domingo, 21 de setembro de 2014

Novas pesquisas no RN apontam risco de Henrique perder a eleição; Fátima se consoldia para o Senado



Por Emanuel Neri
Assim como a eleição para a Presidência da República, com equilíbrio entre Dilma Rousseff (PT) e Marina Silva (PSB), com algum favoritismo da petista, a eleição no Rio Grande do Norte está equilibradíssima. Henrique Alves (PMDB) corre o risco de perder para governador e Fátima Bezerra (PT) deve se eleger senadora.
Neste final de semana, o Instituto Seta divulgou mais uma pesquisa para governo e Senado no RN. Segundo estes números, Henrique Alves (foto), o poderoso presidente da Câmara dos Deputados, viu um enorme sinal amarelo se abrir na sua frente. Com 34% de intenção de votos, ele está empatado com Robinson Faria (PSD), com 31,2%. E há risco risco de ser ultrapassado ainda no primeiro turno.
Já para o Senado, Fátima Bezerra ampliou sua vantagem sobre Wilma de Farias (PSB), A menos de 15 dias da eleição, a petista tem quase 11 pontos à frente de sua principal concorrente. Fátima tem 38,2%, e Wilma, 27,3%. Já é uma margem bastante segura para sinalizar que a petista deve ganhar a eleição.
A tendência de subida da candidatura de Fátima vem se apresentando deste as últimas pesquisas. Na pesquisa Ibope/InterTV/Cabugi, divulgada há uma semana, a petista já abria seis pontos de vantagem sobre a ex-governadora, com 38% a 32%. Nesta pesquisa, Henrique Alves tinha 40% e Robinson Faria 31%.
Mas, na simulação de segundo turno da pesquisa do Ibope, o sinal já estava amarelo, quase vermelho, para Henrique Alves: 40% a 36%, o que é uma margem de altíssimo risco se houver mesmo segundo turno no RN. O que está ocorrendo com a eleição potiguar, quando Henrique e Wilma eram apontados antes como amplos favoritos?
Diante deste cenário, quem está puxando o voto no RN é Fátima Bezerra. Robinson sozinho não tem fôlego para chegar onde está chegando, empatando com Henrique e com chances de ganhar no segundo turno. E o pior deste cenário desfavorável ao PMDB é que o próprio Henrique foi responsável por isso.
Quando começaram a ser esboçadas as alianças para a disputa no RN, acertou-se que Henrique sairia para o governo e Fátima para o Senado. Mas Henrique achou melhor trocar Fátima por Wilma, que queria se lançar ao governo – e estava bem nas pesquisas – e optou por seu nome em para o Senado.
Foi uma cena de puxada de tapete e de explícita traição. A petista não se intimidou. Se aliou a Robinson Faria, vice-governador que rompera com a governadora Rosalba Ciarlini (DEM), e formou a chapa que está dando muita dor de cabeça a Wilma, Henrique e outros caciques potiguares, como Garibaldi Alves e José Agripino.
Se Robinson e Fátima ganharem a eleição, PMDB, DEM, PDT, PSDB e outros partidos que apoiam a chapa Henrique/Wilma sairão destroçados. E o cenário político do RN começa a mudar. Além de Robinson, que terá importância por ser governador, o nome forte da política potiguar vai ser mesmo o de Fátima.
E aí é aquela história que não é a primeira vez que acontece na política brasileira. A esperteza de Henrique ao trair Fátima e atrair Wilma para a sua chapa foi tanta que acabou por comer o esperto. Por uma ambição desenfreada, Henrique acabou pondo em risco aquela que sempre foi seu maior foco político: o governo do RN.
Eleição presidencial
Quanto a eleição presidencial, Dilma põe sete pontos de vantagem (37% a 30%) sobre Marina Silva, segundo a última pesquisa Datafolha. Na simulação de segundo turno, a atual presidenta está em empate técnico com Marina (44% a 42% para Marina). Aécio Neves esboçou reação, está com 17%, mas não deve ter fôlego para o segundo turno.
Um detalhe. Em sua eleição par ao governo do RN, Henrique também bancou a esperteza de esconder o nome de Dilma para a eleição presidencial. Seu partido, o PMDB, apoia Dilma e tem o vice-presidente, Michel temer. Henrique esqueceu que o PT é fortíssimo no Nordeste. No RN, Dilma tem mais de 50% em todas as pesquisas eleitorais.
Abaixo, links sobre as últimas pesquisas eleitorais – tanto no RN como no Brasil, bem como análises de especialistas sobre o que está acontecendo na eleição potiguar, com o fortalecimento de Fátima e o risco de Henrique perder a eleição.

6 comentários:

  1. Corrente Fátima Senadora

    Essa é a msg que enviamos pelas redes sociais para os amigos potiguares que moram em Sergipe

    Aos amigos potiguares vamos dar uma força a essa guerreira Fatima Bezerra candidata a Senador pelo estado do RN, vamos fazer a nossa corrente, liga para os amigos, colegas, familiares que moram em Natal e RN, mostrando que a Fátima é melhor para o nosso estado.

    Gilson

    ResponderExcluir
  2. vão cair 7 de uma só vez, essa é a tal liberdade, esse é o tal do voto livre, vamos eleger robinson, eleger fatima,

    ResponderExcluir
  3. Vilma já dançou na parada em toda as pesquisas Fátima ganha, e paga Governador o caldo está engrossando agora na reta final, só que nenhum dos dois candidatos mais votados presta.

    ResponderExcluir
  4. o mais absurdo que eu vejo em toda essa política foi que a passeata que aconteceu no domingo dia 21 em Gostoso do candidato da prefeita afetou o funcionamento das escolas isso foi a gota dágua segundo informaçoes quem vier dos distritos para a passeata inclusive s motorista de ônibus teriam a segunda feira de folga com isso não houve aula nas escolas do minicipio e nem do estado por falta de ônibus pra trazer os alunos pra mim isso foi uma coisa terrível uma falta de respeito com a educação do municipio eu espero que a secretária de educação senhora Izabel de Matos não aceite uma coisa tão absurda dessa e dá próxima vez não compartilhe com essa vergonha na educação respeite nossos alunos que são o futuro do nosso país

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Prefeitura de São Miguel do Gostoso foi procurada pelo noBalacobaco e negou, de forma categórica, que tenha dispensado aulas na última segunda-feira para que alunos e professores pudessem participar de evento eleitoral, no domingo à noite, na sede do município.

      Excluir
    2. caro anonimo vc não está bem informado, na segunda feira houve reunião do sinte e muitos professores faltariam as aulas, apenas os contratados dariam aula, mas muitos dos contratados trabalham para a justiça eleitoral, e na segunda teve um treinamento para os mesmos. então pouquíssimas turmas teriam aula, causando um grande transtorno. é isso

      Excluir