segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Eleição para o governo e Senado no RN promete ser equilibrada. Fátima Bezerra pode se eleger senadora



Por Emanuel Neri
Aquilo que parecia fácil, agora estar se complicando. Desde o início da campanha eleitoral no Rio Grande do Norte, parecia que o deputado Henrique Alves (PMDB) daria um passeio sobre o vice-governador Robinson Faria (PSD). No caso do Senado, Wilma Faria (PSB) parecia favorita sobre Fátima Bezerra (PT).
Pois todo este cenário parece estar mudando. As últimas pesquisas eleitorais indicam uma aproximação de Robinson Farias do até então favoritíssimo Henrique Alves. Para o Senado, a disputa vai ser emocionante. Fátima (foto) já lidera intenções de votos nos dois principais colégios eleitorais do Estado – Natal e Mossoró.
Na próxima quinta-feira (28/8), a InterTV Cabugi, filiada à Rede Globo no RN, vai divulgar nova pesquisa do Ibope. O melhor é esperar para checar estes cenários. Mas, a levar em consideração as últimas pesquisas feitas pelo Instituto Seta, há uma tendência de maior equilíbrio entre Henrique e Robinson.
No caso do Senado, acredita-se até mesmo em uma ultrapassagem de Fátima Bezerra sobre a ex-governadora Wilma de Faria. Nas últimas eleições, Fátima foi a deputada federal mais votada no RN. É uma das principais interlocutoras do RN junto ao governo Dilma e tem forte liderança em todo o Estado.
Já Wilma de Faria tem a desvantagem de ter alto índice de rejeição, puxada principalmente pelo envolvimento de um dos seus filhos, Lauro Maia, em processo de corrupção durante o governo da mãe. O filho de Wilma foi preso pela Polícia Federal e mais recentemente foi condenado pela Justiça a 16 anos de prisão.
Mais até do que Robinson Faria ao governo, Fátima Bezerra tem chances de se eleger senadora. Pelas últimas pesquisas, ela lidera em Natal, com 29,4% de intenção de voto contra 27,5% de Wilma – lembrem-se que Wilma foi também prefeita de Natal. Em Mossoró, Fátima tem 31,6% contra 22,1% de Wilma.
Se Fátima Bezerra ganhar em Natal, é provável que ganhe também na terceira maior cidade do RN, Parnamirim, na região metropolitana da capital potiguar. Outras três cidades na mesma região que podem seguir a mesma tendência de Natal favorável a Fátima é Macaíba, São Gonçalo do Amarante e Ceará Mirim.
Diante deste cenário, é bem provável que Fátima consolide esta tendência de “virada” eleitoral. Se aumentar sua diferença sobre Wilma, há grandes chances de se eleger senadora. Se isso acontecer na eleição de outubro, será a segunda mulher no RN a chegar ao Senado - a outra foi a governadora Rosalba Ciarlini.
Robinson e Henrique
Mas a maior surpresa nesta eleição pode ficar por conta da aproximação de Robinson Faria para Henrique Alves. As previsões iniciais eram de que seria uma eleição fácil para o atual presidente da Câmara dos Deputados. Parece que não vai ser. É fato que Henrique Alves nunca ganhou uma eleição majoritária no RN.
Henrique Alves montou grande estrutura para ganhar o governo do RN. Rico, com forte aporte financeiro do meio empresarial, conseguiu apoio de muitos prefeitos e limpou o terreno para uma eleição fácil. Chegou até mesmo a “puxar o tapete” de Fátima Bezerra, que era a candidata ao Senado em aliança PT e PMDB.
Para garantir sua eleição, Henrique Alves ofereceu, no início deste ano, a vaga do Senado a Wilma de Faria, que até então liderava as pesquisas para o governo do Estado. Sua intenção era deixar o terreno livre para ganhar o governo sem nenhuma dificuldade. Mas aparentemente o tiro pode sair pela culatra.
Traída por Henrique, Fátima se aliou ao vice-governador Robinson Faria, que estava rompido com a governadora Rosalba Ciarlini (DEM), e lançou a “dobradinha” PT  no Senado e PSD no governo. A aliança subtrai votos do todo-poderoso Henrique Alves, que pode enfrentar dificuldades para se eleger.
A seguir, links de blogs com reprodução de pesquisas, condenação do filho de Wilma de Faria e propostas de Robinson Faria e Henrique Alves par ao governo.

15 comentários:

  1. Eu voto em Fátima Bezerra porque ela veio várias vezes ao nosso Município nos prestigiar e fazer coisas para a melhora, apesar de eu não gostar do Partido dela mas o que vale é a pessoa.

    ResponderExcluir
  2. Vamos todos nessa Grande Onda, de Fatima ao Senado, com certeza vamos ser bem representado no plenário federal, e um orgulho para todos os Potiguares ter uma senadora que realmente fez muito pelo RN.

    ResponderExcluir
  3. Fátima é batalhadora e viaja bastante pelas cidades do nosso Estado, com certeza ela Senadora fará muito mais ainda, enquanto sua adversária não é de andar deixa muito a desejar.

    ResponderExcluir
  4. Nunca votei em Fátima mas dessa vez ela terá o meu voto.

    ResponderExcluir
  5. Qualquer um que ganhar fará o mesmo: pensar apenas nos seus interesses pessoais. Todos políticos são assim

    ResponderExcluir
  6. Fatima mostrou que gosta de nossa cidade, esteve aqui e nos conhece. Meu voto e de minha familia será dela. Espero que ela saiba disso e vai defender Gostoso no Congresso.

    ResponderExcluir
  7. Francisco das Chagas27 de agosto de 2014 às 09:04

    Fátima já esteve algumas vezes em nossa cidade, mas o que foi que ela trouxe de benefícios para nós? Wilma também não tem serviço prestado ao nosso município. As duas, nesse ponto, se equiparam. Na última eleição o deputado estadual mais votado em Gostoso foi Tomba, mas o que ele fez por nosso município? Absolutamente nada! Até hoje, obra de maior importância para Gostoso foi a construção do trecho norte da BR-101, com a ligação dessa rodovia à cidade por meio da RN-221. A construção da BR-101 foi obra do Governo FHC, viabilizada com o apoio do então Governador do Estado Garibaldi Filho, que cumpriu o compromisso de construir a RN-221. Somente após a construção dessas estradas foi que nosso município conseguiu se desenvolver, estando esse desenvolvimento diretamente relacionado ao turismo. Se hoje temos supermercados, restaurantes, pousadas, agências de passeios, enfim, empresas que geram centenas de empregos ao nosso povo, tudo isso devemos ao desenvolvimento do turismo que somente foi possível após a construção dessas duas estradas.

    ResponderExcluir
  8. vamos mudar o cenario eleitoral e votar em politicos novos como robson e fatima bezerra chega dos alves no poder.

    ResponderExcluir
  9. Cadê vc Emanoel? A cidade está pegando fogo e não estou vendo nenhum comentário aqui no blog. Filho drogado mata mãe estrangulada e não tem nenhum comentário aqui. O que a polícia tem a dizer? Precisou o cara matar a mãe para a polícia fazer alguma coisa. Até parece que ninguém sabia que ele vendia droga e roubava. Cadê São Miguel do Gostoso tranquilo? Escreve alguma coisa aí. No aguardo.

    ResponderExcluir
  10. São Miguel do Gostoso viveu nesta terça-feira (26/8) uma tragédia. Um filho, viciado em crack, matou a própria mãe. Foi um acontecimento que impactou terrivelmente a cidade. A população de São Miguel do Gostoso ficou alarmada com a dimensão desta tragédia. Se não bastasse isso, um outro rapaz, também viciado em crack, se suicidou, no distrito de Antônio Conselheiro. Infelizmente a dura realidade das drogas chega a São Miguel do Gostoso. Antes, ouvia-se falar de notícias sobre tragédias deste tipo em outras cidades, de outros Estados brasileiros. Agora esta terrível realidade está muito mais próxima de nós - ela aconteceu em nossa cidade. Este é um quadro triste que ameaça todo o Brasil - e São Miguel do Gostoso infelizmente já faz parte destas histórias de brutalidade provocada pelo crack. Por causa desta tragédia, o noBalacobaco tem recebido uma série de comentários tentando culpar a atual administração municipal por causa deste triste acontecimento. É lamentável que pessoas tentem se aproveitar de tragédias deste tipo para fazerem seus discursos políticos/eleitorais. Isso é um tipo mesquinho de oportunismo político com o qual este blog não concorda - e rechaça qualquer iniciativa neste sentido. Por este motivo, todos os comentários enviados a este blog, tentando explorar politicamente a tragédia desta família, não serão publicados. O problema do crack é um problema de todo o Brasil. As autoridades têm adotado medidas para combater os efeitos desta droga, mas até agora são poucos os resultados positivos. O que não podemos é permitir que oportunistas políticos aproveitem a dor desta família de São Miguel do Gostoso para fazer proselitismo político. Este blog está sempre aberto a críticas - são muitas as críticas divulgadas neste espaço, inclusive contra o autor do noBalacobaco. Mas não pode permitir que pessoas - que sequer têm coragem de dar seus nomes, preferindo se manter no anonimato - montem seus palanques políticos/eleitorais aproveitando-se de uma tragédia que foi muito dolorida para toda a comunidade de São Miguel do Gostoso.

    ResponderExcluir
  11. Muito bem Emanoel, eu muitas vezes tenho discordado de vários temas abordados pelo autor do balacobaco, mas quero aqui dizer que você está coberto de razão, isso que aconteceu em nossa cidade está se tornando um problema cronico em nosso país, são filhos matando os pais e pais matando filhos, e isso que aconteceu aqui em Gostoso nos deixa muitos doloridos e tristes, pois nunca presenciamos tragédia dessa brutalidade acontecer aqui tão perto de nós, agora muitas pessoas que criticam a atual administração quando acontece algo de ruim em nossa cidade procuram colocar a culpa na atual administração e ficam colocando na cabeça de certas pessoas sem conhecimento que a culpa são das nossas autoridades, mas isso não entra na cabeça de pessoas inteligentes e esclarecidas, gente caiam na real, feio é certas pessoas que querem ser representantes do povo mais que vivem só de bebedeiras e outras coisas, esquecendo até mesmo da família que é a base de tudo, esses sim são pessoas que desmerecem a credibilidade e a confiança do povo, pois todo cuidado é pouco para não sermos decepcionados de verdade.

    ResponderExcluir
  12. O que mais me deixa indignado com esse crime é a falta de vontade da população de denunciar os pontos de drogas, e os roubos. Vamos filmar, denunciar quem rouba, todos na cidade precisam saber quem vende droga e consome pois são uma ameaça para nossa cidade. Lembrem-se que esses traficantes, ladrões e drogados poderão um dia ser um de nossas famílias. Como é que alguém em uma cidade com menos de 9 mil habitantes consegue se esconder, vender drogas sem ser notado? Temos que excluir esses elementos do nosso convívio diário.

    ResponderExcluir
  13. A droga causa tudo de ruim para a nossa sociedade, precisamos denunciar esses elementos que vendem drogas não importa quem seja, acontece que muita gente sabe quem são esses elementos e não procuram denunciar porque conhece seus pais ou outra pessoa de sua família, mas afinal é aí que está o erro em não denunciar, porque hoje é um conhecido seu, mas amanha pode ser um filho seu ou outra pessoa que você goste muito, a nossa população pode ajudar e muito nesse combate, pois combater o tráfico e o crime organizado tornou-se difícil em nosso país.

    ResponderExcluir
  14. Quem não denuncia um crime é cúmplice e cumplicidade é crime. eu denuncio porque não quero ser criminoso como o ladrão e traficante.

    ResponderExcluir