sábado, 9 de agosto de 2014

2a Mostra de Cinema de Gostoso será em novembro e movimentará a cidade com 65 filmes, festas e turistas



Por Emanuel Neri
Prepare os olhos e as emoções.
A 2ª Mostra de Cinema de São Miguel do Gostoso, que será realizada entre os dias 13 e 18 de novembro, está cheia de novidades e promete ser muito melhor do que a do ano passado. A começar pela quantidade de filmes a serem exibidos – são 65 filmes (em 2013 foram 51) para todos os tipos de público e de gosto.
Mais novidades. O telão em que os filmes serão exibidos na praia do Maceió, principal palco do festival, também será maior, com 12 metros de largura por 5 de altura – em 2013, eram 8m X 5m. A projeção neste palco será de alta tecnologia, a chamada 2 K, digital, com ótima resolução e qualidade de projeção.
Mais um sinal do crescimento do festival. Este ano o palco da praia do Maceió terá 550 cadeiras – em 2013, eram 320. São dois locais de exibição de filmes. Além do Maceió, o outro local de exibição será o Centro Cultural, que a prefeitura e um empresário da cidade prometem entregar à cidade em breve.
No Centro Cultural, na avenida dos Arrecifes, próximo à Pousada Mar de Estrelas, serão exibidos filmes infantis, no período da manhã. À tarde, passarão filmes da Mostra Panorama – filmes que não participam da mostra competitiva,  na praia do Maceió. O publico vai votar e escolher os melhores filmes.
O Iasnin será a sede do festival. Por lá passarão convidados, cineastas, atores e jornalistas que participarão da Mostra de Cinema. No Iasnin também serão realizadas palestras para o público do festival. Este ano também haverá um espaço para festas, em um terreno na entrada da cidade (estrada do Reduto).
A mostra de cinema vai movimentar São Miguel do Gostoso. Durante o festival, haverá apresentações de danças folclóricas como pastoril e Boi dos Reis (bumba-meu-boi). A exemplo do ano passado, haverá parcerias com veículos de comunicação, como a Intertv/Cabugi, que exibirá vinhetas sobre a mostra.
Embora ainda esteja em seu segundo ano, a Mostra de Cinema de São Miguel do Gostoso já é sucesso regional. A cidade deverá receber grande número de visitantes, até porque ele será realizado em meio ao feriado de 15 de novembro.  A tendência é que pousadas, comércio e restaurantes aumentem seu movimento.
Inscrições abertas
As inscrições para a Mostra já estão abertas e contam com a inscrição de 70 filmes – deve superar os 100 filmes, até 30 de agosto, quando termina o prazo para inscrições. Serão exibidos os melhores filmes da atual produção nacional. A partir do quinto ano, a mostra passará a ter filmes estrangeiros.
Uma curadoria fará a triagem entre os filmes inscritos para escolher os 65 filmes que serão exibidos.
Esta curadoria é formada por diretores do festival e alunos do curso de audiovisual, que faz parte a Mostra de Cinema. Ao todo, 45 jovens de 14 distritos de São Miguel do Gostoso, além da sede do município, fazem parte deste curso, cujas oficinas já foram iniciadas, com a participação de professores e especialistas em cinema.
Estes jovens vão dirigir e produzir dois filmes curtos que serão exibidos na abertura da mostra. Um deles deverá ter como roteiro trechos do livro “Cabeças do Vento”, que fala de São Miguel do Gostoso. O longa que abrirá a mostra será convidado pela direção da mostra e não participará da competição.
A Mostra é uma iniciativa do cineasta Eugênio Puppo, da Heco Produções, de São Paulo. Patrocinado pela Cosern e outras empresas, com o apoio de pousadas, comércio e restaurantes locais, a Mostra de Cinema de Gostoso será em pouco tempo um importante acontecimento do calendário cultural do Nordeste.
São Miguel do Gostoso apoia sua Mostra de Cinema e já se prepara para este grande acontecimento cultural da cidade.
Veja, abaixo, links com outros posts deste blog sobre a Mostra de Cinema de Gostoso.

5 comentários:

  1. Desculpe não ser o assunto abordado, mas eu muitas vezes critiquei o funcionamento da saúde Pública do nosso Município pois achava muito precária, mas hoje eu quero aqui parabenizar o funcionamento da Saúde em nosso Município, pois está muito bom, também presenciamos um avanço na atual administração em outras áreas como Educação e Segurança, vejamos também que a atual administração até agora já conseguiu várias máquinas para o nosso Município como também carros na melhoria da Secretaria de saúde, hoje aqui em Gostoso a limpeza Pública é bem feita, só fala quem quer falar mesmo, e muitas obras que com certeza estarão saindo em breve, pois na Administração passada não se via nada disso acontecer, a saúde era um caos não tinha nada faltava de tudo desde os profissionais aos medicamentos para atender a nossa população, os roubos estavam tomando conta da nossa cidade, as estradas viviam em péssimas condições de trafegar, obras não existiram e as que já existiam deixadas pela primeira administração nem sequer era feita a manutenção pois o que se viu foram muitas se acabando deixadas pela Administração passada.

    ResponderExcluir
  2. REALMENTE O CIDADÃO DO COMENTÁRIO ANTERIOR, SE EXPRESSOU BEM.
    EU SÓ NÃO CONCORDO COM A SEGURANÇA, MAIS REALMENTE ESSE QUESITO FICA Á CRITÉRIO DO ESTADO, ADM ESTÁ MAIS CENTRADA, MAIS MUITA COISA AINDA PRECISA ENTRAR NOS EIXOS; EX A EDUCAÇÃO E ASSISTÊNCIA SOCIAL, NÃO ESTÃO MUITO BEM, AO MEU PONTO DE VISTA. ESTÃO INVESTINDO POUCO NESSAS ÁREAS. OU O PROBLEMA ESTÃO NOS SECRETÁRIOS???

    ResponderExcluir
  3. UM ALERTA. A TENÇÃO A SECRETARIA DE AÇÃO SOCIAL DE SÃO MIGUEL DO GOSTOSO.. TEM DUAIS CRIANÇAS DE NOSSA CIDADE QUE.NÃO ESTA INDO PARA A ESCOLA POR FALTA DE CADEIRAS DE RODAS. A SENHORA JÁ FOI ALERTADA DO PROBLEMA PELA DIREÇÃO DA ESCOLA E NÃO DEU RESPOSTA..ATENÇÃO PREFEITA SE ENFORME SOBRE OS TRABALHOS DE SEUS SECRETARIOS...

    ResponderExcluir
  4. A Mostra de Cinema de Gostoso tem como co-realizadores o CDHEC e Espaço TEAR, de São Miguel do Gostoso.

    ResponderExcluir
  5. A Mostra de Cinema de Gostoso tem como co-realizadores o CDHEC e Espaço TEAR, de São Miguel do Gostoso.

    ResponderExcluir