terça-feira, 7 de outubro de 2014

Opção do nordestino e do eleitor pobre por Dilma e PT incentiva nova onda de preconceitos contra Nordeste



Por Emanuel Neri
Tão logo foram abertas as urnas do primeiro turno da eleição presidencial, no domingo passado (5/10), foi  também aberta a caixa de maldades, com variados tipos de manifestações preconceituosas, contra o eleitor do Nordeste que votou maciçamente em Dilma Rousseff (PT). Cerca de 60% dos votos da região foram para a petista.
Isso foi suficiente para que surgissem, de pessoas de várias partes do país, ataques preconceituosos contra Dilma e o PT. Segundo a enxurrada de ataques, é como se a região votasse em Dilma devido ao seu atraso econômico e, em particular, à dependência que parte da população do Nordeste tem do Bolsa Família, programa social do governo federal que beneficia a população pobre de todo o país.
Além do Nordeste, estes preconceitos também têm motivações sócio-econômica – ou seja, com foco direcionado à população pobre que vota no PT. Vejam o que o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB), maior cabo eleitoral do presidenciável Aécio Neves, falou ao portal UOL, um dia após a eleição:
“O PT está ficando nos menos informados, que coincide de ser os mais pobres. Não é porque são pobres que apoiam o PT, é porque são menos informados”.
Com opinião semelhante à de Fernando Henrique, há ataques contra pobres e o Nordeste vindo de várias partes do Brasil (veja o mapa do voto; Estados nas cores vermelho e rosa deram maioria a Dilma, azul em Aécio e amarelo em Marina).
Apoiador do candidato Aécio Neves, o colunista e jornalista mineiro Paulinho Navarro, do jornal O Tempo, de Belo Horizonte, propôs o separatismo do Nordeste e do Norte do país de outras regiões do Brasil.
“A gente podia pensar em dividir o Brasil em dois. O do Norte/Nordeste e o do Sul/Sudeste. Desta forma, a Dilminha ficaria com seus preguiçosos eleitores bolsistas (Bolsa Família), fazendo uma sesta em redes nordestinas, e nós, com Aécio e demais trabalhadores esclarecidos, de mangas arregaçadas, continuando a botar lenha na produção deste país”.
Não é a primeira vez que opiniões preconceituosas como esta são manifestadas depois de resultados eleitorais que beneficiam o PT. Na eleição de 2010, após a eleição de Dilma Rousseff, uma estudante de direito de São Paulo propôs, nas redes sociais, matar um nordestino por dia, para que não votasse mais no PT.
A Justiça condenou a estudante, Mayara Petruso, por crime de discriminação e preconceito.
Mas parece que esta condenação não surtiu efeito. Desde domingo passado, quando o Nordeste votou em peso em Dilma, as redes sociais se encheram novamente de preconceitos pelo fato de a maioria dos nordestinos terem votado na candidata do PT. Parece até que o Brasil está voltando aos anos 50.
Naquela época, um partido político, a UDN, propôs o chamado "voto qualitativo" - é como se o voto de um empresário (leia-se, de um eleitor rico) tivesse um peso bem maior do que o voto de um operário (leia-se, de um eleitor pobre). 
O que motivava o preconceito contra o voto do pobre nos anos 50 era a liderança de Getúlio Vargas, que se suicidou em 1954, quando era presidente da República, ao não resistir aos duros ataques da mídia e de setores políticos. Hoje esta banda preconceituosa se manifesta contra a liderança de Lula e do PT.
O curioso é que, nos anos anteriores aos governos Lula e Dilma, em especial na ditadura militar, o Nordeste votava em peso na Arena, PFL e depois no DEM, que sucedeu estes partidos. Naquela época, o nordestino não era chamado de “desinformado e pobre”, como chama hoje Fernando Henrique Cardoso.
É fato que quando o Nordeste votava na Arena, PFL e DEM – e depois no PMDB e PSDB - ninguém contestava o voto do nordestino e do pobre. Foi só o Nordeste mudar de opinião – por conscientização política ou motivação social e econômica – para que o cacete ideológico e preconceituoso seja usado contra nordestinos.
Um detalhe. A Folha de S. Paulo divulgou nesta terça-feira (7/10) estudo do Banco Central sobre o crescimento do Nordeste. No segundo trimestre deste ano, a região cresceu 2,55% em relação ao primeiro trimestre – que já havia crescido 2,12%. Nenhuma outra região do país tem crescido tanto nos últimos tempos.
Ao contrário de outras regiões do Brasil, o Nordeste vive fase de desenvolvimento. Então não dá para atribuir a opção eleitoral do nordestino pelo PT e por Dilma exclusivamente ao voto do “desinformado e pobre” e aos dependentes do Bolsa Família. A opção pelo PT pode vir da sensação de bem-estar sentida hoje pela população e eleitores do Nordeste.
Além de preconceituoso, os ataques contra os nordestinos e os pobres por votarem em Dilma e no PT são estúpidos por não levarem em consideração a realidade econômica e social do Nordeste.
Abaixo, links com informações sobre estes ataques preconceituosos contra os pobres e o Nordeste, além de análises sobre estas opiniões.

5 comentários:

  1. Olha quem está falando 1000.... essa ladainha não convence nem o eleitor mais ignorante da sua senzala.

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado! isso pressupõe que seu eleitor está um degrau abaixo da ignorância.

    ResponderExcluir
  3. Além de preconceituosos, os comentários contra os nordestinos nas redes sociais são cruéis. Agora surgiu uma comunidade no Facebook, conhecida por "Dignidade Médica", que propõe castração química contra nordestinos por votarem na Dilma. O ódio desta gente contra o nordestino não tem limites. É preciso se indignar contra esta onda de ódio e preconceito. É necessário também que as autoridades, em especial o Ministério Público, tomem imediatamente providências contra esta maré nazista. Se dependesse destes fascistas, o Nordeste seria varrido do mapa do Brasil.

    ResponderExcluir
  4. Eu vou votar em quem o Pastor Silas Malafaia dizer, porque sou evangélica e ele dirá em qual devemos todos evangélicos votar.

    ResponderExcluir
  5. anônimo do primeiro comentário só lamento sus ignorância como pode você chamar uma reportagem tão detalhada e verdadeira de ladainha e ainda chamar o leitor de engnorante agora eu pergunto quem será o engnorante? ???

    ResponderExcluir