quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Moto em alta velocidade e dirigida por menor causa mais um acidente grave em São Miguel do Gostoso



Por Emanuel Neri
E mais um grave acidente de moto, dirigida por um menor, aconteceu em São Miguel do Gostoso. Desta vez a vítima foi uma mãe de família, Lidia Oliveira da Silva, três filhos, atropelada no final da tarde da terça-feira (30/9), por um garoto que é conhecido por andar empinando moto e sempre em alta velocidade.
Lidia estava diante de sua casa, na avenida dos Arrecifes, vizinho ao restaurante Esquina Brasil, quando foi atropelada. Ela ia atravessar a rua quando foi colhida pela moto, que vinha em altíssima velocidade. Com traumatismo craniano, Lídia foi levada às pressas para um hospital de Natal e seu estado de saúde é muito grave.
Na hora do acidente, havia uma carreta, que trabalha para uma empresa de energia eólica, estacionada nas imediações da casa da vítima. Isso contribuiu para que ela fosse impedida de ver a moto, que passava por trás da carreta. Mas o que contribuiu mesmo para o acidente foi a moto que trafegava em alta velocidade.
Dezenas de acidentes deste tipo já ocorreram em São Miguel do Gostoso. A polícia tem tentando pôr algum controle em motos, parando as que trafegam em alta velocidade e dirigidas por menores. Mas há muitas reclamações da população contra este tipo de ação. Sem controle, estes acidentes vão continuar ocorrendo.
Parte da população de São Miguel do Gostoso ainda não entendeu que a cidade precisa ter ordem. Ninguém pode sair de moto – ou de carro -, dirigindo em alta velocidade, pondo em risco a vida da população. No caso de motoqueiros, além da alta velocidade, costuma-se também empinar (foto) os veículos.
É altíssimo o risco de acidente com motos sendo empinadas e dirigidas – muita vezes por menores – em altíssima velocidade. Mas sempre que a polícia inicia o cerco a estes motoqueiros irresponsáveis, há uma gritaria geral na cidade contra a ação da polícia. Autoridades também pagam o “pato” por esta fiscalização.
É comum a população reclamar de iniciativas da prefeita e da presidente da Câmara para que ações da polícia controlem abusos de motos e carros nas ruas da cidade. Em setembro, por exemplo, houve várias ações da polícia contra estes abusos, sempre acompanhados de muitos protestos por parte da população.
Resta saber o que a população de São Miguel do Gostoso quer para disciplinar o trânsito de motos e carros na cidade. O que não pode é continuar esta espécie de "terra de ninguém", onde pais de menores infratores sempre se levantam em pé de guerra contra ações disciplinadoras da polícia no trânsito.
Quantas pessoas ainda vão precisar ser atropeladas – e outras até morrerem ou ficarem mutiladas para o resto da vida – para que a população entenda que as leis de trânsito existem e obrigatoriamente têm que ser cumpridas? Se este tipo de comportamento não mudar, os acidentes vão se multiplicar.
Carretas nas ruas
A Prefeitura também precisa tomar iniciativas contra carretas e caminhões pesados que estacionam nas ruas da cidade. Há um restaurante na avenida dos Arrecifes, próximo ao local do acidente, onde fazem refeições trabalhadores de empreiteiras fornecedoras de uma empresa eólica. Isso também precisa mudar.
Uma destas empresas, a Voltália, que implanta quatro parques eólicos no município, preocupa-se com impactos de suas obras na cidade. Em audiência pública feita há alguns meses, ela divulgou telefones para que sejam encaminhadas à empresa queixas contra motoristas e outras ações reprováveis de seus trabalhadores.
Então chegou a hora de a Prefeitura procurar a Voltália e pedir para que proíba que veículos de fornecedoras estacionem nas ruas. A Voltália é uma empresa responsável e, com certeza, adotará medidas para impedir que isso continue ocorrendo. A população também pode ajudar a prefeitura neste controle.
Se cada um fizer sua parte - tanto as empresas que estacionam veículos pesados nas ruas como a população entendendo que os abusos de trânsito com motos e veículos têm que ser punidos -, com certeza São Miguel do Gostoso passará a ser uma cidade mais organizada, disciplinada – e muito melhor para se viver.

39 comentários:

  1. Teve que acontecer mais uma tragédia para se concientizarem que esses vândalos''di menor''sejam punidos e que os pais enxerguem que não se pode largar uma criança ensandecida de moto por aí.Há muito tempo eu vejo que isto ia acontecer,aqui parece que as leis estão só no papel.




    Quanto aos carros das eólicas também há muito tempo deveriam ser proibidos de estacionar ali na frente do restaurante,já viram o que acontece na hora do almoço?Qual é problema de estacionar na rua da creche por exemplo e andar um pouco????Inclusive faz bem andar após o almoço e não ficarem esticados pela calçada ,o que os turistas vão achar no verão?


    Ademilsia Cavalcanti

    ResponderExcluir
  2. Vamos nos unir e contratar um advogado para responsabilizar os pais do menor ,já que são eles que respondem criminalmente pelo seu filho. Terão que pagar indenização a vitima e sua familia que não é pouco não. Vende a moto já para pagar os remédios e o transtorno todo. Um caso desses em Natal a indenização foi de R$ 9.000,00 o que achei pouco, mas os pais do menor eram pobres. E se o menor for reincidente a pena dobrará. Vamos colocar os pais dele no pau !!!
    Pais omissos que terão um filho que será um monstro para cuidar de vocês na velhice. Minhas filhas estão proibidas de chegar ou falar com esse menor, eu quero ele longe de minhas filhas.
    Luzinete

    ResponderExcluir
  3. sim sobre as motos, e sobre o som, falar o que, a policia não faz nada a camara tambem a prefeitura muito menos, tudo isso é uma vergonha

    ResponderExcluir
  4. a culpa desses menores pilotarem motos é dos pais pois eles é que fazem questão de darem motos aos filhos como se fossem troféu eu sou de acordo que haja blitz todos os dias e o principal alvo seja esses adolescentes que colocam a vida da população e risco nós moradores devemos exigir da policia militar urgencia em coibir esses motoqueiros loucos que fazem questão de empinar motos aqui em gostoso eu peço a senhora Fafa que não seja tolerante com esses infratores e não se incomode se alguns são contra as blitz pois a maioria da populaçao está de acordo com o fim da impunidade a esses motoqueiros irresponsáveis não se pode esperar que outro ser humano seja vítima da falta de ordem no transito de Gostoso o que mas me deixa triste é saber que mesmo após o acidente grave com Lídia muitos motoqueiros continuaram circulando normalmente pelas ruas de gostoso e se a policia não tomar uma providencia outros acidentes acontecerão quero deixar meu apelo em nome dessa familia que hoje está sofrendo que a policia militar tome medidas urgentes principalmente na rua da creche onde há concentração desses infratores quero pedir a voce emanuel que atraves do seu blog e de sua influencia junto a prefeita que todos esses menores que dirigem em gostoso sejam proibidos de dirigir pois a lei ficará do lado de quem fizer a coisa certa estarei esperando providencias da senhora Fafa e da policia.

    ResponderExcluir
  5. eu quero saber se a policia vai ficar de braços cruzados esperando outro acidente pra proibir esses malucos que anda tirando o sossego da populaçao de gostoso será que as pessoas que são pais desses adolescentes não tem conciencia da gravidade de deixar os filhos dirigirem carros e motos sem terem idade certa pelo amor de Deus vamos fazer alguma coisa pelo nosso povo que quer paz

    ResponderExcluir
  6. Cuidado ao atravessar a rua.

    ResponderExcluir
  7. eu não só culpo os carros que estão mal estacionados das empresas como culpo a falta de ação da policia que já devia a muito tempo ter proibido menores dirigindo motos e carros aqui em Gostoso eu acho que o que se deve fazer é proibir definitivamente esses motoqueiros de menor dirigir nós precisamos provar a esses garotos que aqui tem lei e precisa ser cumprida eu já ouvir eles dizerem que quem manda aqui são eles então tá na hora das autoridades desse municipio provar pra esses garotos quem manda aqui é quem vive na lei só assim teremos sossego blitz urgente.

    ResponderExcluir
  8. É isso mesmo, quando teve blitz foram muitas críticas ao poder Público Municipal e agora o que irão dizer/, só é preciso combater que esses de menores pilotem motos em nossa cidade a partir do momento que eles fossem multados aí sim os pais jamais deixariam que eles pilotassem novamente, muito fácil é só agir.

    ResponderExcluir
  9. Parte do comentário abaixo foi excluída por conter acusações e ofensas a autoridades de São Miguel do Gostoso e a empresas de energia eólica. O leitor não se identificou. Veja abaixo o comentário, com a exclusão destas acusações:
    "Concordo plenamente com estes blog, principalmente hoje. Atropelamentos, assassinatos, roubos... Há falta de cuidado para com a cidade tanto do poder público principalmente como da sociedade civil. O poder público tanto executivo como legislativo, vivem numa omissão geral, vivem maquiando a cidade. Há condições de mudar. Se a gestora quizer ela muda juntamente com a câmara municipal. Sim, cadê a oposição da camara? ficou calada, nunca falou, cade vcs 9 que foram colocados lá para não fazer nada? Emanuel me desculpe o desabafo, mas esse povo da energia eólica são capitalistas. Infelizmente é assim, continue divulgando no seu blog, talvez a gente acorde para ver que São MIguel do Gostoso não é aquele lugar sossegado que foi uma certa vez, e o pior nunca mais vai ser"

    ResponderExcluir
  10. Gostaria de saber se o piloto da moto foi identificado e instaurado inquérito para puni-lo, e a seus pais. Se não, qual o motivo da omissão por parte da policia. Creio que tenha varias testemunhas, levando em conta o local e a hora do atropelamento. Quem viu o ocorrido, tenha coragem. Não seja cúmplice. Espero que tal ato não fique impune, seja por omissão dos cidadãos, ou "omissão" das autoridades competentes.

    ResponderExcluir
  11. Queremos ouvir do tenente quais medidas a ser tomada com tudo isso que ta acontecendo. Principalmente ontem ouve grande reboliço entre policia e garotos envolvidos em peças de moto e moto roubadas, onde até tiro teve, um dos tiros acertou a perna de um dos garotos. E agora os próprios garotos tão dizendo que vão fazer um acordo com a policia, eles não denunciam o policial que atirou na corregedoria em compensação a policia deixar eles livre. Acredito que se atirou teve motivo ou não? Quanto a esses boatos e verdade ou mentira?

    ResponderExcluir
  12. Impressiona a selvageria de comportamento que ainda existe em parte da população de São Miguel do Gostoso. Este blog tem recebido um série de insultos de pessoas que se sentiram ofendidas pela notícia, divulgado aqui na noite da quarta-feira (1/10), de que um menor dirigindo uma moto, em alta velocidade, atropelou uma senhora. Este tipo de gente faz parte do mesmo grupo que sai gritando nas ruas contra ações moralizadoras da polícia, apoiada pela Prefeitura e Câmara Municipal, para pôr ordem no trânsito da cidade. O que esta gente quer? Que seus filhos, a maioria deles menores, continuem atropelando e matando as pessoas? Aonde é que se vai chegar com um comportamento deste tipo? Este blog não vai se intimidar diante destas ameaças. Ainda bem que existe parte da população -e que felizmente deve ser maioria - que é favorável à ordem no trânsito em São Miguel do Gostoso. Basta ver os inúmeros comentários enviados a este blog desde que a notícia sobre o atropelamento foi veiculada neste espaço. Este blog está aberto para este debate, que vai definir o que São Miguel do Gostoso quer para o seu futuro? Querem que a bagunça continue reinando nas ruas da cidade, com inúmeros menores dirigindo loucamente suas motos, pondo em risco a vida da população? Ou querem a ordem e a disciplina na cidade e punição para os pais irresponsáveis, que permitem que seus filhos dirijam em alta velocidade suas motos ou façam "cavalo-de-pau", ameaçando atropelar quem estiver pela frente? São Miguel do Gostoso está diante deste desafio. Ou segue o caminho da ordem e da disciplina ou se perde na estrada da irresponsabilidade e da bagunça no trânsito. E as autoridades - prefeita, vereadores e policia - tem um papel muito importante a desempenhar nesta história. Pelo que tem demonstrado neste blog, a população ordeira de São Miguel do Gostoso quer o caminho da ordem e da disciplina. As autoridades têm que atender a estes apelos e dar todo o apoio para que São Miguel do Gostoso volte a trilhar o caminho da civilidade, sem a barbárie que se vê hoje no trânsito da cidade.

    ResponderExcluir
  13. Emanuel, que tipo de comentário é esse ? "Este blog está aberto para este debate, que vai definir o que São Miguel do Gostoso quer para o seu futuro?" Que tipo de jornalista faz este tipo de enquete ? Me perdoe, mas o que você escreveu é por demais irresponsável, um horror...

    ResponderExcluir
  14. O pior e que fazem o que fazem e fico rindo da cara dos cidadães de bem

    ResponderExcluir
  15. estou de pleno acordo com a parte que quer ordem no transito eu tenho certeza que a policia militar vai fazer um trabalho pra tirar esses garotos infratores das ruas de Gostoso e quem não gostar que fique sem gostar mas se tem lei que proibe menores de dirigir eu não vejo nenhum problema em ser feito a coisa certa acho que Fafa que é administradora dessa cidade e a policia que é a autoridade em segurança tem que agir e não importa a opinião de quem não quer seguir a lei o que não pode é pessoas inocentes serem atropeladas por causa de um louco que acha que é dono das ruas de Gostoso queremos urgencia na retirada desses motoqueiros seja que for tem que ser punido

    ResponderExcluir
  16. Emanuel voce está certíssimo tem que haver providencia das autoridades nós não vamos deixar que mais uma pessoa seja vitima desses malucos que fazem das rua de Gostoso pista de corrida e os pais te que ser penalizados caso o filho cometa infração essa é a lei que não gostar se mude pra outro lugar mas aqui tem que obedecer

    ResponderExcluir
  17. manuel Nery essas carretas estacionam anoite ali perto do pastel do bar lrr em fim no meio da rua quase não pode passar outro carro um absurdo um dia desses eu pasei ali perto da entrada do beco da praia da xepa tinha duas em constada e os motorista bebendo como se nada tivesse acontecendo um absurdo quando não esta estacionada estam um com vessando com outros no meio da rua ABUSO

    ResponderExcluir
  18. EMANUEL NÃO SE PREOCUPE COM ISSO NÃO EU QUERIA VER DEUS ME PERDOE SE FOCE ESSAS MÃE OU ESSE PAI QUE DEFENDE ESSE ABSURDO FOCE ATROPELADO PRA VER O QUE ELES DIZIAM

    ResponderExcluir
  19. Emanuel, Vc não pode julga ninguém, primeiro Vc têm q ouvir as duas versões e não só uma... E nem aqi Vc estava eu acho, postou isso Pq ouviu de outras pessoas, e essas pessoas já aumentou a conversa e Vc aumentou mais ainda...#SóMentira

    ResponderExcluir
  20. De 100% q Vc falou, 99 % é mentira... Vc não sab de nada.!

    ResponderExcluir
  21. Seu blog só tem mentiras... Um LIXO

    ResponderExcluir
  22. Vc não devia apagar nenhum comentário, para o povo saber da verdade.!

    ResponderExcluir
  23. O jovem não estava em alta velocidade, e nem Tava empinando moto.!

    ResponderExcluir
  24. Isso mesmo vamos se unir quem não quiser paciência, mais chega de menores e até adultos fazendo o que bem quer e indente encima de motos, chega, bastar vamos denunciar, vamos lutar por uma cidade com sem esse tipo de gente.

    ResponderExcluir
  25. Esses Comentários Ai De cima.. Vcs São Tudo Uns Baba Ovo Do Menor, Tão Defendendo Pq São Da Mesma Laia Dos Favelados Do Maceió.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. preconceito dar cadeia jumento! TM

      Excluir
    2. ola so quero salientar ao Sr Emanuel, q se diz tão preocupado com o transito na cidade, e nas praias , que não eh nada difícil ver um dos seus méros trabalhadores andar abusivamente nas dunas desta maravilhosa praiia,! aii me pergunto... sera q ele vai publicar esse comentario??? qual sua colocaçao sobre seu exemplar funcionario?? sera q ele nao esta denegrindo a imagem do seu patrão por ele ser tão preocupado com a movimentaçao de carros e motos na orla, e seu funcionario fzr so de pirraça? T.M

      Excluir
  26. O jovem não estava em alta velocidade nem empinando a moto ? Menor pilotar moto mesmo sem acidente é crime e acabou. Vi na televisão um caso em Goiás de um atropelamento de uma moto dirigida por um menor em que a indenização para a vitima foi de R$ 13.000,00 Essa familia tem que pedir indenização para esses pais que veem seu filho cometer crime sabendo que quem responde são os pais do menor. A familia deve procurar a defensoria pública e entrar com uma ação contra os pais do menor. Vai servir de exemplo para muita gente. Justiça já !

    ResponderExcluir
  27. Concordo justiça, ta um absurdo não da mais para continuar assim. Quanto aos comentários acima infelizmente são pessoas de pouca consciência que pensam igual aos motoqueiros irresponsáveis, mais nos que sabemos dos riscos vamos lutar por um transito digno para nossa cidade.

    ResponderExcluir
  28. Concordo justiça, ta um absurdo não da mais para continuar assim. Quanto aos comentários acima infelizmente são pessoas de pouca consciência que pensam igual aos motoqueiros irresponsáveis, mais nos que sabemos dos riscos vamos lutar por um transito digno para nossa cidade.

    ResponderExcluir
  29. Não importa em qual velocidade o garoto estava o que tem que ser feito é proibir menores sem carteira de motorista dirigir moto ou carro eu acredito que essas pessoas que estão a favor desse menor infrator não tem noção do que Lídia está passando em um hospital lutando pela vida gostaria de saber se esse acidente fosse com um filho ou pessoa da familia se essas pessoa pensariam da mesma forma eu estou de acordo que só pode dirigir quem é habilitado se é lei tem que se respeitar e quanto a quem apoia esses infratores eu peço que saia da ignorancia pra se viver um mundo melhor

    ResponderExcluir
  30. Interessante que estamos falando de proibir menores de dirigir como se isso fosse permitido legalmente na cidade. Não, o que acontece é que pais totalmente irresponsáveis dão/permitem que seus filhos dirijam. Quem faz isso não tem moral nenhuma para falar que um político é ladrão ou que o filho da vizinha usa drogas... estão todos fora da lei em maior ou menor grau.
    Agora, ações pontuais da polícia, com ou sem críticas da população, não resolverão nossos problemas. O que precisamos é de policiamento efetivo! Do que adianta se só podemos fazer BO na segunda-feira. Quando tem policial não tem papel, quando tem papel não tem caneta e quando tem papel e caneta não tem policial... A questão da segurança pública em SMG está inaceitável! Até quando vocês acham que as autoridades políticas conseguirão continuar escondendo isso dos turistas?

    ResponderExcluir
  31. Ontem estava na av dos Arrecifes e um garoto vindo de fora parou sua moto ao meu lado e perguntou aonde haveria um racha?
    Agora sei que esse racha realmente existiu.
    Ha que ponto chegamos,so gostaria de saber de onde vem o dinheiro pra essa mulecada colocar combustivel,ja que a maioria dos pais sao pessoas humildes ,sera que e do bolsa familia?

    ResponderExcluir
  32. estou indignada com a falta de puniçao para esses motoqueiros de menor que circulam aqui em Gostoso eu não vi em momento algum a policia fazer blitz para abordar esses garotos que estão aterrorizando a nossa cidade será que ninguem vai fazer nada?que lugar é esse que quem manda são os infratores por favor policia militar façam alguma coisa não deixem que nossa cidade seja invadida um bando de irresponsavel desse jeito eu vou acreditar que aqui é uma cidade sem lei onde não há autoridade em segurança nós pedimos ao delegado local que fale pra populaçao que atitude faz tomar porque ate´agora eu não vi nada pra parar esses motoqueiros loucos que invadiram a cidade e estão rindo das autoridades locais vamos agir com urgencia será que vão esperar outro atropelamento pra tomar uma atitude ?

    ResponderExcluir
  33. Os motoqueiros infratores estaõ solto porque aqui eles fazem o que querem e não são punidos

    ResponderExcluir
  34. cadê a policia militar se gostoso que não toma providencias com esses motoqueiros infratores vão esperar acontecer quantas tragédia pra fazerem alguma coisa tá na hora de agir e colocar esses garotos fora de circulação.

    ResponderExcluir
  35. se continuar com esses motoqueiros fazendo desordem nossa cidade será um caos vamos exigir uma providencia pra que casos como o de dona Lidia não se repita

    ResponderExcluir
  36. Se a polícia prende, a justiça solta
    O cidadão de bem é que hoje está preso. E o bandido solto

    ResponderExcluir
  37. cito aqui, um outro fator além dos citados acima, as ruas e Avenidas de São Miguel do Gostoso não têm calçada para pedestres, onde as mesmas estão tomadas pelos moradores fazendo comércio de toda forma, o pedestre e encurralado pro meio da rua, ficando vulnerável a acidentes, como aconteceu no caso da vítima acidentada, não têm canteiro central, a Avenida dos Arrecifes, infelizmente vai ser palco de muitos acidentes com gravidade.

    ResponderExcluir