quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Com debates na TV, começa reta final da campanha eleitoral. Veja quem foi melhor entre Dilma e Aécio



Por Emanuel Neri
Na campanha eleitoral, agora é como se diz na expressão popular: chegou a hora de a onça beber água.
A disputa pela Presidência da República, cuja eleição em segundo turno será realizada no dia 26 de outubro, chega à reta final com campanhas em temperatura máxima, troca de acusação entre os dois candidatos e início dos debates eleitorais na TV. Aí será um salve-se quem puder.
Foi neste clima de guerra que Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB) participaram nesta terça-feira (14/6) do debate da TV Bandeirantes. Foram quatro blocos de perguntas, tipo olho no olho, dos dois candidatos. Ataque e acusações dos dois lados. Tensão para todos os lados.
A audiência da Band atingiu 13 pontos no Ibope, o maior para aquele horário. Durante o debate, a Band liderou grande parte da audiência de TV, inclusive vencendo a TV Globo.
Ainda faltam três debates na TV até o encerramento da campanha. Nesta quinta-feira (16/10) será o debate do SBT em parceria com o UOL. Na próxima segunda-feira será o debate da Rede Record. Na sexta-feira que antecede a eleição, será o debate da Rede Globo.
Como há um equilíbrio muito grande entre os dois candidatos – a maioria das pesquisas divulgadas até aqui apontam empate técnico entre os dois – são estes debates na TV que podem desequilibrar o jogo de um lado ou do outro.
No debate da TV Bandeirantes, aparentemente a vitória foi de Dilma. Jornalistas insuspeitos que acompanham a política no Brasil, como Ricardo Noblat, do jornal O Globo, e Kennedy Alencar, ex-Folha e atualmente no SBT e rádio CBN, acham que Dilma venceu Aécio.
O debate teve momentos quentíssimos. Aécio voltou a falar de suspeitas de corrupção na Petrobrás, enquanto Dilma enumerou vários escândalos ocorridos em governos do PSDB e, até agora, sem que nenhum deles tivesse apuração concluída no Judiciário, continuando a impunidade de seus responsáveis.
Dilma também acusou Aécio de ter empregado familiares em seu governo em Minas, como sua irmã, Andrea Neves, que cuidava da comunicação do governador. A petista também lembrou a construção com dinheiro público de aeroporto na cidade de Cláudio, em Minas, em propriedade da família de Aécio.
Durante o debate, Aécio usou uma expressão, “mar de lama”, para citar irregularidades nos governos do PT e de Dilma. Esta expressão foi abusivamente utilizada em dois momentos em que o Brasil gostaria de esquecer. Um deles em 1954, que culminou com o suicídio do então presidente Getúlio Vargas.
O outro momento em que a expressão “mar de lama” veio à tona foi em 1964, quando militares derrubaram um governo legitimamente eleito, o de João Goulart. A partir dali, o Brasil mergulhou numa feroz ditadura militar que prendia e assassinava opositores do regime. Dilma foi presa e torturada pelos militares.
O jornalista Mário Magalhães, do UOL/Folha, não gostou de ver a expressão “mar de lama” na boca de Aécio, por associá-la ao golpismo.
“Mar de lama evoca leviandade, mentira, desprezo pela legalidade e aversão à democracia”, afirma Magalhães.
Embora Dilma chegue à reta final da campanha tendo que explicar corrupção na Petrobrás, que ela diz que as investigações só foram possíveis graças a iniciativas adotadas em seu governo, Aécio também está diante de um rio caudaloso de denúncias, difícil de atravessar sem correr o risco de morrer afogado.
A Folha divulgou nestes últimos dias que o governo de Minas se recusa a divulgar gastos publicitários em rádios e jornal de Aécio, durante seu governo e do seu sucessor, também do PSDB. Outra acusação é o fato de, mesmo morando no Rio, Aécio ter ocupado um cargo no gabinete do seu pai, deputado federal, em Brasília.
Na época, Aécio tinha apenas 17 anos. As fotos da época mostram Aécio sempre na praia, agarrado a uma prancha de surf. O perfil do candidato em seu material de campanha escondeu esta informação, só agora revelada.
Abaixo, análises sobre o debate da Band, bem como farto material noticioso sobre os momentos quentes da campanha eleitoral.

10 comentários:

  1. Aécio deu um show, foi muito melhor no debate de ontem, e com certeza é o melhor nome do momento para administrar o nosso país.

    ResponderExcluir
  2. hoje dia do professor e não tivemos nenhuma homenagem por parte da prefeita nem da secretária de educação isso comprova a falta de respeito e consideração que se tem por esses educadores que formam o futuro desse país

    ResponderExcluir
  3. votam neles de novo, eu acho é pouco...

    ResponderExcluir
  4. nós professores estamos sendo descriminados em gostoso por toda essa gestão que nos paga um salário de miséria é uma falta de respeito um professor formado ganhar 900,00 reais enquanto pessoas que não tem nenhuma formação estão ganhando mais isso eu chama de falta de compromisso com a educação e eu já sei a resposta da gestão quem tiver achando pouco peça demissão por isso que a prefeita não conseguiu eleger os deputados em primeiro lugar porque a maiorias dos contratos se vigaram nas urnas e eu achei ótimo isso prova que somos independentes e que não existe o voto cabresto

    ResponderExcluir
  5. Se não existe o voto cabresto nessa administração agora, mas existiu na administração passada, pois se o ex-Prefeito soubesse que alguém não votaria em seus candidatos no outro dia o funcionário já estava desempregado, pelo menos a atual administração não é vingativa com o povo, agora se eu fosse ela a partir de janeiro de 2015, faria muitas mudanças pois tem muita gente de dentro que não procura somar com a atual administração.

    ResponderExcluir
  6. No debate de ontem entre os presidenciáveis houve muita agressão de um ao outro, só que Dilma quer atingir a pessoa de Aécio Neves culpando-o por outras administrações passadas, acho que não tem nada a ver, agora as críticas que Aécio fez ao governo dela tudo bem, porque ela é quem está no poder e poderia ter feito mais, como observamos o escândalo da petrobrás, a saúde Pública, a segurança e tantas obras inacabadas e outras nem ainda em execursão.

    ResponderExcluir
  7. Não que Henrique seja o salvador da pátria, mas será melhor com ele de que Robson Faria atual vice da Governadora Rosalba, muitas vezes não da para entender o eleitor, nem boas propostas Robson tem, só tenta iludir o eleitor com palavras fortes ou certos tipos de ditados que não levam a nada, queremos sim propostas e compromissos para o povo poder escolher.

    ResponderExcluir
  8. Comentário abaixo sofreu restrição de palavras por conter agressão ao candidato Aécio Neves: Veja o texto, sem as palavras mais agressivas:
    "Aécio é uma farsa! Continuemos com o PT, que é melhor para o povo de Gostoso e do Brasil. Este anônimo acima, está vivendo no mundo da "Globo", certamente ele é programado por ela, por isso, escreve essas aberrações. É Dilmaneles. em Pesquisas do segundo turno mostram empate entre Aécio e Dilma, com tucano numericamente à frente

    ResponderExcluir
  9. Aécio sem sombra de dúvida é a melhor opção para administrar o nosso país, saí fora PT que só fala do passado, e esquece do presente.

    ResponderExcluir