sábado, 25 de outubro de 2014

Emoções fortes com a eleição. Dilma lidera todas as pesquisas e é favorita para novo mandato presidencial



Por Emanuel Neri
Faltando apenas um dia para a eleição presidencial, a presidenta Dilma Rousseff (PT) é favorita para mais quatro anos de mandato. As principais pesquisas divulgadas até agora indicam vantagem que vão de seis a oito pontos de Dilma sobre Aécio Neves (PSDB) - diferença fora da margem de erro das pesquisas.
As últimas pesquisas foram divulgadas na quinta-feira (23/10) à noite. Na do Ibope, Dilma tem 54% dos votos contra 46% de Aécio; no Datafolha, a presidenta tem 53% contra 47% do tucano. Nesse sábado à noite serão divulgadas novas pesquisas destes dois institutos. Se nada mudar, Dilma já pode se considerar reeleita.
Este resultado refere-se aos votos válidos, quando são excluídos votos nulos e brancos. Este é o mesmo critério usado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para dar o resultado da eleição.
Da divulgação das últimas pesquisas para este sábado, a principal novidade foi o debate da TV Globo, na sexta-feira à noite. Mas este debate não deve apresentar alterações no quadro eleitoral. Um e outro candidato tiveram momentos bons e outros fracos – no final, nada deve ter mudado no resultado da eleição.
Também na sexta houve uma última tentativa de uma revista de São Paulo de alterar o resultado da eleição. Em reportagem de capa, a Veja afirma, sem apresentar nenhum tipo de provas, que Lula e Dilma sabiam do esquema de irregularidades de pagamento de propinas envolvendo a Petrobrás.
A campanha de Dilma reagiu com indignação a mais esta denúncia sem a apresentação de provas. Dilma responsabilizou a Veja por fazer “terrorismo eleitoral”. Desde o início do segundo turno, foram “vazados” para a imprensa depoimento de doleiro acusando a Petrobrás de beneficiar partidos governistas.
Mas nenhuma destas acusações foi respaldada por algum tipo de prova. Apesar desta onda de denúncias, nada abalou o desempenho de Dilma. Pelo contrário. A petista continuou crescendo nas pesquisas eleitorais e chegou na antevéspera da eleição com uma diferença razoável que garantem seu favoritismo sobre Aécio.
Segundo as pesquisas, Dilma cresceu em todos os segmentos sociais e regiões do país. Mas a diferença mais significativa é o desempenho de petista no Nordeste. A presidenta tem 44 pontos de vantagem (72% contra 28%), segundo o Ibope, e 42 pontos (71% contra 29% ), de acordo com o Datafolha.
Dilma também ganha na região Norte, mas perde no Sudeste e Centro Oeste. Na região Sul, há uma diferença entre as duas pesquisas. Segundo o Ibope, há equilíbrio entre Dilma e Aécio (50% para cada um); pelo Datafolha, Aécio está na frente (57% a 43%). Mas a vitória de Dilma deve sair mesmo do Nordeste.
O que consolida a liderança de Dilma é a avaliação de seu governo. Segundo o Ibope, 45% dos brasileiros consideram a atual administração “boa e ótima”. Outro dado positivo para Dilma é a constante queda de sua rejeição, em torno de 38%, inferior a de Aécio, que já supera os 42% nas pesquisas.  
Agora é esperar pelas pesquisas que saem na tarde deste sábado e, mais importante ainda, aguardar o resultado oficial das urnas, que começa a ser divulgado a partir das 17h do domingo, dia da eleição. Acredita-se que até 20h já se saiba quem vai ocupar o Palácio do Planalto pelos próximos quatro anos.
Seja qual for o resultado, o fato é que a eleição presidencial de 2014 foi a mais disputada desde que a redemocratização do Brasil e a retomada da escolha de presidentes por eleições diretas. A última eleição com certo equilíbrio foi a de 1989, quando Fernando Collor ganhou de Lula por uma diferença pequena.
Leia abaixo, resultados das últimas pesquisas e artigos sobre a disputa eleitoral e outras consequências e repercussões de fatos que ocorreram à véspera do pleito. Veja ainda reportagem do jornal O estado de S. Paulo sobre a provável vitória de Robinson Faria para o governo do Rio Grande do Norte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário