sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Precisa ser mesmo louco para organizar uma Mostra de Cinema como a de Gostoso. Veja próximos filmes



Por Emanuel Neri
Todo o bom artista tem que ter mesmo um pouco de loucura.
Foi a prefeita de São Miguel do Gostoso, Fátima Dantas, quem lembrou isso ao falar na abertura da 2ª Mostra de Cinema de Gostoso, na noite de quinta-feira (13).
A prefeita se referia a Eugênio Puppo e Mateus Sundfeld, organizadores da Mostra. E precisa ser mesmo um pouco louco para organizar, numa cidade como São Miguel do Gostoso, uma festival de cinema deste porte.
Sorte de São Miguel do Gostoso que tem dois loucos destes que acreditam no cinema e amam loucamente a cidade, a ponto de montar toda esta estrutura para trazer arte e cultura de primeira qualidade para a população local.
Tudo na Mostra de Cinema de Gostoso é grandioso. São mais de 50 filmes – a maioria deles de excelente qualidade – que vão passar, durante seis dias, para um público que antes não tinha o menor contato com a arte do cinema. Cerca de 30 jornalistas, de várias partes do país, diretores e atores acompanham a Mostra.
Na noite de abertura, havia mais de mil pessoas presentes à Praia do Maceió, principal palco do festival. A tendência é que até terça-feira (18), quando a Mostra termina, sempre haja um público excepcional acompanhando os filmes.
Além da Mostra, um dos pontos altos deste evento é a formação de jovens em técnica de audiovisual, produção e direção de cinema. Mais de 50 jovens participam de cursos e oficinas para se especializarem em cinema. Devem surgir entre eles futuros cineastas, especialistas em produção de vídeos, além de atores e atrizes que podem atuar em cinema, teatro e TV.
A Mostra deste ano foi aberta por dois filmes destes jovens. “Entre lonas” conta a relação de jovens que dividem a necessidade do trabalho com as tarefas escolares. “Promessas” fala do misto entre crendices e história do primeiro marco colonial do Brasil, de 1501, na praia do Marco, São Miguel do Gostoso.
A Mostra prossegue nesta sexta-feira (14) com ótimos filmes.
No Centro de Cultura, às 15h, passa “Praia do Futuro”, com o ator Wagner Moura, fazendo o papel de um bombeiro que é gay. É um filme interessante. Wagner Moura é conhecido pelos papeis de valentão que desempenhou como o capitão Nascimento nos filmes “Tropa de Elite” (foto).
Em “Praia do Futuro”, Wagner Moura trocou o papel do valentão por um gay forte e sensível, que abandona a cidade de Fortaleza, onde morava, para acompanhar um namorado alemão que vive em Berlim.
Na sessão da noite, na Praia do Maceió, passam dois bons curta-metragens – “História Natural” e “Rio Cigano”. O documentário “Dominguinhos”, sobre o famoso sanfoneiro nordestino que morreu recentemente, também será exibido. O premiado “Sem Pena”, de Eugênio Puppo, passa às 23h.
Para amanhã, sábado (15), também há filmes muito interessantes. “Branco Sai, Preto Fica”, que ganhou inúmeros prêmios no Festival de Brasília, passa às 19h, na Praia do Maceió. Depois de dois curta-metragens – “Sofia” e o “Último Cine Drive-in” -, passa o esperado “A Noite do Chupacabras”, espécie de filme que mistura terror com humor.
Na segunda (17), um filme imperdível é o “Hoje Eu Quero Voltar Sozinho”, indicado pelo Brasil para representá-lo na seleção de melhores filmes estrangeiros do Oscar. Será exibido às 19h, na Praia do Maceió. O filme trata da sensível relação entre um adolescente cego que é gay com um colega de escola.
Não se pode esquecer também a excelente mostra de filmes infantis, que são exibidos todas as manhãs, no salão de Múltiplo Uso. Uma ótima oportunidade para que os pais introduzam seus filhos na arte do cinema.
Veja abaixo, nos links do noBalacobaco sobre a Mostra de Cinema de Gostoso.

5 comentários:

  1. Acho a amostra de cinema um acontecimento bacana na cidade mas existe algo aqui em Gostoso que precisa de reforma urgente o ginásio de esporte esse espaço que foi muitas vezes usado pra tantas festa e casamentos e grandes jogos da nossa cidade hoje se encontra abandonado os nossos alunos estão sem esse espaço a mais de um ano pois por medida de segurança os jogos da escola não estão acontecendo lá e sim na quadra do Ana Ribeiro o que me deixa trite é vê um espaço sendo destruído a cada dia vi que os carros pesados da prefeitura estão sendo guardados ao lado e por esse motivo estão quebrando a calçada existe um buraco ao lado que deixe o transito complicado naquela área espero que a prefeitura junto com a secretaria de obras tome uma providencia urgente porque do jeito que está não é aceitável eu como aluno e fui muitas vezes jogar no ginásio fiquei muito triste com o que eu vi parace um prédio abandonado

    ResponderExcluir
  2. Atençao prefeita será que a senhora já viu o buraco que está enfrente ao ginásio?e a calçada do ginásio que seus próprios funcionários estão quebrando com as caçambas e tratores?se não viu vá lá ver e veja a necessidade de mandar conserta-la

    ResponderExcluir
  3. Eu fui a mostra de cinema e confesso que gostei da organização porem os filme não me agradaram achei muito sem histórias acho que deveria ter tido mais documentários o que mais me irritou foi o chupa cabra filme de muita violência e muitas cenas desagradáveis vi várias crianças assistindo o que achei um absurdo tambem observei pouca gente prestigiando o filme chupa cabra e várias pessoas se retirando antes do fim isso prova que não agradou sugiro que da próxima vez seja selecionado filme de melhor qualidade ainda não gostei de nenhum todos muito vago sem entendimento resumindo eu estou decepcionada com a mostra de ano achei o ano passado melhor

    ResponderExcluir
  4. senhora Fatima Dantas a alta estação está chegando tá na hora de consertar o calçamento da cidade que tem muitos buracos e fazer uma operação limpeza na cidade que está com muitos canteiros precisando limpar e pintar os meios fios vamos embelezar nossa cidade pra receber o turista vamos investir no turismo não fuja da realidade da nossa cidade olhe com bons olhos e faça melhoria nós moradores agradecemos

    ResponderExcluir
  5. A alta estação ainda não chegou? kkkkkkkkkkkkk nem vai.

    ResponderExcluir