terça-feira, 30 de setembro de 2014

A quatro dias da eleição, Dilma segue como favorita; disputa é entre Marina e Aécio pelo segundo turno



Por Emanuel Neri
A quatro dias da eleição, saiu nova rodada de pesquisas para a sucessão presidencial. Os números são muito semelhantes. Os cenários são os seguintes:
1)A presidenta Dilma Rousseff (PT) se consolida como favorita tanto no primeiro como no segundo turno. A tendência é sua reeleição para um novo mandato.
2)A novidade agora é a disputa entre Marina Silva (PSB) e Aécio Neves (PSDB) pela segunda vaga para a disputa com Dilma Rousseff no segundo turno.
3)Se crescer mais ainda, Dilma pode ganhar no primeiro turno. Mas este cenário é improvável. Ela teria que crescer no mínimo cinco pontos até o dia da eleição.
Vamos aos resultados das pesquisas.
Na pesquisa do Datafolha, Dilma manteve os 40% da pesquisa da semana passada, enquanto Marina continuou caindo, agora com 25% (na pesquisa anterior tinha 27%). Aécio Neves (foto) passou de 18% para 20%. Se Marina continuar caindo e Aécio subindo, o tucano pode superar a ambientalista e ir para o segundo turno.
Na pesquisa do Ibope, Dilma passou de 38% para 39%, enquanto Marina caiu de 29% para 25%. Aécio manteve os 19% da pesquisa anterior.
Na simulação de segundo turno, Dilma amplia sua vantagem tanto no Datafolha como no Ibope. A diferença é que, segundo o Datafolha, sua vantagem hoje é de oito pontos (antes era quatro pontos) sobre Marina, 49% contra 41%. Quando a disputa é entre Dilma e Aécio, a presidenta ganha por nove pontos – 50% a 41%.
Já na pesquisa Ibope a diferença entre Dilma e Marina no segundo turno é de quatro pontos (42% a 38%, antes estavam empatadas). Quando a simulação de segundo turno é entre Dilma e Aécio, a presidenta lidera com maior folga (45% a 35%). Em todas as pesquisas, a vantagem de Dilma é sempre maior contra Aécio.
Datafolha e Ibope têm praticamente os mesmos números de outras duas pesquisas que saíram na segunda-feira (29/9), as do CNT/DMA e do Vox Populi. Na primeira, Dilma tem 40% contra 25,2% de Marina e 19,8% de Aécio. No Vox Populi, a presidenta tem 40% contra 24% de Marina e 18% de Aécio.
Nestas duas pesquisas, Dilma também aparece consolidada no segundo turno, com uma vantagem que varia de sete pontos (Vox Populi) para nove pontos (CNT/DMA). Na disputa entre Dilma e Aécio, a vantagem da atual presidenta é sempre maior: mais de 12 pontos na CNT/DMA e dez pontos na Vox Populi.
Como se pode perceber, todas as pesquisas são muito semelhantes.
Mas há uma pergunta que é feita no meio político diante de todas as pesquisas divulgadas nesta semana que antecede a eleição: Aécio vai ter fôlego para superar Marina e disputar o segundo turno com Dilma?
O tempo é muito curto para uma ultrapassagem. Mas é importante dizer que, segundo as últimas pesquisas, a maioria dos eleitores perdidos por Marina – e ela está em queda livre - está indo para Aécio. Se esta tendência continuar, Aécio pode superar a ambientalista.
Nesta reta final da campanha, Marina e Aécio vão para o tudo ou nada. E nesta disputa poderá haver forte troca de acusações entre um e outro. Cenário favorável para Dilma, que vai ver a disputa entre seus dois adversários com uma distância razoável deles – e com forte favoritismo para ganhar a eleição.
Nos links abaixo, resultados das últimas pesquisas eleitorais, bem como avaliações do equilíbrio entre Marina e Aécio nesta reta final de campanha e reportagens sobre declarações homofóbicas do candidato nanico Levy Fidelix e reação do movimento LGBT à sua fala.   

http://www.brasil247.com/pt/247/poder/155322/Pega-na-mentira-Marina-acusa-Dilma-de-mentir.htm
http://www.blogdokennedy.com.br/aecio-ganha-chance-dilma-vira-favorita/



3 comentários:

  1. Enquanto se pensa nas eleições para presidente coisas sérrissimas estão acontecendo em Gostoso. Sr Emanuel ou alguém sabe o que está acontecendo na estrada do Maceió para o Reduto? Um caos, cercas de terrenos arrancadas, árvores no chão (crime ambiental) via totalmente sem sentido. O que eu sei é a prefeitura que fez esse estrago. Não vi nenhuma placa informando a obra e seu custo e me parece que ninguém ter sido informado, além daquela estrada ser uma BR, portanto obras de alargamento ou qualquer coisa assim só com autorização do estado. O que se esconde ali ? porque não há placas de informação sobre a obra? Será necessário uma CPI ? chega de impunidade.
    Jadson Neves

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo que este blog tem acompanhado, este trecho da estrada entre São Miguel do Gostoso e Reduto faz parte da reestruturação da estrada que liga São Miguel do Gostoso a Parazinho, e que vai facilitiar o acesso entre as duas cidades. O trecho até o Reduto foi alterado para que fosse amenizada uma curva acentuada que existe na estrada antiga. Esta curva foi responsável por alguns acidentes ocorridos naquele trecho de estrada.

      Excluir
  2. Enquanto aécio e marina lutam pelo segundo turno, dilma vai ganhar no 1º

    ResponderExcluir