sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Dilma chega à reta final como favorita; incoerências e fragilidades de Marina levam à desidratação eleitoral



Por Emanuel Neri
Realidade que está aparecendo a cada nova pesquisa eleitoral para a Presidência da República. A presidenta Dilma Rousseff (PT), candidata à reeleição, assume a dianteira no primeiro e no segundo turno e é favorita para ganhar a eleição. Marina Silva (PSB) perde fôlego e Aécio Neves (PSDB) está aparentemente fora do páreo.
A mais nova pesquisa sobre a sucessão presidencial, do Datafolha, divulgada nesta sexta (26), repetiu o que outras pesquisas já vinham mostrando. A curva de Dilma (foto) é pra cima, enquanto a de Marina é pra baixo – e Aécio fica praticamente estável. Em uma semana Dilma dobrou de 7 para 13 a vantagem sobre Marina.
Segundo o Datafolha, em uma semana Dilma subiu três pontos e passou de 37% para 40% da preferência do eleitorado. Marina caiu três pontos, recuando de 30% para 27%. Já Aécio subiu 1 ponto, passando de 17% para 18%. E a maior novidade desta pesquisa vem com a dianteira de Dilma na simulação do segundo turno.
Se o segundo turno fosse hoje, Dilma teria 47% - subiu três pontos em relação à pesquisa anterior. Marina tem 43%, três pontos a menos. Esta é a primeira vez que Dilma assume a dianteira no Datafolha. Registre-se que há 20 dias Marina conseguia por 10 pontos de diferença sobre Dilma no segundo turno.
Se continuar esta tendência – subida de Dilma e queda de Marina – e se não surgir nenhuma hecatombe eleitoral no caminho da presidenta até o dia da eleição, dia 5 de outubro, dá para cravar que a petista vai ganhar mais quatro anos à frente do comando do país. É o cenário mais provável para a eleição deste ano.
Tem mais. Se Dilma continuar subindo e Marina caindo, há também a possibilidade de a presidenta se eleger no primeiro turno. Para isso bastaria crescer mais entre cinco a seis pontos. E é na reta final da eleição que o eleitor decide seu voto. Como a tendência de Dilma é de crescimento, a eleição pode acabar no primeiro turno.
Outro sinal do favoritismo de Dilma é que ela esta recebendo votos dos eleitores que abandonam Marina – pensava-se antes que esta transferência fosse para Aécio. Como Dilma cresceu três pontos e Marina caiu três neste Datafolha, supõe-se que pelo menos dois pontos dos três perdidos por ela migraram para a petista. O outro ponto perdido, em tese, poderia ter migrado para Aécio.
O cenário é mesmo de desidratação eleitoral de Marina. Ela perde para Dilma em todas as regiões do país, inclusive a Sudeste, onde mantinha ampla vantagem sobre a petista. Perde ainda em segmentos que tinha controle absoluto, como os jovens, e até eleitores de maior renda. Marina está pagando pela fragilidade de suas propostas de governo e pelos inúmeros de recuos e vai-e-vem da campanha.
A impressão que se tem é que Marina Silva está perdida, com poucas chances de recuperação. Até a vitimização feita por ela em seu programa de TV, ao reagir a críticas dos adversários, parece ter prejudicado ela. Especialistas acham que os ataques que ela tem feito aos concorrentes também subtrai seus votos.
O fato é que Marina cresceu na campanha diante da comoção com a morte de Eduardo Campos, em agosto, de quem era candidata a vice. Passada a emoção com a morte do ex-governador pernambucano – e diante das fragilidades políticas e alianças conservadoras –, o eleitor caiu na real e Marina começou a definhar.
Nos links abaixo, todas as últimas pesquisas divulgadas sobre a sucessão presidencial, entre elas a do Datafolha desta sexta, bem como análises sobre o processo de definhamento eleitoral de Marina e posts anteriores desse blog, que já previam problemas de incoerência da candidatura do PSB.

11 comentários:

  1. Caro Emanuel e prezados leitores/as do blog,

    Peço licença a tod@s, em especial àqueles que, por quaisquer motivos e com todo o direito que a democracia lhes garante, não gostam do PT. Peço licença para compartilhar aqui sobre a nossa vivência nesse exato momento de Reta Final de uma campanha eleitoral...

    Para todos nós aqui de São Miguel do Gostoso, tanto para os que fazem Política partidária, seja de que "lado" for, quanto para os que, com toda razão, se vêem em descompasso e desilusão com a Política e os políticos, essa eleição, definitivamente, não é uma eleição qualquer... Desta vez, pela primeira vez, temos a chance de elegermos um filho de Gostoso para nos representar na assembleia Legislativa do Rio G do Norte. E não é qualquer "velho" político... Temos um candidato nosso, com história exemplar de superação pessoal, com serviços prestados ao coletivo e com propostas e projetos de futuro sustentável para tod@s.

    Chegamos à reta final da Campanha Jubenick 13 13 1. Têm sido dias (in)tensos!!!

    Tudo é feito para ser muito difícil o acesso de legítimos representantes da classe trabalhadora aos espaços de poder, ainda mais quando se está nos rincões dos pequenos municípios nordestinos predominantemente rurais. Como todos sabem, somos obstinados, não desistimos, compramos o desafio... Não são tantos os que se dispõem e se expõem aos riscos, afinal, o preço que se paga pela ousadia é bem complexo, não é tangível, mensurável... Os desgastes nas vidas de cada um/a, as angústias... tudo intenso e profundo com muitas marcas e lições pro resto da vida...

    Por outro lado, já obtivemos muitas alegrias e vitórias, antes mesmo do sufrágio das urnas. O reconhecimento e a aceitação popular do Projeto Político representado pela candidatura do Jubenick é uma realidade hoje em mais de 40 municípios do RN. Nossa chance de vitória eleitoral imediata, no atual contexto da legenda da nossa coligação, não é algo impossível! E, definitivamente, já podemos vislumbrar um futuro de consolidação desse Projeto coletivo e diferenciado de se fazer Política verdadeiramente como “O Fazer pelo Bem Comum”.

    Precisamos e perseguimos esse resultado significativo também nas urnas já, agora! Precisamos manter/intensificar nossa presença e a visualização da nossa proposta nas ruas nesses últimos dias e no dia da votação, também em prol de Dilma e de Fátima, nossa primeira senadora do campo democrático-popular do RN.

    Desde já agradecemos a compreensão, a confiança e as contribuições já disponibilizadas.

    Vamos juntos à consolidação e ao aprofundamento das mudanças e conquistas da classe trabalhadora a favor de todos e todas, rumo à democracia participativa e à mais justiça social.

    Axé!

    Hildemar Peixoto - Pte do PT de SM do Gostoso/RN

    ResponderExcluir
  2. Até reconheço suas lutas Hildemar mas Jubenik não será eleito acho que ele deve continuar como vereador do nosso municipio .acho que talvez pela falta de interesse ele que representa PT deveria ter ajudado os profissionais em educação que eram contratados e que não receberam o décimo terceiro salário n ano de 2013 faltou um vereador do porte dele intervir na gestão atual e mostrar que esses trabalhadores tinham o direito de receber porem ele se omitiu e hoje varias pessoas a quem eu peço voto pra Jubenik dizem ;se ele é do partido dos trabalhadores porque não fez defesa pra nós trabalhadores em educação?já que Clécia se omitiu ele deveria ter nos defendidos mas estava de bem com a prefeita e nos abandonou agora vem pedir voto pra nós professores deveria ter ajudado a essa classe agora é tarde sinto muito mas voce perdeu muitos votos que irão te fazer falta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela sinceridade, pelos reconhecimentos e pelas críticas. Lamento, mas respeito sua decisão de não votar nesse momento em Jubenick para dep estadual e lembro que existem outras escolhas em jogo: voto de presidenta, governador, senadora e dep federal. Penso q pela argumentação crítica q apresenta vc deva escolher por Mais Mudanças com segurança!

      Quanto às pertinentes questões q vc coloca sobre os direitos dos professores contratados, passadas as eleições e indepedentemente dos resultados destas, gostaríamos muito de nos reunir com vc e toda a categoria para esclarecer os mau entendidos, aprofundar esse debate e preparar a intervenção do nosso mandato popular na Câmara de Vereadores a esse respeito.

      Excluir
  3. é pena que só agora voces tenham nos convidado pra uma reunião em favor do nosso direito pois todos os professores entraram na justiça pra requerer direito que perderam nessa gestão que não respeita educador voce Hildemar na época estava como secretário de agricultura e não fez nada por esses educadores pois temia perder o cargo agora que te deixaram de lado voce quer se unir a nós educadores?agora é tarde a justiça vai resolver sem nenhum interesse politico

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc comete, espero eu por desinformação e não por má fé, alguns equívocos:
      1. Ninguém nos deixou de lado. Nós do PT de SMG sempre tivemos do mesmo lado: o lado do fortalecimento das organizações do campo democrático-popular que lutam e trabalham por cidadania e pelo desenvolvimento sustentável do município e da região
      2. Fomos nós q deixamos a aliança política construída em 2012 e saímos do governo porque discordamos dos rumos políticos que o mesmo tomara
      3. Nunca tivemos medo de perder cargos, senão não os teríamos entregado como fizemos no mês de julho
      4. Quanto à defesa dos interesses da sua categoria, em nenhum momento fomos procurados para dialogar sobre qq questão salarial ou de outro tipo. Seus representantes sindicais sempre colocaram na Câmara q as negociações com o governo avançavam e chegavam a um bom termo comum. Tanto é q as votações legislativas sempre foram por unanimidade nesse tema, com governo e oposição votando junto. Acho q vc precisa tirar esclarecimentos é com o seu sindicato a respeito do tema em tela
      5. Continuamos à disposição para o diálogo com a categoria da educação e com qq outro segmento da sociedade gostosense e tb com vc individualmente, caso deseje sair do anonimato e assumir esse debate de cara limpa, como nós fazemos
      Grande abraço,
      Hildemar

      Excluir
    2. Uma decisão do noBalacobaco. Agora só serão publicados comentários assinados sobre esta questão dos professores de São Miguel do Gostoso. Hildemar Peixoto tem tido a coragem de mostrar a cara e assinar todos os comentários enviados a este blog sobre este tema. Está sendo honesto com os demais leitores deste blog. Mas o mesmo não ocorre com as pessoas que o contestam.. Este blog tem sido inundado, nos últimos dias, por comentários contestando os esclarecimentos e argumentos de Hildemar Peixoto sobre os professores. Ocorre que todos estes comentários - alguns de conteúdo ofensivo - são feitos por anônimos, ou seja, seus autores não tem tido a coragem de mostrar a cara e assumir publicamente seus argumentos. Aí fica fácil alguém se esconder por trás do anonimato e meter o pau em outras pessoas, muitas vezes de forma desrespeitosa. Isso não é justo. Então está decidido. Quem quiser ver seus comentários publicados neste blog, sobre esta polêmica envolvendo professores, que assuma publicamente suas críticas. O mesmo vai ocorrer com outra questão envolvendo professores e a Prefeitura de São Miguel do Gostoso. Alguns comentários acusaram a Prefeitura de dispensar aulas para que os professores da rede pública municipal participassem de um comício político. A Prefeitura nega que isso tenha ocorrido. Mas os comentários - muitos deles ofensivos - continuam chegando a este blog. Quem quiser fazer suas críticas sobre esta questão, que crie coragem e assuma publicamente (com seus nomes) o que está dizendo. Há espaços neste blog para quem quer fazer suas críticas, mas não há espaço para quem se esconde por trás do anonimato para atacar outras pessoas.

      Excluir
    3. E eh claro q o blog garantirá ao leitor q se identificar proteção contra qualquer represália por parte da prefeitura. Que o contratado não será demitido ou não mais contratado nos próximos anos. Estou certo?

      Excluir
  4. O PT é assim: antes de estar no poder, era a favor das greves, das passeatas, dos servidores da educação . Agora, a ditadura de esquerda é contra greves, proibiu manifestações, e está pouco se lixando para a educação . Afinal , a pessoa sem educação prefere receber a bolsa esmola, beber pinga e continuar votando no PT

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. voto no pt..pq pra mim,foi e sempre será o melhor pra os nordestino..

      Excluir
  5. Vejam o avanço do Brasil entre 2002 a 2013, é por isso que o Governo do PT tem a preferencia da maioria do povo brasileiro.

    Segue uma pesquisa muito interessante e esclarecedora feita pelo Prof. Moniz Bandeira.
    Está exposta de uma forma muito didática e de fácil visualização.
    Não tenha medo. Olhe, compare, consulte outras fontes, reflita, converse com as pessoas...
    A verdade pode nos surpreender: a realidade é bem diferente daquela que vemos na TV, nas revistas, nos jornais...

    Destaco alguns itens:
    15. Lucro médio da Petrobras:
    Governo FHC – R$ 4,2 bilhões/ano
    Governos Lula e Dilma – R$ 25,6 bilhões/ano
    21. Salário Mínimo Convertido em Dólares:
    2002 – 86,21
    2014 – 305,00
    35. Criação de Universidades Federais:
    Governos Lula e Dilma - 18
    Governo FHC - zero
    36. Criação de Escolas Técnicas:
    Governos Lula e Dilma - 214
    Governo FHC - 0
    47. Operações da Polícia Federal:
    Governo FHC - 48
    Governo PT - 1.273 (15 mil presos)

    Se quiserem maiores detalhes entrem nesse site.

    URL: http://redecastorphoto.blogspot.com.br/2014/09/o-brasil-real-de-2002-2013.html & http://goo.gl/THbPzM




    ResponderExcluir
  6. Porque só falam do passado, isso não nos interessa, quem gosta de passado é museu, se no passado os ex-Presidentes foram falhos, agora também não é diferente, existe falhas também, agora quem está no poder poderia muito bem ter visto com melhores olhos a saúde do povo Brasileiro, a Educação e segurança e não usar programas sociais como forma eleitoreira.

    ResponderExcluir