quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Cai vantagem de Marina sobre Dilma. Cenário agora é de equilíbrio, com ligeiro favoritismo da presidenta



Por Emanuel Neri
Prepare-se porque a eleição deste ano para a Presidência da República vai ser equilibradíssima. Mais três pesquisas eleitorais saíram entre terça-feira (9/9) e esta quarta-feira (10/9) e todas elas dão recuperação da presidenta Dilma Rousseff (PT), que concorre à reeleição.
A presidenta, que até há uma semana atrás tinha uma diferença de dez pontos atrás de Marina Silva (PSB), nas simulações de segundo turno, agora está em situação de empate técnico. Isso significa que, se mantiver o crescimento, Dilma (na foto, com Lula) pode superar Marina e se reeleger para um segundo mandato.
Outra leitura que se faz destas pesquisas é que o candidato do PSDB, Aécio Neves, já é carta fora do baralho. A polarização da eleição vai ocorrer mesmo entre Dilma e Marina. Nem o chamado “escândalo da Petrobrás”, que Aécio esperava para voltar a crescer, surtiu efeito. Quem subiu nas pesquisas foi Dilma, que oposição e mídia acreditavam derrubar com o caso Petrobrás.
A mais recente destas pesquisas, a do Datafolha, divulgada na noite desta quarta, mostra Dilma com 36% de intenções de votos no primeiro turno contra 33% de Marina e 15 % de Aécio. Na simulação de segundo turno, Marina tem 47% e Dilma 43% - empate técnico porque a margem de erro é de dois pontos.
Mais cedo que o Datafolha, o Vox Populi divulgou pesquisa – feita para a revista Carta Capítal - em que a diferença entre Marina e Dilma é de apenas um ponto na simulação de segundo turno – 42% contra 41%. No primeiro turno, Dilma tem 36% contra 28% de Marina e 15% de Aécio.
Estes números são semelhantes aos do instituto MDA, que tinha divulgado pesquisa na terça-feira. Por esta pesquisa, a diferença entre Marina e Dilma no segundo turno é inferior a três pontos - 45,5% contra 42,7%. No primeiro turno, Dilma está na frente com 38,2%, seguido de Marina com 33,5% e Aécio com 14,7%.
Diante destas novas pesquisas, pode-se chegar às seguintes conclusões:
1)Marina parou de crescer e começa a cair em todas as pesquisas. Cai tanto no cenário do primeiro turno como no segundo. Isso significa que seu favoritismo sobre Dilma, que existia antes, já não existe mais.
2)Dilma recupera-se e já está na frente das pesquisas no primeiro turno. No segundo, tirou a diferença anterior de dez pontos e chega ao empate técnico. Sinal de que a presidenta cresce e é vista como favorita para ganhar a eleição.
3)Os tropeços de Marina se devem ao vai-e-vem de suas ideias e do seu plano de governo. Pesa contra ela o recuo em relação aos direitos da população LGBT, seu desprezo pelo Pre-Sal, sua estreita ligação com banqueiros e a promessa de dar autonomia ao Banco Central, caso se eleja.
4)Do ponto de vista político, foi correta a estratégia de Dilma de explorar, na TV e no rádio, as contradições de Marina e o risco de serem interrompidos programas sociais criados nos últimos 12 anos pelo PT. Se continuar batendo nesta tecla, é provável que a candidata do PSB caia mais ainda nas pesquisas e perca a eleição.
5)É incontestável a influência política do ex-presidente Lula. A exemplo do que já havia feito na eleição de 2010, na disputa deste ano também pesa seu firme apoio a Dilma. Mais do que um "puxador de votos", Lula tem papel decisivo na definição de estratégias e na orientação da campanha eleitoral.
Tanto o resultado das últimas pesquisas eleitorais, como análises diante destes novos cenários, incluindo posts deste blog sobre as contradições e recuos de Marina, você pode ver nos links abaixo:

10 comentários:

  1. Candidata ao Senado pelo PT, a deputada federal Fátima Bezerra estará amanhã (12/9) em São Miguel do Gostoso. Ela chegará à cidade por volta das 18h, para inaugurar seu comitê de campanha e conversar com correligionários. À frente nas pesquisas eleitorais para o Senado, Fátima chegará a São Miguel do Gostoso em uma carreata iniciada, pela manhã, em Caiçara do Norte. Antes de chegar a São Miguel do Gostoso, a carreata de Fátima Bezerra passará por São Bento do Norte, Pedra Grande e Parazinho. À noite, ela participará de outro evento político em Rio do Fogo, voltando em seguida para Natal. A região do Mato Grande, onde estão estes municípios a serem visitados amanhã pela deputada, é bastante favorável à sua candidatura ao Senado. Fátima Bezerra já esteve várias vezes em São Miguel do Gostoso e conseguiu, como deputada, vários benefícios par ao município. A deputada deve ter uma expressiva votação em São Miguel do Gostoso.

    ResponderExcluir
  2. Cite pelo menos um dos beneficios feito por ela

    ResponderExcluir
  3. Este blog está muito tendencioso. Aonde já se viu ??? A deputada deve ter uma expressiva votação em São Miguel do Gostoso ??? É muito para a inteligência do povo de São Miguel do Gostoso. Mais uma vez, este senhor Neri, tentando manipular. O povo não é bobo não, viu ?

    ResponderExcluir
  4. Fátima tem lutado pela classe educativa de todo nosso Estado, e nas ações do Governo Federal em nosso Município, pior seria votar em Vilma que nunca fez nada pelo nosso Município, e veja que já foi Governadora e nada fez.

    ResponderExcluir
  5. Escola Olimpia Teixeira é alvo dos bandidos por 5 vezes e prefeitura que usa o prédio não faz nada pra resolver o problema isso é um absurdo pois a muitos anos a prefeitura vem usando o prédio do estado mas não faz nenhuma benfeitoria só quer usar e não cuida acho que a diretora simone deveria tomar uma providência drástica para que esses administradores tenham vergonha na cara e ajudem a manter o prédio que usam todas as vezes que furtaram a escola só a diretora Simone teve que consertar por conta própria o prejuízo causado pelos bandidos toda a populaçao e alunos da escola e pais de alunos estão apoiando a diretora pois estão vendo o descaso da gestão atual .eu particularmente que sou mâe de uma aluna da escola estou vendo todo o trabalho que Simone está tendo e estou indignada com tanto descaso.

    ResponderExcluir
  6. por que só a administração municipal, a escola é do estado então a responsabilidade é do estado, vamos para de querer culpar quem não tem culpa. parem com essa politicagem

    ResponderExcluir
  7. muito senhor Emanuel voce falar que fatima vai trazer projetos bons para gostoso porque voce nao fala da creche que ela retirou projeto dos onibus que vinha atraves de emenda dela retirou tambem deixe de ipocrisia e apoiar os candidato da sua cunhada pois la tem sua irmar cunhada etc tenham pelo menos respeito se querem ser benificiado entao apoie

    ResponderExcluir
  8. Que é isso gente é amor ou outra coisa o ex com a atual presidenta, se fazem uma bôa administração porque hoje estão fazendo um jogo sujo para tentar derrubar a Candidata Marina Silva, acho que esqueceram que quem decide é o povo afinal queremos mudanças.

    ResponderExcluir
  9. Divulgue também que nova Pesquisa IBOPE Dilma caiu de 39% para 36% Marina caiu de 31% para 30% e Aécio subiu de 15% para 19% isso demostra que essa eleição está totalmente indefinida.

    ResponderExcluir
  10. Podem estribuchar mais Marina Silva Será a nossa Presidenta.

    ResponderExcluir