terça-feira, 21 de outubro de 2014

Dilma vira sobre Aécio, tem agora 52% contra 48% do adversário, e é vista como favorita para ganhar eleição



Por Emanuel Neri
E Dilma Rousseff (PT) virou e inverteu, agora com quatro pontos de diferença, a vantagem sobre Aécio Neves (PSDB) na disputa presidencial. Faltando apenas cinco dias para a eleição presidencial, a candidata petista é favorita para ficar mais quatro anos no Palácio do Planalto.
Duas pesquisas divulgadas na noite desta segunda-feira (20/10), as do Datafolha e do Vox Populi, indicam que Dilma (foto) tem 52% dos votos válidos contra 48% de Aécio. Nos votos totais, sem excluir nulos e brancos, a petista tem 46% contra 43% do opositor. Outra pesquisa, da CNT, dava 50,5% para Dilma 49,5% para Aécio.
Embora o resultado de quatro pontos ainda esteja na margem de erro – dois pontos para cima ou para baixo -, Dilma emite sinais de que, se as pesquisas estiverem certas, deve ganhar a eleição presidencial. É que sua rejeição, de 39%, já é menor que a de Aécio, de 40%, cuja desaprovação não para de subir.
Dilma, ao contrário de Aécio, vem tendo seu índice de rejeição reduzido a cada nova pesquisa. Outro dado bom para Dilma é a avaliação positiva de seu governo, que chegou a 42% de ótimo e bom. É sua melhor aprovação desde junho de 2013, durante as manifestações de jovens, quando este índice caiu de 57% para 30%.
Tem mais um sinal positivo de que Dilma é mesmo favorita para a eleição do próximo domingo, 26 de outubro. Dos 46% de eleitores que disseram ao Datafolha que vão votar nela (votos totais), 45% dizem que não mudarão seu voto de jeito nenhum. Já Aécio tem 41% de convicção dos 43% de intenção de votos nele.
Praticamente todas as pesquisas, divulgadas desde o início do segundo turno, mostravam empate técnico entre Aécio e Dilma, mas sempre com o tucano numericamente à frente (51% contra 49% da petista). Agora o resultado apareceu invertido, com uma diferença maior – quatro pontos contra dois de antes.
Desde a divulgação dos dados das pesquisas, analistas tentam entender o motivo da virada da presidenta sobre o tucano. E a principal conclusão é que a campanha do PT mostrou falhas de Aécio que o eleitorado desconhecia. Um deles foi a construção de um aeroporto, quando ele governava Minas, na fazenda de um tio.
Outro ponto apontado como negativo para Aécio foi o fato de ele ter sido surpreendido pela Lei Seca dirigindo embriagado. Ele se recusou a fazer o teste do bafômetro e teve sua carteira de motorista apreendida. Mas o que deve ter pesado mesmo nesta virada é a diferença de projetos políticos de Dilma e Aécio.
O PT tem mostrado avanços sociais nos governos de Lula. Sob estes dois governos, o Brasil saiu do Mapa da Fome, segundo a ONU. Nestes dois governos, mais de 40 milhões de pessoas ingressaram na classe média e outros 30 milhões abandonaram a pobreza. Aécio é visto com desconfiança de que, eleito, frei este avanço social.
Outro fator importante na arrancada de Dilma na reta final da campanha é a militância petista. O PT é sem dúvida o partido com maior base social no país. Seus   admiradores costumam sair às ruas, com muita disposição, para eleger seus candidatos, principalmente os que concorrem à Presidência.
Na reta final da campanha, o resultado das últimas pesquisas e a virada de Dilma sobre Aécio deve “incendiar” ainda mais esta militância. E este é um dos motivos  que, mesmo com a disputa ainda equilibrada e o resultado das pesquisas dentro da margem de erro, Dilma ser apontada como favorita para ganhar a eleição.  
Veja, nos links abaixo, resultados de todas as pesquisas divulgadas nesta segunda e análises sobre seus resultados. Veja também posts anteriores deste blog sobre avanços sociais dos governos do PT e avaliação sobre impactos da economia na população mais pobre do país.

4 comentários:

  1. Vai já ganhar essas eleições, o PT está fazendo de tudo para derrotar Aécio mas a boa pesquisa vai ser nas urnas no próximo Domingo com a vitória de Aécio.

    ResponderExcluir
  2. Dilma fala que vai fazer quase de tudo agora, porque ela não fez durante esses quatros anos.

    ResponderExcluir