domingo, 26 de outubro de 2014

Em vitória emocionante, Dilma foi escolhida pelos brasileiros para governar país por mais quatro anos



Por Emanuel Neri
E Dilma Rousseff (PT) manteve o favoritismo e se reelegeu para mais oito anos na Presidência da República.
Foi uma vitória apertada, de pouco mais de três pontos percentuais – 51,64% dos votos válidos contra 48,36% de Aécio Neves (PSDB). A diferença entre a petista e o tucano foi superior a 3,5 milhões de votos.
Apesar do resultado apertado, foi sem dúvida uma grande vitória, carregada de muita emoção. Aécio foi o melhor candidato que a oposição já apresentou – pelo menos o que teve o maior número de votos - para tirar o PT do governo. Mas ele foi incapaz de barrar a onda vermelha da militância petista.
O Nordeste deu a vitória a Dilma Rousseff – em todos os Estados, a nova presidenta teve mais de 70% dos votos, contra menos de 30% de Aécio. Percentualmente foi a maior vitória de Dilma por região em todo o Brasil. No Rio Grande do Norte, sua vitória foi de 70%. Robinson Farias ganhou o governo local.
Mas há duas vitórias com sabores especiais para Dilma (na foto, com Lula).
A primeira delas foi sua vitória – 52,4% dos votos contra 47,6% - em Minas Gerais. Esta foi a derrota que mais doeu em Aécio, que é de Minas, Estado governador por ele por oito anos. Faz 12 anos que o PSDB dirige o governo mineiro. No primeiro turno, o PSDB já havia perdido o governo local para o PT.
Outra vitória simbólica e de grande importância para Dilma foi Pernambuco, onde ela obteve cerca de 70% dos votos – Aécio ficou com 30%. Pernambuco tinha um simbolismo importante para Aécio. Ali era o Estado do governador Eduardo Campos, presidenciável que morreu em acidente aéreo durante a campanha.
Marina Silva, que era vice de Eduardo, substituiu o presidenciável pernambucano e foi a mais votada no primeiro turno em Pernambuco. No segundo turno, a viúva de Eduardo e seus filhos apoiaram Aécio. Todos foram derrotados. Os votos de Marina no primeiro turno foram praticamente todos para Dilma.
Em Caetés, no agreste pernambucano, terra em que Lula nasceu, Dilma teve mais de 90% dos votos.
Com a vitória de Dilma, o PT amplia para 16 anos seu ciclo de poder no Brasil. E esta longevidade pode se ampliar para vinte anos ou mais, caso o ex-presidente Lula se candidate a presidente em 2018. E se Lula se candidatar, é quase certo que, com o enorme prestígio que tem, se elegerá por mais quatro anos.
Tão logo viu consolidada sua reeleição, Dilma dirigiu-se a um hotel de Brasília para fazer um pronunciamento à Nação. Diante de muita emoção da militância petista, a presidenta reeleita falou de paz e de esperança e prometeu governar o país com o apoio de todos – sinalizou até para união com a oposição.
Mas o mais importante no pronunciamento de Dilma foi sua disposição em conduzir  uma reforma política do país, aprovada em plebiscito. Bandeira de sua campanha, a reforma política pretende acabar com o financiamento de empresas privadas em eleições, fonte de muitos casos de corrupção que existem no Brasil.
Dilma e o PT defendem que haja financiamento público nas campanhas eleitorais. Esta é uma batalha que a nova presidenta vai ter que travar com o Congresso. Para que a reforma se viabilize, é necessária sua aprovação no Congresso. Mas Dilma quer o apoio da sociedade civil para viabilizar esta reforma.
A presidenta também prometeu combater a corrupção, criando novas leis para inibir irregularidades praticadas por servidores públicos, políticos e empresas privadas. Dilma também fez referências a várias iniciativas já aprovadas em sua primeira administração para acabar com a corrupção no país.
Um dos momentos mais emocionantes do discurso de Dilma foram suas palavras de carinho ao ex-presidente Lula, responsável por sua primeira eleição e que teve peso fundamental na vitória atual. Lula estava ao lado de Dilma e os dois se abraçaram emocionados, no final do pronunciamento da presidenta.
É isso. O Brasil, em decisão soberana, votou e escolheu Dilma para mais quatro anos de governo. Apesar da vitória apertada, a decisão da maioria tem que ser respeitada. Isso é da democracia. Ganha quem tem mais votos e quem a população escolhe para governar seu país. 
O resultado das urnas tem que ser respeitado por todos - e Dilma é a escolhida pela maioria dos brasileiros para governar o país por mais quatro anos.
Veja, abaixo, links com reportagens sobre a vitória de Dilma, inclusive reportagem sobre a eleição de Robinson Faria no Rio Grande do Norte.

28 comentários:

  1. "Um dia feliz às vezes é muito raro..." (Jota Quest).

    Segunda-feira de sol e muita luz em Gostoso. Que dia FELIZ!!!!! Que maravilha!!!!

    Ontem o povo derrotou o poder do dinheiro e reafirmou a esperança nos valores do trabalho, da liberdade e da justiça. Hoje o Brasil acordou com a certeza de que VAI CONTINUAR MUDANDO A FAVOR DE TOD@S!!!!

    O povo provou mais uma vez que não é bobo, ou ignorante, ou "menos informado" (como acha o 'falecido' FHC). Que não vai só pela rede globo, e sabe quem é melhor para defender os interesses da grande maioria desfavorecida.

    GANHAMOS DE NOVO!!! NÓS GANHAMOS!!!! O TRABALHO GANHOU PRO CAPITAL!!!! As forças progressistas/libertárias ganharam dos reacionários e preconceituosos que há séculos tomaram o Estado brasileiro para benefício próprio de uns poucos.

    Ganhamos com Dilma. Ganhamos com Fátima. Ganhamos com Robinson. E o melhor: o povo Gostosense soube dar sua contribuição nessa grande e completa VITÓRIA.

    Gostoso deu 53% de seus votos para Fátima. Deu 62% para Robinson, numa maioria de 1.255 votos. E 74% para Dilma, maioria de 2.575 votos. Ajudamos a começar o "desempoderamento" das oligarquias políticas locais!!!!!

    As mudanças, que vêm melhorando tanto a vida do povo brasileiro e transformando este país numa nação mais justa e solidária, vão continuar... no Brasil e, agora, no RN e em São Miguel do Gostoso. É trabalhar e construir a MUDANÇA...!!!

    Viva o povo brasileiro! Viva o povo nordestino! Viva o povo potiguar! Viva o povo gostosense!

    Hildemar Peixoto - Pte. do PT de São Miguel do Gostoso/RN

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o valor oficial da campanha de Dilma foi de 338 milhões de reais, vc tem certeza que o povo derrotou o poder do dinheiro? Vc é um fanfarão Hildemar.

      Excluir
    2. Que moral, que direito, tem alguém q se esconde no anonimato para chamar de fanfarrão uma pessoa q tem a coragem de botar a cara pra bater e assina o q fala? Quem é o fanfarrão na prática?

      Excluir
  2. As eleições já passaram quem ganhou foi por ser merecedor agora vamos voltar a realidade do nosso municipio aqui estamos vivendo dias de preocupação no transito na saude e na segurança no domingo dia da eleiçao não havia médico de plantão os arrobamentos nas residencias voltaram a acontecer queremos que apartir de hoje segunda feira nossa cidade volte a funcionar de forma digna com tudo que temos direito peço a policia militar providencias tanto no transito tirando esses menores infratores motoqueiros da nossas ruas e prendendo esses bandidos que roubam o que compramos com o nosso trabalho eu não acredito que a policia vai deixar que esses bandidos sejam mais fortes que eles está na hora de agir vamos mostrar que aqui tem autoridade policial .eu espero que sejam rápidos

    ResponderExcluir
  3. KD a força de Miguel? Que ia arrasar no segundo turno?kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  4. O trabalho ganhou do capital? beleza! Vou procurar meus direitos trabalhistas! Viva, vou receber os 56 meses de trabalho escravo que fui submetido na sua cidade!!!!

    ResponderExcluir
  5. Cadê a força do Ex-Prefeito Miguel Teixeira que no 1º (primeiro) turno não pediu voto para Henrique Alves, segundo seus seguidores e babões votaram contra, só que agora para o segundo turno depois de chegar ao conhecimento do Candidato a vice Governador João Maia, foi chamado e decidiu pedir voto para ele no segundo turno, mais uma vez o povo deram a resposta a esse tipo de político que não sabe tomar decisões e que muitas vezes vai pela cabeça de outros, o povo está cheio de tanta enrolação, e para oposição só quero dizer uma coisa eles não pensem que aqui nós temos uma oposição forte não, quem fez essa grande maioria aqui em nosso Município foi as ações do Governo Federal e Fátima Bezerra como Candidata ao Senado e que para próximas eleições a Prefeito do Município tudo será diferente.

    ResponderExcluir
  6. Hildemar, você tem certeza de que "o povo derrotou o poder do dinheiro"? Pense bem, quem teve a campanha mais cara? Qual campanha pediu aumento de orçamento? Quem foi que recebeu milhares de reais do Bradesco e agora cogita colocar um dirigente do banco como Ministro da Fazendo ou presidente do Banco Central? Pense bem... Ah, foi mal, pensar não é hábito de PTistas, eles se deixam levar penal onda...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ok Juvenal. Parabéns por assinar seu comentário!! Lá em cima já respondi comentario anônimo parecido com este seu. N vai ser pre iso me repetir...
      Só quero lhe convidar para q nos dê a honra de vir debater conosco as relevantes questões q vc coloca. Obrigado!

      Excluir
    2. Caro Juvenal, meu comentário referente a seus questionamentos n foi publicado. Assim, vou tentar me expressar melhor...
      1. Vc e tdo Brasil bem sabem: petista pensa, e bem... e muito. Do contrário n teríamos conquistado o gov federal por 4 vezes e transformado a vida do povo brasileiro... e dentro das regras do jogo democrático da burguesia, viu!
      2. Sobre absurdos de dinheiro em campanha, ninguém mais do q nós trabalhadores quer ver isso acabar. N fomos nós q inventamos as atuais regras do jogo, queremos mudá-las desde os anos 908.... Reforma Política Já!!!! E pela consulta popular... plebiscito neles
      3. Qdo digo q ganhamos mais uma batalha com o Trabalho me refiro às ideias, projetos e açõoes q defendem o emprego, o salário, a produção, a educação/qualificação do trbalhador, etc. E fizemos isso numa luta desjgual contra o imenso poderio da especulação financeira nacional e internacional, da mídia e dos "barões do café com leite". Ganhamos do CAPITAL, sim senhor, e apertadinho é muito mais GOSTOSO!
      Um abraço

      Excluir
  7. "DAQUI PRA FRENTE TUDO VAI SER DIFERENTE"

    ResponderExcluir
  8. Ex-Prefeito Miguel e seu grupo político é decepcionado nas últimas eleições, como no primeiro turno ele não apoiou o candidato a Governo do Estado apoiado pela atual administração, deixou para apoiar no segundo turno e deixa que a cacetada foi maior, pensando que fosse reverter a maioria ficou no prejuízo, isso demostra que o povo não é bobo, bobo é quem pensa que o povo é besta, o troco sempre é bom para quem não respeita o eleitor.

    ResponderExcluir
  9. Gostaria de saber do Ex-Prefeito se ele reverteu mesmo a diferença do primeiro turno kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk ou será que ele pensa que deixou o nosso Município em boa situação kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk só pode ter sido mesmo com a saúde funcionando sem médicos, o lixo tomando conta da nossa cidade e as estradas que nem de jumento se podia andar kkkkkkkkkkkkkkkk
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    falem alguma coisa senhores babões, todo mundo tá calado, gostaria de saber de suas explicações para o ocorrido, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.

    ResponderExcluir
  10. Olha só que feliz coincidência...

    Hoje, durante o I Encontro Mundial de Movimentos Populares em Roma, o Papa Francisco falou sobre o valor do Trabalho:
    1. “Não existe pior pobreza material do que aquela que não permite ganhar o pão e priva da dignidade do trabalho. O desemprego juvenil, a informalidade e a falta de direitos trabalhistas não são inevitáveis, são o resultado de opção social prévia, de um sistema econômico que coloca os lucros acima do homem”

    2. “Digamos juntos, de coração: nenhuma família sem casa, nenhum camponês sem terra, nenhum trabalhador sem direitos, nenhuma pessoa sem a dignidade que o trabalho dá”

    3. “Este sistema, do império do dinheiro, já não se consegue aguentar. Temos de mudá-lo, temos de voltar a levar a dignidade humana para o centro: que sobre esse pilar se construam as estruturas sociais alternativas de que precisamos”,

    4. “Terra, teto e trabalho, aquilo por que lutam, são direitos sagrados. Reclamar isso não é nada de estranho, é a Doutrina Social da Igreja”

    MUITA LUZ E VIDA LONGA AO PAPA FRANCISCO!!!

    ResponderExcluir
  11. Prezados,
    Li os comentários acima e vejo que existe muitos a puxar a sardinha para o seu lado. O Sr. Hildemar, puxando a sardinha do PT, o mesmo acontece com o dono deste blog. Alguns comentando sobre o ex-prefeito. O que eu gostaria de afirmar aqui é que nossos políticos do município de Gostoso, tanto o ex-prefeito, o primeiro prefeito que hoje está assessorando sua esposa, que é a atual prefeita, todos eles não são administradores competentes de nossa cidade. O que existia no passado, está existindo hoje - descaso em muitas áreas. Enfim, a resposta que o povo deu nas urnas, demonstra que o povo (em especial os de São Miguel do Gostoso) não estão satisfeitos com o que está acontecendo e querem mudanças já. Deixei de citar outros políticos de Gostoso, mas o recado é para eles também.

    ResponderExcluir
  12. Sr. Hildemar, daqui a cem ou duzentos anos se o nosso país ainda for governado pelo PT ou outro partido de oposição ou não, ainda faltará moradias, desemprego, miséria, juros altos, saúde no abandono e a insegurança que tanto amedronta nós Brasileiros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Puxa vida, quanta amargura....! Prefiro ter ESPERANÇA na evolução da nossa sociedade. Axé!!!!!

      Excluir
  13. Ao último comentário postado seria importante que citasse os outros também, afinal todos são iguais ou piores dos que aí estão no poder, quem não conhece a qualidade e a capacidade de tantos que querem representantes do povo mas que no fundo não tem moral e personalidade nenhuma para tamanha responsabilidade.

    ResponderExcluir
  14. sinceramente, nunca vi tanto desabafo de pessoas tão "sérias", gente quem é o governador é Robson, quem é a presidente é Dilma, a senadora é Fátima Bezerra, quem foi o Deputado mais votado aqui em gostoso, Touros, Pureza e outras cidade foi Jubnick, parabéns para todos, vamos esquecer as diferenças e tratar todos como devem ser tratados, sim esqueci, queira ou não queiram a PREFEITA é Fafá até 31 de dezembro de 2016, si ela quizer poderá até renovar, vai depender dela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai depender dela não! Vai depender é do povo, que é quem elege. Se Fafá quiser, pode se candidatar. E se o povo quiser, ela renovará o mandato. Isso se a justiça eleitoral permitir...

      Excluir
  15. Esse PT nunca irá governar o nosso Município, só porque Jubenick foi o candidato a deputado mais votado já estão se achando o máximo, a demagogia é grande, não por parte dele, mas por outro que quer ser o dono da bola, mas que na verdade o povo do nosso Município nunca o simpatizou nem o simpatizará.

    ResponderExcluir
  16. Conheço também outro pré-candidato que ainda faltam as contas serem julgadas, e caso contrário vai quebrar a cara de muita gente, se liga oposição, muitas águas vão jorrar.

    ResponderExcluir
  17. O assunto abordado não é esse, mas quero aqui citar a falta de respeito com os moradores em nossa cidade, ontem no domingo a noite alguém começou logo cedo a soltar fogos e foi até tarde, acho que certas pessoas deveriam cair na real e ver que num horário daquele está prejudicando o sono e o silêncio de muitos que residem em nossa cidade, os resultados políticos já se passaram a pessoa pode comemorar de outras maneiras sem incomodar as pessoas, isso a nível de estado, quanto mais se fosse um resultado positivo a nível de Município, acho que a baderna e a falta de respeito a nós moradores iria tomar conta da nossa cidade.

    ResponderExcluir
  18. E aí pessoal de Gostoso !!!
    No dia 8/11/14, lá no Girassol Bar e Restaurante, vamos explodir os tímpanos dos Gostosenses com o som do Sueldo Soaress. Venham curtir no Girassol que promete ir até o dia raiar. Vai ser uma loucura...

    ResponderExcluir
  19. Se pertubar o meu silêncio e da vinzinhança denunciarei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A solução é você vir tomar um drink conosco, pois vamos bombar. Tem muito gringo aqui em Gostoso que precisa se divertir. Bora...

      Excluir
  20. Olá pessoal quem assistiu o Fantastico do último domingo? a Globo abriu linha de investigação contra o combate a corrupção nas PREFEITURAS de todo Brasil, linha direta, "ONDE ESTÀ O DINHEIRO QUE ESTAVA AQUI" a batata de muitos prefeitos ex-prefeitos está assando, entrem no site do Rede Globo.

    ResponderExcluir
  21. Quando se trata de cargos Públicos não é só os Prefeitos que serão julgados e sim presidente de Câmaras e ex-Prefeitos, só assim daqui a pouco tempo teremos algumas novidades no quadro político da nossa cidade, as prestações de contas devem ser analisadas não só pelos orgãos fiscalisadores, mas também pela população, onde todo cidadão tem o direito de fazer vistas das despesas Públicas, acho que a Presidência da Câmara Municipal já deveria há muito tempo ter visto esse detalhe.

    ResponderExcluir