quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Pesquisa no RN mostra favoritimo de Robinson sobre Henrique; para presidente, Aécio e Dilma empatados



Por Emanuel Neri
Por esta quase ninguém esperava. A primeira pesquisa Ibope no segundo turno para o governo do Rio Grande do Norte indica favoritismo de Robinson Faria (PSD) sobre Henrique Alves (PMDB). Se a eleição fosse hoje, Robinson teria 54% dos votos válidos contra 46% de Henrique. Nos votos totais, Robinson tem 45% e Henrique, 38%.
Se este resultado for mantido até o dia 26 de outubro, data da eleição, Robinson Faria deverá ser o próximo governador do RN. O resultado surpreende porque Henrique Alves sempre foi apontado como favorito. Agora tudo indica que o todo-poderoso presidente da Câmara dos Deputados vai perder a eleição.
E o pior para Henrique é que sua rejeição não para de crescer – 47% dos eleitores não votam nele de jeito nenhum. A rejeição de Robinson é bem menor, de 35%. Com tamanha rejeição, há risco alto de Henrique perder a eleição.
Esta eleição tem uma história curiosa. Henrique tinha tudo para ter sido eleito no primeiro turno, se não tivesse puxado o tapete da deputada Fátima Bezerra (PT), que era a candidata na sua chapa para o Senado. Mas Henrique trocou Fátima pela ex-governadora Wilma de Faria (PSB), que era candidata ao governo.
Henrique fez isso para limpar o terreno de sua candidatura a governador. Sem Wilma concorrendo ao governo, ele teria tudo para se eleger ao governo – e ainda por cima elegeria Wilma para o Senado. Deu tudo errado na estratégia de Henrique. Sem o apoio do PMDB, Fátima se aliou a Robinson (foto), fortaleceu o candidato do PSD, e se elegeu senadora.
Passada a eleição de 5 de outubro, em que Fátima teve uma expressiva votação e derrotou Wilma por grande margem de votos, a petista continuou puxando o voto em benefício de Robinson. Deu no que deu. Robinson cresceu, superou Henrique, e agora é favoritíssimo para se governar o RN a partir do próximo ano.
Neste episódio, em que Henrique deu uma rasteira na deputada petista e na aliança do PT com o PMDB, trocando Fátima pelo apoio a Wilma, fica um ensinamento que costuma ocorrer em política. Neste caso, costuma-se dizer que, quando a esperteza é muito grande, acaba por engolir o esperto.
Foi o que aconteceu com Henrique. Se ele tivesse mantido a aliança com Fátima, que vinha sendo costurada há muito tempo com o próprio Henrique e com as  liderança do PMDB potiguar, Henrique estaria hoje eleito governador.
Mas parece que a esperteza de Henrique não tem limites.
Agora ele ensaia apoio ao presidenciável Aécio Neves (PSDB), adversário de Dilma Rousseff (PT), que é apoiada pelo PMDB – o vice da petista, Michel Temer, é do mesmo partido de Henrique. Mas Henrique nunca morreu de amores por Dilma e, agora, embarcar na canoa de Aécio para tirar proveito, caso ele seja eleito.
Na sucessão presidencial, continua o equilíbrio entre Aécio e Dilma. Pesquisas Datafolha e Ibope divulgadas nesta quarta (15/10) indicam novo empate entre os dois, mas numericamente com o tucano à frente: Aécio 51%, Dilma 49% dos votos válidos (45% a 43% respectivamente nos votos totais).
Outra pesquisa divulgada durante esta semana, do instituto Vox Populi, também dá empate, só que com os números invertidos - 51% para Dilma e 49% para Aécio.
Mas há mais sinais negativos para Aécio do que para Dilma. Segundo o Datafolha, a rejeição do tucano subiu quatro pontos deste a última pesquisa, divulgada no dia 9/10, passando de 34% para 38%. A rejeição de Dilma caiu de 43% para 42%. Mais: continua subindo a aprovação ao governo Dilma, que chegou a 40%.
No primeiro turno, Aécio foi poupado pela candidata do PT, que direcionou seu foco para Marina Silva, que até então ameaçava mais a petista do que o tucano. Agora a história é outra. Aécio foi para o segundo turno e há uma enxurrada de críticas e acusações feitas a ele na campanha da petista e nas redes sociais.
Prova de que a estratégia adotada pelo PT de desconstruir o tucano está dando certo. Tem mais: o Datafolha constatou que o apoio de Marina Silva a Aécio está atrapalhando mais do que ajudando. Subiu de 13% para 23% o índice de eleitores que dizem não votar em Aécio depois que Marina declarou apoio a ele.
Abaixo, links com resultados das pesquisas no RN e para presidente, além de outros enfoques sobre o impressionante equilíbrio na disputa presidencial, inclusive o fato de apoio de Marina a Aécio está atrapalhando o tucano.

16 comentários:

  1. EITA AGORA HENRIQUINHO SE FU........, PEGUE, ACHO É POUCO, VAI SER ASSIM EM GOSTOSO TAMBÉM EM 2016

    ResponderExcluir
  2. 2016 teremos Miguel na prefeitura outra vez vamos mostrar que temos respeito com o povo desse municipio porque essa atual gestão não sabe o significado de respeito ao trabalhador a única secretaria que funciona é a de saúde porque temos Teresa na administração e eu particularmente admiro todo o trabalho dela mas as outras eu considero um fracasso vejo uma falta de experiência por parte de quem as assume é preciso que haja maiores desempenho na ação social e na educação outra secretaria que deixa a desejar é a de turismo que não funciona é de fachada é preciso rever esses secretários pra fazer melhorar o desenvolvimento do nosso municipio devo lembar a senhora prefeita que não se deve dar cargos por que se tem uma amizade e sim por competência talvez por isso que nada está funcionando nas outras secretarias quero parabenizar a Teresa Neri por todo o trabalho que ela tem feito na saúde porem esse trabalho só é bom pela experiencia que ela tem na área da saude estou feliz pela saúde ter melhorado aqui em Gostoso mas peço a senhora prefeita que mude os outros porque do jeito que está eu acho que vai continuar dando tudo errado .devemos mudar com urgencia Ação Social ,Educação e turismo .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. meu caro, temos que analisa vê o melhor pra são Miguel do Gostoso, temos que fazer mudança, chega dos Teixeira dos Neri a hora e de fazer a diferença coloca um candidato novo cara nova que respeite o povo pobre e carente, Miguel só faz para alguma família e isso que agente que vê de novo no nosso município...

      Excluir
  3. ESPEREM PRA VER, DEPOIS QUE O PUDER CHEGA ATÉ OS PEQUENOS POLÍTICOS ESQUECEM DO POVO, QUANTO MAIS OS GRANDES, HOJE É MUITO FÁCIL DE FALAR COM ESSES CANDIDATOS VAMOS VER DEPOIS QUE ALGUÉM FOR ELEITO.

    ResponderExcluir
  4. Vai ser miguel ja ja na proxima vai ser renato ou entao jubenik o povo que mudança

    ResponderExcluir
  5. Melhor seria uma pessoa que soubesse pelo menos se expressar, pois temos candidatos muitos fracos que só vivem de bebedeiras e que não tem a mínima noção de administrar um Município, aí sim mora o perigo, pois não devemos colocar essa tão grande responsabilidade nas mãos de qualquer um, até que o Jubenick é aceitável.

    ResponderExcluir
  6. Robson esse se ganhar vai ser pior que Rosalba, afinal ele é o vice dela.

    ResponderExcluir
  7. Alerta !!!! Novas invasões em Gostoso, mas precisamente em Carnaúbas, parece no terreno do português que já sofreu com invasões no seu terreno, tudo isso em frente ao novo Resort dos Canadenses. Que vergonha !!!!

    ResponderExcluir
  8. as pessoas que lá estão precisam de terra para trabalharem, apoio...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E eu apoio que eles entrem no seu quintal para trabalhar. Vamos lá amigo onde está o apoio ? Deixe seu endereço aqui que eu tenho um pessoal para você apoiar no seu quintal.

      Excluir
  9. Robson atual vice de Rosalba, como secretário de Recursos hídricos só cavou um poço tubular no Estado durante o período que foi secretário, em seus discursos só usa palavras chamativas para iludir o eleitor do nosso Estado, arrogância é com ele mesmo e sua esposa que ser mais que a rainha da Inglaterra, Robson é farinha do mesmo saco de Rosalba que fez a pior administração junto ao governo do nosso Estado.

    ResponderExcluir
  10. precisam de terra para trabalhar? quem? o senhor da padaria? Tenham vergonha e deixem de invadir o que não é deles. O estado que dê terras a quem realmente precisa, não a quem não precisa, nem a desocupados.

    ResponderExcluir
  11. Terra dos outros é fácil apoiar. Dê um pedacinho de seu terreno para quem precisa.
    Eu já dei terra aqui em Gostoso para quem realmente precisava. Agora, eu dei, não invadiram. Vamos monitorar esse povo que diz que quer terra para trabalhar e quem está por trás disso e se não for o caso polìcia neles.

    ResponderExcluir
  12. 'esse anónimo que apóia as invasões tem que tomar vergonha na cara e sair para trabalhar e começar a anunciar o seu quintal para os desocupados invadirem e trabalharem por lá mas não em terras dos outros,cadé a polícia???





    Sr. muito descontente

    ResponderExcluir
  13. É verdade muitos nem precisam de terras alheias, só que muitos com os olhos grandes querem tirar proveito do que não são deles, tenha vergonha na cara gente isso é muito feio, cidadão nenhum tem o direito de invadir terras dos outros, e aqui em São Miguel do Gostoso também temos essa qualidade de gente, sai fora seria bom que fossem presos, para tomar vergonha na cara.

    ResponderExcluir
  14. Já que São Miguel é terra sem lei, vamos botar eles pra correr das terras no tapa

    ResponderExcluir