domingo, 7 de dezembro de 2014

Festival dos Ventos de São Miguel do Gostoso premia melhores atletas dos três principais estilos do kitesurf



Por Emanuel Neri
O vento estava bom e o mar estava ótimo, principalmente enquanto a maré estava  baixa. Com a maré alta, algumas manobras são dificultadas, mas mesmo assim funcionou bem.
Estas foram as condições de vento e de maré do 3º Festival dos Ventos, realizado neste final de semana (6 e 7/12), em São Miguel do Gostoso. Mais de 50 velejadores de kitesurf participaram do evento.
O Festival dos Ventos foi dividido em três categorias.
A categoria regata é aquela em que ganha a competição aquele velejador que for mais rápido e chegar ao final da prova na frente dos demais competidores. O ganhador desta prova foi Marquinhos, de São Miguel do Gostoso.
A categoria kitewave é aquela em que o velejador usa a pipa do kitsurf e a prancha de surf. Pode-se dizer que é uma mistura do kitesurf e do surf. O ganhador foi o italiano Daniel Chá, que mora em São Miguel do Gostoso.
Já a terceira categoria em disputa é a chamada freestyle, que mede a habilidade do navegador pelas manobras que ele executa durante a competição. O ganhador foi Hércules, conhecido por Farinha, que é de Natal.
O Festival dos Ventos é o maior acontecimento de kitesurf de São Miguel do Gostoso – e um dos mais importante do Rio Grande do Norte e do Nordeste. É provável que no próximo ano entre também o windsurf, outra modalidade de velejo bastante praticada em São Miguel do Gostoso.
Este evento é organizado pela Guarderia Gostoso, que pertence ao francês Remy Denis, que também é proprietário, junto com Beatriz Scott, do Albergue da Jangada, na Ponta do Santo Cristo.
Outra guarderia que foi parceira do evento foi a Doctor Wind. Paolo Migliorini, da Doctor Wind, também participou do júri da competição.
Houve ainda uma apresentação de Stand Up Padlle (SUP), coordenada por Virna Vianello Schmidt, que mora em São Miguel do Gostoso. Funcionou no estilo downwind (descendo o mar com o vento a favor) e saiu da Ponta do Santo Cristo e foi até o final da praia do Maceió, na região conhecida por “sete coqueiros”.
Mas o SUP se resumiu a uma apresentação dos participantes, sem ser competitiva.
O Festival dos Ventos cresce ano a ano. A tendência é que este evento se torne uma das principais competições de kitesurf e windsurf do Nordeste. A Ponta do Santo Cristo vira uma festa durante o evento, com muita gente presente, entre competidores, admiradores do kitesurf e moradores da cidade.
No próximo ano, O Festival dos Ventos deve se profissionalizar, com a possibilidade de haver distribuição de prêmios em dinheiro para os competidores. Algumas empresas de energia eólica que atuam em São Miguel do Gostoso – como Voltália e Serveng – devem patrocinar este evento.
A premiação do Festival dos Ventos deste ano ocorreu no final da tarde deste domingo, no bar Jack Sparrows, na Ponta do Santo Cristo.  Muita gente estava presente. Em seguida, houve uma apresentação do DJ francês Max Azilia.
Abaixo, links, para você obter mais detalhes sobre as três modalidades do kitesurf disputadas no Festival dos Ventos. Veja também informações sobre o SUP.

Um comentário:

  1. Muito bacana esses eventos parabens a todos que participaram fico feliz em ter uma festa tão bonita no esporte aquático aqui em Gostoso .Hoje eu percebi uma calçada com dois buracos enormes que pertence ao dono de um material de construção na rua dos dourados próximo ao supermercado venâncio o buraco chama a atençao por ser grande e podendo acontacer um acidente com pedestre com passa nesse local peço a senhora Jupiara que é secretária de obras que notifique a dono dessa calçada a maxima urgencia em consertar pois a população corre risco

    ResponderExcluir