sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Discurso contraditório de Marina vira chacota entre políticos. Aécio chama de "metamorfose ambulante"



Por Emanuel Neri
A candidata do PSB à Presidência da República, Marina Silva, faz política como quem dança bolero: dois passinhos pra frente e dois passinhos pra trás.  Assim têm sido seu discurso e as propostas que ela tem apresentado em seu programa de governo, a maioria com muitas contradições, fragilidades e recuos.
De todos eles, o de maior repercussão ocorreu em relação aos direitos da comunidade GLBT, como apoio ao casamento gay, adoção de crianças por casais homossexuais e comprometimento com a criminalização da homofobia. Bastou uma crítica do pastor Silas Malafaia, ativista homofóbico, e Marina (foto) rapidamente voltou atrás.
Mas são muitos os outros os sinais de recuo, contradições e fragilidades de Marina. Vejamos:
1)Em seu programa de governo, com quase 300 páginas, Marina dedicou apenas uma linha para tratar da extração de petróleo da camada pré-sal. E mesmo assim para dizer que o pré-sal não teria prioridade em seu governo. Poucos dias depois, diante da repercussão negativa, disse que nada daquilo era verdade.
2)Marina também incluiu em seu programa de governo a possibilidade de explorar energia nuclear no Brasil. Imagine uma ambientalista do porte da Marina sair defendendo a energia nuclear! Mas, quando percebeu a bobagem que havia falado,  afirmou que havia sido um equívoco, a exemplo do pré-sal.
3)Em artigo na Folha de S. Paulo, Marina havia criticado a Lei da Anistia, que anistiou torturadores e assassinos de presos políticos na ditadura militar. “A tortura é crime hediondo. Não lhe cabe o manto da anistia”, escreveu. Agora Marina diz não ser favorável a qualquer tipo de alteração na lei da Anistia.
4)\Marina sempre foi crítica radical da agricultura transgênica que gera produtos geneticamente modificados. Foram muitos os discursos e iniciativas dela contrários aos transgênicos. Pois numa entrevista recente à TV Globo a candidata atribuiu a uma “lenda” a versão de que ela era contrária aos transgênicos.
5)Em seus discursos, Marina prega uma tal de “nova política”, com desprezo aos partidos existentes. Promete governar com “notáveis” de alguns partidos e com pressão das ruas para que o Congresso aprove projetos de seu interesse. A candidata não tem conseguido explicar como agir dessa forma sem gerar crises no país.
6)Marina costuma dizer para pessoas próximas que consulta e lê versículos da Biblia em momentos de dificuldades. Fez isso quando foi convidado pelo ex-governador Eduardo Campos a se filiar ao PSB e compor sua chapa como candidata a vice-presidente. Hoje diz que esta versão é “má-fé” dos adversários.
7)A candidata tem feito promessas eleitorais sem prever lastro orçamentário. Promete 10% do PIB para a saúde, 10%  para a educação, passe livre para estudantes e maior repasse de verbas para prefeituras. A previsão destes gastos é de R$ 140 bilhões sem que se saiba de onde ela vai tirar dinheiro para tais despesas.
8)A cada dia que passa, surgem evidências de que o programa de governo de Marina foi feito à base do improviso. Primeiro o PSDB a acusou de copiar plano do governo  Fernando Henrique para direito humanos. Agora foi constatado que a parte do programa referente à educação e ciência foi copiado de uma revista da USP.
Estes são apenas alguns exemplos das contradições, fragilidades e recuos de Marina. Seu estilo bolero “dois pra lá, dois pra cá”, virou chacota no meio político. Aécio Neves (PSDB), seu adversário na corrida presidencial, a chamou de “metamorfose ambulante”.  Dilma a comparou aos ex-presidentes Jânio Quadros e Fernando Collor.
Veja, nos links abaixo, uma série de artigos e reportagens sobre estas enormes contradições no discurso e no programa de governo de Marina:

13 comentários:

  1. A candidata ambientalista Marina Silva poderá ficar inelegível!
    Segundo o Ibama, abateu um tucano e liquidou uma anta em uma mesma semana.

    ResponderExcluir
  2. Só não vê quem não quer, Marina é a única esperança para os pobres do Brasil e já ganha de todos nas pesquisas. Nosso voto é para ela

    ResponderExcluir
  3. Marina está igual a inflação e a violência no Brasil: não para de subir

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. VERDADE INCLUSIVE NO AVIÃO FANTASMA QUE MATOU O GRANDE EDUARDO CAMPOS QUE DEUS O TENHA

      QUEM VAI EXPLICAR DE QUEM ERA O AVIÃO?

      Excluir
  4. duas certezas nesta eleição:

    1 - se marina for eleita nós pobres perderemos uma aliada(que é realmente a Dilma);

    2 - os ricos ganharão uma legitimadora dos interesses burgueses(marina Silva), a coordenadora da Campanha dela é simplesmente uma herdeira do Banco Itaú;

    Pergunta: a quem ela marina vai atender primeiro? o povo ou a herdeira do Banco que está investindo nela?

    ResponderExcluir
  5. A candidata Marina Silva não me passa confiança, muda de opiniões como se muda de roupa e não tem uma posição clara! hoje fala uma coisa e amanhã desmente tudo. Não fala claramente o que vai fazer em seu governo nem muito menos como vai fazer! como posso votar numa pessoa dessas? estamos tratando de um país ora! tenha personalidade e de a cara a tapas! tem medo de que? eu em! caso seja eleita (o que seria trágico) vejo meu país virar uma baderna! um deus nos acuda!
    Ao contrário dela Dilma deixa claro seu plano de governo e tem personalidade para assumir o que fala, mulher de garra, força, determinação e coragem! Essa tem meu voto! Dilma 13;

    ResponderExcluir
  6. Eu acreditei em Dilma, votei nela e o seu plano de governo não deu certo e ela não cumpriu as promessas, estamos no caos. Não acredito mais nela e não quero saber quais são seus planos. Marina terá o meu voto e da minha família porque o Brasil é imprevisível e ela é uma mulher de garra e é do povo. Gente rica não liga para o povão.
    Keilane

    ResponderExcluir
  7. o governo Lula Dilma possibilitou nós jovens a sonhar com o ensino superior, através do ProUni e o FIES. Além do Enem, que é a principal porta de entrada para as universidades em nosso país, Dilma criou o Pronatec que dá formação técnica para milhões de brasileiros, principalmente para aqueles que não tem perspectiva de emprego. Não vejo melhor escolha do que essa, se hoje sou discente de uma universidade federal é graças aos seu projetos na educação. portanto meu voto será dela.

    ResponderExcluir
  8. Sorte sua amigo aí de cima porque 3 milhões de crianças e jovens estão fora da escola e o analfabetismo cresceu no Brasil (dados do Jornal Hoje da Globo) Parece que neste governo o que vale é a sorte e você tem muita. Espero que tenha a mesma sorte de quando ficar doente ir para um hospital particular porque ProUni e Fies não salva vida de ninguém. Que a sorte nunca lhe falte.

    ResponderExcluir
  9. Prefeitura sao gostoso atrasa pagamentos dos funcionarios em educacao mes setembro que vergonha as urnas vao da a resposta.pagaram so concursados
    ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Prefeitura de São Miguel do Gostoso informa que funcionários contratados de algumas secretarias municipais - entre os quais estão os da educação - receberão seus salários no dia 10/10. Os demais funcionários municipais, segundo a prefeitura, já receberam integralmente seus salários.

      Excluir