segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Projeto de urbanização da entrada de São Miguel do Gostoso deve começar e vai ter canteiros e calçadões

Por Emanuel Neri
Parece que agora vai sair.
A obra de urbanização da entrada de São Miguel do Gostoso deve começar ainda este ano e tem data para terminar em junho de 2015. A etapa que será feita agora compreende em torno de 700 metros e vai do pórtico (foto) da entrada da cidade até a altura do restaurante do Saul.
Numa etapa seguinte, ainda sem data para começar, mas tudo indica que será no segundo semestre de 2015, haverá o prolongamento desta primeira fase da obra até a altura do supermercado Vital.
Esta será a maior obra de urbanização de São Miguel do Gostoso. O projeto foi apresentado na tarde desta segunda-feira (8/12) a um grupo de empreendedores,  arquitetos e engenheiros da cidade. A primeira fase da obra conta com implantação de calçadões nas duas laterais da via que dá entrada à cidade.
De um modo geral, o projeto causou boa impressão, embora ainda haja algumas dúvidas sobre aspectos técnicos.
O projeto em si é interessante. Os calçadões das margens da estrada que dão acesso à cidade – que ainda é a RN-221 – vão contar com áreas de convivência, com bancos de madeira, canteiros e muita vegetação. O projeto paisagístico terá ilhas com gramas e árvores de porte médio e arbustos.
A iluminação será em postes de alumínio, colocados nas laterais dos calçadões.
Nesta etapa da obra, a faixa de rolamento de veículos – o leito da entrada da cidade – não será afetada. Toda a obra será concentrada nas laterais desta via, entre o final do asfalto e o início das residências. Por este motivo, está afastada a possibilidade de a obra afetar o fluxo turístico da cidade, principalmente nesta alta estação de verão que está sendo iniciada agora.
A obra, que será feita pela construtora Leon Souza, que ganhou licitação da Prefeitura de São Miguel do Gostoso, conta com verba federal no valor de R$ 675 mil. Para completar a obra, a prefeitura dará uma contrapartida no valor aproximado de R$ 100 mil.
Iniciada na administração anterior, a urbanização da entrada da cidade ficou inacabada por muito tempo. A atual prefeita, com o apoio do governo do Estado,  conseguiu que a RN-221, que liga São Miguel do Gostoso à BR-101, entrasse na cidade até a altura do supermercado Vital. A pista foi alargada e conta com 12 metros em toda a sua extensão, o dobro do que era antes.
A urbanização que será feita agora será exclusivamente um prolongamento das margens laterais das pistas de asfalto, com calçadões e áreas de convivência até as residências. Futuramente, quando a obra for concluída, a prefeitura pretende instalar ciclofaixas, para uso de bicicletas, em toda a extensão do asfalto.
Ainda há algumas dúvidas sobre detalhes técnicos da execução da obra. Uma delas diz respeito ao desnível que existe entre as atuais faixas para carros e as calçadas das residências. Proprietários de casas da região terão que definir o local do acesso para que seus carros possam ter acesso às suas garagens.
A AEGostoso, associação de empreendedores de São Miguel do Gostoso, vai acompanhar a execução da obra. Na próxima semana, deve haver nova reunião entre AEGostoso, prefeitura e a empreiteira responsável pela obra. Nesta reunião serão tiradas todas as dúvidas técnicas que ainda existem sobre a obra.
É fato que esta obra vai mudar para melhor a cara da entrada da cidade. Tudo deverá ficar mais bonito e organizado urbanisiticamente, melhorando a qualidade de vida dos moradores da região e dando um melhor aspecto à via principal de São Miguel do Gostoso.
A prefeitura tem planos para, futuramente, expandir este urbanismo por toda a avenida dos Arrecifes, chegando até o bairro do Maceió. Se isso for mesmo feito, São Miguel do Gostoso vai ganhar ares de cidade moderna e urbanizada.

15 comentários:

  1. Para que o projeto de urbanização da entrada de São Miguel do Gostoso possa ser feito em sua totalidade, duas obras irregulares na área terão que ser demolidas. Uma é o muro da Pizzaria Maktub, na entrada que dá acesso à Praia do Cardeiro. A outra construção irregular é o "puxadinho" do restaurante do Saul - o forno deste restaurante, por incrível que pareça, fico no meio da rua. A população de São Miguel do Gostoso precisa se unir ao esforço da Prefeitura para convencer estes dois comerciantes a recuarem seus "puxadinhos". Sem isso, a obra de urbanização da cidade não ficará completa. Estas obras são verdadeiros monstrengos. Elas enfeiam São Miguel do Gostoso e passam a ideia de uma cidade sem lei, onde qualquer um expande os limites de seus terrenos, desrespeitando as leis municipais. No caso da Pizzaria Maktub, há uma ação contra o proprietário do estabelecimento na Justiça e, ao que tudo indica, aquele murro horroroso, que foge totalmente do alinhamento da cidade, vai ter ser derrubado. Seria muito bom que os donos destes dois estabelecimentos entendessem e contribuíssem com o esforço da cidade para melhorar seu urbanismo - eles deviam tomar a iniciativa de derrubarem os monstrengos que construiram. São Miguel do Gostoso precisa pressionar estes dois comerciantes a fazer com que eles não prejudiquem uma obra que vai beneficiar toda a população e deixar a cidade muito mais bonita.

    ResponderExcluir
  2. Bom será que eles mesmo tirem, agora pelo contrário, o poder Público Municipal tem todo direito retirar, mas pelo um bom gesto desses dois comerciantes seria importante que eles mesmos retirassem e seriam elogiados por toda o nossa população.

    ResponderExcluir
  3. quando,será mesmo..q vai comerçar essas obras...

    ResponderExcluir
  4. Pior do quê esses casos citados, são alguns outros que construíram sobre as dunas da praia do Maceió e Xêpa, implicando diretamente no curso das águas que são afluentes da lagoa do cardeiro. Faça uma matéria sobre isso, quero ver!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E caro amigos e migas, se não acontecer como no caso da gestão anterio que comçou e náo terminou a tal obra, beleza, já observaram que os getores gostam de fazer essas benditas obras em final de mantado mas será porque?

      Excluir
  5. Onde antigamente era essa lagoa que secou há muitos anos que não existe mais, foram muitos construções pegando a área da lagoa, as dunas de Gostoso só aumentaram cada vez mais com o afastamento do mar, nada que tenha prejudicado a nossa cidade, e ainda existe gente besta se importando com isso.

    ResponderExcluir
  6. que bom que vamos ter uma entrada bonita em Gostoso mas antes dessa obra seria muito gratificante que a prefeitura consertassem os buracos que existem pelas rua da cidade estou horrorizada com tanto buraco será que a prefeita ainda não viu como o calçamento está em todas as ruas de Gostoso?isso é uma falta de compromisso com o povo que elegeu Fátima Dantas

    ResponderExcluir
  7. Obra de conserto de calçamento deixada por outras administrações saem caras para o Município, mas que precisam serem consertadas, agora existe gente que torce contra a construção de qualquer outra obra que venha beneficiar a nossa cidade, se a Senhora Prefeita demitisse um monte de funcionários contratados que são contra ela, e que puxam o saco da administração passada, com certeza sobraria algum dinheiro para esses consertos do calçamento e outras finalidades, pois a atual administração está cheia de pessoas que não cumprem com suas obrigações e só vivem fofocando politicagem e puxando o saco da administração passada a qual deixou o nosso Município no abandono como obras inacabadas, o lixão era nas ruas da nossa cidade, na saúde não tinha médicos e faltava medicamentos para os pacientes, as estradas eram em péssimas condições que nem de jumento prestava para andar, a segurança não existia eram dois policiais, só pagava os funcionários no mês seguinte, deixa que tudo isso mudou para melhor, mas muitos contratados que ainda hoje vivem de dentro da atual administração não cumprem com suas obrigações e só fazem criticar, é preciso fazer mudanças e logo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vamos esquecer a administraçao passada viveremos o hoje e o hoje são calçamento com muitos buracos tanto na rua principal como nas paralelas o que vejo é a pouca responsabilidade com nossas ruas que estão esburacadas consertos de ruas esburacadas nao é tão caro é só a falta de gestão que temos aqui em Gostoso

      Excluir
  8. O problema não é consertar. Acredito que as ruas de Gostoso não foram projetadas para suporta o peso dos caminhões da eólica.

    ResponderExcluir
  9. O problema são as ruas de terra meus queridos que nesta época ficam insuportavelmente empoeiradas,será que tem um plano para calçar pelo menos a Rua das Ostras que vem a ser uma das artérias da cidade???? ,ainda mais agora com a chegada do verão sem chuvas que mesmo assim no inverno estas ruas viram um lamaçal de sujeira.
    Sra Prefeita coloque o asfalto onde pelo menos podemos salvar a cidade e construir assim algumas casas para melhorar o aspecto desta cidade já tão castigada,onde estão os recursos para calçar a Rua das Ostras???

    Nativo insatisfeito

    ResponderExcluir
  10. Eu quero que calçem as ruas no Maceió,principalmente a Rua das Ostras e a Camaróes,será que a Prefeita anda de vez em quando por lá para ver como está a calamidade??

    Clésio

    ResponderExcluir
  11. e a ruas no santo cristo???não há cristão que aguente tanta poeira nas nossas casas.Socorro Prefeita,só a Sra que construiu essas casas para os mais necessitados sabe o quanto a gente precisa de ruas calçadas ,para que tanta poeira?
    Tenho que ir ao trabalho andando e comendo poeira porque ninguém tem respeito por quem anda a pé nesta cidade.

    Josicleide

    ResponderExcluir
  12. Eita quantos pedidos ao poder Público Municipal, o calçamento da rua das ostras a verba veio na administração passada, e assim mesmo o Prefeito deixou pela metade e ainda veio fazer poucos metros há poucos dias atrás deixando o calçamento em frente a pousada casa de taipa, como também deixou a obra do centro de saúde só 30% feita deixando um prejuízo enorme para atual administração executar a obra, cidade suja feita o lixão, as estradas em péssimas condições quem não lembra, faltava médicos no centro de saúde e consequentemente remédios para atender as pessoas que davam entrada por motivo de doença, prestadores de serviços sem receberem e a falta de segurança que era zero, hoje esse cidadão começa a aparecer em nossa cidade falando agora com todo mundo, pensando que vai voltar a administrar o nosso Município, o povo está de olhos bem abertos para esses falsos políticos que só fazem enrolar o povo como o da administração passada que viajava para se esconder em Natal e quando o povo os procuravam na Prefeitura alguns de seus babões diziam que ele estava em Brasília buscando recursos para o Município, e assim era frequente esse trema de viajar a Brasília, precisamos de mudança e essa mudança se dará já nas próximas eleições porque o povo é mais forte e está unido para derrubar quem quer que seja.

    ResponderExcluir
  13. Ainda bem, que a parte mais bonita da cidade, foi a mãe natureza quem construiu O MAR e ainda assim , onde ela quer deixar ainda mais bela formando as dunas e assim tornar o belo mais belo, vem o individuo chamado homem e destroi. As dunas tirando da natureza o poder da criação, a parte da cidade que não é o mar e constrído pelo homem pense em coisas feias que se ver por ai

    ResponderExcluir