segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Novo Centro de Cultura de São Miguel do Gostoso é um presente doado por paulista que mora na cidade



Por Emanuel Neri
Pense em um centro cultural bonito e espaçoso com equipamentos de primeiríssima qualidade.
Agora pense na generosidade de um morador de São Miguel do Gostoso que presentou a cidade com este maravilhoso espaço para incentivar a cultura da população local.
É assim o novo Centro de Cultura de São Miguel do Gostoso, inaugurado na última sexta-feira (7/11). Localizado na avenida dos Arrecifes, 1216, este espaço belíssimo é  destinado a acontecimentos culturais, mas que também pode ser usado para realização de cursos, palestras e outros eventos de interesse da cidade.
O Centro de Cultura foi instalado em um prédio inacabado, que tinha mais de 15 anos, na entrada da cidade, próximo à Pousada Mar de Estrelas. Morador de São Miguel do Gostoso, o empresário paulista Gustavo Titotto assumiu compromisso com a Prefeitura para recuperar o imóvel e entregá-lo para a comunidade.
E assim foi feito. O prédio, de 300 metros quadrados, foi praticamente reconstruído. Do que existia antes, sobraram praticamente as paredes. Tudo foi recuperado por Gustavo: piso, telhado, portas e janelas, forro e instalação elétrica e hidráulica. Além disso, o prédio recebeu equipamentos de  excelente qualidade para servir como Centro de Cultura.
Tudo no Centro de Cultura é perfeito. Auditório com 90 poltronas, mais espaço para cadeirantes, pode também ser utilizado como cinema e teatro. Ambiente climatizado e o projetor de filmes e equipamentos de áudio são todos de primeira. Dois camarins e três salas, climatizados, ficam próximos ao auditório.
O Centro de Cultura conta ainda com copa, banheiros e salas adaptadas – inclusive com Datashow e lousa – para palestras, reuniões e cursos. Um enorme gramado liga o Centro de Cultura à avenida dos Arrecifes. O prédio será utilizado na Mostra de Cinema de Gostoso, que começa na quinta (13/11).
Além da generosidade de Gustavo, o Centro de Cultura também deve muito ao esforço da prefeita Fátima Dantas. Gustavo conta que faz tempo que tentava recuperar o prédio, para entrega-lo à cidade, mas que não conseguiu realizar seu sonho nas administrações de João Wilson e Miguel Teixeira.
A prefeita Fátima Dantas realizou o sonho de Gustavo. Conseguiu autorização de um conselho de agricultura do município - é que o prédio foi feito com recursos do Programa de Agricultura Familiar (Pronaf) e era destinado a atividades do setor agrícola do município. Outras barreiras foram vencidas pela prefeita.
“Desde que vim morar na cidade, percebi que não havia aqui espaço destinado ao entretenimento cultural da cidade”, diz Gustavo, que mora em São Miguel do Gostoso desde 2002. “Sempre achei que a cidade merecia este espaço para  promover cultura para a população, como teatro e cinema”.
São Miguel do Gostoso (foto) tem mais é que se orgulhar do Centro de Cultura que acaba de receber de presente.
São poucas as cidades no Brasil, do porte de São Miguel do Gostoso, que têm um espaço de excelente qualidade para promover a cultura. No dia da inauguração,  foi exibido o filme “Cine Holliúdy”, que foi reprisado no dia seguinte. No domingo, passou o desenho “Rio”, filme destinado a crianças.
O Centro de Cultura será administrado pela Prefeitura. Nos finais de semana serão exibidos filmes, peças teatrais e outras atividades culturais. Mas o espaço também poderá ser usado para outras atividades culturais durante a semana. Os interessados na realização destes eventos devem procurar a Prefeitura.
Um pedido de Gustavo. Ele quer que o espaço recuperado por ele seja usado exclusivamente como equipamento cultural, além de eventos e palestras. Ongs locais podem usar o espaço para reuniões. Mas Gustavo não quer ver o prédio sendo usado como sede de repartições administrativas e outras finalidades.
Abaixo, links com trailers dos dois e notícias sobre os dois primeiros filmes exibidos do Centro de Cultura de São Miguel do Gostoso.

14 comentários:

  1. Parabéns Gustavo. Bonita atitude .
    Jorge Figueiredo

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Gustavo

    Não é qualquer município que se ganha um espaço tão nobre para realizações de eventos, culturais, artísticos, negócios. É um centro de conversões , guardando as devidas proporções. e isso se deve a um cidadão paulista, que tem amor por esse povo e essa terra deixa tamanho legado.

    Pessoas como essas, fazem o mundo melhor, uma cidade mais solidária e humana , O Gustavo é cidadão do mundo, ou seja, fez uma obra em SMG pensando globalmente, e esse centro de cultura mostra que esse cidadão paulista, também merece ser cidadão Gostosense.

    Devemos, nós cidadãos de SMG cuidar bem desse patrimônio como se cuida de uma criança, precisa de carinho, cuidado, zelo . vigia-lo para não depredarem esse bem que é de todos nós.

    Obrigado, Gustavo, pela sua contribuição para a nossa cidade, que belo presente, atitudes como essa, contribuem para um mundo melhor, você está influenciando para uma transformação da humanidade, para uma cidade mais bonita, e ter um povo que tenha a oportunidade de ver belos trabalhos artísticos e culturais para todos os cidadões de São Miguel de Gostoso.

    Gilson Luiz

    ResponderExcluir
  3. Rio do Fogo elabora seu Plano Municipal de Turismo

    A Prefeitura de Municipal de Rio do Fogo, através da Secretaria Municipal de Turismo elaborou em parceria com a Força Eólica do Brasil e a Cruz Vermelha Brasileira o seu Plano Municipal de Turismo, com o objetivo de ordenar e integrar esforços para o desenvolvimento da atividade turística no município. Esta ação faz parte do Plano Nacional de Turismo que estabelece uma gestão descentralizada e que fortalece todo o setor.



    fica a pergunta, e o nosso, cade???????????????????

    ResponderExcluir
  4. Gustavo fez essa obra mas deixou bem claro que o espaço seja usado de forma correta só para cultura e não para a prefeitura usar para bens proprios porem é necessario que alguem que não seja ligado a prefeitura fiscalize porque senão vai virar um espaço pra todo tipo de evento inclusive politico Gustavo tem que ficar de olho para não virar bagunça porque tem muita gente de olho no espaço para promover eventos e se promover politicamente fica a dica

    ResponderExcluir
  5. Angela Nunes está preocupada antes do tempo. A notícia publicada em noBalacobaco já deixava claro o pedido de Gustavo - e isso faz parte de um contrato assinado entre ele e a Prefeitura - para que o Centro de Cultura seja usado exclusivamente para atividades culturais, além de palestras e cursos. O espaço não pode ser usado como repartição pública. Até agora não há nenhum sinal de que a Prefeitura de São Miguel do Gostoso vai deixar de cumprir o acordo com Gustavo. É bom que a Ângela Nunes fique atenta quanto ao uso do Centro de Cultura, mas ela deve evitar se antecipar a uma situação que não existe - ou seja, o uso deste espaço pela Prefeitura para outras finalidades.

    ResponderExcluir
  6. concordo com emaneol, não só o uso da prefeitura, na ata esta escrito e determinado pelo COMDRIS que era o CMDRS, que...., não utilize o espaço para cunho religioso, politico de um modo geral, como convenções de partidos, eleições de associações qualquer coisa que mexa com disputa e tambem como prédio público no sentido de uso pela prefeitura como salas, e não ser usado como depósito para nada, o prédio é para cultura é um centro cultura e desenvolvimento sustentável, ta na ata, ok

    ResponderExcluir
  7. È bom lembrar a população de gostoso que o prédio o qual foi reformado é obra do ex-prefeito Joao Wilson que fez um favor de construir com material de péssima qualidade por isso que foi quase demolido eu acho interessante é que o dono do blog gosta de mostrar só o que faz bem a familia neri mas devia dizer a todos através desse blog que a obra desse predio é autoria do irmão dele quando era prefeito vamos ser democrático Emanuel!

    ResponderExcluir
  8. queremos que a policia militar faça valer a lei de transito no nosso municipio porque aqui tá uma verdadeira bagunça ninguem respeita quem realmente dirigi com educação os motoqueiros continuam infernizando a população eu pergunto até´quando vamos ter que tolerar isso?será que eles os motoqueiros loucos é que estão certos?ou porque são de familias numerosas e tem bastante voto para quem defende essa baderna?

    ResponderExcluir
  9. Peço a secretaria de obras que por favor faça o concerto de uma lombada que fica enfrente a creche que está completamente destruída com pontas de paralelepípedos aparente podendo provocar um acidente as pessoas que andam de bicicleta ,e de moto podem cair ao tentar desviar dos buracos nessa lombada nós moradores agradeceremos e isso tem que ser feito com urgencia e tambem retirar os entulhos que estão enfrente a creche

    ResponderExcluir
  10. Gilson Gomes de Oliveira12 de novembro de 2014 às 19:20

    Mais um acidente envolvendo um morador de Gostoso aconteceu um rapaz foi surpreendido por uma lombada mal feita pelos moradores de lagoa do sal cidade vizinha isso ocorre porque as pessoas sem experiencia em obras fazem lombada de qualquer jeito e provoca acidentes se houvesse educaçõa no transito talvez nem precisasse de lombada aqui mas com tanta gente sendo dono do transito as pessoas são obrigadas a fazerem de forma errada eu vejo que aqui em Gostoso moradores fazem lombada com troncos de coqueiros de forma abusiva pois não tem nem idéia como fazer e fica uma coisa absurda que danifica o carro quando se passa é preciso haver um limite e a secretária de obras senhora Jupiara deve fiscalizar esses abusos aqui em Gostoso

    ResponderExcluir
  11. Fui o primeiro a comentar esta publicação... prq o senhor não aceitou o meu comentário? Só prq eu coloquei em evidencia a briga q se instalou entre o TEAR e a PREFEITURA. Pelo poder de administrar o centro de cultura... realmente senhor emanoel , vc a cada dia perde o pouquinho de respeito q ainda alguns moradores tinham por vc... q tipo de jornalista é esse q apenas mostra coisas q favorecem sua família? Decepecionado!

    ResponderExcluir
  12. O PT de São Miguel do Gostoso já colocará as mangas de fora nas próximas eleições para Prefeito, segundo alguns comentários em nossa cidade o PT lançará candidato a Prefeito, doa em quem doer mas o PT disputará o comando do Município.

    ResponderExcluir
  13. eitaaaaaaa. si o pt inventa ir pra cabeça agora e por qui vai ser burrisse. nao tem força pra isso nao. vam ter qui cumer muito fejao ainda kkkkkkkkk. só quem tem força pra derrota joao uilso é miguel texeira. diz aí qui ele nao pode mais vai botar a mulher euba pra ser prefeita. miguel né besta nao já tem gente muito forte dos vereadores do lado de fafá qui ele tá adulando pra ser vice de dona euba. coidado prefeita tem trairage bem pertin da senhora

    ResponderExcluir
  14. O comentário abaixo sofreu restrição de parte de seu trecho por fazer acusações a políticos - da situação e da oposição - da cidade. Veja o trecho sem as acusações:
    "A opção é o PT na cabeça e pronto, chega da família Teixeira no comendo do nosso Município, como também essa oposição que temos aqui, que não tem qualidade nenhuma para fazer uma boa administração. É preciso o eleitor fazer uma reflexão para não se decepcionar outra vez com esses políticos que temos aqui".

    ResponderExcluir