quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

Balanço sobre 2014 inclui atuação do Papa Francisco, reeleição de Dilma e ação golpista da direita brasileira



Por Emanuel Neri
Mais alguns dias e 2014 chegará ao fim. Qual o balanço que se faz do ano que está terminando?
Muita gente fez balanço sobre acontecimentos de 2014. Este blog escolheu texto escrito pelo jornalista Mauro Lopes, de São Paulo, por considera-lo completo e abrangente.
Mauro Lopes, que trabalhou com o autor deste blog na Folha de S. Paulo, fez este balanço sobre 2014 em sua página do Facebook. O texto escolhe cinco temas que, na opinião de Mauro Lopes, foram os mais  marcantes de 2014.
Entre os temas escolhidos, estão a ação inovadora do Papa Francisco (foto), o reatamento de relações diplomáticas entre EUA e Cuba, assassinatos de jovens negros americanos e desaparecimento (e assassinato) de 43 estudantes mexicanos, a reeleição de Dilma Rousseff e a visão golpista da direita brasileira.
Veja, a seguir, o balanço de 2014 feito por Mauro Lopes:
“2014, O ANO DA ESPERANÇA – E AS QUESTÕES PRA 2015
Que ano! 12 meses de grandes eventos, personagens inesquecíveis, relações inesperadas. Olho para este 2014 que se vai e a palavra que ficou é Esperança, em meio a todos os paradoxos e perplexidades que nos conformam, em todos os tempos e geografias. Minha lista dos “5 mais de 2014” e as interrogações que lançam a 2015.
Papa – no seu segundo ano à frente da Igreja, Francisco ergue-se com o maior líder do planeta. Paradoxalmente, ergue-se ao se abaixar, ao encontro dos mais pobres, dos mais fracos, dos que sofrem injustiças e perseguições. Está virando a Igreja do avesso e apontando ao mundo um caminho de encontro e reconciliações. Para 2015: o Papa conseguirá reformar o Vaticano e mover o chão da Igreja, as bases e as paróquias no caminho de uma Igreja pobre com e para os pobres?
Cuba e EUA – com a ação crucial do Papa, os Estados Unidos reconhecem o dramático erro que perdurou durante 50 anos e concordam em derrubar com o muro da vergonha das Américas. A luz sobre Cuba mostra um país com cicatrizes profundas do tempo do bloqueio e ao mesmo tempo capaz de apresentar ao mundo índices sociais (saúde, educação, expectativa de vida, desenvolvimento humano) excepcionais. Para 2015: os Estados Unidos abandonarão o caminho do intervencionismo e se abrirão ao diálogo com um mundo onde há cada vez mais protagonistas?
Eric e Michael e os 43 – choque mundial com as mortes de dois negros nos Estados Unidos, Eric Garner e Michael Brown, com o acobertamento dos policiais pela Justiça americana e o desaparecimento dos 43 estudantes de Ayotzinapa no México, com evidências de que foram assassinatos por tropas federais . A reação aos crimes mobilizou centenas de cidades americanas como não se via desde os anos 60 e os protestos atravessam o México, despertando solidariedade em todo o mundo. Para 2015: a violência policial americana contra os negros terá um freio? ; o martírio dos 43 abrirá caminho para um novo México?
Dilma – a reeleição de Dilma foi resultado da iniciativa eleitoral dos pobres e das pessoas das camadas médias solidárias com os lascados do país. Uma reação inesperada diante da ofensiva da direita brasileira, que chegou a comemorar a vitória de Aécio durante a contagem dos votos. Foi uma vitória menos do PT e menos ainda de Dilma e sim do arco de solidariedade aos pobres do Brasil. Para 2015: o governo Dilma aprofundará as conquistas dos governos do PT e romperá com a lógica das articulações de bastidores e palacianas, excluindo os que a elegeram dos processos de governo? Haverá mobilização popular que contrabalance os jogos de poder tradicionais, excludentes da participação dos pobres?
Direita brasileira – o ano em que a direita perdeu o pudor e se mostrou ao Brasil e ao mundo com sua verdadeira face: contra os pobres, contra a distribuição da renda nacional, contra os programas de inclusão social, racista, homofóbica, apoiadora de torturadores e golpista. O PSDB e seus líderes, que participaram das forças de oposição à ditadura nos anos 70 e 80, sucumbiram ao discurso da direita sem vergonha. A cena nacional radicalizou-se, mas o país tem podido fazer escolhas com muito mais nitidez do que no pântano do aparente bom-mocismo que a direita ostentava até então. Para 2015: a direita recuará para uma oposição nos marcos da democracia ou prosseguirá numa escalada golpista?”

12 comentários:

  1. Pela primeira vez Gostoso não está enfeitada pra o natal a prefeitura não preparou a cidade pra receber o natal iluminado acho que aqui não se comemora o natal todos os moradores sentiram falta das luzes que enfeitavam as arvores que vergonha pra nossa cidade faltou iniciativa das autoridades locais poderia ter feito com material reciclado eu sinto vergonha de morar aqui minha cidade está abandonada mais uma bobagem que essa gestão comete natal sem luz não existe sem pisca-pisca nunca vi só aqui tudo culpa da gestão que vergonha até as criança perguntaram porque não houve luz nas rua de gostoso eu falei porque a prefeita não quis iluminar nossa cidade porque acho que ela não tem espirito natalino que coisa feia dona Fátima Dantas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem gente que aproveita este espaço exclusivamente prá fazer política partidária, com fins eleitorais. É o caso do leitor aí de cima. E quase sempre estes anônimos - sim, eles nunca tem a coragem de dar seus nomes, preferindo o esconderijo do anonimato - querem fazer proselitismo em favor de um lado político de São Miguel do Gostoso. O alvo deles é o ataque pouco inteligente (quase sempre burro) à atual administração. Até aí, tudo bem. Este blog aceita comentários, mesmo de anônimos, que tenham conteúdo crítico. Não aceita, como já disse várias vezes aqui, a ofensa e a acusação. Mas acontece que o blábláblá do cidadão aí de cima é quase insuportável. Além de insuportável, é cafona, de muito mau gosto. Achar que luzinhas de Natal fazem a diferença, e que é obrigação da prefeitura enfeitar a cidade com estes penduricalhos luminosos, chega a beirar o ridículo. Se a prefeitura quiser enfeitar a cidade, ótimo. Mas se, por motivos de economia de gastos, opta por não pôr estes piscas-piscas na cidade, não é o fim do mundo. O Natal é feito pela população, pelas famílias, pelas amizades, solidariedade - mas definitivamente estas luzinhas cafonas não são imprescindíveis. É preferível que a população esteja feliz, que tenha uma boa ceia de Natal, que se encontre com familiares e amigos, do que se "empapuçar" com esta falso brilho - e por consequência, falsa felicidade - trazida por estas luzinhas medonhas. Que mente pequena tem o cidadão aí de cima. Na opinião dele, ou tem luzinha de Natal ou não tem Natal. E o que pensar de outros Natais, alguns anos atrás, quando estes ridículos piscas-piscas ainda não tinham sido descobertos pela indústria chinesa? Caia na real, meu caro. Não é só de pisca-pisca que se faz o Natal. A prefeitura deve ter seus motivos prá não ter enfeitado a cidade este ano - provavelmente por economia de despesas. Melhor do que torrar dinheiro público em coisas menores, como decoração de Natal, é definir outras prioridades. Seguramente não é por falta das tais luzinhas de gosto duvidoso que o Natal de São Miguel do Gostoso deixou de ser bom.

      Excluir
    2. Emanuel Neri,
      Lamentavel e infeliz esse seu comentario, você leva tudo para o lado politico.

      Excluir
  2. Se as luzes não fossem importantes a cidade do gigante EUA o maior pais do mundo em termos de economia ,politica e desenvolvimento nao teria enfeitado a cidade de New York uma das cidades mais visitadas nesse periodo do ano o problema é que tanta economia não convence o povo gostosense e seu grande defeito seu Emanuel e defender uma gestão fracassada sem nenhuma qualidade e o povo já acordou pra ver a derrota dessa gestão nas proximas eleiçoes e enfeitar com material reciclado seria uma opção mas até isso foi cortado eu n~~ao sou de nenhum partido porem não sou cego nem burro pra acreditar em dificuldade financeira de prefeitura e cadê as outras prioridades?tá na hora de fazer concertos nos buracos das ruas que já estão causando transtornos a os motorista e pedestres será que o senhor tambem vai dizer que não precisa tapar buracos das ruas?será que só o senhor pode fazer reclamações?tipo do som alto nas festa da cidade e das igrejas?seja justo e aceite o opinião dos outros a gestão atual está um caos e todo mundo sabe disso Gostoso está falando isso a muito tempo aceite e não finja que não sabe porque o voz do povo ninguem segura e se não quiser publicar não tem problema existe comunicação de outras formas e mais direta porque nem todo mundo daqui de Gostoso ler seu blog porque sabe que voce puxa a sardinha da sua cunhada mesmo ela estando errada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O cidadão aí insiste em usar argumentos tortos. Comparar São Miguel do Gostoso a Nova York é fora de cabimento. Esta é uma visão tacanha de querer comparar São Miguel do Gostoso com outras cidades - imagine agora a comparação com Nova York. O que este blog defendeu é que não só com pisca-pisca de enfeite que se faz um bom Natal. Se São Miguel do Gostoso não teve condição de por os tais pisca-pisca, paciência, nem por isso a cidade vai se acabar. E mais:este blog não tem nenhuma procuração para defender a atual ou qualquer outra administração do município. Apenas se manifesta quando recebe comentários estúpidos como o foi o anterior - e este agora - do anônimo aí de cima. Tem mais é que acabar com esta histeria de que, se não tem luzinha de Natal, o Natal vai ser uma porcaria. Não é por aí. Pura bobagem de quem não sabe o que fala.

      Excluir
    2. Na minha opinião o natal é uma festa entre familia e trocas de presentes porem não se faz um natal sem pisca pisca eu não vejo porque sua irritação já que voce vive reclamando de coisas bobas e eu não estou comparando New York a gostoso acho que voce não entendeu minha expressão porem respeito sua opinião só gostaria de dizer-lhe que sou sociólogo e não um analfabeto como voce está pensando e seria cômodo se voce respeitasse a opinião das pessoas e não falasse no seu blog que as pessoas não sabe o que fala pois já vi muitas bobagens escritas no seu blog e aceitei sem nenhuma critica eu só não entendi o porque da cidade não está representada por luzes natalina e não aceitei a desculpa dada pela prefeitura que eu saiba e ainda moro em um país democrata portanto eu tenho todo direito de acreditar e aceitar o que eu quiser se me importar com a sua opinião mas vejo que voce sempre está defendendo a gestão porem eu tambem respeito

      Excluir
    3. A primeira coisa que eu sugiro ao leitor acima é que ele se identifique e não fique mais escondido no anonimato. Este espaço é aberto a críticas, inclusive ao autor deste blog - o comentário acima é um caso típico desta tolerância do noBalacobaco com a opinião, mesmo crítica (e de autores anônimos), dos seus leitores. Agora este blog não vai abrir mão de dar sua opinião sobre o que acha excessos verbais e do que considera equivocado. E foi por isso que este blog se pronunciou - e criticou, claro - a exigência para que as tais luzinhas de Natal estivessem nas ruas de São Miguel do Gostoso. É como se, como não tinha os tais piscas-piscas nas ruas da cidade, o Natal local fosse um verdadeiro fracasso. Pergunto: por acaso o tal sociólogo - com todo respeito aos sociólogos - não permite que este blog conteste uma opinião manifestada por ele?

      Excluir
  3. Eu acho que a pessoa do comentário acima não está criticando ela apenas não entendeu porque em pleno natal a cidade não foi preparada para receber o espirito de natal eu particularmente achei tudo muito estranho por ter vindo do Rio Janeiro essa semana eu pensei que ao chegar aqui encontraria enfeites de natal como encontrei em Porto Seguro na Bahia e em Canoa quebrada no Ceará acho que o dono do blog entendeu como ofensa politica mas não me parece porque é normal cidades iluminadas nessa época porque aqui seria diferente?

    ResponderExcluir
  4. Bem o natal já passou , e não adianta ficar nesse lenga lenga de pisca pisca , mas senhora prefeita já que economizou nos piscas, poderia colocar luz na rua das ostras? principalmete ali em frente a creche a senhora já viu que escoridão, não da pra ver os buracos nem o quebra mola, faça essa caridade , Emanuel você já passou enfrente a creche a noite, a pé ou de bicicleta? pois de carro não vale.

    ResponderExcluir
  5. Em vez de colocar luzes agora pelo natal, melhor mesmo é ela fazer o que está fazendo que é tapando os buracos nas ruas da nossa cidade, boa iniciativa, e que o próximo ano seja feita muitas obras em nossa cidade.

    ResponderExcluir
  6. A prefeita só tapou os buracos enfrente a casa dela e os outros que tem na cidade vão ficar abertos? queremos ver se vai fazer das outras ruas

    ResponderExcluir
  7. Esta insinuação do comentário aí de cima não procede. Os primeiros buracos a serem fechados eram os que ficavam entre a Igreja Católica e o Posto de Saude. Só depois outros buracos da avenida foram fechados, inclusive em frente à casa da prefeita.É que ali tem um sério problema com raízes de árvores plantadas no canteiro central. As raízes levantam o calçamento e formam buracos no leito da rua. Por isso foi necessário abrir o calçamento, cortar as raízes e refazer o calçamento.

    ResponderExcluir