sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Nova pesquisa revela subida de Dilma e queda de Marina; entenda porque Marina não para de cair



Por Emanuel Neri
O Brasil tomou conhecimento nesta sexta-feira (12/9) de mais uma pesquisa eleitoral para a Presidência da República.  E como vem ocorrendo nas demais pesquisas que estão sendo divulgadas,  repetiu-se a tendência de crescimento de Dilma Rousseff (PT) e queda de Marina Silva (PSB).
Na pesquisa do Ibope, Dilma (foto) está com 39% de intenção de votos para o primeiro turno, contra 31” de Marina – Aécio Neves (PSDB) tem 15%. O resultado mais importante é a simulação do segundo turno: Marina, tem 43%, e Dilma, 42%. Há pouco mais de uma semana, esta diferença era de 10 pontos.
Já há várias análises de jornalistas e especialistas sobre o resultado desta nova pesquisa. Um deles é o do jornalista Paulo Moreira Leite, do jornal digital Brasil247 ( http://www.brasil247.com/). A conclusão de Paulo: quanto mais Marina aparece, mais perde pontos.
É importante entender os possíveis motivos pelos quais a candidata Marina, que até pouco tempo atrás era apontada como favorita na sucessão presidencial e tinha dez pontos à frente de Dilma, no simulado de segundo turno, agora começa a perder terreno para a atual presidenta.  
Veja esta análise a seguir:
“A arrancada de Dilma no Ibope confirma aquilo que era fácil de imaginar. Após o imenso impacto da tragédia que matou Eduardo Campos, a campanha presidencial retorna ao ponto de partida e Dilma se aproxima da posição original de favorita. Já tem oito pontos de vantagem no primeiro turno — e se encontra em empate técnico nas pesquisas sobre o segundo.
A dúvida, agora, é o futuro de Marina Silva.
Capaz de navegar na onda emocional, que deixou o país em estado de choque, chegou o momento de demonstrar que é uma candidata competitiva. Seu desempenho, até aqui, tem sido desastroso.
Quanto mais aparece como candidata, o que implica em comprar o debate a partir de uma perspectiva política, perde pontos e credibilidade. Aprovada com louvor no teste de imagem pessoal, não conseguiu demonstrar consistência na discussão de ideias ou propostas.
A queda rápida se explica em função disso. O bom candidato é aquele que cresce toda vez que abre a boca.
Em função de posições políticas abertamente conservadoras, Marina tornou-se irreconhecível para seus antigos eleitores.
Em função do caráter improvisado de suas propostas, perdeu sustentação entre aqueles que poderiam lhe dar apoio como um instrumento mais eficaz para cumprir a prioridade absoluta do empresariado, que é derrotar Dilma Rousseff.
Nos últimos dias, circulavam sinais nítidos de que a própria direção do Itaú mostrava-se insatisfeita com a identificação excessiva da instituição com a candidata.
A campanha está longe de encerrada e pode dar muitas voltas. A dúvida é saber como será capaz de sobreviver até 5 de outubro”
Nos links abaixo, veja mais informações sobre a pesquisa Ibope e outras notícias sobre a campanha eleitoral:

10 comentários:

  1. Fique tranquilo, que dilma se elege e 2 meses depois cai. Brasilia pode esquecer que daqui não sai mais dinheiro.

    ResponderExcluir
  2. É uma vergonha o que estão fazendo com Marina, o PT está fazendo de tudo para Marina não ganhar as eleições, deixem o povo decidir nas urnas, afinal para quem diz que o PT está fazendo uma boa administração o resultado está aí, querendo de todas as maneiras derrubarem uma simples candidata mas que pode mudar a cara do nosso país.

    ResponderExcluir
  3. Meu Deus, esse povo precisa reconhecer que hoje a gente veve melhor, hoje todo mundo tem comida, tem moveis, tem carro, tem trabalho. isso foi por conta de lula, de dilma, eu vou votar com certeza nela 13 na cabeça

    ResponderExcluir
  4. Todo mundo não, usam o dinheiro Público para se elegerem politicamente, comida na mesa do povo nunca faltou, menos para aqueles que nunca gostaram de trabalhar e vivem se beneficiando das migalhas dadas pelo Governo Federal, olha sempre fui pobre e nunca me faltou nada disso aí citado, porque sou trabalhador, o governo federal poderia era melhorar a saúde, Educação e a segurança do povo Brasileiro, aí sim seria o suficiente para termos uma melhor qualidade de vida.

    ResponderExcluir
  5. Sai perguntando por aí se foi Lula ou Dilma que deu tudo isso ao povo, se o povo tem hoje porque conseguiram com seus esforços e não porque Lula e Dilma tenha dado nada a eles, políticos bons em nosso país acho que não existe, pois todos só verem o seu lado financeiro e nada mais, enquanto isso a miséria continua e nos falta uma saúde melhor, Educação e segurança, sem falar nos altos impostos que o povo Brasileiro paga, políticos todos iguais ninguém melhor que ninguém, farinha do mesmo saco.

    ResponderExcluir
  6. Lula e Dilma não deu nada a ninguém, eles pensaram em propostas que melhoram a vida do povo, muitas coisas que acontece na nossa vida depende dessas idéia, mas que trabalha é o povo mesmo, e conseguem com os esforços, mas tem muito incentivo deles

    ResponderExcluir
  7. Nossa cidade reflete o que está em todo o Brasil: criminalidade em alta, bandidos soltos, saúde e educação nota zero. Onde estão as melhorias???

    ResponderExcluir
  8. a saúde é de responsabilidade também do estado, a segurança também é de responsabilidade do estado, a educação ensino médio e de responsabilidade do estado, o que depende do federal está melhorando, com muita dificuldade mas tá melhorando, vi hoje no jornal o caos que tá também na saude particular,

    ResponderExcluir
  9. Gostaria o que depende do governo federal e está melhorando, porque eu não vi. Dê exemplos .
    Vc deve estar se referindo ao estádio construído em Natal, o único legado deixado pelo governo federal para o nosso estado (além das dívidas para pagar aquele elefante branco). Teve mobilidade urbana em Natal ? Novos hospitais? Talvez o prezado amigo possa citar as melhorias.

    ResponderExcluir
  10. se a saúde , segurança e educação e responsabilidade do estado então cabe a prefeita que é nossa representante municipal correr atrás do que estamos precisando em nosso municipio

    ResponderExcluir