segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Dilma e Aécio disputam Presidência; no RN, Fátima é senadora e eleição de governador é no segundo turno



Por Emanuel Neri
Como estava previsto nas pesquisas, o segundo turno da eleição presidencial será disputado entre a presidenta Dilma Rousseff (PT) e o senador Aécio Neves (PSDB). Com 99,99% dos votos, Dilma teve 41,59% (43.260.549 votos), Aécio ficou com 33,55% (34.894.077 votos) e Marina Silva 21,32% (22.174.860 votos).
O segundo turno da sucessão presidencial será disputado no próximo dia 26 de outubro. No primeiro turno, Dilma ficou um pouco abaixo do que diziam as pesquisas eleitorais – a previsão é que ela ficasse com 44% dos votos válidos. Aécio surpreendeu, superou Marina e alcançou mais votos do que previam as pesquisas, em torno de 30%.
Com exceção de Pernambuco, Dilma ganhou em todo o Nordeste. No Sudeste, ganhou Rio e Minas. No Sul, ganhou no Rio Grande do Sul. No Centro Oeste, ganhou só no Tocantins. Ao todo, ganhou em 15 Estados. Aécio ganhou em dez (sua maior vitória foi em São Paulo) e Marina em dois (Acre e Pernambuco).
Agora vamos para o resultado no Rio Grande do Norte.
Vai haver segundo turno para o governo potiguar. Com 99% das urnas apuradas, Henrique Alves(PMDB)  tinha 47,33% (701.830 votos) e Robinson Faria (PSD), 42,04% (623.320 votos).  No RN, houve surpresa com a votação de Robinson. Pesquisas indicavam a vitória de Henrique no primeiro turno.
Mas a grande vitoriosa do RN foi a deputada Fátima Bezerra (PT), que se elegeu senadora com 54,85% (807.759 votos), enquanto a ex-governadora Wilma de Faria (PSB) teve 43,22% (636.529 votos). Apurados 99% dos votos, Fátima (foto) teve 105 mil votos a mais do que Henrique Alves, que concorria ao governo.
A votação de Fátima foi surpreendente. Além de se eleger senadora, ela ajudou a “puxar” a votação de Robinson Faria. No segundo turno, a senadora eleita será a grande “puxadora” de votos para Robinson. A tendência é que o segundo turno para o governo do RN seja bastante equilibrado.
É importante lembrar que, antes da definição das chapas, Fátima era candidata ao Senado junto com Henrique Alves. Mas Henrique preferiu atrair para a sua chapa a ex-governador Wilma, obrigando Fátima a se aliar a Robinson. Resultado: Wilma perdeu e Henrique terá dificuldades no segundo turno.
Em São Miguel do Gostoso
Com expressiva votação, Fátima ganhou a eleição para o Senado em São Miguel do Gostoso, com 2.647 votos - Wilma teve 2.287. Foram 360 votos de diferença. 
Outra surpresa da eleição em São Miguel do Gostoso foi a derrota de Henrique Alves para Robinson Faria. Apoiado pela prefeita Fátima Dantas, Henrique teve 1.885 votos (37,86%), enquanto Robinson teve 2.826 votos (56,76%).
Foi Fátima Bezerra quem também ajudou, junto com outras lideranças locais, a “puxar” o voto favorável a Robinson em São Miguel do Gostoso.
Na eleição presidencial, Dilma ganhou bem em São Miguel do Gostoso, com 3.748 votos (69,52%); Aécio teve 807 votos (14,97%) e Marina 742 votos (13,76%). Votação de Dilma foi  superior à sua média do RN, de 60,06% (999.452 votos), contra 19,82% de Aécio (329.866 votos) e 17,19% de Marina (286.061 votos).
Dilma ganhou em todos os 167 municípios do RN, incluindo Natal.
Para deputado estadual, o vereador José Jubenick (PT) foi o mais votado em São Miguel do Gostoso, com mais de mil votos. Em todo o Estado, com 99,96% dos votos apurados, Jubenick teve 3.171 votos. Jubenick não deve se eleger, mas reuniu votos suficientes para ser  uma importante liderança política no município.
Nos links abaixo, veja o resultado da eleição presidencial no Brasil e a da disputa no Rio Grande do Norte, tanto para o governo como para o Senado.

25 comentários:

  1. hoje o povo de Gostoso provou a insatisfação com a atual administração a prefeita não conseguiu eleger nenhum candidato que decepção espero que sirva de lição quanto a maioria de Robinson foi um protesto que o povo resolveu fazer pra prefeita saber que está fazendo muita coisa errada

    ResponderExcluir
  2. Aqui no RN e em São Miguel do Gostoso o PT teve uma maioria muito considerável, agora vai enfrentar uma parada dura no segundo turno com Aécio neves, o Brasil é grande e com certeza dará Aécio na Presidência.

    ResponderExcluir
  3. Emanuel, os votos adquiridos em Gostoso pra Robinson não foram por causa do Jubinick esses votos foram em protesto a atual gestão que está desagradando ao povo de Gostoso .

    ResponderExcluir
  4. A atual administração tem suas falhas mais está melhor que a administração anterior, onde a saúde não existia e a lixarada tomava conta da nossa cidade.

    ResponderExcluir
  5. Seria bom que a Sra. Prefeita tirasse os contratados que não votaram em seus candidatos, como sabe-se hoje em nossa cidade existe famílias que tem dois três contratados na Prefeitura e ainda acham pouco, porque ainda querem mais empregos, antes tudo era muito diferente se uma família conseguisse pelo menos um emprego para um parente seus todo mundo agradecia, enquanto isso muitos que poderiam agradecer ficam desempregados, começaria logo pelos contratados e seguidores da administração passada que não se empenha e fazem vistas grossas a atual administração, política se faz assim, se perde dez ganha vinte ou trinta é só tomar as providências necessárias e saber escolher o seu grupo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seria bom que a sra. prefeita cumprisse a lei! Concurso público! Todo brasileiro tem direito de concorrer a uma vaga no serviço público através de concurso e não de favores políticos!! Que vergonha!

      Excluir
  6. opa.. nao se esqueça quem manda, se são vcs ou a familia Bezerra e Câmara. E Antônio conselheiro é um bom lugar pra deixar de ser assentamento. Quem sabe eles não prefiram a praia.

    ResponderExcluir
  7. o que tem desagradado ao povo são as perdas salariais a falta de gratificação a alguns funcionários o mal uso do dinheiro publico a falta de respeito com os contratados que deveriam receber como professor efetivo pois fazem o mesmo trabalho e quanto a saúde eu não vejo muitas mudanças porque sempre está faltando médico no posto o lixo continua nas ruas e o péssimo calçamento

    ResponderExcluir
  8. votei em henrique mas agora vou votar em robinson......

    ResponderExcluir
  9. Na saúde mudou para melhor, médicos dão plantão normalmente todos os dias, lixo hoje existe porque muitas pessoas só colocam o lixo para fora depois que o carro passa, e o calçamento foi feito nas administrações passadas, sobre funcionários existe muitos contratados que não agradecem pelo seu emprego, e alguns que exerciam cargos na administração passada sem da expidiênte e hoje falam da atual administração porque perderam a mamada, quem tem vergonha na cara jamais queria ganhar do dinheiro Público sem trabalhar.

    ResponderExcluir
  10. Votei em Henrique e vou votar de novo, porque é a melhor opção para governar o nosso Estado, experiência política ele tem muita e vontade de fazer, como fez conseguindo diversas emendas para nosso Estado, enquanto e seu adversário que é vice Governador do Estado, assumiu o cargo de Secretário de recursos hídricos do Governo do Estado e só perfurou 01 (um) poço tubular em todo o nosso Estado.

    ResponderExcluir
  11. Vejam abaixo comentário enviado a este blog:

    "Vejam os verdadeiros números dos Candidatos em nosso Município:
    Candidatos da oposição: José Dias apoiado por Renato 796 votos
    Cristiane Dantas apoiada por Marcio Neri 593 votos
    José Adécio apoia por Clézia 211 votos
    total de votos da oposição: 1.600 votos.

    Candidatos da situação: Tomba apoiado por Miguel Teixeira 1.001 votos
    Hermano Morais apoia por Fafá 859 votos.

    Maioria da Situação foi de 260 (duzentos e sessenta votos).

    Candidato a Deputado Estadual pelo PT Jubenick 1.024 votos.
    Esse é o verdadeiro levantamento para o eleitor tirar suas dúvidas".

    ResponderExcluir
  12. Muito bem esses são os verdadeiros números, engraçado que a oposição ainda saiu festejando, só tiraram uma certa vantagem a Governo do Estado porque o PT local com o seu candidato a Deputado Jubenick apoiou Robson, senão não teriam tirado vantagem alguma.

    ResponderExcluir
  13. tem um veriador aqui em Gostoso que não vale nada, nas ultimas horas abandonou Renato de Doquinha. ele vai ganhar muita coisa indo pro lado de FáFá.

    ResponderExcluir
  14. MIGUEL TEIXEIRA, POR FAVOR PEÇA VOTOS PRA HENRIQUE PRA PREFEITA NÃO PASSAR MAIS VERGONHA!!!! PRA VÊ SE DIMINUI A LAPADA, PQ GANHAR QUI DENTRO ELE NÃO GANHA, MAIS PRA VERGONHA DELA NÃO SER MAIOR.

    ResponderExcluir
  15. SERÁ QUE JUBENICK ACHA QUE SERÁ ELEITO PREFEITO DE GOSTOSO???? SABE DE NADA INOCENTE.KKK

    ResponderExcluir
  16. O dono deste blog vive dizendo que a saúde melhorou muito aqui em Gostoso. Poderia me dizer se cancelou a carteirinha do plano de saúde que tinha em Natal, já que agora pode confiar tanto assim no SUS?

    ResponderExcluir
  17. Publique os comentarios sobre a prefeita voce nao e o todo certinho dono da verdade

    ResponderExcluir
  18. Gostaria de ver publicado o que enviei ontem. cadê a liberdade de expressão?

    ResponderExcluir
  19. Respondendo o comentário acima. Alguns comentários enviados a este blog não são liberados por terem ofensas e conteúdo agressivo contra autoridades. Se o comentário é crítico, será liberado, embora este blog insista para que os autores dos comentários assinem suas mensagens. O noBalacobaco não aceita - e isso já foi dito aqui inúmeras vezes - que pessoas se escondam por trás do anonimato para atacarem outras pessoas.

    ResponderExcluir
  20. Jubenick representa a esperança de um Gostoso forte e em pleno desenvolvimento. Sem os vícios dos políticos profissionais e tradicionais do nosso município que só tem motivação em derrotar uns aos outros, para fazer o mesmo que o outro faz, servir aos seus. Com Jubenick, teremos a esperança de ter um Gostoso para tod@s!

    ResponderExcluir
  21. Será mesmo, já conheci vários com essa mesma trajetória, depois que chegaram ao poder se transformaram em outras pessoas totalmente diferente, espero que um dia apareça alguém diferente de os demais.

    ResponderExcluir
  22. São Miguel do Gostoso mostrou que quer algo novo, que esta cansando desta política em que um lado fica simplesmente falando do outro lado, relaxando, difamando. O povo de São Miguel do Gostoso, mostrou que quer saber de proposta, quer mudança na forma de gestão do nosso município, que quer se libertar, votar por livre arbítrio e não por dever "favor" a seu ninguém que utiliza recursos públicos para beneficiar um ou outro. São Miguel do Gostoso quer mudança em 2016, este pleito mostrou este sentimento.

    ResponderExcluir