quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Governo de São Paulo exige atestado de virgindade para mulheres que participam de concurso público



Por Emanuel Neri

O impossível, quando menos se espera, sempre acontece no Brasil.
Pois não é que o governo do Estado de São Paulo, por intermédio da Secretaria de Educação, está exigindo atestado de virgindade para as candidatas mulheres que estão participando do concurso para Agente de Organização Escolar!
Parece piada, mas não é.
A exigência absurda da Secretaria de Educação do governo de Geraldo Alckmin (PSDB) chegou em comunicado para as candidatas já aprovadas em concurso para aquele cargo. O informe diz que as candidatas mulheres, que possuem “vida sexual iniciada”, tem que fazer o exame passa saber se houve “ruptura himenal”.
O hímen é uma membrana que existe na entrada da vagina da mulher e que geralmente é rompido na primeira relação sexual.
O comunicado com a exigência deste exame foi feito pela Coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos da Secretaria de Educação e pelo Departamento de Perícias Médicas do Estado de São Paulo. Veículos de comunicação divulgaram esta notícia na tarde desta quarta-feira (6/8) – e o governo não se pronunciou.
O tal exame de “ruptura himenal” quer saber se as mulheres tiveram o hímen rompido durante relação sexual – ou seja, trata-se de um atestado de virgindade.
A exigência deste atestado para este concurso do governo de São Paulo provocou  protestos e indignação entre os professores e profissionais da área de educação de São Paulo. É mesmo um absurdo que, em pleno século 21, ainda haja esta exigência – e isso ocorre no Estado mais rico e desenvolvido do Brasil.
O atestado de virgindade pedido pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo representa uma violação àdignidade da mulher. As mulheres aprovadas neste concurso estadual, e que já se submeteram a este exame, disseram ter se sentido  constrangidas e humilhadas. É uma vergonha que isso ocorra.
Não se sabe se o governador tucano Geraldo Alckmin teve conhecimento prévio deste tipo de exigência. Se não teve, é bem provável que ele mande acabar imediatamente com este vexame, até porque isso pode afetar sua imagem na eleição em que pretende se reeleger ao governo de São Paulo.
Veja abaixo o que disse uma candidata que teve que se submeter ao tal exame de virgindade:
 “Achei um absurdo. Fiquei mais de uma semana decidindo se deveria fazer isso ou não. Na hora em que fui a um consultório para me submeter à análise ginecológica, entrei em pânico. Foi constrangedor explicar para a médica que precisava de um atestado de virgindade para poder assumir uma vaga em um concurso”.
Há quem diga que, por trás do medonho exame de “rompimento himenal”,  o que se quer saber mesmo é se as mulheres têm algum tipo de doença que sirva de impedimento para elas ocuparem um cargo público. Mesmo assim, trata-se de uma exigência absurda, que não tem amparo na legislação do país.
É isso aí. Quando menos se espera, coisas absurdas acontecem no Brasil.
Veja, abaixo, links de notícias de veículos de comunicação abordando o exame de atestado de virgindade.
 



6 comentários:

  1. Tá difícil de encontra virgens, no meu tempo se namorava um certo período e quando pensava em casamento muitas ainda eram virgens, hoje em dia as garotas com um dia de namoro a maioria delas já fazem sexo, se disser pega as virgens não fica uma meu irmão, realmente está extinção.

    ResponderExcluir
  2. Quem começou a exigir "atestado de virgindade" foi o Governo da Bahia, liderado por Jaques Wagner (PT), que colocou esse item num concurso para a Polícia Militar realizado no início de 2013. http://oglobo.globo.com/economia/emprego/concurso-da-policia-na-bahia-pede-exames-ginecologicos-comprovacao-de-virgindade-7827498

    ResponderExcluir
  3. isso é um absurdo porem aqui em Gostoso só se contrata se não estiver grávida mas muita gente já escondeu a barriga pra enganar a prefeitura kkk

    ResponderExcluir
  4. Eu não aceito que seja dado casa as pessoas que já tem pois esse programa do governo é só pra pessoas que nao tem moradia e se eu descobrir que tem gente recebendo casa sem precisão eu vou denuciar

    ResponderExcluir
  5. CARO LEITOR QUE ABORDOU A QUESTÃO DE CASAS POPULARES:
    CADASTRO E CRITÉRIOS DE SELEÇÃO NO PMCMV
    DO CADASTRO MUNICIPAL.
    Para fins de seleção dos candidatos para o Programa Minha Casa Minha Vida - 2 PMCMV, as famílias serão habilitadas e selecionadas pela Prefeitura Municipal, por meio do Trabalho Técnico Social.

    Para Inscrição no cadastro do PMCMV o interessado deverá atender os seguintes requisitos:

    Não possuir outro imóvel em seu nome e/ou de seu companheiro;
    Não ter sido beneficiado, anteriormente, em programas habitacionais do Município, Estado ou União;
    Comprovar oficialmente que reside, no mínimo, há 02 (dois) anos no município.
    Por tanto, quase toda população está enquadrada no programa, pois são poucos que possuem casas (com documentos) e escritura pública,
    Os dados cadastrais do candidato devem contemplar as informações necessárias à aplicação dos critérios de seleção;
    A inscrição dos interessados deverá ser gratuita.
    A família deve ser cadastrada no CADÚNICO - Cadastro Único dos Programas Sociais (Número de Identificação Social/NIS)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Noooooossa! Quanta transparência! SÓ QUE NÃO!

      Excluir