quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Grupo Alcóolicos Anônimos atua em São Miguel do Gostoso, recuperando pessoas dependentes do álcool



Por Emanuel Neri
São Miguel do Gostoso tem muitos problemas com a saúde da sua população. Mas um dos problemas mais sérios, que mais atingem a saúde pública do município, é o alcoolismo.
Embora não haja estatísticas oficiais, o alcoolismo atinge famílias inteiras do município. É altíssimo a quantidade de bebida consumida. A saúde local constatou que, em apenas uma família em que todos os seus membros bebem diariamente, consome-se mais de 100 litros de cachaça por mês.
Para enfrentar este sério problema, começou a funcionar na cidade um núcleo do AAA (Associação dos Alcóolicos Anônimos). Todos os sábados, às 9h, há sessões no Iasnin com dependentes de álcool que estão na batalha para se recuperar.
O AAA é uma entidade que está espalhada hoje por 112 países. No Brasil, ela existe em todos os Estados e milhares de municípios. As sessões em São Miguel do Gostoso são acompanhadas por membros do AAA de Natal. Todos os sábados, cinco membros do AAA natalense conversam com alcóolatras locais.
Quem está à frente deste trabalho em São Miguel do Gostoso é Simone Meireles, coordenadora do Posto de Saúde da cidade. Mas brevemente este trabalho deve passar para um dependente que está em processo de recuperação.
O AAA funciona dessa forma. A coordenação dos trabalhos tem que ser feita por um dependente. É que é mais fácil ele transmitir aos demais integrantes do grupo suas angústias, trocar experiências e falar das forças encontradas para recuperar este sério problema.
O trabalho do AAA em São Miguel do Gostoso começou há quatro meses. Pelo menos quatro participantes já estão sem consumir álcool durante este período. As histórias que saem deste grupo impressionam pelo sofrimento que o dependente de álcool enfrenta na sociedade.
Uma das condições do trabalho do AAA é que haja anonimato dos seus integrantes. Não se pode revelar o nome de dependentes que façam parte do trabalho. Mas há histórias que a cidade sabe sobre pessoas que sofreram extremas humilhações e que hoje estão em pleno processo de recuperação do álcool.
Uma pessoa integrante do grupo chegou a ser despida, na feira da cidade. Outra foi atirada em um tambor de lixo. Hoje estas pessoas pararam de beber e estão felizes. Reencontrara-se com suas famílias, passaram a cuidar melhor dos filhos e ter mais cuidados com sua alimentação e suas casas.
Uma outra pessoa que também faz parte do grupo sofreu humilhação mesmo depois de parar de beber. Antigos companheiros de bebedeiras jogaram cachaça sobre sua casa, tentando convencê-lo a voltar a beber. Mas ele resistiu. Este mesmo integrante recebeu um elogio que o deixou muito feliz.
“Você agora virou um homem. Antes você era um bebum”, afirmou um vizinho.
Parar de beber é uma tarefa dificílima. Mas a experiência vivida por estes moradores de São Miguel do Gostoso é de absoluto êxito. Eles têm consciência de que, mesmo tendo parado de beber, são ainda “alcóolatras em tratamento”.
“Para eu me recuperar, eu sinto necessidade de estar aqui”, disse outro integrante do grupo. “Quando eu acordo, eu digo, todos os dias, prá mim mesmo: hoje eu vou evitar o primeiro gole”, diz. “Evitar o primeiro gole faz com que os dias passem e eu não tenha mais voltado a beber”.
O alcoolismo é um terrível mal e atinge as famílias em várias frentes: na saúde, na desintegração social e na parte econômica. Geralmente o alcóolatra vive marginalmente na sociedade e não trabalha. Mas este mal tem cura.
Se você é dependente de álcool – ou tem alguém na família com este problema -, vá ao Iasnin, no centro de São Miguel do Gostoso, às 9h deste próximo sábado e se integre a este grupo de luta bravamente pela vida.
Abaixo, links sobre o AAA e o trabalho feito por este grupo para tirar pessoas do alcoolismo:

6 comentários:

  1. Se você tem o desejo de parar de beber ou conhece alguém que precisa de ajuda, compareça as reuniões, não existe cobrança de taxas ou mensalidades.

    ResponderExcluir
  2. Que trabalho maravilhoso parabens pela iniciativa fico muito feliz em ter na minha cidade um trabalho desse nós estávamos precisando por termos muito dependentes espero que continue ajudando a essas familias que sofrem com esse problema .Tambem seria interessante com os dependentes de drogas sei que aqui tem crianças já usando crak e maconha isso é preocupante peço a ação social que identifique através das familias essas crianças para que seja feito a recuperação o mais rápido possivel parabens a todos que participam desse trabalho e principalmente aos que estão em tratamento isso é uma prova de que eles querem melhorar de vida e ser feliz

    ResponderExcluir
  3. Estou aqui para falar de um assunto a parte, é o seguinte. Essa turma da AMJUS que recebeu um quadricíclo para fazer o trabalho de defesa das tartarugas, acredito que esse quadricíclo deve ser utilizado só no trabalho e o piloto devidamente identificado com a camisa da ONG, mas não é o que estamos vendo, tá servindo até pra fazer entrega para lanchonete de Nívea, e pra outros estarem passeando na rua. Anchieta tem carro e moto, Reni tem moto, então que resolvam seus problemas particulares com seus transportes e só usem o quadriciclo para assuntos da ONG. Todo mundo hoje tem celular com câmera se liguem. Façam bom uso do privilégio que estão tendo, não abusem da oportunidade. Estamos de olho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O comentário acima foi publicado porque se trata de uma crítica e não de uma ofensa ou acusação. A Amjus, que é uma ONG muito respeitada em São Miguel do Gostoso, tem todo o direito de ocupar este espaço para dar suas explicações sobre o uso deste quadriciclo. Este blog admira e respeita o trabalho da Amjus na preservação de tartarugas.

      Excluir
  4. Informação importante. A participação nas sessões dos Alcóolicos Anônimos é gratuita e o nome de seus participantes não é revelado - ou seja, o anonimato é uma das regras básicas deste grupo de combate ao alcoolismo. Se você tem alguém na família - ou no seu bairro - que é alcóolatra, convença-o a se juntar a este grupo. Basta ir ao Iasnin, no centro de São Miguel do Gostoso, às 9h dos sábados - e passar a integrar este grupo.

    ResponderExcluir
  5. Que maravilha ! Faço parte dessa irmandade e foi a única maneira que consegui viver longe do Alcóol e das drogas é um programa de 12 passos simples e de grande sabedoria, hoje encontrei uma nova maneira de viver ! Sou muito grata a Alcóolicos Anônimos!


























    ResponderExcluir