Dilma Rousseff foi uma das vítimas da crueldade militar. Passou três anos presa e foi barbaramente torturada (veja abaixo). Homosseuxuais também eram perseguidos e presos pelos militares.
Um dos pontos mais crueis da história dos militares foi o atentado montado para explodir o Riocentro, auditório em que artistas brasileiros realizavam um show, na véspera do 1º de maio de 1981, no Rio. O objetivo era matar artistas e milhares de pessoas que participavam daquela show e manifestação.
Felizmente o tiro saiu literalmente pela culatra. Antes que uma bomba fosse colocada na casa de máquinas do Riocentro, ela explodiu no colo de um dos militares que a conduziam, em um carro (foto acima). O militar morreu na hora e a operação felizmente foi frustrada. Foram salvas milhares de vidas.
O Brasil hoje vive uma democracia. A ditadura militar faz parte do passado, embora ainda haja saudosistas que gostariam que voltasse o período do regime militar. Felizmente a democracia no Brasil, mesmo com seus defeitos, se consolida cada vez mais e a maioria da população não quer a volta dos militares.
Ditadura Nunca Mais – é o lema que marca o movimento político que quer que a ditadura militar fique cada vez mais enterrada no passado. Durante a ditadura, o Brasil foi marcado por profundos traumas. Temos mais é que fortalecer a democracia para que aqueles anos de chumbo jamais voltem a acontecer.
Em tempo. Se a ditadura não tivesse acabado, e a democracia restabelecida, este blog jamais poderia escrever com esta visão crítica dos militares. E se escrevesse, o autor do blog corria o risco de ser preso, torturado e até morto. Foi este o preço que muitos pagaram por tentar exercer o direito da livre expressão. 

Veja, abaixo, links selecionados pelo noBalacobaco que dão conhecimento geral sobre as consequências da ditadura militar no Brasil. Leja análises, relatos de torturas, assassinatos e confissões de torturadores. Veja a relação dos livros para entender mais ainda sobre este triste período do Brasil.

sábado, 29 de março de 2014

Motoqueiro supostamente embrigado atropela garoto em São Miguel do Gostoso; é hora de punição severa



Por Emanuel Neri
Até onde vai esta loucura de as pessoas continuarem sendo atropeladas nas ruas e praias de São Miguel do Gostoso? Na última sexta-feira (28/3), foi a vez de um garoto de nove anos ser brutalmente atropelado por uma moto, na rua das Ostras. O motoqueiro, aparentemente embriagado, fugiu após o acidente.
O garoto, João Vitor, é filho de Jaildo Torres, que trabalha na Pousada Porto do Trapiá. Vitor está em estado grave, com suspeitas de perfuração no rim e no fígado, internado no hospital Walfredo Gurgel, em Natal. Já o motoqueiro está livre, leve e solto – não prestou socorro e está desaparecido.
Nem sequer a moto foi apreendida. Seu proprietário, que a havia emprestado para o motoqueiro, escondeu o veiculo para que a polícia não a apreendesse. E sequer a polícia civil estava em São Miguel do Gostoso para abrir um boletim de ocorrência. Só nesta segunda-feira isso pode ser feito.
A impressão que se tem é que o trânsito de São Miguel do Gostoso está entregue às baratas. Motoristas e motoqueiros dirigem em altíssima velocidade, sem respeitar o pedestre. E com um agravante: muitos destes motoristas dirigem embriagados, seja nas ruas da cidade ou nas praias.
O noBalacobaco já advertiu várias vezes para a necessidade de se dar um choque de ordem em São Miguel do Gostoso. Uma cidade não pode crescer sem que parte de seus habitantes respeitem as leis – e aqui valem leis de trânsito, de limites de som, lixo nas ruas e praias, queimadas etc.
No caso do trânsito, o pior é que menores filhos de “bacaninhas” da cidade – entre eles o dono de um restaurante e de um mestre de obras – são estimulados pelos pais a dirigirem nas ruas e nas praias. E sempre dirigem de forma irresponsável, em altíssima velocidade, sem respeitar ninguém.
Está certo isso? Claro que não! Desta vez foi o filho de Jaildo. Mas a vítima pode ser você, seus filhos ou seus pais. Há alguns meses, uma senhora foi atropelada por um motoqueiro bêbado e enlouquecido. Mesmo que o filho de Jaildo escape, ele pode ter sequelas para o resto da vida. Isso é justo?
Jaildo fez ontem um apelo desesperado em sua página do Facebook (abaixo). Pedia o apoio da população e das autoridades locais para lutar contra este mar de irresponsabilidade. Jaildo está correto. Chegou a hora de dizer basta a esta sanha assassina dos motoristas irresponsáveis.
Dirigir veículos em alta velocidade ou embriagado, em desrespeito às leis de trânsito, é como puxar o gatilho de um revólver e atirar em alguém. A morte ou as sequelas para o resto da vida são iguais. Esta gente – inclusive pais que dão seus veículos a filhos menores – precisa ser enquadrada por seus crimes.
Blitz nas praias
Finalmente neste sábado (29/3), depois de muitos apelos de autoridades e setores mais conscientes de São Miguel do Gostoso, a Polícia Rodoviária fez blitz nas praias da cidade para evitar o trânsito na orla urbana. A cidade está cheia de placas sobre a proibição do trânsito, mas poucos respeitam.
Têm motoristas de fora que insistem em dirigir na orla, mas também é grande o número de moradores locais que põem seus carros e motos na beira da praia, sempre dirigindo em alta velocidade, pondo a vida das pessoas em risco. É um exibicionismo cafona de quem quer mostrar seus carrões nas praias.
Chegou a hora de parar com esta loucura (foto). Ou a população se organiza contra estes motoristas irresponsáveis e assassinos, ou o projeto de se ter uma cidade razoavelmente civilizada e com condições de vida dignas para seus moradores vai por água abaixo – ou para o buraco.
Não dá mais para conviver com esta barbárie no trânsito de São Miguel do Gostoso. A cidade precisa urgentemente de um choque de ordem para acabar de vez com a desordem praticada por aquela banda podre dos moradore irresponsáveis, que acaba por prejudicar a todos.
O noBalacocobaco está aberto para as pessoas se manifestarem em solidariedade à dor de Jaildo Torres  - veja, no link abaixo, seu apelo de pai, desesperado, contra mais este crime. Compartilhe este post em seu Facebook e manifeste-se contra a barbárie de todos os dias no trânsito das ruas e das praias da cidade.

sexta-feira, 28 de março de 2014

Obras em quatro colégios de São Miguel do Gostoso atrasam e cerca de 600 alunos ainda estão sem aulas



Por Emanuel Neri
Quase um mês depois do começo do calendário escolar em todo o Brasil, iniciado no primeiro dia de fevereiro, até agora pelo menos 600 jovens e crianças continuam sem aulas em Sao Miguel do Gostoso. Provavelmente estas aulas só serão iniciadas na primeria quinzena de abril.
Estas estudantes pertencem a três escolas – uma na sede do município, o Zuza Torres, e as outras duas nos distritos da Baixinha dos Franças e Morro dos Martins. Há ainda um anexo da escola Ana Ribeiro, que funciona no Colégio Olímpia Teixeira (foto), cujos alunos também estão sem aulas.
Mas a secretária Izabel de Matos, da Educação, diz que a reforma do Olímpia, que é uma escola estadual, será concluída neste próximo final de semana. Com isso, todos os alunos do Ana Ribeiro que estudam no Olímpia, no período da manhã, já terão aulas a partir da segunda-feira (31/4).
E de quem é a culpa pelo atraso destas aulas? A secretária Izabel de Matos diz que o problema foi a demora na conclusão da licitação para a reforma dos colégios – em alguns deles havia riscos de desabamento do teto. As obras foram iniciadas em fevereiro, quando as aulas deveriam estar começando.
Por mais que a prefeitura de São Miguel do Gostoso alegue demora na conclusão da licitação, é claro que faltou planejamento para que o processo licitátório fosse iniciado antes, as obras feitas no período de férias e as aulas inicadas em fevereiro, junto com o calendário eleitoral do país.
Por causa da Copa do Mundo de Futebol, em junho, o início das aulas em todo o país foi antecipado para fevereiro.  Mas ocorre que, também por causa da Copa, todos os colégios do país terão recesso durante o período dos jogos, que começam no dia 12 de junho, com duração de mais de um mês.
Então é só fazer as contas. Se as aulas destes colégios de São Miguel do Gostoso forem mesmo iniciadas na primeria quinzena de abril, os alunos destas escolas terão pouco mais de um mês de aula. É que no dia 12 de junho todas as aulas no país serão paralsiadas por causa da Copa.
Quais são as consequências deste atraso? Os alunos das escolas que estão com aulas atrasadas vão entrar em janeiro de 2015 ainda com aulas. É que será impossível, depois de mais de dois meses de atraso para o reinício das aulas, cumprir toda a carga horária até o final de 2014.
Professores e pais de alunos têm reclamado muito, neste noBalacobaco, do atraso das aulas. Muitos destes comentários de pais já foram publicados por este blog. O fato é que a prefeitura precisa se planejar melhor para evitar este tipo de atraso,  que prejudica os alunos e professores.
Há razões de sobra para tanta reclamação. A prefeitura de São Miguel do Gostoso precisa se planejar melhor, fazer suas licitações de obras com mais antecedência, para que não volte a acontecer o que está ocorrendo atualmente, com sérios transtornos para alunos, pais e professores.

quarta-feira, 26 de março de 2014

Apesar do sucesso de mídia, moeda "Gostoso" perde fôlego; visibilidade ajudaria a divulgar turismo local



Por Emanuel Neri
Esta é uma grande idéia que não pode cair no esquecimento. Em janeiro de 2013, São Miguel do Gostoso ganhou sua moeda própria. Chama-se “Gostoso” – cada “Gostoso” vale um Real. O objetivo da moeda, que circula no comércio local, é fortalecer a economia do município.
Pois desde quando foi lançado, o “Gostoso” (foto) é um sucesso. Já foi objeto de reportagens nos principais veículos de comunicação do país. Nesta segunda-feira (25/3) foi a vez do Jô Soares falar da moeda, durante seu programa da TV Globo.
Jô falou que tinha um “Gostoso” no auditório, ao fazer referências sobre a moeda de São Miguel do Gostoso. Ao entrevistar o ator Mateus Solano, da novela “Amor à Vida”, apresentou o “Gostoso”. “E hoje aqui no programa temos o Gostoso”, disse, provocando gargalhadas da platéia.
Mais tarde, Jô voltou a falar sobre a moeda de São Miguel do Gostoso.
Desde que foi lançado, o “Gostoso” é um sucesso. Boa parte do comércio de São Miguel do Gostoso opera com a moeda, recebendo-a em troca de mercadorias. Pousadas, bares e restaurantes também aceitam o “Gostoso”. Turistas compram a moeda para guardar como “lembrança” e "souvenir" da cidade.
"Gostoso", a moeda, ajuda na divulgação de São Miguel do Gostoso na mídia. E isso é também um grande estímulo para aumentar a procura pelo turismo local. 
Mas acontece que, depois do sucesso do lançamento, “Gostoso” caiu no esquecimento. O Banco da Economia Solidária de Gostoso, responsável pela moeda, não tem feito novas ações para incrementar a circulação do dinheiro. Com isso, uma idéia brilhante acaba caindo no esquecimento.
A última notícia que se tem do “Gostoso” é que a sede do banco que administra a moeda seria trasferida do distrito da Tabua para a sede do município. A prefeitura local cedeu um espaço para o banco, mas faltam ser concretizados alguns procedimentos para que isso possa ocorrer.
Outra idéia para incrementar o “Gostoso” é fazer com que funcionários da prefeitura recebam parte dos seus salários nesta moeda. Eles podem comprar mercadorias com “Gostoso” – e é isso que faria com que a moeda circulasse com maior desenvoltura, favorecendo a economia local.
Mas nada disso está definido. Sem isso, o “Gostoso” vai perdendo fôlego, mesmo com o forte apelo de mídia que a moeda representa.
“Gostoso” faz parte das moedas populares criadas no governo Lula. Quem é responsável por estas moedas é o Banco da Economia Solidária, que é subordinado à Secretaria da Economia Solidária. O objetivo destas moedas é "bombar" as economias de pequenos municípios.
Este tipo de moeda circula apenas nos municípios em que este dinheiro existe – é este modelo que faz movimentar a economia local. O “Gostoso” não pode ser usado  em outros municípios. Sua circulação é restrita – funciona apenas nos locais em que a moeda foi criada.
As moedas populares também são usadas para pequenos empréstimos. A pessoa faz emprestimo na moeda – por exemplo, o “Gostoso” – e a utiliza para compras no comércio local. Em todo o Brasil, tinham no ano passado 80 moedas populares. “Gostoso” é a única do Rio Grande do Norte.
Mas chegou a hora de o “Gostoso” receber um choque de ânimo. Além de fortalecer a economia local, esta moeda também é um importante fator para a divulgação do destino turístico de São Miguel do Gostoso.
Veja, abaixo, links com outras informações sosbre o “Gostoso”, bem como reportagem do UOL sobre a moeda.