terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Eleição para presidência da Câmara de São Miguel do Gostoso define cenários da eleição municipal de 2016



Por Emanuel Neri
O cenário para a eleição de prefeito ou prefeita de 2016 em São Miguel do Gostoso começou a ser desenhado na tarde desta segunda-feira (15/12), na Câmara Municipal.
Neste dia, foi escolhido o novo comando da Câmara. Em eleição bastante equilibrada, ganhou a chapa de oposição do vereador Beto de Agostinho. Foram cinco votos contra quatro da chapa de Francisca Pinheiro, atual presidente e apoiada pela prefeita Fátima Dantas (PMDB).
A chapa de Beto de Agostinho (PSB) foi apoiada por vereadores do PT, PSD e PC do B. Contou também com o apoio do ex-prefeito Miguel Teixeira (PPS).
A dúvida agora é saber o que vai sair deste acordo da Câmara para a eleição de prefeito. José Renato, candidato derrotado pelo PSD em 2012, quer sair candidato. Ocorre que o vereador José Jubenick (PT), que foi mui bem votado para deputado estadual na eleição deste ano, também quer se candidatar.
Jubenick tem o apoio da senadora eleita Fátima Bezerra (PT). Mas José Renato é do partido do governador Robinson Faria (PSD). Quem vai ter mais peso na hora de decidir quem será o candidato entre os dois? Hoje a senadora Fátima tem mais musculatura política e pode definir em favor de Jubenick.
Outra dúvida deste novo cenário na Câmara Municipal é o ex-prefeito Miguel Teixeira. Se ele ou alguém de sua confiança for candidato em 2016, ele terá que romper com a chapa que ajudou a eleger na Câmara.
A eleição para a Câmara Municipal teve lá suas curiosidades.
Uma delas é que o vereador Márcio Neri (PSD), que está rompido com José Renato, foi candidato a vice na chapa de Francisca Pinheiro. Com quem ele ficará em 2016? Dificilmente apoiará Renato. Mas talvez apoie Jubenick, caso o candidato da oposição seja o vereador do PT.
Outra curiosidade foi a tentativa de atrair Francisca Pinheiro (PMDB) para aderir ao bloco de oposição na Câmara. Este blog apurou que Jubenick e Hildemar Peixoto, também do PT e ex-secretário da Agricultura, foram à casa da vereadora tentar convencê-la a abandonar a prefeita e se juntar à oposição.
Não deu certo. Francisca Pinheiro não quis muita conversa com os petistas e preferiu permanecer aliada à atual prefeita. Manteve sua chapa à reeleição, atraiu Márcio Neri para seu bloco, perdeu a disputa, mas saiu elogiada por todos os vereadores, inclusive os que formaram a chapa para derrotá-la.
Outra duvida deste cenário é saber se a prefeita Fátima Dantas vai se candidatar à reeleição. Quando indagada sobre isso, a prefeita desconversa e diz que ainda há muito tempo para decidir se será ou não candidata em 2016. Se for candidata, não há dúvida de que será uma candidata competitiva.
Voltando à gestão de Francisca Pinheiro à frente da Câmara nos últimos dois anos. Nenê de Lala, como é mais conhecida, inovou a Câmara. Fez pelo menos 12 sessões itinerantes em distritos e bairros da cidade (na foto, com a prefeita, em um desses eventos), além de audiências públicas para discutir problemas do município.  Uma delas foi sobre segurança pública.
Nenê de Lala modernizou a Câmara, com a criação de um bom sistema de  comunicação com a população. Sob sua gestão, foram criados os Conselhos de Segurança Pública e o de Turismo. Com Nenê, a Câmara manteve sempre as portas abertas à comunidade para a realização de sessões solenes e reuniões.
“Em um sistema democrático, alguém ganha e alguém perde”, disse a vereadora, logo após perder a eleição na Câmara. “Saio de cabeça erguida e não entrego esta Câmara como recebi. Entrego muito melhor”, afirmou Nenê. A maioria dos vereadores reconheceu seu bom trabalho à frente da Câmara.

26 comentários:

  1. Sei que meu voto e de minha familia vai ser para Renato, não me passa confiança Jubenick,Ildemar nem Simone. Falando nela espero que o proximo ano mudem a direção do Olimpia, pois nunca se encontra essa diretora na escola, espero não ver Simone na proxima eleição entregando santinho politico dentro da escola,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Inveja e mentira tem perna curta, viu
      Ensino lá no olimpia e sou testemunha do maravilhoso trabalho da diretora Simone. Tanto que ela já foi reeleita e graças a Deus vai ser nossa diretora mais 2 anos. E foi candidata única, viu. Não teve ninguém que tivesse coragem de concorrer com ela. Você vai ter que engolir e morrer de inveja, ķķķkkkkkkkkkkkk

      Excluir
    2. Senhor jornalista,
      Ensino no Olímpia Teixeira e tive uma fúria de indignação qundo li o comentário mentiroso e covarde sobre nossa diretora Simone. Fiz meu comentário com o celular da Simone emprestado. Parece que mandei publicar e foi com a assinatura automática dela. Peço que o senhor por favor considere esse meu pedido e publique apenas meu primeiro comentário como 'anônimo'. Obrigado.

      Excluir
    3. O comentário acima é maldoso e inverídico. Conheço bem a professora Simone e ela é um exemplo do bom exercício do serviço público. Foi Simone quem soube conduzir o Olímpia Teixeira nos últimos anos. Se não fosse seu esforço, o Olímpia tinha deixado muitos estudantes de São Miguel do Gostoso sem aulas. Simone, com muito esforço, conduziu a reforma do Olímpia Teixeira, que estava em condições precárias. Falar mal da Simone é mais um sinal de inveja e de maldade de pessoas que não conseguem conviver com o bom trabalho de outras pessoas, Simone é exemplo de pessoas que trabalham bem e cumprem seu papel de servidor público. Se todos os servidores públicos do país agissem com a responsabilidade dela, o ensino público de São Miguel do Gostoso - do RN e também do Brasil - seria bem melhor do que é agora.

      Excluir
    4. O comentário acima destina-se ao anônimo que criticou a professora Simone.

      Excluir
    5. Eu estudo no Olimpia e nunca vi Simone fazer politica dentro da escola isso é uma grande mentira coisa de gente safado(a) que quer prejudica-lá ela sempre soube separar politica e escola quem está falando mal dela é porque tem inveja dela gente pequena que vive olhando a vida dos outros e falando mentiras

      Excluir
  2. Lamentavel , Lamentavel.
    E um absurdo que tenhamos que ter os destinos dessa cidade na mao destes senhores,altamente manipulados.
    Vemos o passado voltando, e um presente desqualificado posando de certinho, mas
    na verdade so quer uma fatia do bolo.
    Na verdade so trocamos o roto pelo rasgado.
    Lamentavel.

    ResponderExcluir
  3. agora foi que deu, assim que se descobre quem envia comentários, falsos e espalha fofocas, é verdade mentira tem pernas curtas...

    ResponderExcluir
  4. Quando Simone recebeu o colégio òlimpia ela teve muito trabalho em organizar porque estava completamente destruido e ela como mulher trabalhadora conseguiu deixa-lo com uma estrutura melhor eu sou professora de lá e vi pessoalmente todo esforço dela vi muitas vezes ela passar da hora do almoço, do jantar pra fazer o melhor por aquela escola e não é verdade o que o anônimo diz acima que ela nunca está na escola isso é mentira ela sempre está lá e quando não está é porque está em Ceará - Mirim na DIRED ou em Natal na secretaria resolvendo coisas da escola essa pessoa que está querendo denegrir a imagem da diretora deve ser alguem que gosta de fazer maldade com a vida dos outros mas gostaria de dizer que Simone é uma pessoa feliz que tem um casamento feliz e filhos que só dão orgulho a ela por isso ela não vai nem um pouco se incomodar com essas críticas que estão fazendo a ela quem tentar fazer maldade pra Simone vai perder tempo porque ela é forte e não se abala com bobagens

    ResponderExcluir
  5. Hildemar fala realmente por que ela foi reeleita para a direção da escola? e acho logico você defendela com tanta garra, a final ela é sua esposa e vocês tem os mesmo objetivos.
    Emanuel , você não tem filhos que estuda no Olimpia, nem seus parentes, nem mesmo os filhos de Simone estuda aqui, então se feche, sei que vocês são amigos, e por isso te irrita ver alguém falar dela. Eu não vou morrer de inveja por ela ser diretora por mais 2 anos, eu não sou professora, nem tenho cargo público algum, sou apenas uma dona de casa e mãe de 3 filhos, sendo que tenho 2 que estuda nesta escola , um a tarde e outro a noite, então posso reclamar sim, tenho meus motivos não só eu como tanta outras mães e alunos que lá estuda, e ela e seu dignissimo esposso sabe do que estou falando, já você Emanuel é só um teo Pereira.

    ResponderExcluir
  6. Caro Emanuel, parabéns pelo blog e pela matéria sobre a nossa conjuntura política municipal!
    Uma vez que fomos citados na referida matéria em tela (como pessoa e como partido, PT), sinto-me na obrigação de esclarecer algumas questões:
    1. Primeiro reafirmar que o PT não tem pré-candidato à prefeitura para 2016. Isso até poderá acontecer, afinal todo partido de uma democracia, por natureza, se destina a conquistar espaços de poder constituído para poder servir à sociedade e implementar ações de políticas públicas de acordo com suas convicções políticas e ideológicas;
    2. O fato é que existe hoje em Gostoso uma oposição unida em torno de uma nova direção da Câmara de Vereadores, entre os partidos: PT, PSB, PSD, PPS e PCdoB. Existe sim um compromisso de um trabalho coletivo, para 2015 e 2016, por uma Câmara independente da prefeitura e livre para cobrar, fiscalizar e propor as ações do poder executivo, cumprindo com transparência e responsabilidade suas prerrogativas constitucionais
    3. As eleições de 2016 foram deixadas para o segundo semestre de 2016, como recomenda a boa Política! Em nenhum momento se tratou disso nas conversas em que construímos a atual frente de oposição. O único destes 05 partidos que tem hoje candidato à prefeitura para 2016 é o PSD, o que é natural pois seu candidato disputou e por pouco não ganhou a última eleição!
    4. É fato que a eleição da Câmara de agora e o compromisso de trabalho em conjunto à frente de sua direção pelos próximos 2 anos apontam uma tendência de união para a disputa de 2016. Seria hipocrisia não reconhecer isso. Mas só o trabalho diário desses partidos e lideranças unidos, ao longo de 2015, será capaz de pré-anunciar o cenário de 2016. O resto é só livre e democrática especulação!
    5. Falando em especulação, há um equívoco nas informações que lhe foram repassadas sobre nossas conversas políticas com a atual presidente da Câmara, Nenê de Lala. Temos no PT muito respeito e amizade por Nenê, é uma batalhadora, mulher de coragem e trabalho que honra seu mandato e aquela Casa. Durante a construção de chapas para a eleição da Câmara nós conversamos com Nenê, e não foi só uma vez não. Estivemos sempre deixando absolutamente claro pra ela quais eram nossas posições diante de cada fato novo no processo de sua sucessão. Jamais a chamamos para a oposição. Pelo contrário, sempre a alertamos para os perigos de tirarem dela o mandato por suposta infidelidade partidária.... coisa que jamais gostaríamos que lhe acontecesse. Ela não merece isso, pois faz um mandato decente e fez uma gestão avançada e democratizante da Câmara (parabéns, companheira Nenê!!!)
    6. Por fim, o principal fato a esclarecer e destacar em tudo isso: o flagrante desapontamento geral (das lideranças e do povo) com a atual e sofrível gestão da nossa prefeitura. Fato que, sinceramente, lamento muito, pois apostamos forte Esperança de Mudanças, avanços democráticos e desenvolvimento local neste governo que ajudamos a eleger e tentamos contribuir por dentro por 18 meses. O governo de Maior Potencial da história de Gostoso, eleito na mais ampla aliança que já se viu (da direita do DEM à esquerda do PT), que hoje se encontra isolado e sem rumo, derrotado agora nas eleições gerais 2014 e da Câmara de Vereadores, pois NÃO se abre ao DIÁLOGO com os aliados nem com o povo e NÃO se PLANEJA (nem física e nem financeiramente).
    7. Pra terminar mesmo, meu abraço e meus parabéns à nova direção da Câmara de Vereadores de SMG: presidente Beto, vice Clésia, secretário Jubenick e secretária Micarla. Saudação especial ao vereador Zé de Luzenário, parabéns pela coragem e pela firmeza Camarada!!!!

    Hildemar Peixoto - Pte. PT SMG

    ResponderExcluir
  7. foi selado o acordão, como o povo está rejeitando acordão, quem será o Robson daqui em 2016?
    Fafá, Paulo Roberto, Marcio Neri ou outro nome.

    ResponderExcluir
  8. foi selado o acordão, como o povo está rejeitando acordão, quem será o Robson daqui em 2016?
    Fafá, Paulo Roberto, Marcio Neri ou outro nome.

    ResponderExcluir
  9. Kkkkk-ta louco! Desse povo o povo de gostoso quer se livrar....

    ResponderExcluir
  10. Esse PT só que o dono da verdade, mas ajudou a eleger Beto Presidente da Câmara, aí é mala nada se pode esperar desse partido, e do presidente eleito que sua família foi a mais beneficiada na atual administração e vive falando mal em todos os cantos da nossa cidade e Município, quanto mais agora Presidente da Câmara.

    ResponderExcluir
  11. As vezes se livra e elegem outros piores, políticos são todos iguais e aqui não é diferente a população que fique bem atenta a quem quer chegar no poder com os bons exemplos já deixados.

    ResponderExcluir
  12. Beto de Agostinho Presidente da Câmara é brincadeira kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk,aí é mala gente, o cara já fala demais quanto mais agora, péssima escolha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. acho,melhor beto,do quer a atual presidenta,q so faz o q a prefeita,quer..

      Excluir
  13. Eu não sei o que é mais intrigante, se o fato de São Miguel do Gostoso ser um município que sempre, unicamente e exclusivamente é deliberado politicamente por um só grupo de “compadres e comadres”, que independente de alianças e acordos feitos, NUNCA é sinônimo de mudança ou renovação, simplesmente um câmbio de indivíduos que se denominam políticos, que não são capazes de realizar ou cumprir as devidas atribuições e incumbências que a função designa. Outro ponto, é pelo simples fato da população sempre se omitir ou ser coniventes diante dessas situações e tentativas de persuadir e ordenar o cenário político local - Uma vez em que isso é quase um ato de restringir o direito democrático de escolha da população vigente – que na maioria das vezes são coagidas a apoiar esses grupos de promessas e sonhos, que cabe salientar que não existe termos em meritocracia pertinentes aos mesmos.
    Vejamos,
    O período das eleições se aproxima e as “faca tuas” já começam a serem definidas. O Hilário de tudo é ver esses argumentos hipócritas de alianças com ênfase em uma possível má gestão atual. Ora, essa sempre a gestão do município. A chamada “Monarquia Teixeira Neri”. E posso afirmar, poder publico não se define só e unicamente em prefeit@, se a câmara legislativa não for atuante e capaz de gerir projetos, propostas, fiscalizar, dentre outras das suas atribuições, não haverá êxito em gerir integralmente o município, como também qualquer outro âmbito administrativo. Então, antes de apontarem o dedo, comecem a transparecerem suas contribuições. (rsrs) Como, se não tem?!
    Complicado vivenciar esse cenário ridículo de falsas promessas, de busca de benefícios para se próprio ou em prol de um grupo só, de aproveitamento em cima de pessoas de bom coração, mas fáceis de serem ludibriadas, de pessoas que não almejam o bem em comum mas sim sua autopromoção.
    A verdade nua e crua é que os ocupantes do poder legislativo de S.M. do Gostoso não tem a devida capacidade para ocupar os cargos inerentes. Visto que desde sempre, nunca houve se quer um projeto de expressiva importância para com o município. Já requerimentos, têm de ruma. O fato é que a população deve começar a tomar ciência de linhas tangências a essas eleições. Uma vez em que “camaradagem” e amizade não são de relevância significativa ou justificativa para eleger um governante. Político não é eleito para prestar favores, mas sim cumprir com seu papel perante a sociedade em que atua.
    Não comentei diretamente sobre o novo presidente da câmara porque não precisa. Não tem o que se discutir. Não sei nem porque ele ocupa um cargo de tal importância, onde o mesmo não tem se quer argumentos para justificar sua posição. Cômico, tudo não passa de um jogo político. E ele foi o jogador da vez. Lembrando que todo time tem seus reservas e se o jogador não segue as expectativas, o torcedor pode exigir sua alteração, mas nesse caso não são os “torcedores”, mas sim o próprio clube.

    Contudo, o circo continua.

    ResponderExcluir
  14. Q anonimo sabido! Pense numa capacidade de conjunturar, com inveja e vontade de fazer parte do "clube", sem ter voto!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu caro,
      Não faz parte de mim tais desejos e anseios de fazer parte desse "clube", tampouco me tornar um político. Apenas coloquei minha concepção, realista, do que é o cenário político de Gostoso. Se achas que eu estou equivocado, me contradiga, ponha sua visão coerente inerente ao assunto.
      Só salientando,
      Como que você diz "sem ter voto"? Sabes de tudo, né? Acho que fazes parte deste clube. Acho não, tenho certeza. Se eu tenho voto eu não sei, mas boa parte do de vocês são comprados ou votos de coação.
      Até.

      Excluir
    2. Muito lindo um anônimo respondendo pra outro! Ainda por cima, com um irritado.

      Excluir
  15. Muito boa a sua crônica sobre a conjuntura política de Gostoso. O jogador da vez em questão está apadrinhado pelo ex-prefeito e servirá somente para apimentar com o seu destempero, as relações entre o Poder Legislativo e o Executivo. Essa tarefa será muito fácil, pois a nossa atual gestora é extremamente incipiente. Ainda bem que a ficha suja está impedindo alguns de serem candidatos. Imaginem se não existisse este impedimento. Seria duro continuar vivendo em Gostoso. Precisa aparecer uma pessoa qualificada e íntegra para colocar um fim nesta era do coronelato destas duas famílias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na democracia é muito importante FAZER a CRÍTICA.
      Mas, mais importante é ser capaz de RECEBER a CRÍTICA dos outros e fazer a AUTO-CRÍTICA!!!!
      Já dizia o velho LULA: "se você não acredita na política e nem nos políticos que estão aí, então é porque tá faltando você na Política...".
      Seja o diferencial, bote a cara à tapa.... o primeiro passo é ter a coragem de sair do anonimato e vir pra luta!
      Há que haver coerência!

      Excluir
  16. que RUÝDO, é esse heim?

    ResponderExcluir
  17. Bota ruído nisso, só pode fazer parte da demagogia do seu partido.

    ResponderExcluir