segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Pesquisa com Marina no lugar de Campos mostra Dilma em primeiro e o risco de Aécio ficar de fora



Por Emanuel Neri
Agora que o corpo do ex-presidenciável Eduardo Campos (PSB) foi sepultado, o Brasil  volta suas atenções para as consequências políticas do trágico acidente aéreo que matou o ex-governador pernambucano.  Campos vai ser substituído pela ex-senadora e ex-ministra petista Marina Silva, que era sua candidata a vice.
Já nesta segunda-feira (18/8) surgiu a primeira pesquisa com o nome de Marina Silva em substituição a Campos. Como era de se esperar, Marina cresce em relação ao ex-presidenciável do PSB. Segundo o Datafolha, Marina aparece com 21% de intenção de voto – um ponto à frente de Aécio Neves, que tem 20%.
Na liderança da pesquisa, Dilma Rousseff tem 36% de intenção de votos. Ou seja, a primeira leitura que se faz da substituição de Campos por Marina (foto)  é que, se tem alguém para se preocupar com o novo quadro eleitoral é Aécio Neves, o candidato do PSDB, que pode perder a corrida pelo segundo turno.
Até agora, Aécio aparecia em todas as pesquisas como o segundo colocado, atrás apenas de Dilma. Nas pesquisas antes da morte de Campos, o ex-governador pernambucano aparecia com 8% de intenção de voto. Marina cresceu quase três vezes em relação a Campos e já é uma ameaça real às chances de Aécio.
O Datafolha apontou também para a provável necessidade de segundo turno para definir a sucessão presidencial. Só a soma de Marina (21%) com Aécio (20%) já supera os 36% de Dilma. E num segundo turno haveria equilíbrio entre Dilma e Marina – a primeira teria 43% contra 47% da segunda, que é empate técnico.
Importante dizer que esta pesquisa foi feita no calor da comoção com a morte de  Campos, em um momento de grande visibilidade da tragédia na mídia e da dor da família e dos correligionários do ex-governador. Não se sabe se Marina vai manter este potencial eleitoral. Na eleição de 2010, ela teve 20 milhões de votos.
Mas o fato é que esta pesquisa também constatou, ao contrário de avaliações apressadas de analistas da mídia, que não houve maiores perdas para a presidenta Dilma. Pelo contrário, o Datafolha constatou crescimento de seis pontos percentuais (32% para 38%) na avaliação ótima e boa do governo Dilma.
A rejeição a Dilma também caiu seis pontos, de 29% para 23%. Isso significa que o voto de Dilma está consolidado em todo o país – e tem possibilidade de subir nas próximas pesquisas, pois a avaliação do governo melhorou em praticamente todos os segmentos da sociedade e em todas as regiões do país.
Pelo cenário atual, somente Dilma tem lugar garantido no segundo turno. A outra vaga vai ser disputada por Marina e Aécio. O tucano já percebeu o perigo. Ainda em Recife, após o sepultamento de Campos, Aécio se reuniu com seus assessores para definir estratégia para não perder a corrida eleitoral para Marina.
Para ganhar a vaga de Marina, Aécio vai ter que bater na candidata do PSB. Mas esta estratégia cria um certo desconforto, pois ataques a Marina, neste momento de comoção com a perda de Campos, podem prejudicar Aécio. Resumo: a disputa pela segunda vaga no segundo turno será delicadíssima.
Agora é esperar os próximos dias para ver o rumo que a sucessão presidencial vai tomar. Nesta terça-feira (19/8) começa o horário eleitoral gratuito de rádio e TV. E  Dilma, que tem praticamente o dobro do horário de Aécio e Marina, pode ampliar seu potencial de votos e consolidar seu nome diante dos adversários.
Com a morte de Campos, surge também a possibilidade da chamada “terceira via”. Desde 1994, as eleições presidenciais são disputadas entre o PT e o PSDB – os petistas ganharam três e os tucanos, duas. Agora o PSDB pode dar lugar ao PSB na disputa do segundo turno da sucessão presidencial com o PT.
Se a “terceira via” prevalecer, resta aguardar o que pode acontecer em um segundo turno da sucessão presidencial disputado entre Dilma e Marina. Pelo cenário atual, tudo pode acontecer. Vamos aguardar.
Abaixo, links sobre a última pesquisa Datafolha e análises sobre a perda de Campos e a disputa presidencial.

13 comentários:

  1. Já era de se esperar como foi dito por anônimo até antes mesmo de sair a pesquisa que a oposição ganharia com o ocorrido da morte de Eduardo Campos, foi confirmado na pesquisa da data da folha, Marina Silva em segundo lugar e dificultando a campanha para Presidente, que com certeza será decidida no segundo Turno.

    ResponderExcluir
  2. Meu voto é para Marina , a unica que representa o povo, foi pobre, analfabeta até os 14 anos e sabe o que um pobre passa. Os outros canditatos são da elite.

    ResponderExcluir
  3. Estou com Marina Silva já começou muito bem.

    ResponderExcluir
  4. Marina Presidente, Robson Governador e Fátima Bezerra Senadora é com eles que vou.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fechei com você. Muito bom. Fátima tem dado muito atenção ao nosso Municipio e vou agradecer a ela com meu voto.

      Excluir
  5. Mais um na lista, ex- Prefeito Miguel teve suas contas irregulares divulgadas pelo TCE - Tribunal de Contas do Estado, quem quiser tirar suas dúvidas é só pesquisar no site do TCE/RN, dizer que está sendo correto é muito fácil, difícil é ser, ainda está para nascer político honesto.

    ResponderExcluir
  6. Todas as segunda feiras a biblioteca Nazinha está com as portas fechadas no horário da manha eu fui com um grupo fazer um trabalho da faculdade e me deparei com as portas fechadas e não foi só uma vez foram várias vezes isso eu chamo de falta de compromisso com o aluno que necessita do espaço pra fazer trabalhos tanto da escola como da faculdade espero que a secretária de educação tome uma providência e outro agravante é a falta de uma pessoa capacitada pra cuidar do acervo pois que eu saiba lá só existe uma funcionária que tem graduação porque os outros são ASGS isso explica a falta de compromisso que o municipio tem com a educação

    ResponderExcluir
  7. A educaçao em Gostoso está entregue as moscas nunca vi tanta falta de compromisso com os alunos do nosso municipio principalmente com os da creche que estão esperando por uma reforma que não acaba nunca deve ser porque não pagam aos pedreiros e o serviço fica parado isso é uma vergonha pra nossa cidade vamos respeitar a educaçao pois tudo depende de uma boa educaçao pra se ter um futuro melhor será que a secretária sabe disso? ou é culpa dos prefeitos que temos aqui ?

    ResponderExcluir
  8. Discordo com o anônimo acima, não estou aqui para puxar o saco de ninguém, pois muitas vezes tenho discordado com a atual administração, mas tem se observado uma melhoria muito boa na Saúde, Educação, limpeza Pública e Segurança Pública do nosso Município, e a cada dia estamos vendo essas melhorias acontecerem, muito diferente da administração passada quando não acontecia nada disso pois o lixo estava tomando conta das ruas de nossa cidade, na Saúde não se tinha Médicos e um atendimento de péssima qualidade, na Educação a mesma coisa quando os Professores procuravam reivindicar seus direitos já eram ameaçados por certas pessoas que faziam parte do cartel de frente da administração passada, e na segurança faltava de tudo desde os policiais até as viaturas que não tinha nenhuma, e agora tantos problemas passados já não temos mais, a certas pessoas que fazem críticas que façam a comparação do passado com o presente, certo que nem tudo pode funcionar 100%, mas em dizer que está tudo bem melhor é uma verdade absoluta.

    ResponderExcluir
  9. Gostaria de saber quando vai acabar essa reforma da creche pois o meu filho está sem aula e todo dia pergunta quando vai começar e eu naõ tenho mais o que enventar pra ele tenho vontade de dizer que só proximo ano mais tenho pena porque ele adora vir pra creche será que tem como a secretária dá um prazo do inicio das aulas?

    ResponderExcluir
  10. Agora e 40 marina presidente e robson governador

    ResponderExcluir
  11. vamos votar na guerreira essa merece um voto chega do pt no poder!

    ResponderExcluir