sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Pesquisas do segundo turno mostram empate entre Aécio e Dilma, com tucano numericamente à frente



Por Emanuel Neri
Esta é a eleição das surpresas e das reviravoltas. As primeiras pesquisas para o segundo turno da disputa presidencial, cujo pleito será realizado no dia 26 de outubro, mostra empate técnico entre Aécio Neves e Dilma Rousseff. Mas numericamente o candidato tucano está na frente: 46% a 44%.
Se forem calculados apenas os votos válidos, excluindo os nulos e brancos, permanece o empate técnico: 51% para Aécio e 49% para Dilma.
É uma surpresa porque no primeiro turno da eleição, realizado dia 5 de outubro,  Dilma (PT) saiu na frente – 41,6% a 33,5% dos votos válidos. Mas também era previsível uma subida de Aécio (PSDB), dado ao “embalo” com que ele chegou ao primeiro turno, derrotando Marina Silva e se aproximando de Dilma.
O resultado das pesquisas jogou um balde de água fria no mercado financeiro, que esperava uma subida de Aécio (foto) bem maior. Na segunda-feira (6/10) após a eleição, a Bolsa de Valores de São Paulo teve o maior crescimento dos últimos dois anos. Esperava que Aécio saísse com grande vantagem sobre Dilma.
Aécio foi sem duvidas a novidade do primeiro turno. Embora sua ultrapassagem sobre Marina fosse prevista nas pesquisas, o resultado final da sua votação foi além do previsto. Acreditava-se que ele ficaria com poucos pontos à frente de Marina, que teve 21,5% dos votos. Ficou com mais de dez pontos na frente.
Também já estava previsto que boa parte do eleitorado de Marina no primeiro turno migrasse para Aécio. Mas, pelo resultado das pesquisas – Datafolha e Ibope, ambas com o mesmo resultado – Aécio pegou ainda mais votos da ambientalista o que se esperava. Agora é ver como se comportam os dois candidatos até o dia 26.
Só para relembrar as inúmeras reviravoltas ao longo desta campanha eleitotal.
Desde o início da campanha, Dilma Rousseff esteve na frente das pesquisas, com percentual sempre acima de 30% de intenção de votos. O segundo colocado, com pouco mais de 20%, era Aécio Neves. O terceiro colocado era o ex-governador pernambucano Eduardo Campos, com 8% de intenção de votos.
As reviravoltas começaram a aparecer com a morte de Eduardo Campos, em acidente aéreo, em agosto. A comoção por sua morte fez com que Marina, até então sua vice, disparasse nas pesquisas. Ela foi a mais de 30% nas pesquisas e encostou em Dilma. Nas projeções de segundo turno, aparecia na frente.
Com o horário eleitoral, Marina (PSB) começou a cair e se distanciou de Dilma. A queda se deveu às contradições de seu discurso e de seu programa de governo. Ela defendia uma coisa – como a criminalização da homofobia – e no dia seguinte mudava de opinião, pressionada por pastores evangélicos que a apoiavam.
Foram muitas as mudanças de opinião da Marina no decorrer da campanha.
Dilma Rousseff se aproveitou desta fragilidade de Marina e a criticou duramente em seu programa eleitoral no rádio e TV. Brigando pela segunda vaga no segundo turno,  Aécio também bateu duro na ambientalista. Marina sofreu então um processo de desidratação eleitoral e perdeu mais de dez pontos nas pesquisas.
A surpresa seguinte foi o percentual elevado de votos de Aécio no primeiro turno, deixando Marina muitos pontos atrás, e com uma distância de Dilma menor do que era previsto. A outra surpresa aparece agora, com o empate técnico entre Aécio e Dilma, mas numericamente com o candidato tucano à frente.
Ainda tem muito chão pela frente até 26 de outubro, dia do segundo turno. A campanha até lá promete ser quente. O PSDB vai bater duro em denúncias de irregularidades na Petrobrás, maior estatal do país. E o PT vai mostrar avanços sociais e econômicos dos governos petistas comparados aos do PSDB.
Uma coisa é certa. Esta será a eleição presidencial mais disputada e equilibrada desde a redemocratização do país, em meados dos anos 80, quando a escolha de presidente voltou a ser uma decisão soberana da população do país.
Abaixo, links das duas últimas pesquisas eleitorais, análises sobre o resultado apresentado e a frustação do mercado, que apoia Aécio, e esperava maior vantagem do tucano, e posts deste blog sobre reviravoltas ao longo desta campanha eleitoral.

8 comentários:

  1. Aécio já está na frente em todas as pesquisas,dessa vez o PT se arroche.

    ResponderExcluir
  2. CAMPANHA BOA É CAMPANHA APERTADA, ESSA CAMPANHA É UMA PRÉVIA DO QUE ACONTECERÁ EM 2016, MIGUEL E MARCIO DE UM LADO, JUBENIK E RENATO DO OUTRO, FAFÁ E SEU AROLDO DO OUTRO.

    MAS POR ENQUANTO NO CENÁRIO ESTADUAL, VOU DE 55 ROBINSON E FEDERAL 13 DILMA PRESIDENTE SEU DUVIDA,
    QUE VENHA 2016
    RENATO DE DOQUINHA SE QUISER SE FIRMA E NÃO PERDER AINDA MAS SUA BASE TEM QUE IR PRA RUA COM O POVO, GARANTIR A VITÓRIA DE DILMA E ROBINSON, VAMOS RENATO,, VAMOS HOMEM, CORAGEM,

    ResponderExcluir
  3. Renato ficou decepcionado por não ter ficado em primeiro lugar não eleição de deputado isso prova que quem está agradando ainda é Miguel Teixeira o nosso prefeito de 2016 .

    ResponderExcluir
  4. Agora Henrique ganha Miguel vai trabalhar pra ele agora eu voto 15

    ResponderExcluir
  5. Político que não toma decisão de quem apoia ou não aconteceu aqui em São Miguel do Gostoso, o Ex-Prefeito Miguel Teixeira junto com os seus seguidores não apoiaram o Candidato a Governador Henrique Alves no primeiro turno das eleições, ficou em cima do murro, acho que político que é político seja firme e decidido nas suas escolhas, e não ficar enrolando seus próprios eleitores, achei uma fraqueza muito grande de sua parte, e ainda pensa que sua candidatura seja bem aceita em nosso Município, pois está muito enganado, quem não lembra do abandono que ele deixou o nosso Município, sem médicos na saúde, o lixo tomando conta de tudo e a estradas abandonadas, ele mesmo criticava a administração anterior a dele, porque contas não tinham sido aprovadas, só que a dele também não foram aprovadas pelo Tribunal de Contas do nosso Estado.

    ResponderExcluir
  6. Dilma ganhou no nosso Estado, mas o futuro Presidente será Aécio Neves em todas as pesquisas já até agora feitas ele lidera com boa vantagem, o Brasil precisa de mudança e ele será a nossa opção.

    ResponderExcluir
  7. Estão escondendo a grande vantagem de Aécio Neves, o PT vai endoidar nessa eleição.

    ResponderExcluir