quinta-feira, 17 de julho de 2014

Pegou mal. Bandas abusam de músicas chulas na festa de emancipação de São Miguel do Gostoso

Por Emanuel Neri
A Prefeitura de São Miguel do Gostoso lembra os passos que uma pessoa dá quando está dançando um bolero: dois passos prá lá e dois prá cá. Neste ritmo, a Prefeitura adota iniciativas interessantes na área da segurança, da saúde, na mobilização da comunidade em torno de práticas esportivas, como é o caso do uso da bicicletas, e inúmeras outras medidas postivas.
Mas ao mesmo tempo pisa na bola em outras medidas. Por exemplo: a festa feita na praia da Xepa para comemorar a emancipação política do município, na quarta-feira à noite, passou dos limites. Primeiro pelo horário do encerramento da festa, por volta das 5h30 da manhã. Depois pelo barulho ensurdecedor com que as bandas se apresentaram. O volume do som foi de arrebentar tímpanos.
Mas o pior de tudo foi o conteúdo das bandas. As músicas tocadas por uma das bandas, a última a se apresentar, formada por mulheres, era absolutamente chulo. Trocadilhos de péssimo gosto eram cantadas por estas moças. E o pior é que o tempo todo, em meio a uma música de conteúdo vulgar e outra, a banda citava o nome da prefeita para agradecer pela apresentação na festa. Pegou mal.
Péssimo exemplo dado pela Prefeitura para uma festa de aniversário de 21 anos de emanicipação que até então estava super bacana. Antes da apresentação das bandas, houve todo um dia de comemorações interessantes. Foram feitas corridas de pedestres, prova ciclística, corrida de jegues, pau de sebo e um bolo de 21 metros para marcar o número de anos de emancipação da cidade.
A programação dos 21 anos de emancipação está sendo quase toda interessante. Na terça-feira (14/7), a cidade recebeu o alto comando da segurança pública do RN, que anunciou uma série de medidas para melhorar a segurança do município. Pontos para a prefeita. À noite, uma pedalada entre Touros e São Miguel do Gostoso foi belíssima, com a participação de quase 200 ciclistas.
A semana toda está marcada por uma programação positiva e interessante. Houve até concurso para testar o conhecimento geral de jovens e crianças. Muitas perguntas sobre o município eram prontamente respondidas pelos jovens. Na tarde da terça, um desfile militar percorreu as ruas da cidade. Uma banda de música da PM, de quase cem componentes, abrilhantou a festa.
Na terça à noite, houve missa campal, na avenida dos Arrecifes, com a presença de autoridades -além da prefeita e vereadores,  o ministro Garibaldi Alves Filho, da Previdência, bem como deputados, estavam presentes. Mais pontos que demonstram o prestígio da prefeita Fátima Dantas. Mas, na sequência da missa, a Prefeitura perdeu o tom ao fazer apresentações de bandas chulas.
É inconcebível que a apresentação de bandas de conteúdo impróprio não passe por um crivo mais criterioso da Prefeitura. Pergunta: quem é o responsável pela contratação destas bandas de absoluto mau gosto? Uma destas bandas chamava-se "Rainhas da Balada". Qualquer Prefeitura com uma maior preocupação com conteúdo chulo de músicas não contratava estas bandas.
O pior é que a apresentação destas bandas quase sempre é acompanhada por crianças. Não pega bem que crianças sejam expostas a conteúdo absolutamente vulgar - que insinua a prática de sexo - que vem sendo apresentado em festas de São Miguel do Gostoso. E o pior de tudo é quando a organização destas festas é da própria Prefeitura, a quem cabe zelar pela educação de jovens e crianças.
Na administração anterior, em uma festa também organizada pela Prefeitura de São Miguel do Gostoso, crianças subiram ao palco para dançar uma música, chamada "Infinca", que insinuava prática sexual. Um horror. O Ministério Público poderia muito bem adotar medidas severas para punir os responsáveis por expor jovens e crianças a este tipo de conteúdo impróprio.
A Prefeitura de São Miguel do Gostoso tem que corrigir estas falhas. Além do conteúdo chulo das músicas da Xepa, na noite da quarta-feira, o volume do som também foi inadequado, bem como o horário do encerramento da festa, já quase pela manhã.  Não se trata de ser contra festas populares da cidade. Mas excessos deste tipo, especialmente os de conteúdo chulo, devem ser combatidos.
É claro que a prefeita Fátima Dantas não pode ser responsabilizada por tudo de ruim que acontece na Prefeitura. Mas se sua gestão não corrigir estas falhas, corre o risco de ficar, em termos administrativos, igual ao jeitinho de dançar bolero: dois passinhos prá frente e dois passinhos  prá trás, sem que a cidade avance muito em termos qualitativos.

 

28 comentários:

  1. Mas a galera gostou, juventude gosta disso mesmo, que não gostou que fosse para casa dormir, isso só acontece uma vez perdida aqui em Gostoso, e ainda tem gente que não gosta, paraíso só mesmo lá no céu que não tem suada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. falou pouco,mas falou bonito...esses donos de pousada,querem ser o donos de gostoso..

      Excluir
  2. Caro Emanoel porque o sr não constroi uma casinha no fundo do mar, provavelmente la não havera barulho que tanto prejudicam os seus tipanos tão delicados . Deixa o povõa se devertir.

    ResponderExcluir
  3. Senhores empresários donos de pousadas essas festas que acontecem aqui em nossa cidade são poucas durante todo o ano, vocês poderiam também ver o lado da nossa juventude.

    ResponderExcluir
  4. Sr Emanuel será que nada em Gostoso ta bom para o Sr, é preciso respeitar o gosto da maioria, afinal estavam todos felizes foi uma linda festa, e sobre a musica, é realmente não era de otimo gosto, e sobre prostituição acho que tem fundamentos maiores do que uma simples musica, por exemplo: falta de emprego, fome, abandono, educação. aqui em gostoso tem muita gente passando por esses problemas, porque o Sr não visa por este lado em vez de visar barulho, festa que terminou tarde, musica.... não use isso como cavalo de batalha para suas postagens,afinal o povo Brasileiro gosta de festa de preferencia ate amanhecer realidade é essa por todo lugar que o Sr for, e as musicas sempre tem um pouco de "maldade" ou malicia ate nos estilos mais prefencial. Espero que publique meu comentario.

    ResponderExcluir
  5. Repetindo pela milésima vez. Os empresários de São Miguel do Gostoso, em especial os proprietários de pousadas, não são contra as festas populares e tradicionais da cidade. Pelo contrário, entendem que estas festas fazem parte da cultura da cidade e que, portanto, devem ser mantidas e prestigiadas por todos. O que alguns empresários pedem é que haja mais organização nestas festas, para que elas não prejudiquem a outra parte da comunidade - e dos turistas que visitam a cidade - que querem aproveitar a noite para descansar. Mais organização significa começar mais cedo estas festas e terminar mais cedo. O Carnaval, por exemplo, que é uma festa tradicionalíssima, começa logo depois das 18h e termina às 3h. E todas as pessoas, inclusive turistas, se divertem muito, sem que os bailes e shows, na praia da Xepa, se prolonguem até 6 e 7hs da manha. Além do horário, tem que haver mais controle no volume do som. Com as novas tecnologias, qualquer banda destas que fazem shows em São Miguel do Gostoso, tem equipamentos capazes de propagar o som em volumes insuportáveis para os ouvidos de qualquer ser humano, inclusive os que estão na festa. Quem mora nas proximidades da praia da Xepa não consegue dormir e, além disso, fica surdo com o barulho sem limites. Há necessidade disso? Claro que não! Dá para fazer festas em que todos se divertem sem que as pessoas que querem descansar passem toda a noite em claro, sem conseguir dormir por causa do som insuportável. São estas questões que precisam ter um pouco de regra. Mas as festas populares têm que ser mantidas, sim - elas alegram a população da cidade e os turistas que nos visitam. Outra questão que se deve ter cuidado é com o conteúdo de músicas executadas por algumas bandas. Muitas destas músicas são de péssimo gosto, inadequada para serem executadas em áreas públicas e imprópria para menores. Crianças e adolescentes não podem ser expostos a conteúdos musicais - como o que ocorreu quarta-feira na festa da emancipação, na praia da Xepa - que usam palavras chulas e estimulam a prática sexual. E o pior, como aconteceu na festa da emancipação, é se estas bandas são contratadas pela Prefeitura de São Miguel do Gostoso, a quem cabe zelar pelo desenvolvimento saudável de seus jovens.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Emanoel ,Porque ao em vez do Senhor critica MINHA PREFEITA
      vossa senhoria não elogia tivemos uma bela estra da costurada ,uma unidade de saúde funcionando,(com SAMU,ambulância,médicos competentes ,maquinas que estão beneficiando todos os distritos,policia militar e civil ,é agora com pelotão de policia em nossa cidade para proteger vossa senhoria também,A não posso esquecer de uma caçamba nova uma retro escavadeira ,ETC....

      Excluir
    2. O anônimo acima acertou em algunas coisas porem quando ele falou estra acredito que ele quis dizer estrada mais devo lembra q a linda estrada nas primeiras chuvas já começou abri buracos segundo dizer que a unidade mista de saúde tem ambulância, samu e médico vc amigo errou só essa semana fui duas vezes no hospital com meu filho, a primeira não tinha medico se não me engane terça a noite e hoje pela manhã a segunda vez, cheguei no hospital por volta das seis horas o médico tava de saída por sorte atendeu meu filho, quando terminou olhou pra mim e disse VC tem plano de saúde eu respondi q não ele me disse é uma pena seu filho vai precisar ser acompanhado por um médico mais eu já tou de saída e não vem mais médico hoje. Meu filho não tendo melhora com a medicação passada pelo médico que tava deixando o plantão teve sofrer muito a espera de um médico ou uma médica pra substituir mais infelizmente não apareceu quando os enfermeiros viram que tava piorando mandaram pra Touros chegando em Touros já com estado de saude debilitado foi levado as presas pra Natal. Com isso não tou dizendo que a prefeita não teja fazendo nada claro q tar, mais precisasse melhorar muito principalmente a saúde. Clesio

      Excluir
  6. concordo em 100% em relação aos conteúdos dessas bostas de bandas que com a ajuda do brilhante Azenate Joacildo e outros homens safados que trabalha na prefeitura que tiveram essa péssima ideia de trazer uma apelação como essas rainhas da baladas essas mulheres são vulgares elas apelam geral veste uma saia curta e vão cantar pornografia na ferente do palco em quanto isso os homem ficam em baixo do palco tirando foto pense numa administração quero dizer a prefeita fafa que também não precisa apelar tanto asim não quero dizer também que mulher casada e também vota e tenho certeza que nem uma gosta disso tem tantas outras bandas como circuito musical , magnifico , limão com mel e muitas outras e tocam forró romântico e digi mais tenho certeza que o dinheiro das duas dava para pagar uma banda boa e todo mundo também ficaria satisfeito. gente Emanuel Neri tem razão vejam a praia é um lugar maravilhoso para levar nossos filhos tranquilo frio muitas mães que não tem com deixar seus filhos levam para essa festa e o conteúdo realmente é péssimo o mundo ta dificio se agente não zelar por nossos filhos se tornam pior beijo

    ResponderExcluir
  7. pois bem todos esses beneficios citados por vc foi deixado pela gestão anterior, a qual a atual hoje despreza ou vc acha q um gestor q se quer teve a capacidade de começar o ano escolar em dia pode conseguir tudo isso? claro q não. os beneficios q poderia ter ficado de concreto estão ai; mas os q ela poderia ter melhorado ou ao menos mantido o q foram feito deles ? acabados Q BOM 4 ANOS PASSAM DE PRESSA. E ELA NÃO VAI DEIXAR NADA DE BOM A NÃO SER OS FRUTOS DA GESTÃO PASSADA.

    ResponderExcluir
  8. Eu sou nativa e num gostei nada da festa nem das dança. Filha minha é que num foi para esse tipo de comemoração. Faça o favor vocês nativo fale por vocês que num é todo nativo que pensa igual a voces. Nativo gosta de festa, nativo gosta de barulho. isso num é verdade.cada um fala por si , por favor !! Diga assim eu gosto disso ou daquilo mas num use a palavra nativo que a gente num é tudo igual não.

    ResponderExcluir
  9. Então está resolvido. Sua cidade não contra cmo votos. Ponto final. Fique contente com sua escavadeira. Se feche nessa caipirada e vá pregar o cristo na cruz. NÃO BOTE MAIS SEUS PÉS NO SUDESTE OU VC VAI PRA VALA. E mande seus parentes prestarem muita atenção quando atravessarem a rua.

    ResponderExcluir
  10. Estes veículos (caçamba, caminhão, trator, retro e outros mais) foram dados (sim dados) pelo Governo Federal. Muito bom para São Miguel do Gostoso, de ter conseguido estes veículos. Anotem em seus cadernos : Daqui há um ano, todos estes veículos estarão parados, ou por falta de peças ou por falta de manutenção. Veja os casos das Ambulâncias e os veículos do passado. Em uma reunião no ano passado, a Prefeitura informou que reativaria um veículo que esgota as fossas. Cadê ??? Está faltando compromisso zelar com aquilo que São Miguel do Gostoso conquistou. Parabéns aos administradores da nossa cidade. Uma vergonha...

    ResponderExcluir
  11. Volto pela segunda vez nesta matéria para fazer um apelo a senhora prefeita Maria de Fátima e a secretária de saúde Tereza Neri a quem tenho respeito e consideração, votos falam que segurança, educação e muitas outras coisas incluindo saúde e tudo realmente todos estes ítens incluindo outra é tudo mais saúde acredito ser bem mais importante e peço encarecida mente as autoridades já citada que reveja o atendimento de saúde da nossa cidade, certo que já foi conseguido muitas melhorias para área de saúde novo posto, ambulâncias, profissionais etc. Mais precisasse de mais médicos, terça feira tive com meu filho no posto de saúde na urgência e não tinha médico. Até então tudo bem no sábado dia 19 ontem pela manha volto ao hospital com novo problema de meu filho e o médico de plantão tava de saída por sorte atendeu e aconteceu o que já citei em comentário acima que não vou mais repeti. Mais aqui eu quero deixar meu apelo sei que a saúde ta difícil en todo nosso estado não é uma exclusividade de São Miguel mais acredito dar pra escolher melhor os profissionais nesse caso em questão tanto o medico falhou como o técnico de invernagem por nome de lula, o médico por atender mal apresado pois já tava de saída e viu a situação que tava a criança e me perguntou VC tem plano de saúde eu disse não ele me responde é uma pena pois seu filho vai precisar de cuidados médicos mais infelizmente eu to deixando o plantão e não vem mais médico, pergunto porque ele não encaminhou logo a criança pra Touros? E mais a criança não conseguia respira muito menos falar dise com dificuldade doutor tenhe um bolo na minha garganta prendendo minha respiração ele olhou a garganta com muita presa e disse ta tudo OK. Segundo o técnico de infermagem lula digo ele porque os demais que tava de plantão só se reportava a ele então acredito que ele tivesse como técnico chefe, ele que viu a situação do menino depois da primeira nebulização e medicamento tomado junto com o sorro ele que viu todos os demais técnicos de enfermagem pedindo lula encaminhe lula encaminhe eu fui falar com ele pra encaminhar ele disse se VC quiser levar por conta própria bem eu só posso encaminhar depois da segunda nebulização se ele não melhora, todos que tava naquela sala pacientes e acompanhantes falavam mande essa criança pra Touros ele ta muito mau, depois de muita existência ele mandou nunha ambulância sem oxicigenio. Pois bem chegando en Touros foi encaminhado as presas pra Natal aonte permanece até agora internado e no oxicigenio, o que mais me doe foi quando meu filho disse painho minha garganta ta tapando o menino fazia esforço pra respira e o profissional vendo tudo e não fazer nada, e mais o médico que disse que a garganta tava ótima o menino tava com as laringes tão inflamando quase tapando por completo sua garganta falou a médica que atendendeu em Natal. Peço mais uma vez melhores profisionais. O sistema de saúde ta lastimoso sim mais acredito que dar pra ter profissionais treinados capacitados com amor pelo seu trabalho com amor para atender aquém presisa. Peço assim porque pra mim não foi fácil suporta ver meu filho naquela situação e eu não poder fazer nada simplesmente esperar por quem de fato podia fazer e no momento não fazia peço assim pois acho mais coerente deque esculhamba e xinga o funcionário em seu exercício do trabalho além de crime não ia resolver. Mais escolham melhor os profissionais da área de saúde. Desde já obrigado ta sendo difícil digitar tudo isso num celular e triste pelo meu filho mais espero que mude esses tipos de atendimentos. Clesio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Clesio sinto muito pelo seu filho mas aqui é assim as pessoas não tem respeito pelos doentes trazem médicos ultrapassados aqueles que já estão aposentados e que não vão a congresso não se atualizam por isso não viu a inflamaçao da garganta do seu filho a sorte é que voce e um rapaz atualizado pois se fosse uma pessoa leiga teria ido pra casa e seu filho poderia ter morrido por falta de oxigenio aqui nós temos que saber mais do que o médico senão se morre e fica tudo do mesmo jeito devemos exigir da secretária Teresa que traga médicos capacitados pra esse tipo de erro não acontecer outra vez

      Excluir
  12. Aqui em Gostoso é comum chegar ao posto e não ter médicos e os que tem não são de boa qualidade só vem pra aqui aqueles que estão em fim de carreira que já estão suturados de atender em posto de saúde com certeza esses são aqueles que vem dá plantão por um preço muito baixo por isso que a secretária traz é preciso rever esses profissionais para evitar mortes por falta de diagnósticos precoce a vida é muito importante e quando se trata de um filho a situação é muito mais delicada é preciso ser pai ou mãe pra entender a dor de ver um filho doente e não ter quem ajude a curar senhora Teresa Neri reveja seus médicos para que ninguem passe o que o Clésio passou evite erros com saúde ninguem brinca

    ResponderExcluir
  13. estou procurando nas ruas os policiais que disseram que ia ter nas ruas fazendo ronda será que foi mais uma promessa da prefeita?ou eles estao invisivel?

    ResponderExcluir
  14. vejo que aqui em gostoso se promete muito e se faz pouco prometeram não faltar medicos no posto e falta

    ResponderExcluir
  15. atenção policia militar existe um motoqueiro que está circulando pela rua das ostras em uma moto sem luz e com o cano furado provocando muito barulho será que dá pra fazer esse adolescente parar porque o barulho é grande acho que ele mora no maceió mas passa pela ruas das ostras varias vezes ao dia que tal fazer uma ronda por essa rua sempre que possivel?

    ResponderExcluir
  16. acho que a semana finalmente começará com gente trabalhando e disposto pra enfrentar o dia a dia pois foi uma semana de muitas festas e esqueceram os problemas da cidade começaremos com a parada semanal dos professores a retiradas dos lixos acumulados na cidade médicos atendendo com sabedoria e naõ deixando pacientes sem diagnósticos tudo isso deve acontecer pra que a cidade cresça sem problemas porque o povo já não aguenta tanto desrespeito vamos melhorar essa administraçao que está falha

    ResponderExcluir
  17. Parabéns clesio pelo seu desabafo , não podemos mais ficar calado diante de tantos absurdo principalmente porque e uma vida que está nesta situação. Precissamos denunciar, Cláudia

    ResponderExcluir
  18. Obrigado a todos pelos comentários pelas mensagens de apoio a um problema que não favorece só a mim, mais a toda população, quero deixar bem claro para as autoridades cabíveis a resolver este tipo de situação que meu comentário é construtivo e acredito que os demais que tão comentando, criticando, expondo o que ver e sente também pensam assim, são comentários e criticas construtivas para melhoria de nossa saúde do atendimento e principalmente de profissionais qualificados, aconteceu com meu filho, mais podia ser com qualquer um ser humano começando de criança a adulto. Clésio

    ResponderExcluir
  19. A cidade de São Miguel do Gostoso cresceu muito nesses últimos anos e infelizmente a saúde ainda não está no mesmo ritimo sem médico na unidade de saúde. Fafa a unidade de saúde de São Miguel precisa de um médico de plantão diariamente

    ResponderExcluir
  20. Irmão, gostaria de não comentar.
    Primeiro, vc sabe qual o valor do plantão de 24hs no centro de saúde de smg? si não me engano é de 1.200,oo , nehum médico quer vir para cá para ganhar 1200 por dia eu disse hum mil e duzentos reais por dia, certo.
    segundo vc sabe qual o salário de um médico aqui em smg, é na média de 10000 dez mil reais a média, fora as vantagens, nenhum médico quer vir para smg receber esses míseros dez mil, vcs que caluniam e dizem coisas sem entendimento, estuem si formem em edicina e venham trabalhar aqui para ganhar os míseros 1200 mil e duzentos por plantaõ de 24hs ou os míseros salário de 10000 dez mil mensal e a carga horária nen é de 40 hs semanais, eu heimmm.......

    ResponderExcluir
  21. continuando, agora si há falta de gestão, de comprometimento de entendimento por parte das autoridades responsáveis, falta de decisões e etc e tal, a coisa é outra.

    ResponderExcluir
  22. Este comentário chegou ao noBalacobaco. Mas teve que ter trechos excluídos, em especial o que dava o nome de supostos jovens da cidade que participaram deste ato criminoso. O noBalacobaco entende que não deve revelar estes nomes e que cabe à polícia investigar este caso, descobrir e punir seus responsáveis.
    Veja, abaixo, o comentário:
    "Juliete De Melo Cardoso
    22 de julho
    Esta Noite tivemos mais um "caso" de assalto em nossa cidade!
    Desde então apavorados com a situação acionamos a policia,ligações,procuras no meio da noite e nada!!!
    Onde se encontra o "novo posto policial de Sao Miguel Do Gostoso ???
    No maceió,no final da cidade,na casa de ninguém!!!
    Lamentável que três moleques façam em dez minutos tudo que querem e nós assistimos de braços cruzados....Sem poder fazer nada!!!!
    Cade a segurança,as autoridades para prestarem serviços???
    Precisa-se imediatamente de uma mudança,mas uma mudança para melhor!!!!
    Alguém pode nos dizer a quem procurar em um momento como este? de terror? de susto?
    Poderíamos estar mortos!!!!!
    Gente vamos nos unir,vamos á procura de nossos direitos como cidadãos!!!!
    São Miguel do Gostoso nós moradores estamos apavorados com a falta de segurança,e nem só isso !!!!
    Só pra avisar,a policia chegou no local MEIA HORA DEPOIS !!!!
    OS policiais de Touros chegaram vinte minutos a pois as ligações!
    Gostaria de saber também de verdade o porque retirar a delegacia de dentro da cidade e on de fica essa nova casa onde a policia está trabalhando.
    Tudo bem que o pelotão ficasse nesse lugar pouco conhecido e deserto, desde quer tivesse umas motos patrulhando e sempre fazendo a ronda na cidade ou pelo menos atendesse o celular já 3 casos que eu conheço que liga pra policia e não atende isso é omissão de socorro


    ResponderExcluir